segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Baby-post


Eu nunca escreveria um post acerca de uma criança (neste caso, o meu sobrinho e afilhado), se ele fosse como as outras crianças. Ele é diferente. Mais bonito. Mais carinhoso. Menos birrento. E muito, muito mais inteligente. Para dizer a verdade, é sobredotado. É daqueles fofinhos, que brincam como as outras crianças, vêem o canal Panda, mas ao mesmo tempo devoram enciclopédias e documentários como se não houvesse amanhã.

Tem seis anos. Aprendeu a ler sozinho, naturalmente. Tem uma paixão enorme por aviões. Conhece todos os modelos. Conhece todas as companhias aéreas. E se lhe perguntarmos quais os procedimentos necessários para que um avião levante voo, ele explica-nos tudo. Conhece o cockpit de um avião como ninguém. Por isso, não é de admirar que um Comandante de um avião lhe tenha dito um dia "Tu sabes mais que muitos pilotos, rapaz." E ele ficou todo vaidoso. Adora que o elogiem. Que digam que ele é muito inteligente. Que oiçam o que ele tem para contar.

Por tudo isto, seria de esperar que quisesse um dia ser piloto. Mas não, quando for grande quer ser obstetra, porque quer "tirar os meninos das barrigas das mães".

Há dias, enquanto me ajudava a lavar o carro, no terraço da casa dos meus pais, disse-me: "Madrinha, hoje à noite, vai haver mais uma estrela no céu. É o reflexo do brilho do teu carro." É que a sua última paixão é o espaço. As estrelas, os planetas, os buracos negros, tudo. Ele sabe mais do que qualquer pessoa. Porque tudo o que lê e ouve, memoriza.

Como se não bastasse tudo isto, é a criança mais amorosa do mundo. Passa a vida a dizer-me "adoro-te madrinha" ou então "és tão querida". Dá-me um abraço muito apertado quando me vê. Comove-me imensas vezes.

26 comentários:

Jade disse...

Eu tenho um primo assim, espertissímo mas amoroso. Não é daqueles miúdos que acham que sabem tudo e se isolam ou deixam ficar os adultos mal vistos...É tb um amor e tem um sentido de humor especial...como eu compreendo este post :)

Carina Oliveira disse...

Gostei muito deste texto.
Como digo tantas vezes,
as crianças são apenas o melhor do mundo.
Aqueles sorrisos, valem tudo.

Beijinhos

Paula disse...

Que se mantenha assim para sempre!
Com coração de criança!
:)
Bjs!

Cathy Oh disse...

Como entendob perfeitamente o significado deste teu texto... Tenho um priminho ( três aninhos ) também assim: espertissimo, com umas tiradas de bradar aos céus e com uma ternura magnifica! :')

São tão lindas as crianças!

Um beijinho*

Anônimo disse...

Olha fiquei comovida também !
Que bem escrito pá!

Anônimo disse...

Tão doce:)

BlueAngel aka LN disse...

eu também babo quando falo dos piquenos que me rodeiam. Como te compreendo , Kitty, como te compreendo. beijos :-)

Anônimo disse...

Extraordinário tanta criança espertissima, inteligente, superdotada,etc,etc...o futuro do mundo estará em boas mãos!

Ju disse...

Fantástico!
Eu sei o que é isso, tenho 3 filhos, 11 sobrinhos e 14 afilhados e descrevo-os exactamente assim!
É bem como diz a maria, o futuro do mundo está em boas mãos.
B.Ju

Rui Silva disse...

Eu não compreendo o primeiro parágrafo.O teu sobrinho e afilhado não merecia um post se fosse como as outras crianças e como é que são as outras crianças...feios,agressivos,birrentos e estupidos.Nenhum pai nem nenhuma Mãe compreenderá isto.Parabéns para o teu sobrinho.

Ana Princesa disse...

Que maravilha Kitty, e quando eles se saem com perguntas e afirmações como:
- Porque é que temos pelos nos braços'
- cheiras bem e és linda!
ADORO!

Kitty Fane disse...

