segunda-feira, 6 de julho de 2009

Preciso mesmo da vossa ajuda


Gisele Bundchen

Lembram-se disto não lembram? Pois bem, se a dita criatura apagou o meu perfil falso do hi5 e o blogue que tinha criado em meu nome, deixou, numa coisa que eu desconhecia e que dá pelo nome de hi5 namoro, uma foto minha (felizmente imensamente vestida, como quase todas as minhas fotos, de boina e chachecol roxos debaixo do frio de Paris) e onde se pode ler que eu procuro relações sem compromisso, e onde se encaminha toda a gente possivelmente interessada para o endereço de e-mail deste blogue.

Ora como é que eu descobri isto? Pois que, desde essa data, todos os dias recebo uma média de cem ou duzentas mensagens (carregadas de erros ortográficos, onde me tratam por miga, por princeza, por buneca, por nina, enfim, uma tristeza ...), e dezenas de convites para os adicionar no messenger. E, aos poucos, fui-me apercebendo daquilo que ali estava. Até que, desorientada e farta de toda esta porcaria, estive uma noite inteira a tentar descobrir onde estava a tal foto e encontrei-a. Tentei reportar abuso, enviei um e-mail aos fulanos do hi5 a explicar a situação, mas nada.

Eu já tentei ignorar isto e limitar-me a apagar tudo o que recebo, mas aquilo continua lá e eu estou fartíssima de receber este exagero de e-mails ridículos. Mas o que é isto? Desde quando eu tenho de passar por isto e aturar esta gente ordinária e reles que me trata como se eu fosse uma dessas tipas que andam pela net à procura de engate, que tiram fotos em cuecas com os seus telemóveis, que usam decotes até ao umbigo e unhas de gel do tamanho da A1 cheias de flores e ornamentos e que gostam de tipos com o aspecto do Cristiano Ronaldo? Desde quando eu tenho de aturar isto, só porque uma criatura doente decidiu fazer-me a vida negra?

É certo que posso cancelar esta conta de e-mail, é o que provavelmente irei fazer se não houver outro remédio, mas gostaria de saber se há outra hipótese. Alguém me pode ajudar? Obrigada.

59 comentários:

Marta disse...

Mas que grande complicação! Há pessoas mesmo doentes! Não percebo qual o gozo de fazerem a vida dos outros num inferno!

Ainda que não possa fazer nada para te ajudar, estou solidária para contigo.

(Já dava um belo pontapé do rabo dessa criatura!)

=)

Inês e Mafalda disse...

Denunciando infracçao no hi5 eles em 24h / 48h respondem ao teu email e apagam o perfil. Pelo menos é esse o procedimento. Tenta aguardar, ou insiste nos emails.

Quanto à criatura ...processava-a sem pensar duas vezes.

Santa Paciência.

beijinhos

Pecansis disse...

Mas que raio se passa na cabeça dessa ave rara? Como é que alguém pode fazer isso? É sinal que a vidinha não lhe dá mesmo que fazer.

Gostava mesmo de ajudar. However, toma atenção ao mail com que registaste este blogue. Não sei se os senhores do google te cancelam o blogue por encerrares com o e-mail.

Beijocas

liliac disse...

ainda estou boquiaberta...
boa sorte!

Artur disse...

Kitty: o que deves fazer mesmo é apresentar uma queixa na policia judiciária. Ao fazer-se passar por ti, essa pessoa está a cometer um crime grave, e a PJ pode identificar a pessoa, por intermédio do Hi5 (eles guardam o IP que acede Às contas, e tanto o Hi5 como o provider é obrigado a colaborar com a policia).
Não mandes apagar o blog sem falar com a policia.
E tens mesmo de falar com a policia. Uma coisa é uma brincadeira de mau gosto, neste caso é uma obsessão qualquer. Protege-te.

Teresa disse...

