domingo, 26 de abril de 2009

A evitar



Nem para filme de domingo à tarde com as amigas. É mau. Muito mau. Horrível. Retrata as mulheres como seres desesperados, tontinhos, para lá de ingénuos, que acreditam em tudo o que os elementos do sexo oposto lhes dizem e que têm como único objectivo de vida arranjar homem. Um horror. De levar os dedos à boca e vomitar. Uma afronta a todas as mulheres inteligentes. Ficámos tremendamente desgostosas por não termos optado pelo filme da moça doida por compras. É que desgraça por desgraça, ao menos o outro mostrava roupas, carteiras e sapatos giros. Este nem isso.

32 comentários:

Clementine Tangerina disse...

Não concordo nada contigo kitty, nada mesmo! Acho que o filme até retrata uma realidade. Há mulheres e mulheres! E elas existem como é natural. Tal como os homens que ali são retratados.

Buttafly...fly...fly... disse...

Mais uma vez, concordo e discordo - o filme retrata um bocadinho aquela mulher louca e desesperadamente agarrada ao telefone, que faz dos homens o seu umbigo. Há gente assim, não podemos negar. Por outro lado, felizmente que nem todas somos tão básicas, fúteis, ôcas, dependentes.
A ideia final que me ficou foi que o mundo é um putedo - anda meio universo a enganar (ou tentar) enganar a outra metade... [e a culpa é dos nossos instintos animalescos, oh se é...]

;)

S* disse...

Por acaso eu gostei bem do filme e eu sou uma gaja INDEPENDENTE e INTELIGENTE.

O objectivo era mesmo "gozar" com o desespero de algumas pessoas.

E ignora a parte da Gigi. Pensa no caso do casal com problemas de infidelidade ou no melhor amigo "fofinho" mas que nao tem direito a sexo.

Eu gostei!

siceramente disse...

ate parece que voces nao sao esfomeadas..

B. disse...

Não posso concordar. Vi ontem e, embora não tenha adorado, o que é certo é que são histórias reais, das quais podemos retirar vivências/experiências pelas quais já passámos. Acho que a ideia principal é mesmo que estamos sempre tão preocupados analisar tudo e tão presos a teorias, que por vezes nos esquecemos de viver ao sabor do momento. E, ao contrário do que disse a Buttafly, não vi um única personagem fútil, mas sim alguém (Gigi) desesperada por viver um grande amor - nunca conheceram ninguém assim? Eu já.

Kitty Fane disse...

Além dos clichés mais do que batidos para os quais eu já não tenho pachorra, o filme é entediante e eu não me retrato de forma nenhuma naquelas mulheres cujo único objectivo de vida é o casamento e o arranjar homem custe o que custar. Sobretudo a Gigi, para quem qualquer um serve desde que esteja interessado nela. Triste, não acham? Como eu não sou assim, não consigo achar qualquer tipo de gracinha a este tipo de filmes que estupidifica as mulheres. Mas se calhar o problema é meu.

E ainda bem que discordam. Eu gosto disso. É uma seca que concordem sempre comigo. :-D

Sabina disse...

Concordo.
Um filme com demasiados clichés e que mete as mulheres todas no mesmo saco.
Detestei.

amélie disse...

pois..hum não me senti nada ofendida!
é leve, não é para levar a sério, tem bons actores (menos a scarlett, talvez) alguns homens bonitos, umas outras mulheres interessantes et voilá! nada de muito especial,é certo mas também não é preciso tanto...digo eu:p

Rafa disse...

Portanto, tenho opiniões contrastantes em relação ao filme. Primeiro, eu li o livro há uns meses, e gostei. Gostei porque de facto - e como a própria Miranda afirmou no episódio do Sex and the City em que abordaram este tema - esta teoria do "he's not that into you" abre-te um universo completamente diferente. Começas a ver coisas de forma prática e deixas de fazer filmes onde muitas vezes não existem mesmo.
O livro é divertido e usa um tom humorístico.
O filme apesar de ser uma réplica fidelíssima ao livro, não é tão brilhante apesar da chuva de estrelas de Hollywood. Para quem leu o livro, o filme quase não passa de uma leitura a voz alta do livro.
Sim, tem muitos clichés e apresenta mulheres muito carentes e algo desesperadas. Faltou ali um tipo de mulher como a Miranda, por exemplo.
No entanto, a teoria por trás do "he's not that into you" é interessante e tenho-a aplicado à minha vida nos últimos tempos. Vamos ver se me leva a algum lado.:)

Kitty Fane disse...

