domingo, 8 de fevereiro de 2009

Depois de ver este filme, só me resta dizer



Que tenho saudades do Woody Allen do Annie Hall, do Woody Allen da Diane Keaton, do Woody Allen de Manhattan. Este a mim não me diz nada. Muito menos me diz a sonsa que ele decidiu, à força toda, transformar em musa. E que a mim não me convence de modo nenhum. Sim, entra no meu filme favorito e depois? Representa sempre da mesma maneira. Faz sempre os mesmos papéis. Sempre a falar lentamente. Sempre a fazer boquinhas. Que me desculpem todos os homens que são loucos por ela, porque tem uns lábios enormes e umas mamas grandes, e estou certa que a minha opinião vale o que vale - nada, mas eu ali apenas vejo um ser amorfo, flácido, toda ela me lembra uma lesma, daquelas moles e gosmentas, que se arrasta de um lado para o outro.

Dos últimos anos safou-se o Match Point (que achei muito bom), depois disso tem sido sempre a decair. E este? Que há para dizer sobre este filme? Nada. Rigorosamente nada. Bom, aproveita-se o Javier que é bom todos os dias. De resto? Nada. Nem a Penélope Cruz me parece merecedora de um óscar. Ok, ela chora, esperneia, grita, a academia gosta sempre disso, mas não vejo ali nada de extarordinário, nem tampouco química naquele triângulo amoroso. Mais vejo entre o bonzão e a Vichy. Nesses sim, até havia ali qualquer coisa, que na minha modesta opinião, deveria ser mais explorada.

27 comentários:

Ana C. disse...

Até que enfim alguém que sentiu exactamente o mesmo que eu com este filme. Já sei que tem muito subtexto, um monte de mensagens implicitas sobre o amor. Mas a mim disse-me zero. E depois aquele narrador de romance de cordel. Não é através dos diálogos tipicamente Woodylianos que ficamos a perceber os sentimentos dos personagens, mas esse narrador é que nos diz que a Vicky é isto e sente aquilo.
Vi o filme todo, mas fiquei completamente indiferente. Acho que o Woody Allen está senil.

Ginger disse...

Gosto muito da Scarlett Johansson... muito sinceramente. E não é pelas big boobs ou por ser linda de morrer, que o É!...
Nem a ligo ao Woody sequer...

Transmite-me uma certa paz... talvez por essa mesma placidez que tu não gostas nela.


*

AnaCCatarino disse...

concordo, para mim acho que o filme só vale a pena pelas imagens de barcelona, cidade fantastica.
bjs

Anônimo disse...

É verdade, também concordo contigo :s

Saltos Altos Vermelhos disse...

Bem, eu discordo! Gostei do filme! Mas não somos todas iguais, certo? senão era uma monotonia! LOL

GATA disse...

Eu bem disse que o filme era BARCELONA e BARDEM.

E continuo a dizer que a 'Escarleta' só é famosa porque é gira, porque boa actriz??? ok, é BOA... mas ACTRIZ?!

stiletto disse...

De um modo geral, gostei do filme. Talvez porque Barcelona é uma das cidades que quero conhecer e ainda não consegui. Tb acho a Scarlett um bocado sonsa, a personagem Vicky é muito mais interessante e a personagem do namorado é outra personagem chata e aborrecida. Achei as personagens muito estereotipadas mas foi um momento bem passado.

Dos filmes mais recentes que vi o meu preferido é "A troca".

Rafa disse...

Querida, eu adoro-te e gosto e espero sempre que sejas sincera neste teu cantinho virtual. Compreendo as tuas críticas e são bem fundamentadas. Apesar de eu simpatizar com a Scarlett já há uns bons anos, também acho que esteve muito sem sal neste filme.
Mas por exemplo a Penelope como mulher neurótica esteve muito bem! Parece uma versão latina, excitada e sob efeito de speed de uma Diane Keaton nos vários filmes do Woody Allen. Ele é mestre em criar mulheres neuróticas, convenhamos.
E pronto, este filme fez-me babar pelo Javier Bardem, que está muito sensual e sexual e povoou o meu imaginário durante alguns dias. :)
Além disso é uma boa homenagem à colorida Barcelona e só por isso já vale a pena. :)

Precis Almana disse...