CREDO!
Não percebo nada do Hi5, nunca lá andei. A suposta conta continua visível?
Deve ser o mesmo género de pessoa que criou um blogue para fazer troça da Pipoca.

Como dizia o Manelinho do Quino (grande máxima, esta): há de tudo, neste supermercado de Deus!

Beijo solidário, espero que a questão se resolva muito depressa.

prada disse...

Boa sorte. Não posso ajudar, mas acho que vais conseguir dar a volta a isso..Isto mostra-nos os prós e os contras.... é a vida!!

Nuvem disse...

acho que reportando ao Hi5 eles apagam o perfil...
não o consegues fazer tu, já percebi...
mas vai insistindo até eles apagarem mesmo do hi5... é o máximo que consigo dizer.
lamento muito a tua situação, a mim tb me fizeram isso uma vez e foi terrível...
Boa sorte

M disse...

Doente é a palavra certa para descrever esse tipo de comportamento. Não conheces nenhum informático que seja da tua confiança? Talvez consiga ajudar-te nesse problema além de descobrir o IP da criatura e assim chegar à sua identidade. Nessa altura, bem que a processava, não sem antes a expôr do alto da sua podridão. Excelente seria se ela usasse um computador da empresa, aí sim, serias bem vingada ao chegar essa informação aos seus superiores.

LDS disse...

Não sei se sabe, mas a Polícia Judiciária pode (mediante mandado de um tribunal) localizar a morada de onde originou a colocação de material na Internet, por exemplo uma foto.
Eu considerava andar mais uns dias a receber e-mails de desconhecidos, guardá-los e apresentá-los como prova, usando-os também para servirem de alavanca para conseguir extrair mais dinheiro à pessoa em causa, em tribunal.

Sempre dá para fazer umas comprinhas e compensar o incómodo.


Cumprimentos,

Luís

Ana C. disse...

Penso que o Nuno Markl sofreu do mesmo problema e lembro-me de ter lido bo blog dele que quanto mais gente reportar o abuso mais eficaz. Portanto quem quer que tenha o Hi5 (eu não tenho) força, toca a reportar o abuso!
Eu fico doente com esta tua hístória, a sério. Não é só nos filmes que existem psicopatas.

Flowerbomb disse...

Pelos vistos o que aqui se trata é de uma clara violação ao direito da tua imagem, uma vez que não deste o teu consentimento e para não se falar dos danos que daí estão a resultar. Isso é crime, sabias? Essa pessoa merece uma lição. Deverias apresentar queixa. Esse tipo de pessoas quando tem este tipo de actuação tão mesquinha acham-se sempre invencíveis. A via da lei é a melhor forma de as colocarem no seu lugarzinho.

Microondas disse...

Bom dia,

Sendo que a PT (Sapo) nada tem a haver com a gestão de conteúdos do Hi5 o facto é que o representam comercialmente em Portugal. Penso que podes ligar para lá, reportar o problema evidente de violação de conteúdo e pedir ajuda ou pelo menos um contacto directo que devas prosseguir para resolver o teu problema.

Obviamente o segundo passo é mudar de conta de e-mail, complementar ou alternativo ao que aqui sugiro.

*B* disse...

Em último caso, se quiseres coloca aqui o link do tal namoro do hi5 e reportamos todos o abuso! Duvido que não seja fechado. É claro que tem lá uma foto tua, mas...

De qualquer forma, cancelar o teu email é boa ideia e não colocar aqui nenhum email novo até a poeira assentar!

Boa sorte, Kitty

Guilhim disse...

Eu não sou grande expert nestas coisas mas acho que há 2 coisas que podes tentar fazer:
1- há um icon em cada perfil que diz qualquer coisa como "report spam" que é capaz de chamar mais a atenção dos senhores do hi5 do que o mail (que eu imagino que não leiam)
2- há um outro icon que diz "block" que também deve ir parar a algum centro de gestão do hi5...
... não querendo desmoralizar não garanto que resulte, mas imagino que se muita gente fizer o mesmo no "teu" perfil, pode ser que resulte...