Rafaela, eu tal como tu também tenho o livro e até acho que determinadas coisas se podem adaptar às nossas vidas, sem dúvida. Mas o filme é parvo. Lá está, falta um pouco da Miranda do Sexo e a Cidade àquela infeliz personagem. Uma coisa é querer encontrar um amor e outra coisa é andar desesperada em busca de um homem (q até pode ser um montinho de cócó)que se interesse por ela. :-D

My Blueberry Nights disse...

Vi o filme e gostei. Quando li o teu post concordei em certa parte, mas acho que a intenção não era generalizar as mulheres como a gigi. De facto o papel dela transmite a ideia de uma mulher desesperada por encontrar um homem, mas há outras personagens que não mostram isso. Somos todas diferentes mas a figura masculina também não ficou muito bem vista.. É mais um filme..

Anônimo disse...

Vi o filme quando estreou, e concordo que as personagens são réplicas exageradas da verdade. Mas revejo muitas situações do filme, numa escala mais real obviamente, à minha volta. Eu própria tenho comportamentos de Gigi, apesar de não me considerar nada fútil e me achar inteligente. Mas ninguém gosta de lidar com a rejeição, e é mais fácil acreditar em desculpas esfarrapadas, muitas vezes criadas por nós mesmas, do que em "he's not that into you".

Miss Glitering disse...

Olá Kitty,

Concordo com a Clementine. Gostei do filme e não me encaixo em nenhuma das personagens e sei (conheço) realidades como esta. É um exercício de tolerância aceitar que há mulheres assim e sentirmo-nos mais "felizes" por sermos diferentes: não melhores, não piores, mas diferentes.

Buttafly,
É que nem mais nem menos: é mesmo um putedo, oh se é!

Andorinha disse...

Tens amigas americanas? Tenho duas, são exactamente como as mulheres deste filme. E são mulheres inteligentes. Mas relativamente a homens são a coisa mais naba que já vi. Mesmo assim, o filme é mau, um desperdício de tempo e de actores.

Unknown disse...

Eu gostei do filme. Infelizmente retrata alguns casos bem reais e tenho amigas que se reviram completamente em algumas das personagens. E também acho que dá uma ideia de como alguns homens são no geral. O filme da loucas por compras é giro. não é um bom filme´mas é levezinho :D

Trintão disse...

Não vi o filme mas achei interessante o debate que se seguiu ao post!

Sinto-me quase como um miúdo numa loja de guloseimas ao ler o vosso debate :P

M disse...

Eu ainda não fui ver o filme. Mas este sábado, quando fui ao cinema, existia essa possibilidade. Como estava com o meu namorado não o quis "obrigar" a ver um filme que parece-me mais indicado para ver com as amigas. A bem da verdade, não foi filme que me tivesse chamado. Talvez porque o simples título me é doloroso. Não sei como foi reratado, mas digamos que é o meu maior pesadelo quando me interesso por alguém, não me dar conta disso. :-)

Anônimo disse...

Bom dia.

Eu vi o filme e embora não tenha achado nada de especial, penso que a personagem Gigi talvez tenha sido exageradamente vincada exactamente para fazer ressaltar o título do filme, bem como todas aquelas "pequenas patetices" pelas quais passamos quando nos interessamos por alguém.
Posso estar enganada mas quase de certeza que todas nós em um ou outro momento da nossa vida passámos por aqueles momentos de ansiedade enquando esperamos que aquele rapaz giro, pelo qual ficámos interessadas, nos ligasse.
Por outro lado, a mesma personagem também nos faz lembrar que quando não recebemos o tal esperado contacto após algum encontro é porque realmente ele não está interessado. Assim se evita fazer filmes que não correspondem à verdade nem se perde tempo com alguém que realmente não quer a nossa companhia.

Mary

Rita disse...

alguem q m entende!! fui c um grupo gd d amigas e eu fui a unica q odiou!!!!!!!!!!!!! beijos

Anônimo disse...