Eu adoro o WoodY Allen.
Adoro o Woddy maluco dos primeiros filmes como o abc do amor ou tudo o que quis saber sobre sexo etc, o do "meio" como da rosa púrpura do cairo ou da poderosa afrodite e dos que fala, assim como gosto de o de agora. Que goza à força toda com os ingleses... e que ao longo da carreira nos fez sentir coisas diferentes com os filmes dele. Vejo os filmes do woody como vejo as relações com os melhores amigos: evoluem, crescem connosco, causam-nos emoções diferentes... mas acabam por nunca nos desiludir.
Compreendo quem não pense como eu, claro, eão vi este filme neste caso concreto, depois venho dizer coisas. Mas sou suspeita, à partida... ;-)
Boa semana

S* disse...

Também nunca achei a menina musa do Woody Allen nada de especial. também a acho com ar de pão sem sal.

E o Woody a mim não me diz nada. A não ser o match Point, nunca gostei dos filmes dele.

Fuschia disse...

Concordo em relação à Scarlett.Tenho a sensação que se arrasta de filme em filme a fazer o mesmíssimo papel:de Scarlett.No entanto, amei o filme.

Trintão disse...

Eu acho os filmes do Woody Allen simplesmente insuportáveis.

Quanto à Scarlett... Mmmmmm... Pode até ser má actriz e tudo o que dizes mas aquelas "amigas" são 5 estrelas! Do melhor, mesmo! :D

Bichinha disse...

Também achei um filme com um fim "sem sal"... Aquilo devia ter levado ali uma reviravolta...
Mas o Woody é que sabe!

:)

Anônimo disse...

O filme é extrordinário pela forma como aborda as relações humanas.
Pegando num monte de clichés (a mulher louca, a Cristina artista e pouco racional contrapondo com Vicky), enfim, explora os vários tipos de personalidade, até com um certo sentido de humor que não é óvio, desmonta os personagens e mostra o íntimo de cada um de nós. Sim, porque na vida real ninguém anda vestido como no Sexo e a Cidade, altamenta bem maquilhado e sempre com piadas na altura certa, as pessoas são imperfeitas, andam vestidas normalmente (tal como é retratado no filme), e são irracionais por vezes, são espontâneas e...é isso que faz de nós seres humanos, certo? Gostei do filme por tudo isso. Acho que está bastante bom!

Anônimo disse...

Ao anónimo anterior:

Concordo com tudo, só não concordo com uma coisa - há pessoas que andam sempre bem arranjadas como no Sexo e a Cidade. Claro que não andam com vestidos que elas usam durante o dia, mas andam sempre bem vestidas e bem maquilhadas. Cada vez se vêem mais, sobretudo nas grandes cidades. Eu e as minhas amigas somos assim (entre as quais está a Kitty Fane).

Já agora, as roupinhas destas moças eram do pior que havia. Nem para sair à noite se arranjavam minimamente. Cruzes.:-)

Maria

Madalena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Madalena disse...

Concordo contigo plenamente!!!!! Então acerca da "Scarlett Johansson", ainda mais, ela só me lembra aquela actriz portuguesa "Soraia Chaves" só sabem fazer sempre o mesmo tipo de papeis, enjoa :P ....pronto, mas os homens gostam :D

Unknown disse...

Eu gostei do filme, mas também acho que a Vichy devia ter sido mais explorada porque era talvez a personagem mais interessante da história.

Anônimo disse...