Oh conde pensei que se percebesse que eu digo tudo isso porque ele é meu sobrinho. Provavelmente dirás o mesmo dos teus filhos ou dos teus sobrinhos. É natural. Os nossos são sempre mais bonitos. nem que seja apenas aos nossos olhos.

Numa coisa é diferente. É sobredotado. E, apesar de hoje em dia, quase todas as crianças serem muito inteligentes, ele destaca-se em todo o lado. Porque, de facto, tem uma memória fora do vulgar e absorve todos os conhecimentos como ninguém. Tem conhecimentos muito acima do que é vulgar na sua idade. Eu sei do que falo. Trabalho com crianças e tenho outros sobrinhos. Ele nesse aspecto é diferente dos outros, sim. :-)

Rui Silva disse...

entendido.

Pantapuff disse...

ahhhhhhhhhhh tu gostas é que o puto te mime.... hehe

Cathy Oh disse...

É de mim ou o post da 'Maria' tem uma lve senso de sarcasmo ou ironia? O.o

Miss T disse...

Que ternura... O texto deixa-nos com um sorriso no rosto, a imaginar uma criança adorável e tão especial.

Trintão disse...

Tens um afilhado mt fofinho ;)
Se gosta de astronomia é óptimo. Ainda vai parar à NASA. :-D

aespumadosdias disse...

Dá para ver o orgulho que tens nele

Espiral disse...

Tecnicamente não é aos 6 anos de idade que se faz um diagnóstico de sobre dotação numa criança. Simplesmente pode estar tão só e apenas mais desenvolvido cognitivamente que os outros miúdos da sua idade. Normalmente essas diferenças alteram-se até aos dez anos de idade, onde estará com um nível de desenvolvimento igual aos outros miúdos.

Fora isso, sim, as crianças são a melhor coisa do mundo =)
Tenho pena de ser filha única e não ter sobrinhos nem nada que se pareça à volta, porque adoro crianças. É o que dá ter uma família pequena.

Beijo enorme

Espiral

V. disse...

E esses abraços enchem-nos tanto mas tanto....

leao.xxi disse...

Gostei imenso do teu post!!!!

Beijinhos

Spirit disse...

Excelente texto Kitty!
Adorei!
Parabéns pelo teu sobrinho... tia babada ;)

Sadeek disse...

Kitty...o puto é um génio...a forma como ele conseguiu enganar a madrinha com o motivo para querer ser obstetra é qualquer coisa de delicioso... ;)

BEIJOOOOOOOOO

Vanita disse...

Foi um dos posts mais ternurentos que li nos últimos tempos. Parabéns pelo sobrinho que deve ser realmente amoroso :)

Beijos

Anônimo disse...

bem, pelo menos ele brinca com os amiguinhos. É muito fofo. Se bem que às vezes assim meninos de 6 anos são sobredotados e precoces, e demasiado maduros pra idade, podem até nem brincar com as outras crianças, pois não têm as mesmas brincadeiras, ou seja, muitas vezes essas crianças de 6 anos podem estar ao nível ou quase ao nível dos pré-adolescentes entre os 11 e os 13 anos, mais ou menos, e até se aproximam mais e relacionam-se mais com esses, pelo facto de serem muito sobredotados. Bem, pelo menos não ficam restritos aos adultos dos 16 anos para cima (tudo na perspectiva e em função da criança com 6 anos), mas pelo facto de essas crianças sobredotadas terem amigos, maioritariamente acima dos 10/11 anos mostra o quão sobredotados são e maduros e crescidos em relação as crianças da mesma idade.

Ou seja, o quero dizer é que muitas dessas crianças socializam-se e dão-se mais, sobretudo com miúdos mais velhos.

Uma rapariga que eu conheci, com 13 anos era precoce, sobredotada e falava mais, interagia mais com miúdas entre os 16 e os 19 anos e às vezes ela ensinava-lhes algumas coisas, pela troca de informações e chegava a falar com elas sobre assuntos de miúdas, a maior parte das suas amigas tinham entre 16 e 19 anos quando ela só tinha 13

Ginger disse...

Oh... a modos que me enterneci... ^^