Boa sorte e não te chateies muito com isso!

beijinho

Chica disse...

Para além de denúnciares a situação ao Hi5... quando me aconteceu aconselharam-me a fazer denúncia na PJ uma vez que alguém anda a criar Hi5's, Blogues e outras coisas que tais usurpando a tua identidade e utilizando as tuas fotografias sem a tua autorização e isso é considerado crime!

Na altura eu não cheguei a ir à PJ mas digo-te que hoje em dia arrependo-me! Quem é que essas pessoas pensam que são?

Anônimo disse...

ignorar e deixar de mencionar a situacao aqui?

Ela continua a "ganhar" sempre que mencionas o quanto tudo isto te incomoda...

Quanto ao hi5, eles hao-de bloquear. Senao, muda o endereco para o gmail e acho que podes bloquear ou definir como spam mensagens com determinadas palavras (nina, miga, buneca, etc).

Unknown disse...

Eu estou chocada. Há gente que é capz de tudo

Miss Glitering disse...

PJ sem pensar duas vezes.

I. disse...

Não te posso ajudar, infelizmente. Essa é uma situação que dá arrepios... estás a lidar com uma pessoa mais que mesquinha, é perigosa. Credo!

Rui Silva disse...

Infelizmente não te posso ajudar, porque os meus conhecimentos são abaixo de rudimentares.

dream* disse...

Há por aí cada pessoa mais parva, a fazer cada coisa mais parva... Haviam de gostar que lhe fizessem o mesmo...
Boa sorte com isso*

Little Miss Sunshine disse...

E sabes quem é o malvado que fez isso? (ou malvada, que às vezes as gajas são muito mázinhas). Se já denunciaste o abuso devem apagar esse perfil, mas nada impede a pessoa de criar um novo. Na minha opinião devias tentar saber quem é a pessoa, deve haver aí alguma alma que além de caridosa saiba ver os IPs. Depois ameaças o fulano (ou a fulana) com a policia.
Há gente muito frustrada por aí, gente invejosa!
Olha, já me irritei!!!

Ana disse...

Olá,
já tentaste entrar no hi5 com o teu e-mail do blog? Pões o e-mail e clicas "Esqueceu sua senha?" ou qq coisa semelhante... Recebes nova password no teu e-mail e tentas cancelar tudo. Reporta também ao Hi5 essa utilização abusiva.
Provavelmente já fizeste isto td, mas a intenção foi boa! ;)

Boa sorte!

Anônimo disse...

Abre um processo por difamação!!

E. disse...

Há pessoas q devem ter falta de vida propria, depois diverte-se a fazer coisas destas, como se tivesse muita piada :S
Uma vez criaram foi um hi5 com as minhas fotos, e também chegaram a entrar no meu hi5 e enviar mensagem para pessoas que eu nem conhecia a insultá-las. Felizmente acabou tudo em bem, agora tenho uma password do tamanho de um comboio e isso nunca mais voltou a acontecer.
Uma coisa é certa, essas atitudes não passam de demonstrações de inveja.

Beijinhos*

Unknown disse...

Que disparate tão grande, até a colocou no hi5 namoro... ai não há noções!Mas se apagares o e-mail, a tua foto continua lá e isso deve te incomodar um pouco, se não te contactarem do hi5, denuncia novamente infracção, pode ser que encerrem a conta! Enfim, boa sorte sim? Beijinhos

Inês Sousa disse...

Que pessoas mal formadas...

Não se sentem bem com a própria vida e depois tentam fazer a dos outros num inferno :S

O mehor mesmo é ignorares... pois quem te conhece bem, sabe que não és tu, e a criatura um dia vai chegar à conclusão que de nada lhe valeu tal atitude... mas que irrita estas situações, lá isso irrita!

Muitos Beijinhos***

Inês Sousa

Lótus disse...