Gostei do filme.
Valeu por ver o Bardem e a neurose da Penélope. Nunca gostei dela como actriz, e aqui adorei a interpretação dela.
Gostei de ver que o filme e toda a história decorreu, para no fim ficar tudo igual. Cada um foi à sua vidinha, e nada do que viveram alterou o curso das coisas, tal como estavam inicialmente. Achei interessante um filme que não se preocupou, depois daqueles triângulos e quadrados relacionais, dár um final diferente às personagens. O que no fundo é o que acontece da vida dos comuns dos mortais. Vivemos, experienciamos, mas no final, volta tudo ao normal, e não mudamos de curso.

Gira e "Voa"

P. disse...

"Mais vejo entre o bonzão e a Vichy. Nesses sim, até havia ali qualquer coisa, que na minha modesta opinião, deveria ser mais explorada."

inteiramente de acordo!! achei que faltou explorar mais isto. a meu ver, a história podia muito mais girar à volta deles.

Jade disse...

Eu gostei do filme, levanta algumas questões engraçadas sobre amor e relacionamentos e sobre o que os pode colocarem causa :) Não posso com a scarlet sinceramente, tem aquele ar basico de 'gaja boa', mas gostei do bardem, da vicky e da penelope :)
o namorado da vicky é que coitado era tão interessante como uma parede :)

Microondas disse...

Penso que personagem vicky é interessante. Até porque conheço uma mão cheia delas.

E há uma frase do Bardem que, não sendo nada de transcendente, merece alguma reflexão (only unfulfilled love is truly romantic).

De resto sim, é um filme light, despretencioso mas engraçado, que traduz porventura algumas das fantasias do Woody à mistura com conclusões bastante óbvias sobre amor e paixão que à maioria dos seres humanos lhes custa enfrentar.

Anônimo disse...

A Penélope Cruz é gira, e sensual e muito mais...

A scarlett Johansson é uma sonsinha, sem sal nenhum. E não fala aqui aquela vertente invejosa das mulheres, nada disso, até porque enumero já aqui todas as mulheres que idolatro, como a Penélope, a Catherina Zeta-Jones, a Sandra Bullock (simples, linda!), a Angelina Jolie (isso sim é sensual, não é esta loureca que nem mexe a boca quando fala...).

Enfim, depois desta lista de mulheres a sério (e muitas faltam aqui), a Scarlettzinha nada significa, na minha opinião...

Bjs,
I.

Karlytus disse...

espero q n sejam ciúmes.. loool
ok ok desculpa tá? tava a brincar.. hehe

Agora a sério, penso q no meio dessa raiva toda até tens alguma razao qd dizes q n viste química no trio.. concordo..

Gostei mto do trabalho do "bonzao" e acho q a Penelope é realmente uma excelente atriz.. qt a merecer um Óscar.. sou um pouco céptico qt a hollywood.. ;)

Barcelona é mto mais do q o filme mostra..

Apesar disso gostei bastante do filme..

Uma questão: já deu pra perceber q és conhecedora do trabalho do Woody Allen, entao pergunto-te:
- Não será que tens sempre grandes expectativas em relação aos seus filmes?

Beijinhos e bons filmes!

PS: Tb adorei o Annie Hall.. magnifíco.. ;)

wednesday disse...

Ainda não vi o filme, mas quanto à Scarlett, sim tem as mamas e uns lábios grandes, mas tem um nariz de porco. Também não vou nada à bola com ela;)

Henrique Vogado disse...

Não comparem uma personagem ao actor, ou neste caso, a Scarlett. Neste filme ela surge um pouco apagada, tal como a personagem o pede. Acaba por ser abafada pela personagem da Penélope Cruz. Considero-a uma grande actriz, com um belo corpo, uma bela voz e uma presença de actriz madura.
Aconselho o filme "A Love song for Bobby Long".

sheknowsbest disse...

Sim, o Match Point é muito bom, agora o Vicky Christina Barcelona não é nada de especial. Só vale mesmo pelo Javier que é 'mui guapo'.