segunda-feira, 14 de junho de 2010

Os perigos das fotos na net



Quando criei este blogue, em 2006, pouco ou nada percebia da blogosfera. Por isso, punha fotos minhas a toda a hora, sobretudo no meu blogue de viagens. Era uma forma de as mostrar aos meus amigos ou à família e era uma forma de eu as ver quando queria.

Entretanto, o blogue foi tendo cada vez mais visitas e eu comecei a aperceber-me dos perigos disso. Comecei a aperceber-me que ter fotos nossas na internet, acessíveis a todos, é quase o equivalente a ter as mesmas espalhadas pelas paredes cheias de graffitis de uma qualquer cidade. Qualquer pessoa reles tem acesso a elas. Qualquer pessoa reles nos reconhece na rua.

Foi o que me viria a acontecer mais tarde. Houve uma criatura que pegou numa das minhas fotos, que possivelmente tinha guardada da altura em que eu as tinha publicadas, e abriu uma conta no hi5 namoro (que eu nem sabia que existia) com a minha foto e com o endereço de e-mail do blogue, a dizer que eu procurava relações sem compromisso e isto e aquilo (felizmente, nessa foto estava debaixo do frio de Paris, bem agasalhada dos pés à cabeça, enquanto as minhas "companheiras" de hi5 namoro estavam bem descascadas). Escusado será dizer que, durante semanas, recebi e-mails de todo o género, com coisas horríveis, com fotos dos próprios nus, com fotos do seu material de combate em grande plano, enfim, fiquei a saber que há por aí muita gentinha (neste caso, homens) ordinária. Para além disso, tinha sempre uns cem pedidos para me adicionarem no messenger. Não foi nada fácil.

Isto tudo para dizer que quando vejo pessoas a colocarem fotos da família, dos namorados, dos filhos (dos filhos, então, é coisa para me deixar à beira de um ataque de nervos) torço sempre o nariz, a pessoa não sabe mesmo o perigo que está a correr. Como alguém dizia ontem na reportagem da sic - a internet devolve-nos sempre o uso que fazemos dela (e aqui pode ser em bom, ou pode ser em mau, e quando é em mau, é mesmo em mau).

20 comentários:

Roxanne disse...

Eu desisti ao fim de pouco tempo das fotografias na net... sobretudo porque nao me sentia bem com a exposição a que poderia estar sujeita!

Artemisa disse...

Foi exactamente por isso que cancelei a minha conta no HI5... Comecei a achar estranho estar exposta daquela maneira, pois não sabia quem estava do outro lado a ver as minhas fotos...

Bjx

Gelatina de morango disse...

Eu sei que é um assunto sério mas parti-me a rir com a do hi5 namoro (sorry), não sabia da existência de tal coisa!

E mesmo as fotos do facebook, que qualquer pessoa que tenha acesso a elas pode guardá-las no seu pc?? Acho uma enorme falha do fb essa!

Vida de Gorda disse...

Concordo completamente contigo em tudo o que escreveste.

Pfff....é pena haver esse perigo e esse tipo de pessoas pois se estivessemos seguras podiamos nos divertir um pouco mais a mostrar as fotos de coisas que fazemos sozinhas ou com amigos. Mas infelizmente nao dá. Bom post

rosaamarela disse...

Na TVE passa uma publicidade sobre o tema, bastante elucidativa... patra chamar a atenção dos jovens para não o fazerem, mas a mim mais que os jovens "incomoda-me" as mães que põem as criançinhas na net.


BOM DIA!

BUBBLES disse...

Pois, é por isso que ainda não aderi ao FB nem Hi5. Há mais pessoas com más intenções a deambular pela net, do que aquelas que são nossas amigas. É um perigo publicar fotografias nossas na net! Sabemos lá o que podem fazer com elas... Há pessoas que contam a vida toda nessas redes sociais e colocam fotos de td e mais alguma coisa ao alcance de todos! Não percebo...

Carmo disse...

Eu tenho HI5 e Facebook, mas estão ambos bloquados, ou seja, só os amigos, aqueles que eu aceito, é que têm acesso à minha informação, mas acredito que mesmo assim as coisas podem acontecer e todo o cuidado é pouco.