Eu fazia queixa à PJ, isto é muito mais que uma brincadeira de mau gosto. É usurpar a tua identidade. Acautela-te. Nunca estamos seguros demais, até porque já deu para perceber que a pessoa tem alguma obsessão contigo.

Miss Kin disse...

Sou da opinião do Artur, se depois de muitas voltas, que acredito que já tenhas dado, no Hi5, faz também queixa na polícia.
Eu sei que a situação parece pequenina para se meter a polícia ao barulho, mas nunca sabemos até onde a loucura dos outros vai...

Inês disse...

Não és, nem serás a unica... também sou perseguida por um ser assim, dou-te apenas dois conselhos. Não escrevas mais sobre isso, não dês importância. Resguarda a tua imagem, a Net não é o sitio ideal para por fotografias, é triste eu sei, mas mais triste é a existência dessas pessoas pequeninas, sem vida e extremamente infelizes.

Juanna disse...

Judiciária. Sem dúvidas.

Alexandra disse...

Kitty,

Como aqui já foi dito, podes apresentar queixa-crime. Não na polícia judiciária mas numa esquadra qualquer. Reune todos esses emails, provas, printscreens do blogue e hi5 criados, emails enviados a solicitar o fecho do blogue e da conta do hi5.

E como tambémm foi referido, é perfeitamente possivel dectectar a localização do IP.

Não penses que é drástico. É a forma de assegurares a tua segurança e os teus direitos. O melhor será mesmo tomares a medida quanto antes.

Beijinho e boa sorte.

Jade disse...

A solução é internar compulsivamente a sujeita que fez uma partida dessas...deve estar a precisar de um colete de forças :)

Tixa disse...

Infelizmente nao sei como te ajudar!
Eu nao sei é se já nao teria dado uns bons tabefes nessa criatura!

*beijocas

Kardi disse...

Quanto aos comentários começa a relatá-los como spam...

Em pouco tempo estarão todos a ir parar ao local onde pertencem.

Madalena disse...

Se fosse comigo, fazia para já como diz a Guilhim....e depois a tal queixa na PJ ..
Boa sorte!!

Kitty Fane disse...

Bom, estou desde a manhã sem receber e-mails parvos e pedidos de adição do messenger. Parece que a dita foto desapareceu do hi5 namoro. Vamos a ver as cenas dos próximos capítulos.

Obrigada a todos. Pode ser que o post tenha mesmo servido para alguma coisa.

BG disse...

Bom a situação vai ganhando cada vez maiores proporções. Embora não seja fácil descobrir a pessoa que está por detrás disto, mesmo que apresentes queixa e descubras o IP e mesmo que descubras o IP também não é fácil conseguir a acusação, roubo de identidade de "Kitty Fane", o que é certo é que ele/ela usa fotografias tuas que apesar de públicas (foram colocadas na internet) não foram autorizadas para utilização por outros ou noutros locais senão, onde os publicaste.
Por isso, mesmo que complicado, mesmo que demore, acho que deves apresentar queixa!
Isto já me faz lembrar a polémica em redor do blogue "hi5porcas", só que aí, apesar dos conteúdos menos próprios, pelo menos não assumiram a "personalidade" de ninguém e não se fizeram passar pelas próprias visadas!
Boa sorte e paciência com essa alminha!

Textículos disse...

A queixa acho que deves fazer, ainda que pouco mais sirva do que estatística, por muitos transtornos que este tipo de situações cause há vida de alguém as operadoras de telecomunicações muito raramente recebem pedidos para fornecer a informação dos clientes cujo IP está envolvido nestas práticas ilegais, porque estes casos são considerados pelas autoridades de sensibilidade reduzida.

Estes casos passarão a ter mais atenção quantas mais queixas forem feitas.

Louise Hazel disse...

Mas, essa criatura não tem mais nada para fazer??????????

F***-se!!!!

Ema disse...

