terça-feira, 23 de junho de 2009

Viva viagem?


Adriana Lima

Hoje fui visitar uma amiga que está internada no Hospital de S. José. Como aquilo é um caos para estacionar, decidi deixar o carro num parque de estacionamento e apanhar o metro para o Martim Moniz.

A última vez que tinha andado de metro foi quando fui ao Rock in Rio, o ano passado. Quando tento inserir aquela treta do cartão "Viva viagem" que tinha adquirido nessa altura, o senhor que ali estava disse-me que já tinha terminado a sua validade (tem validade de um ano).

Peço desculpa, mas já não basta sermos obrigados a comprar aquela treta mesmo que queiramos apenas fazer uma simples viagem ocasional, agora ainda tem um prazo de validade só de um ano? Isto não se admite.

Depois ainda querem que se ande de transportes públicos? Nem pensar. Aquilo é uma roubalheira. Quais são exactamente as vantagens desses cartões, além de servirem para extorquir, sem dó nem piedade, o dinheiro das pessoas?

Como se não bastasse a irritação com que eu fiquei, saio na estação de metro do Martim Moniz e parece que estava no Chicago dos anos 30. Gente mal encarada por todo o lado. Homens, centenas de homens ali parados por aquelas ruas a olhar uns para os outros, vá lá saber-se à espera do quê. Eu só tive tempo de agarrar com muita força na minha malinha que eu amo, e fugir dali o mais rápido possível, enquanto era seguida por um bêbado que gritava:
- Dás-me um cigarro? Dá láá! Dás-me um cigarro? Dá láá!
- Eu não fumo.
- E uma moedinha pa uma bica não marranjas?

35 comentários:

Mónica disse...

Também detesto ter que ir ao Martim Moniz, aquilo vai de mal a pior.

A sensação que tenho é que saí de Portugal e entrei em qualquer outra realidade paralela à qual não pertenço. Aquilo mete medo!!!

L'Enfant Terrible disse...

Pior que o Martim Moniz só mesmo o Intendente, onde para além dos homens há mulheres que assustam, mas assustam mesmo, tal é o degredo!

Miss Mau Feitio disse...

lolol

Desculpa mas gosto da maneira como abordas as coisas, tens piada!

C disse...

bem, o cartão foi feito para se poupar papel e para ser multifuncional, quando o carregas podes utilizá-lo quer seja no metro, na carris ou nos electricos, e poupas cerca de 50 cêntimos caso o voltares a usar. quanto à validade, este não é o único cartão no mundo com validade. o lisboa viva também tem, os cartões multibanco tb têm... e temos que admitir, um ano de validade para um cartãozinho de papele stá óptimo... vá, um pouquinho de mais boa disposição :)

quando ao martim moniz... tiveste sorte em não ser assaltada ou ficar sem um rim :)

Kitty Fane disse...

Carolina, mas não se justifica ter de comprar uma cartão para uma pessoa que anda uma ou duas vezes de metro. Deviam continuar a existir os bilhetinhos simples como existem em todas as cidades do mundo. :-)

Ficar sem um rim? Isso é que não dava jeitinho nenhuma. :-)

Anônimo disse...

LOL, a descrição do bêbedo está excelente :)

Kitty Fane, eu trabalhei 3 anos em São José e via de tudo (tudo!) quando ia de metro. Bastava descer a rua para ir até ao Rossio ou algo do género, era a degradação total. Desde monhés que não páram de olhar nem para pestanejar até um homem a masturbar-se lá entre os armazéns de revenda, lembro-me de ter visto muita coisa... É daquealas zonas onde não vale mesmo a pena parar.

Quanto ao cartão, aconteceu-me o mesmo no Santo António. Ainda pensei que tivesse desmagnetizado... Realmente para quem não anda de metro ter que pagar 1,75€ por um bilhete (que acaba por servir só para uma viagem!) é inadmissível! E nas condições que se encontram os transportes públicos continuarei a andar de carro a ouvir a minha musiquinha durante toda a vida se for preciso...

Beijito,
Cátia Afonso

1REZ3 disse...

Ai não conhecia o Martim Moniz e a sua fabulosa rotunda melting-pot?
Maravilha, não é? :)

Lady L disse...

