domingo, 18 de janeiro de 2009

Cedências devem existir sempre, mas não vamos perder a nossa identidade


Heidi Klum e Evander Holyfield

Se há coisa que me faz alguma confusão são aqueles casais que fazem tudo juntos. As pessoas se estão juntas devem fazer coisas juntas. Mas não tem de ser tudinho. A não ser que tenham os gostos completamente iguais, o que é uma raridade. Tirando nesse caso, acho que cada um deve manter a sua identidade.

Ai ele gosta de futebol? Então vou já comprar a Bola e vou já acompanhá-lo ao estádio no próximo domingo, mesmo sem vontade nenhuma. Ai ela gosta de comédias românticas? Então vou já de mãozinha dada a correr com ela para o cinema, contrariado, já que o que eu queria mesmo era ficar em casa a ver a Sport Tv. O mais engraçado é que nestas coisas é quase sempre a mulher que se molda ao homem. Haverá excepções, como é natural. Mas a avaliar pela realidade que eu conheço, é quase sempre assim.

Mas porque é que as pessoas têm de fazer coisas que não gostam de fazer só porque o outro assim o quer? É óbvio que numa relação devem haver cedências, muitas cedências, mas eu não vejo uma relação com idas ao futebol aos domingos (só porque ele gosta. a não ser que não tivesse mais ninguém para ir e me pedisse com carinha de cachorro abandonado. aí eu ponderava e até podia ir. mas só nesse caso.) e sem incluir jantares com amigas, comédias românticas e lamechas com as amigas, compras sozinha ou com amigas (sem ter um homem a olhar para o relógio a cada cinco minutos, coisa que não suporto.).

Claro que depois não me admiro nada quando vejo casais a discutir em todo o lado (que é daquelas coisas que espero nunca fazer. as discussões, quando as há, querem-se entre quatro paredes, nunca à porta do cinema ou num restaurante.). É óbvio que não. Ora se as pessoas vão contrariadas, já se sabe que o verniz estala por uma migalha no chão.

27 comentários:

Glamorous Girl disse...

Totalmente de acordo contigo!

Miss G. disse...

Verdade. Verdadinha. Também me faz uma grande confusão as pessoas que parece que se tornam siamesas só porque namoram. E discussões em sítios públicos revelam uma falta de respeito enorme pelo outro. E pelo próprio também. E, quando chegamos à falta de respeito, sobra muito pouco para manter a relação de pé. Muito pouco? Talvez nada.

Saltos Altos Vermelhos disse...

A minha irmã é assim! Detesto! Eu cá em casa somos totalmente diferentes! Gosto de fazer coisas juntos, muitas até... mas eu tenho o meu espaço e os meus gostos! E respeitamo-nos mutuamente (acho que funciona mesmo por causa disso)
O meu jantar de amigas uma vez por mês é sagrado hehehe (entre outras coisas)

Jade disse...

Pois é mesmo verdade :) As pessoas não percebem que estar num relacionamento, é aceitar as diferenças sem as querer aniquilar...É que assim é, às tantas o outro sente-se sufocado e com razão :-) Quanto às discussões em público já n tem a ver com diferenças mas com educação, acho horrível, afinal a vida pessoal dos outros n tem de me entrar orelhas dentro...é que não me interessa nada!

S* disse...

De acordo.

Gosto que uma pessoa esteja comigo numa relaçao por inteiro. mas o que é demasiado enjoa.

Anônimo disse...

E verdade e infelizmente eu cai nesse erro e quando tentei por as garras de fora...nao foi nada bonito. Por isso, agora quando nao gosto ou nao quero faço-me ouvir.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Risca disse...

Concordo com o que dizes,especialmente a questão das mulheres se moldarem aos homens e aos seus rituais. As mulheres caem geralmente nesse erro (quanto a mim) precisamente porque preservam menos a sua identidade. E com o pouquinho que sei da vida, dá sempre mau resultado. Costumo seguir o teu Blog. Obrigada pela companhia. Gosto ! bjs

Ginger disse...

É quase sempre a mulher que se molda ao homem porque temos uma capacidade de adaptação incrível.

Alguma vez um homem conseguia (por exemplo) ter "três empregos" como a maioria das mulheres?!? Ou seja, terem uma carreira, serem a mãe que acompanha e ainda a dona de casa? NEVER!!
Não creio que seja por preguiça... é falta de capacidade mesmo.
Jamais se conseguiriam adaptar.

Venham as exceções à regra... que eu já ouvi dizer que as há. Poucas... mas há.

Sininho disse...

:) concordo contigo..aliás acho mesmo que o amor começa a morrer ( pelo menos o amor próprio) quando deixamos de ser nós próprios em prol da outra pessoa..afinal quando ela nos conheceu ...nós já tínhamos uma identidade própria...jinhos

1REZ3 disse...

Primeiro porque as pessoas são parvas. Desculpa. Segundo porque não está ao alcance da maior parte das pessoas a auto-estima/confiança suficientes para terem actividades a sós. Até porque penso que a maioria desconfiará dos afectos da outra parte.

PS: Gingerbread Girl: é com o máximo do respeito que te respondo. Não tenho a mínima dúvida de que serias a primeira a rejeitar de imediato um homem com essas características. Creio que vocês gostam dessa posição de "superioridade" (moral, efectivamente).

