segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Não, eu não comecei a gostar repentinamente de futebol





Eu não percebo nada de futebol e, para dizer a verdade, não é coisa que me preocupe, muito pelo contrário. Nunca comprei, nem sequer li um jornal desportivo. Por isso, não percebo muito bem como é que os títulos são quase sempre idênticos. Sei que cada um dos jornais se inclina mais para um clube, mas não percebo como é que saem cá para fora três títulos praticamente iguais, em que a única coisa que varia é mesmo a posição das palavras. Eles combinam entre si? São os mesmo jornalistas? Ou acontece por acaso? Rapazes e raparigas que lêem este blogue, esclareçam-me.

30 comentários:

Anônimo disse...

As noticias chegam da agência LUSA

Ana C. disse...

E como é que se consegue comprar um jornal desportivo TODOS OS DIAS?!!!! O que é que aquilo traz de novo? Ultrapassa-me.

Poupinhas disse...

è como eu te dido miss Kitty Fane, estava tudo à espera que o Benfica desse o pifo (perdeu com o trofense), que basicamente é uma boa equipa com uma idade média entre o 26 e os 32 anos.. Ora como o Benfica perdeu, o Porto segue-se.. Porto-Benfica é sempre aquel velha luta.. neste caso, acho que o Benfica mereceu esta abada. Embora sendo uma nortenha sou benfiquista, mas acho que mereceu. Em relação aos títulos, acho que houve um "combinaço", ou então têm muita pouca imaginação..
Um beijinho*

Bia Alegria disse...

Acho que não houve combinação nenhuma. Simplesmente, como diários desportivos que são (logo, com pouca imaginação uma vez que apenas dão destaque aos "grandes e ao "futebol") limitaram-se a escrever o óbvio!
É de resto o que acontece muitas vezes. Porque têm de dar as "mesmas notícias" dos grandes, apanham o que "é" notícia e passam para a primeira página. É falta de imaginação, mas também o óbvio do desporto!

Anônimo disse...

As noticias chegam da agência Lusa mas os destaques de capa são feitos no jornal. É uma coincidência. Acontece que os assuntos quentes tratados são muito semelhantes, por isso acontece por vezes os títulos saírem assim.

Tânia disse...

Olá ;)
Eu adoro futebol e por acaso andei em jornalismo.

Além das notícias chegarem da mesma agência, a verdade é que tb há uma falta de criatividade neste tipo de imprensa.

Ao menos bem que as capas podiam ser mais vermelhinhas mas pronto...

***Branquinha

Saltos Altos Vermelhos disse...

ridiculo é abrirem o telejornal com a noticia que o Benfica perdeu a liderança do campeonato! Por amor de Deus, isso é noticia??? e de abertura? Parece que houve um desastre ambiental ou humano! Ridículo!

Jonhy Cuidado disse...

Tal como alguém já referiu, a culpa é da falta de criatividade existente neste meio jornalístico!

Ou da falta de conteúdo do desporto Rei em Portugal!

Os estímulos gerados em torno do futebol são poucos, e aqueles que vivem do mesmo, encetam poucos ou quase nenhuns esforços na procura dos ventos de mudança!

O resultado está à vista!

aespumadosdias disse...

Foi a melhor notícia deste novo ano.
POOOOOORTO!

Sílvia disse...

Eu gosto de futebol sim, não em exagero. Quanto aos títulos, chamo-lhe falta de imaginação =)

Lady's Closet disse...

Sabes eu tenho a sensação que esse tipo de jornal é escrito por homens o que explica logo os títulos idênticos de uns anos para os outros.

Beijinhos

Sónia Pinto disse...

Deve ser mesmo falta de imaginação!
Mas acredita que se fosse o Porto a descer de lugar e perder a liderança, o titulo já seria do tipo: BENFICA MAIS PERTO DA LIDERANÇA!
Bjinhos.

Anônimo disse...

Não faço ideia nem nunca tinha reparado nisso...

E penso que os jornais desportivos, para as mulheres, provavelmente é como a Vogue ou a Activa para eles :) Uma seca, claro está!

Cátia Afonso, à espera que o Benfica seja campeão este ano :)

anf disse...

eu acho que acontece o mesmo com os outros jornais, só muda a ordem das noticias pois são as mesmas em todos os jornais, não acho nada estranho. Como todos são diários tem as noticias do dia.

Trintão disse...

falta de imaginação...?

Cláudia L. disse...

Ena pah, fizemos um post quase igual. Será que o fenómeno da coincidência é o mesmo?! Hummm...
Acho que é só falta de originalidade. E, independentemente das notícias estarem centralizadas na agência LUSA, nada obriga a que as manchetes sejam iguais.
Cá para mim, deviam era apostar num bom copywriter.

Anônimo disse...

na volta são os mesmos jornalistas que escrevem nos três jornais ...
tou a brincar =)

Me... disse...