Parece-me uma experiência a não repetir. O que interessa é que estás 'vivinha da silva' e foste prestar uma visita à tua amiga e só isso já vale por tudo.. Am I right!? :)


Beijinho

Anônimo disse...

O Martim Moniz é um case study!!! Acho fascinante! é outra realidade que se calhar este pessoal não conhece, mas que existe!!!! deviam todos lá ir 1 vez por mês! para ver se se deixam de merdas!

Ginger disse...

Centenas de homens parados... talvez por estarem desempregados, não? ;)

Ás vezes vou ao Martim Moniz... o ambiente é algo estranho sim. Faz surgir a sementinha do preconceito que há em todos nós. Quer admitam, quer não.


*

Anônimo disse...

oh Kitty....Martim Moniz?? Aquela zona é como o "China Town" pois tem, há anos, gente de todo o mundo e arredores...oh Gog! Zonas destas há em todo o lado e não só em Portugal! Eu moro perto do Chiado e, qd passo no Martim Moniz é só de carro e de passagem!...na Graça, por ex, podemos ver mt gente pobre, que vive naquele bairro. Se observarmos as pessoas q por ali passam tb vemos gente com cara triste e mal encarada devido à vida q levam. Mt diferentes dos da Av. Roma ou Expo que andam de "trombil" mas, neste caso, por excesso de peneiras

Anônimo disse...

...em relação ao "ser roubada ou tirarem rins" posso dizer q, há uns 6 anos ía lá comprar missangas (não havia em mais lado nenhum) e nunca fui assaltada. Aliás, tenho 36 anos e as únicas vezes q me roubaram alguma coisa foi no parque das naçoes. 2x!!!
Enfim...

Precis Almana disse...

Tenho uma opinião completamente diferente da tua quanto ao Martim Moniz, é engraçado. Adoro ir coscovilhar as lojinhas de bugigangas e especiarias que por ali há! Não há dúvida que sentimos medo é do que não conhecemos ;-)
Quanto ao bilhete, estou parcialmente de acordo. Porque quem é roubada na gasolina quase todos os dias não pode escandalizar-se com um roubozito de 50 cêntimos anuais ;-) É que a gasolina aumenta todos os fins-de-semana (quando ponho, porque de semana ando de transportes públicos)! E claro que quem usa transportes com mais regularidade usa passe, como eu ;-)

Ema disse...

A última vez que passei no martim moniz...pernas para que te quero!!!
Quanto aos transportes de Lisboa, infelizmente, só compensa andar de transportes quando não há mesmo lugar para estacionar!!

inesn disse...

para quem faz viagens pontuais de metro ou noutro transporte, é sempre possível solicitar o reembolso dos €0,50 entregando o cartão e o comprovativo da sua compra.

Espiral disse...

Desculpem mas realmente isto é só alminhas snobs. Trabalho na baixa, e por isso passo regularmente no martim moniz.E não vejo a razão para o drama. Sim não tem o aspecto limpinho de outros sitios da cidade. E sim, tem imensa mistura. E daí? Faz-me uma confusão a snobeira e a xenofobia. Ninguém lá rouba malas mais do que nos outros sitios. Eu ando todos os dias (muitas vezes saindo as 10 da noite, mesmo de inverno) com portatil, e nunca ninguém me chateou.

Vá, menos preconceito sim? Aprendam a apreciar a diversidade.

Beijo

Cortes disse...

Isso irrita-me profundamente cada vez que vou a Lisboa. Cada vez que quero apanhar o metro e se me esqueco do cartao previamente comprado la' se vao 50 centimos por cartao. E que tal um cartao sem validade e sem custo? Simplesmente recarregavel.

C disse...

Também concordo que deveria continuar a existir o ticket. Às vezes acontece-me, por alguma razão, esquecer-me do lisboa viva dentro de umas das minhas mil malas ou nos bolsos de algumas calças (sou uma estudante que sobrevive de transportes públicos) e claro que me saía mais barato e dava mais jeito comprar o ticket para ir e voltar. mas não é preciso eu reclamar tanto só por causa dum cartão que tive que adquirir e que, num futuro, pode ser-me útil de novo, não é? vendo bem, o cartão até tem as suas vantagens... e passar pelo martim moniz a pé é bem pior. espero que não tenhas interpretado mal nada do que disse, e obrigada por teres respondido ao comentário :)

e, já agora: claro que quando falei em ser assaltada ou ficar sem um rim não queria dizer que isso só acontece no martim moniz. eu já fui assaltada à porta de casa, numa zona bem verdinha de telheiras.

