quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O estupor do filme até me tirou o sono



Estaria eu tão cansada de estar bem para me espetar numa sala de cinema a ver o filme -"A troca"? Saí de lá com um nó no estômago. Saí de lá com vontade de esmurrar aqueles polícias todos. Saí de lá cansada de tanto olhar para uma Angelina Jolie cadavérica, de rosto completamente seco, de onde sobressaía uma boca inesteticamente carnuda e uns olhos fundos, tão fundos e tristes, muito tristes, que gritava incessantemente He's not my son.

Querido Clint, o menino é um querido, mas já chegava o Million Dollar Baby para me incomodar. Toca a fazer umas coisinhas mais leves, vá.

26 comentários:

Sem Jeito disse...

esse filme deixou-me completamente angustiada. mas hj vi o "Seven Pounds" e nao fiquei mt melhor. mt forte!
bjs

Mnemósine disse...

Não vi ainda mas se o comparas ao Million Dollar baby vou levar uns clenex extra.

Kitty Fane disse...

Mnemósine, eu comparei só na parte do incomodar. Eu não chorei neste e no Million Dollar Baby chorei, chorei, chorei, como nunca tinha chorado num filme. Portanto, as semelhanças é mais no sentido de vires angustiada. :-)

Ginger disse...

É tão incomodativo como o Million Dollar Baby?

Este ainda não vi... mas o Million Dollar Baby deixou-me a bater mal de tal maneira que espero NUNCA mais na vida rever o filme.

Well... venha mais uma sessão de tortura, porque este é definitivamente um "must see".


*

Anônimo disse...

Por suspeitar que seria assim, nem me dou ao trabalho de o ir ver. Não gosto nada de sair da sala de cinema revoltada.

Ass. Gira e "Voa"

I. disse...

Por acaso acho que a jolie foi um erro de casting clamoroso. A mulher parece uma bratz, e não emana o desgosto ou angústia que a personagem deve sentir, pareceu-me tudo postiço. Mas lá que guincha que é uma beleza, sim senhora. Pode ser que resulte, que já levou um óscar assim...
(para mim o melhor do filme foi o serial killer, e muito mal aproveiotado que foi. ficou-se tudo a anos luz do mystic river ou million dollar baby)

Espiral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Espiral disse...

Pessoalmente gostei do filme. Gosto de filmes interessantes e dramáticos, apesar da intensidade psicológica da verdadeira história ter sido muito mal aproveitada.

É bom, mas ao contrário da Kitty acho que lhe faltou essa angústia, essa profundidade. Mas o Clint consegue lá chegar. Venha o próximo.

Espiral

Me... disse...

Eu vi esse filme a semana passada - antes do Benjamim Button - e saí da sala com um misto de ter visto um grande filme e de raiva por ter sentido o que aquela mãe sentiu nos anos 20/30. Mais raiva senti porque passados estes anos todos, há coisas que não mudam - uma certa arrogância das autoridades para com o cidadão comum que tenta defender os seus direitos! Hoje em dia, pela minha profissão, confronto-me muitas vezes com as autoridades que tentam impor a sua vontade à vontade das pessoas que recorrem a elas para resolver os seus assuntos... é uma angústia e uma revolta. O filme retrata bem a quase impotência do cidadão comum, mas também dá uma grande lição: só nos mexendo é que conseguimos justiça! Grande Clint Eastwood e grande Angelina! Magnífico...

sweetie disse...

Ainda não vi o filme, mas sendo do Clint Eastwood, de certeza que é maravilhoso! "Million Dollar Baby" é dos meus filmes favoritos de sempre! **

Rafa disse...

Tens toda a razão. O filme é muitíssimo pesado e deixa-nos sem fôlego e angustiadas durante imenso tempo. Ele é exímio a abordar relações estranhas entre pais e filhos. Acho que este filme e toda a angústia se assemelham muito ao Mystic River. Este último deu óscar ao Sean Penn pela simples frase "That's my daughter over there". Vamos ver se "He's not my son" vai dar o óscar à Jolie.

Beijinho,

Rafa

Isabel disse...

O filme é mesmo angustiante, ainda mais por sabermos que tudo aquilo aconteceu realmente, não é pura ficção. Mas é um bom filme. Clint é um dos meus realizadores preferidos. E Million Dollar Baby um dos seus melhores filmes, na minha opinião claro.

Mary of Cold disse...

Ora aqui está outro filme a não perder... Parece-me que vai ser este fim-de-semana. :)

Anônimo disse...

Tenho pena de ler alguns destes comentários. A Angelina cadavérica ou não é uma das melhores actrizes do mundo. Quanto ao Clint espero que continue a fazer filmes assim por muitos e longos anos. O Million é do que mais genial que vi até hoje. Para mim não há forma mais genuína e pura de demonstrar o seu amor por alguém que ter a capacidade de deixar o outro partir ou até ajudá-lo a fazê-lo.
O facto de serem incomodativos deve-se sobretudo a serem uma adaptação da realidade. De qualquer forma se se torna numa tortura mais vale não ver.
Angie

S* disse...

Estou em pulgas para ver.

Anônimo disse...

Nao vi porque pelo argumento vi logo que aquilo só me ia fazer mal.Pelo visto fiz bem.

1REZ3 disse...

Vem aí o "Gran Torino". Pode ser que seja menos angustiante.

Pp_FANTASMA disse...

É, o Mr.Eastwood tem esta pequena particularidade, tudo o que faz é muito bem feito, e o ter mexido, é a prova cabal disso mesmo.

The New Black disse...

Gostei mt do filme. Fui vê-lo no domingo.

SRRAJ disse...

É pesado, sim senhora. Não recomendo a pessoas mais sensíveis.

Anônimo disse...

Sim, a partir daqui, ele vai fazer umas coisinhas mais leves, só porque tu queres.

o filme é excelente e as sinopses servem precisamente para nos ajudar a escolher os filmes.

Ele há com cada uma...

João Paulo Santos disse...

"Falta-te" o Seven Pounds... imperdível... leva lenços (muitos).

Guguita disse...

Olá Sofia... Gostei do teu blog...
E resolvi meter a minha colherada;)
Também vi o filme... e este é daqueles que adorava que tivesse acabado bem!

Vou voltar + vezes...

Kitty Fane disse...

Sofia?? Humm. Deve ser engano. :-)

Anônimo disse...

Vi ontem o filme e meu Deus, que revoltada me senti, impotente o papel daquela mãe. Sim, no fim fiquei angustiada, nada acaba bem e é triste pensar que nos dias de hoje ainda tudo o mesmo acontece, nas nossas barbas. Mas..., a esperança é a última a morrer! Bjs e bom resto de Domingo.

Maria

musicinema disse...

Ontem vi esse filme...
meteu muito pena e ainda por cima aqueles policias estúpidos...