Há uns tempos uma amiga passou por uma situação semelhante, se, de facto, a acção da criatura infeliz que se anda a fazer passar por ti não continuar, após a tua denúncia, acredito que o melhor que podes fazer é esquecer e ignorar.
Foi o que aconteceu com a minha amiga, a criatura que se fazia passar por ela deixava comentarios tão ridículos que não enganou ninguém, e quem a conhecia percebeu logo que algo de estranho se passava...tal como me parece ter acontecido contigo.
Se não passar disto esquece e pronto. Até porque tentando accionar PJ, vai demorar muito tempo, vais ter imenso trabalho para reunir provas e com isto vai-se dar demasiada importância a uma infeliz que não a merece!

Anônimo disse...

Que gentinha doente! :(

Embora não possa fazer nada para te ajudar, estou solidária para contigo.

Beijinhos

Kikas

Sky disse...

Bom, existem várias alternativas.
1º no hi5, colocas o teu perfil privado! vais lá acima e clikas em privace e mudas o que quiseres.
Podes mudar quase tudo. ninguem te ver, não receber mensagens de ninguem, receber apenas de amigos, etc etc. tenta 1º isso.
Depois, se o teu email é do hotmail, podes sempre filtrar todos os emails vindos de fora que não seja de uma lista pré-definida por ti. O problema disso é que se alguem mudar de email e te mandar por um novo..vais parar à junk list :)
Não sei se ajudei ou me fiz entender! :) dá feedback

Kitty Fane disse...

Porque é que será que às vezes tenho a sensação de que as pessoas não lêem os posts do princípio ao fim?:-)

Paulo, obrigada, mas o problema é que NÃO fui eu que criei o perfil. Percebes? Logo não posso fazer nenhuma dessas alterações. Além de mais no hi5 namoro, nem tem de haver perfil (sim, que o que a fulana criou, já foi apagado), há apenas uma foto (não há link para ela), que neste caso tinha um texto e remetia toda a gente para este e-mail do blogue. Ou seja as pessoas viam a foto, gostava e vá de enviar para este e-mail mensagens e vá de adicionar-me no messenger. Percebeste?

Caetana disse...

Caramba, que loucura! Dá realmente vontade de correr para a esquadra mais próxima.

- disse...

Bom,

Pode ser uma enorme coincidência, mas desde que publiquei aqui uma recomendação apareceu-me um anónimo a oferecer porrada e a chamar-me nomes no meu pardieiro :). No creo en brujas pero...

Depois diga-me se isto se trata de um maluco ou de uma maluca, para eu perceber se este fenómeno de folclore poderá estar relacionado com este eu post de hoje (por aqui ou se quiser por e-mail para capitaomicroondas@gmail.com).

Unknown disse...

Concordo com quem disse que processava a criatura sem dó nem piedade, Mas antes de o fazer, seria conveniente ter provas. Se as tem, força.

Neste momento já não é possível copiar fotos do Hi5. Sei disto, pq tentei copiar uma foto da minha filha ( o original estava noutro computador, e não consegui.
Mas contacte o Hi5. E vá insistindo até conseguir.

Boa sorte!

Sara. disse...

Penso que são precisas 3 pessoas reportarem abuso de um dado hi5 para este ser eliminado.

Boa sorte nessa "batalha".

Beijinho*

BB disse...

Fogo como é possível? Tu conheces a pessoa? Porque não lhe das um valente susto?
Eu compreendo que haja pessoas com tão pouco na vida que tentem viver as nossas a todo custo, mas essa ja esta a abusar... Tenho pena de não saber como te ajudar...
Força para ti! Somos mais que muitos por ti ;) beijos

Anônimo disse...

Kitty Fane,

faz queixa formal às autoridades. Por saber que não fazes nada a não ser lamentar-te aqui no blog é que essa pessoa continua a atormentar-te. Toma medidas de gente grande e vais ver se não foge com o rabinho entre as pernas...
Por agora só lhe estás a dar uns momentos de diversão, e quando as pessoas se divertem muito descuidam-se e são mais fáceis de apanhar.
Reúne o raio das provas e vai à polícia, tens dúvidas de quê?