R. disse...

O cartão pode ser devolvido durante 4 dias, salvo erro, sendo devolvido os 0.50€... Não esquecer o talão da máquina...

Kitty Fane disse...

Espiral, há zonas do Martim Moniz e há zonas do Martim Moniz, e aquela onde eu fui parar não era realmente recomendável. E o que me assustou não foi propriamente a multiculturalidade dos senhores. Eu convivo muito bem com a diversidade.

Mas quando se faz um post deste género já se espera esse tipo de comentários. :-)

Anônimo disse...

Lisboa não é, nem de perto nem de longe, a única capital do mundo onde
e obrigatória a aquisição de um cartão (com validade) quando a única coisa que se pretende é fazer uma única viagem. Irrita, mas o objectivo é evitar o desperdício de papel. Por exemplo, em Londres a coisa passa-se da mesma maneira.

I. disse...

Ó Kitty, desculpa lá mas a culpa foi tua. Para ires para S. José por um caminho mais... clean, saías no Rossio e subias até ao largo de S. Domingos e rua que parte daí. Agora a sair no Martim Moniz, tendo que subir pelo lado do centro comercial amarelo... má escolha.

Ah, fartinha de ir ao Martim Moniz, onde compro peças para fazer bijuterias, ando por lá com-ple-ta-men-te na boa, nunca fui assaltada nem abordada.
E bêbados (ou drogados) há em todo o lado, já passei por cenas piores nas avenidas novas ou zonas finas, onde os carochos gostam de andar a arrumar os carros dos dótóres.
Mal, mal está a zona do intendente, isso sim (mas mesmo aí é possível andar em segurança, desde que se saiba as horas e em que lado da rua).

E olha que bem mais assustador que o Martim Moniz é a Chinatown londrina ou mesmo a nova-iorquina. Achei eu. Mas lá fora é típico, e cá é coiso.
(até aposto que entraste em lojas manhosas da chinatown para ver as falsificações topo de gama, não? eu não, tinha medo que me pelava!)

Marta disse...

Eu fui operada no Hospital S. José e até ao dia da operação (como bem deves saber)tive que lá ir a uma série de consultas... Ora, como estudante que sou, não me restava outra alternativa senão ir de metro e sair no Martim Moniz. Era uma dor de barriga cada vez que tinha que lá ir!

Anônimo disse...

Bom dia!

Como alguém disse o valor do cartão é reembolsável com a apresentação do recibo de compra. Basta ir a uma bilheteira.
Também não gosto do novo sistema mas por outras razões, se carregar para usar na CP deixa de se poder carregar com viagens do metro, genial.. ou o facto de que no caso da CP, pelo menos para já, só se pode carregar em certas estações, ou seja se acabar o saldo numa onde não se pode carregar tem de se comprar bilhete normal para ir carregar o cartão.. brilhante! E para ajudar, em certas estações, só se pode ver o saldo quando se usa o dito cartão, fantástico. Apesar de isso tudo, sou um ávido utilizador de transportes públicos, não conduzo nem tenho intenções de o fazer (e sim trabalho, vida social preenchida etc etc).

Quanto ao Martim Moniz, sou um fã assumido. Adoro o centro comercial Mouraria apesar de quase nunca lá comprar nada, é como ir para fora cá dentro ao preço de apenas uma viagem de metro, mais o cartão claro está ;)

Lótus disse...

Quanto ao cartão viva tens toda razão, aquilo é um disparate. Até porque ninguém volta lá dias depois para ir buscar 50 cêntimos...

Quanto ao Martim Moniz, o que me ri com o teu relato do bêbado! (e tenho pena, que algumas pessoas descambem logo para o insulto xenófobo quando não era de todo isso que estava focado no post.)

Fuschia disse...