Rita Carapau Sardinha Frita disse...

Já tive uma relação assim como tu descreveste mas aprendi! É viver e aprender como se diz, não é? :)

E não sabe tão bem fazer programas com outras pessoas e dps chegar e levar muitos beijinhos, só porque tá tda a gente feliz e bem disposta :)

Beijinhos

Anônimo disse...

Eu vou à bola com o meu baby e antes não gostava de bola. Fui a primeira vez para ver e comecei a gostar. Qd quis ir ver o Mamma Mia ele fez o esforço e foi comigo. Acabou por gostar:)As pessoas não se tornam siamesas só pq namoram, mas sim pq estão apaixonadas e querem estar juntas a toda a hora. É o amor:)Se isso faz de mim parva ao menos sou uma parva feliz!

Blossom

Kitty Fane disse...

Blossom, eu estava a referir-me a pessoas que vão contrariadas (apenas o fazem porque o outro pediu) e que não se divertem, que são a grande maioria. É óbvio q se as pessoas estão juntas, se moldam ao outro, e gostam, melhor. Nada contra, muito pelo contrário. Nem em momento algum chamei parvas a essas pessoas. :-)

Fuschia disse...

No seguimento do comentário da Blossom, sim é verdade que por namorarmos com alguém damos por nós a fazer coisas que nunca fariamos antigamente, ou que detestavamos mesmo. Eu nao gosto de bola, mas se o meu namorado me pedisse, provavelmente iria, porque ia achar que me ia divertir na mesma.E ha muitas, muitas situações em que isto acontece, e que é saudável, porque acaba por nos faz abrir os horizontes.Agora, acho que o que o post falava, e eu concordo totalmente, é que há casais que fazem tudo tudo tudo juntos.E isso eu acho doentio.Porque eu adorooo estar a jantar com as minhas amigas, passar a noite em casa de uma delas, e conversar até de madrugada, ir jantar com amigos da faculdade, sem estar preocupada que o meu namorado me faça um escandalo por estar a sair e a divertir-me e a ter o meu espaço, sem ele! E este "espaço" e tempo para as outras pessoas é muito importante, primeiro porque nos faz pessoas mais felizes e completas, segundo, é o mais justo para os amigos que sempre estiveram do nosso lado, e além disso, porque voltamos para os braços do namorado cheias de novidades que estamos doidas por contar! Passar tempo a fazer outras coisas sem ser o casal junto não significa que não estamos numa relação apaixonadas, significa que amadurecemos e percebemos que é a maneira mais saudável de se viver a dois.

Anônimo disse...

É por essas e por outras q, qd se acaba uma relação, fica alguém de rastos, precisamente por causa da super dependência em relação ao outro...a pessoa perde-se a si mesma.

Trintão disse...

Concordo contigo mas às vezes a vontade estarmos juntos é tão grande que abdicamos de coisas que preferiamos fazer só para estar com a pessoa de quem gostamos. Eu cá faço-o sem problemas desde que depois "ela" me recompense devidamente... =)

Ana C. disse...

Esse é um dos segredos para uma relação duradoura. Fazerem as coisas de que gostam os dois, juntos. Fazerem as coisas de que gosta apenas um, separados ;)

Pp_FANTASMA disse...

You´re absolutely right Miss Fane:)

Isabel disse...

Olha, é por não fazer desse tipo de cedências que continuo solteirinha. A maioria dos homens adora mulheres que se anulam e eu não me anulo nem por nada.

Isabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
I. disse...

Concordo: somos um casal, mas não somos siameses ;)
E discussões em público, nunca. Coisa mais feia. Em privado e com maneiras, que é daquelas coisas que pode dar cabo de uma relação. Onde não há respeito- e aqui incluo o respeito pelo espaço do outro - não há nada.

Madalena disse...

Eu sou casada há vários anos e fazemos "quase" tudo juntos, pelo simples facto de que temos os mesmos gostos e objectivos na vida...damo-nos muitíssimo bem, é raríssimo discutirmos e levamos a vida, quase sempre, a rir...pode parecer enjoativo, mas para mim, não há coisa melhor na vida do que encontrar a nossa alma gémea...e procurei muito, pois sou casada pela 3ª vez :P
Parece que é verdade que à 3ª é de vez :D

Projecto de Blogger disse...

Tem tudo a ver com a pessoa que somos, com a pessoa com quem estamos e com a experiência de vida que trazemos de trás.

Não impeço a minha namorada, mulher, amancebada, unida de facto de fazer o que lhe apetece, com quem quiser. Só lhe peço respeito e honestidade (não só comigo, mas acima de tudo com ela própria).

Agora, verdade seja dita, compromisso que é compromisso tem que haver cedências....

Anônimo disse...

Acho que devem haver cedências de ambas as partes, para que as coisas funcionem. Agora não concordo que tenha que ser em tudo, até porque acredito que faz falta termos os nossos momentos a sós... Eu pelo menos sou assim e a minha relação até à data tem funcionado bem.

Nomyia disse...

Então e ela ou ele combinarem algo com os amigos e o par vir atrelado? E idas à casa-de-banho?Também vão juntos? Parece. Dá cá uma raiva!
*****

izzie disse...

Ora lá está... disseste tudo!
***