Eu estou triste por ver a mesma notícia tratada de forma igual... meu rico Benfica! Andaram na boa vai ela durante o ano novo e foi o que se viu! Um pardalito em campO! Mas realmente há falta de imaginação na área do jornalismo desportivo e infelizmente só se dá atenção ao futebol. Nem um jornal falou das duas vitórias em volleyball da selecção feminina porquê?! Eu adoro futebol, mas gostava que as 1ª páginas destes jornais falassem doutras modalidades com o mesmo destaque!

(PS: Comecei a ler este blog há pouco e já estou fã, muito bom!! Parabéns e que o ano de 2009 seja aquele Ano...).

PB disse...

Este teu post chamou-me a atenção a vir aqui em outro blog. De facto, é uma mera coincidência, mas no jornalismo desportivo é muito normal acontecerem este tipo de situações. Enfim... mas o pior mesmo foram os resultados dos jogos! ;)
Gostei do teu blog. Voltarei.
Beijinhos

Angelik disse...

Olha se calhar são todos amigos uns dos outros e acharam piada a repetição!
Ou então copiaram a ideia de outro lado qualquer, só que tiveram essa mesma ideia "brilhante"!

Beijocas

Laidita disse...

Falta de imaginação?

Anônimo disse...

É bastante raro as capas serem iguais

Eu como fiel leitora dos jornais desportivos, garanto-te que os redatores dos jornais não devem ter ficado nada felizes.

Foi um acaso, bastanto cómico até, mas miracoloso, porque, por exemplo, quando o FCP ganhou a Taça Intercontinental (Campões do Mundo) e a Bola ou o Record, já não me recordo, fez capa com o SLB.

Enfim, há coisas irritantes e ridiculas, mas para quem gosta, da bastante jeitinho!

Fica bem

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Não, não combinam, mas os cús sentados no cargo de chefia acabam por terem a mesma diarreia mental. E nesta altura do ano, em que as ciosas do futebol são mais paradinhas, há que encher a manchete com alguma coisa...

Bruno disse...

Isso é fácil de compreender. Todos têm os telefones uns dos outros, e é sabido que nestes meios há muitas inimizades e muitas vontade de estender a perna em carrinho qual um Bynia desta vida airada... Quando me refiro a estender a perna, estou a falar de estender a perna aos que trabalham na mesma empresa, no mesmo jornal. Por isso, comentário puxa comentário, e as gordas da primeira página (isto não é nenhuma observação à história do Botero) não são segredo para ninguém antes dos jornais saírem. Depois, se calhar a melhor forma de ser criativo é apelar ao óbvio. Por isso, basta folhear os jornais para verificar quantas notícias são realmente novidade, e quais as diferenças (ou indiferenças) entre os vários jornais que se lêem por cá.

Já agora, convém dizer ao Anónimo que há notícias que chegam das Agências e que são copiadas ou formuladas a partir daí, mas não é este o caso, até porque as notícias de agência apenas servem para aqueles acontecimentos onde não esteve nenhum repórter do jornal.

Carlos Rangel disse...

É estranho nao é? Títulos iguais, fotos quase iguais... Não dá para perceber.

Carlos Rangel disse...

Bem, apesar das notícias virem da mesma agência, no caso dos jogos de futebol, cada jornal tem lá o seu jornalista e o seu próprio fotógrafo... Por isso é que é muito estranho sair o mesmo título e fotos quase iguais... Será que os fotógrafos estavam lado-a-lado e decidiram "clicar" no mesmo instante? Hum....

historias reais pro mundo virtual disse...

é como tudo na vida, Um titulo sugestivo...chama a atenção, neste caso para a venda de jornais.

olha Hoje mais uma história verdadeira Aqui.
Infelizmente neste caso de hoje da Drª. Etelvina não trata de discussoes de futebol nem TÃO POUCO de mais uma má acção do sr Anibal com mais uma empregada, desta vez é sobre violência doméstica : quando o Amor deixa de o ser ou nunca o foi, quem sabe.
Bj*

S* disse...

Simples: a noticia é igual para todos os jornalistas. E como muitos profissionais sao preguiçosos optam pelos cliches... "ano novo, lider velho". Mais que previsivel.

Bad Girl disse...

Eu esclareço: eles não têm por hábito dar notícias sobre o FCPorto. Antes a lesão no dedo mindinho de um jogador do Benfica do que a passagem à fase seguinte da Champions pelo FCPorto. Logo, não estão habituados a fazer isto. Logo, optaram (todos) pelo básico. Logo, deu nisto.
B3ijos

Firehawk disse...

na realidade para que é que são precisos três jornais desportivos diários. Não são. por isso e como num mundo em que se compram e vendem noticias á vontade é normal que todos escrevam o mesmo inclinando para onde mais gostam. Sabias que há paises mais evoluidos que o nosso que têm menos jornais desportivos diários? Veja-se a bela england!