Joana.

Anônimo disse...

Tenho estado de ferias e ainda nao sabia desta complicação. Costumo ler o teu blog com regularidade apesar de nao ter o habito de comentar.
Já varios blogs que eu sigo que passaram por situaçoes identicas, alguns acabaram por ser privatizados.
Cada vez mais tenho a certeza que existe muita gentinha que nao tem vida própria, uma enorme falta de auto estima e uma inveja descomunal da pessoa do lado. Isto assusta!

bjs

Carla B.

Cate disse...

Ai, medo. Essa pessoa, para além de não ter mais nada que fazer, tem um grave problema mental.

I. disse...

Tal como o Capitão Microondas, hoje tive a surpresa de ter um primeiro comentário anónimo no meu tasco, e nada simpático ou educado. Coincidência? Estamos a lidar com um/a louco/a, só pode.

Sky disse...

Ohh Kitty! Eu li tudo como sempre mas fiquei com uma ideia diferente! Sorry! Tb sei admitir que errei certo? :P
Assim, só mesmo blokiando todos os contactos vindos de fora!
Tb colocaram uma foto minha no hifoste e tive que colocar o meu perfil privado! Apesar de eu ser homem e os homens não andam a engatar outros, a não ser ke sejam panisgas! :) Podia denunciar o meu caso.. mas estou-me nas tintas! não me afecta nem um pouco!
Mas, se no teu caso achares que vale a pena... tens o meu apoio! Isso não se faz!

Beijinhos

Célia disse...

Kitty, da pouca experiência que tenho com estes asnos, cuja vida é tão, mas tão desinteressante que gastam o tempo a chatear os outros, cheguei à conclusão que o melhor é mesmo ignorar. Eu sei que é difícil (às vezes impossível), mas esta pessoa quer claramente sentir-se importante ao aborrecer-te, portanto por mais que custe o melhor mesmo é não passar cartão (tudo com o devido limite, claro). Não sei qual o motivo do ódio, mas posso dizer-te que basta uma coisa tão parva como não gostar do mesmo género de livros para despoletar um chorrilho de insultos completamente descabidos. A todas essas pessoas: get a life!

Já agora, aproveito para dar os parabéns pelo blog. Vejo sempre, mas hoje foi a primeira vez que comentei ;)

Trintão disse...

Encontrei isto:

Re: hi5 abuse
Posted: Jul 6, 2009 2:24 PM (159 of 159)

Please, people, take note: We can't help with stolen pics or imposter profiles until you report the problem to the company and give them at least a week to respond. Almost all social networking sites have simple procedures for reporting abuse (check out the site's FAQ or Help page for specifics). In Hi5, click the Report Abuse link or email help@hi5.com.

Paula disse...

Não há mesmo paciência!!!Mas confesso que me ri muito com a buneca e a nina!!!
É um alivio,ler um blog sem abreviaturas nem erros!(entretanto,como este post já tem algum tempo,espero que esteja tudo resolvido...)

rosy disse...

bem a mim a situação é ke me retirao fotos do hi5 para colocar no site do hifoste..faxem as alterações ke kerem e tabem n konhexo o gaijo k anda a faxer isto,mas ke lhe dou uma lição la isso dou.isto sao pessoas ke nao tem vida propria e ke nao teem mais nd pa faxer porke se trabalhasem em vex de andar a faxer xenas deste genero talvex o pais anda-se mais pa frente..mas km cretinos e estupidos destes meu deus...andamos kada vex mais pa trax...o ke aconselho a muita gente ke tem o msm problema e k konhexam alguem ke tenha mtos conheximentos a nivel informatiko e ke csiga resolver o assunto km eu estou a faxer...