Esse cart\ao é das coisas mais irritantes que inventaram nos ultimos tempos. Ja tenho uma catrefada deles na carteira, porque o do metro nao dá para a cp e o da cp nao dá para a fertagus (se tiverem ainda algum valor) aaaaaah, uma coisa muito pouco prática!

Anônimo disse...

Ai Kitty, eu só passo lá de carro e com as portas todas trancadas!
Aquilo é um susto! GOD!
Agora metro em Lisboa? Esquece....Nem sei andar......... só em Nova Iorque. ;)

Beijinhos

Anônimo disse...

Concordo ctg em relação ao cartão do Metro. E qual validade de 1 ano...já me aconteceu passado 2 meses chegar à máquina e ter de comprar um cartão novo!
E mau mau foi o q me aconteceu na 2ª.-feira....carrego o cartão, entro no metro com destino ao Alto dos Moinhos e chego ao Marquês para trocar de linha e toca de sair do Metro, atravessar estrada e apanhar um autocarro até às Laranjeiras para depois apanhar novamente o metro para andar mais uma estação!!! Isto pq o metro estava em obras! Um trajecto q se faz em 10/15 mn de metro demorou 45 mn por causa do trânsito e dos semáforos....! Se eu quisesse demorar e apanhar trânsito tinha trazido o carro, certo? Claro q obras são necessárias, n discuto isso, mas pelo transtorno e atrasos causados, n se devia pagar metro nesses dias....afinal, o serviço do metro n foi de qualidade!!!
Alonguei-me, mas precisava desbafar....:)

beijinhos

celuska

de Marte disse...

"Dá láá!"

lindo! Impagável!!!

Anônimo disse...

Permitam-me apenas uns pequenos reparos: Devemos defender os transportes públicos e quem os utiliza. Primeiro de tudo porque temos que defender o ambiente e o nosso mundo. Acham mesmo que é viável para o ambiente a utilização individual do carro como se faz em Lisboa? Quem anda transportes públicos é tão humano e digno como outra pessoa qualquer, mas estranhamente cá é conotado como sendo para gente pobre e sem glamour. Quem viveu nas grandes capitais mundiais sabe que os transportes públicos são utilizados por todo o tipo de pessoas,tanto se encontra gente da área financeira,como artistas, como gente comum que tenta viver o seu dia a dia. Mas cá não. Ah não tens carro? Hum que ratazana!!! Quando trabalhei em Copenhaga ninguém meu amigo tinha carro e deixem-me dizer que quem trabalhava comigo tinha dinheiro de fazer qualquer um aqui corar de inveja.
O que faz as cidades são as pessoas não os carros. E tenho saudades de certas cidades que vivi que as pessoas andavam a pé mesmo quando o tempo não ajuda. Mas cá basta estar uns pingos de chuva e já é pânico geral..
Quanto ao Martim Moniz qualquer pessoa que lá está é humana como nós,porque cá são conotados como gentinha reles, mas em Nova Iorque toda a gente vem de lá a dizer maravilhas sobre o multi culturalismo...
Quanto ao viva viagem ter validade é um completo disparate, é mais uma burocracia que não se vê em lado nenhum.

Mónica disse...

Em Londres ainda existe a possibilidade de adquirir o simples ticket. Sei porque vim de lá há não muito tempo e utilizei quer o cartão "oyster" (parecido ao "Viva") quer os simples tickets.

Isabel disse...

Essa zona é muito complicada sim. É uma zona que eu conheço bem e tem vindo a degradar-se cada vez mais de ano para ano. Tenho pena porque aquela praça está no centro da cidade e causa um grande mau aspecto para quem nos visita e também não anima quem tem que passar lá com frequência.

Assim sou eu disse...

Pode parecer estranho, meio louco, até, mas tenho saudades desses lugares e dessas pessoas de aparência duvidosa! Curioso, aqui não vejo pessoas a pedir na rua, nem arrumadores de carros...nem tantas outras coisas… Com saudades de Portugal.

Jade disse...

Pois o martim moniz é a pior escolha possível...parece que se entra num filme do fellini :)

Anônimo disse...

Kitty, poderia ter estacionado no Parque subterrâneo do Campo Mártires da Pátria. É bem mais simples:)