Lol N achei assim tão mau! E tb fui c amigas numa tarde de domingo!

Miss Sparkling disse...

Também não gostei nada do filme, o que vale é que me ofereceram o bilhete ;)

Rubi disse...

Estava a pensar ir ver, agora acho que nao...lol

Mimi disse...

Tb fui ver este fds e não achei nada de especial, mas não acho que seja assim tão mau. É o que é... uma comédia e entendi-o como caricatura... Agora, há mtas mulheres que se enquadram naquelas personagens, não tenho dúvidas.

Anônimo disse...

kitty Fane, bem-vinda de volta :) (com algum atraso meu, é certo, mas bem-vinda!)

Eu gostei bastante do filme. O aspecto que abordas das raparigas do filme serem completamente desesperadas e dependentes dos homens, realmente, é verdade. Triste a figura da personagem interpretada pela Jennifer Connelly é realmente uma afronta...
Mas o filme tirou-me umas valentes gargalhadas :D Gostei e recomendo!

Quanto ao Shopahollic, é de fugir. Mesmo. Muito mau. Não há roupinha nem malinha nem sapatinho que valha no filme. O trailer até parece engraçado...engana bem...

Beijito!
Cátia Afonso

Random Disease disse...

Não me surpreende, mas estranhamente este tipo de filmes (onde as mulheres são retratadas como estereótipos sem cérebro) são sempre um grande sucesso em todo o mundo...

Anyway, adorei o blog (em particular o título, que é de um dos meus filmes preferidos), e já estás nos meus favoritos.

;)

Firehawk disse...

Não concordo em nada contigo. Ninguém ali é pintada como uma tontinha. O filme é engraçado, naif e cheio de ideias bem conseguidas. Há gente boa, gente má, gente pronta para amar ou enganar... é tal e qual a vida. E isso é que às vezes pode parecer mais cru

Nirvana disse...

Fiz um post no meu blog precisamente sobre este tema hoje. Não vi o filme, mas li o livro. Ficou um pouco aquém do que esperava. Acho que a maior parte das coisas são óbvias. Nós podemos não as querer ver, mas sabemos como são. Às vezes o amor pode pôr-nos um bocadito ceguinhas, mas por pouco tempo. E quando um tipo não liga, não aparece, com certeza que não é por estar assim tão interessado. De todas as frases do livro, a minha preferida foi "conhecimento é poder". Ora aqui está uma grande verdade.
:)

Dive disse...

Raios...o cartaz até promete, mas assim sendo vou risca-lo da lista.

Anônimo disse...

Eu também não concordo. já tive oportunidde também de no Verão passado de ler o livro e creio que são apenas chamadas de atenção para actos, episódios em momentos em que uma das pessoas (neste caso, a mulher) está apiaxonada e esse sentimento não é correspondido. A paixão deturpa um bocadinho a maneira de ver as coisas.

VCRC disse...

tenho-me como mulher inteligente e gostei do filme por ser branco no preto... custa admitir mas a mulher será sempre a eterna sonhadora no mundo do faz de conta.. e sonhar nunca fez de nós menos inteligentes. digo eu ;) beijocas

Gira disse...

Acompanho o blog e este post faz-me comentar.
Desculpa mas não concordo.
Vi o filme ainda na ante estreia e gostei. Boas gargalhadas na sala, tanto dos homens como das mulheres.

Sou independente, inteligente e como qualquer uma sonhadora. E nem por um momento achei um insulto para as Mulheres.
Todas sem excepção já tivemos momentos daqueles. E que a frio pensamos e dizemos: Gaita!!! Eu devia tar louca!!! ;)

Agora o que não me apanham é a ver um filme sobre como as mulheres são consumistas e futeis no que a carteiras, sapatos e roupas diz respeito!! esse nem de borla!

Anônimo disse...

Não é um filme apaixonante mas é razoável. As pessoas ora criticam a monotonia, ora criticam a diferença.
É um filme diferente, não é apaixonante, mas mostra a vida como ela é e como ela não é.
O filme dá para rir dá para dormir e dá para pensar.

Quanto ás mulheres acho que não podemos pensar em «Mulheres» como um todo. Existem vários tipos de mulheres como existem diferentes marcas de um mesmo produto (perdão pela metáfora foi infeliz - mas ilustra a situação)