Criei muito recentemente um Blog e mão tenho intenções de colocar fotos minhas ou se o fizer não será de maneira a que me vejam...

Quem coloca esse tipo de fotos na internet deve ter consciência das consequências que certas fotos podem vir a ter, pois há por aí pessoas muito mal formas, a todos os aspectos.

Tulipa Negra disse...

É bem verdade que a privacidade na net é praticamente inexistente e é preciso muito cuidado com o que divulgamos. Mas acho que com cuidado e discernimento podemos continuar a divertir-nos e a mostrar apenas o que queremos.
Também me afligem muito as fotos de crianças que os pais colocam nos sites sem ter noção do perigo que podem estar a correr. Há outras formas de as mostrar aos amigos sem partilhar com o mundo inteiro.

Sérgio Mak disse...

É por isso que eu publico sempre fotos minhas na internet logo todo peladão.

Ao contrário do efeito que relatas. a tendência é para afastar toda e qualquer tentativa de contacto.

Mi disse...

Confesso que também me faz confusão as pessoas porem imensas fotos delas e dos filhos nos blogs, ou em qualquer outro sítio da net...
kiss

elmy* disse...

Não deve ter sido nada mesmo nada fácil, na realidade deve ter sido horrível.

Vai achar estranho mas eu tenho só quase vinte anos e venho ao seu blogue todos, todos os dias e varias vezes por dia e amo este blogue, a serio.

Outra coisa que vai achar estranho é que não tenho qualquer rede social e actualmente nem no msn tenho foto minha. Mas, agi assim por nenhum motivo em especial.

E, por último, queria a sua autorização para meter este texto no meu blogue. Como é óbvio entre aspas e claro, é dito que o texto é seu. Se dizer que não autoriza, eu não vou ficar zangada e nem vou colocar o texto.

Beijo
Elmy*

Marta Rola disse...

O problema é quem faz mau uso da internet e faz uma trama disso!
Eu ando em tribunal por causa de uma falsa página de hi5 que me fizeram. As pessoas não ganham consciência!

Paula disse...

O pior são os blogs de mamãs e filhos,cheios de fotos e sem perceberem que se estão a expor a um mundo que nem sempre tem as melhores intenções...

J.R. disse...

Conheço uma senhora que no facebook só coloca fotos dos filhos. E ainda são os dois bem pequeninos. Acho um tremendo disparate. Tudo bem que tem orgulho nos filhos, mas não precisa de os mostrar a meio mundo.

prada disse...

Todo o cuidado é pouco, num mundo onde o crime de rapto e tráfico de pessoas está a proliferar.
Então expor as crianças acho mesmo muito insensato, mas é apenas a minha opinião!

Turista disse...

Sou novata nisto da net e não tendo visto a reportagem da SIC, não sabia dos perigos que podem existir na colocação de fotos no blog. Obrigada pela dica.

Joana disse...

Concordo plenamente, mas de que serve termos paginas pessoais como facebook, hi5 etc se nao temos uma foto nossa ?

Em relaçao ao que Gelatina de Morango disse, o facebook nao tem como evitar que as pessoas tirem as fotos. Mesmo que bloqueassem a opçao "Guardar imagem" há sempre a alternativa de fazer um printscreen e colar a imagem no paint, por isso nao ha como esses sites conseguirem evitar que as nossas fotos sejam "roubadas"

Simplesmente Ana disse...

Subscrevo. O meu blog é privado (mesmo privado, só para mim e para o meu marido) e, mesmo assim, não ponho fotos nossas (da minha filha muito menos) e não ponho nomes nem locais que frequento no quotidiano. Pode ser excesso de zelo, mas já vi muitas coisas más pela blogosfera.

lau-lise disse...

por acaso abri o meu blog agora recentemente e postei algumas fotos, ainda bem que nao postei fotos da minha pessoa e só de sitios onde fui..fizeste me pensar... obrigada, terei cuidado... bjinho grande e obrigad pelo teu exelente blog =)

kika disse...

aconteceu-me o mesmo, deu-me repugnância perceber que usavam as minhas fotos para esse fim. mas contactei a equipa do hi5 e foram 5 estrelas, rapidamente solucionaram o problema, mas aprendi com a situação.