quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Põem cada nome às crianças
Eu não sei o que se passa na cabeça de muitas mães e pais quando põem certos nomes às crianças. Já ouvi falar de Cereja. De Mel. De Noah (sim, isto em Portugal). De Sol. De Índia. E já nem falo das Cátias Vanessas, mais das Soraias Cristinas ou das Jessicas e das Biancas. Isso é chão que continua a dar uvas. Mas este hoje conseguiu surpreender-me - Nuna. Não, não é Nuno. É mesmo Nuna.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
79 comentários:
Coitdada da criança. Aqui perto há uma Simara Micaela...deve mais tarde orecessar os pais! Bj:-)
Tens algum problema com o nome Cátia?
Só com o nome Cátia Vánessa. :-)
Simara Micaela...tenham dó!!!!
O problema é que as pessoas não brincam com bonecas na altura própria e quando têm filhos esquecem-se que o que têm nos braços é uma Pessoa, que não é propriedade dos pais, que tem uma vida própria e que provavelmente um dia concluirá que quando lhe puseram o nome os pais não pensaram nela mas unica e exclusivamente em si próprios e nas respectivas fantasias.
Eu sei que não se deve acreditar em tudo o que aparece nas revistas cor-de-rosa, mas... a propósito da Mel e do Noah (Noé, em português), filhos do casal-maravilha Diana P.+Tiago Monteiro, li numa dessas revistas, antes do bebé Noah nascer, uma afirmação do género "não gostamos de nomes estranhos"...
hã???
Já tinha ouvido esse nome. Medonho realmente! E tive uma colega que se chamava Vânia Paula... Coitada!
Bjinho*
Anda tudo doido, não sei é como aceitam esses nomes!
Coitada da criancinha quando for para a escola... lol
BJS*
Wow, eu gosto de Jessica. Pronunciado à francesa, Gêêêê-sssssiiiiii-cââââââ e não Jéééééssica.
Mas na mesma, Jessica. Algo contra Jessicas?
*A Elite criando movimento pro-Jessicas*
Beijo meu ♥,
A Elite
Para além desses todos, já estou farta dos Martins, dos Simões, Tomás, Constanças e afins.
O problema dos nomes esquisitos é que dificultam especialmente a vida da criança e do adulto. Têm que ser mais resistentes ao gozo que o normal. Além de que, para a maioria dos mortais, é mais difícil levar a sério uma Dra. Simara Micaela (combinação, diga-se, explosiva) do que uma Dra. Inês Maria.
Tenho uma colega.. Nela Leopoldina..
Nem ela gosta.... assina Nela L.
:))))
Mas.. Nuna????
Ai JAZUSSSSSSSSSSSSSS
Realmente... Nuna...
mas olha que o meu filho vai chamar-se Noah... mas eu também não vivo em Portugal portanto aceita-se :)
E realmente Catia Vanessa (god!) mas pronto ao gostos...
eu confesso qe gosto de noah e de mia, por exemplo. embora n seja muito adequado, afinal somos portugueses.
by the way eu conheço uma menina chamada "luna". sim como a gata luna das navegante da lua!
kkkkkk Essa de nomes foi ótima!!!Bem, eu trabalhei na saúde muitos anos, e pasmava-me ao atender anualmente algumas pacientes (entre 40 e 90 anos)de nomes curiosos:
- América do Sul e América do Norte (essas eram irmãs)
- Agatônica (é... a mãe teve como "fonte inspiradora" a água mesmo... rsrsrsrs vai entender...)
Eram tantos... A família da "Madeinusa" frequentava a clínica que eu trabalhava... E sim, verdade, não é história de internet não, a mãe colocou o nome "lindo" que viu na etiqueta de uma roupa (MADE IN USA)!!!!!
Eu, particularmente, não gosto de nomes "estrangeiros", ou até esse "inventos": WERVERSON, MICHAEL, TIFANNY, KELLY E ETC... As variações oriundas de outros países também não me agradam, como: Filipo (aqui, é Felipe e pronto!), Luca (kd o S???rsrs), Rachel (QU por favor!). Mas há quem goste! Minha cunhada por exemplo, adora "incrementar" os nomes com as letras K, H, Y!!!! rsrs
E eu???? Bem, mamãe se chama ADIRLE (nem ela sabe porque, e nunca, NUNCA achei, nem na internet, alguém com esse nome). Papai se chama Sebastião. Daí, eu e minhas irmãs:
- Suzana Andréa
- Sinai Angélica
- Simone Aline (euzinha!!!)
Todas com S de papai e A de mamãe!!
rsrsrsrsr
Pior, eu ADOOOORO 2 nomes (acho que por influência da mamãe, né?rs)
Então, tenhos meus 2 filhotes:
- Daniel Henrique, de 6 anos
- Marcelo André, de 2 anos
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem gente que gosta, gente que acha super estranho, gente que diz: "cruzes"!!!!! rsrrsrs
Mas, como tudo na vida, gosto é que nem b... cada um tem o seu!!!
Adorei o post!
Bjks
Eu sei a origem desse nome....
Teve a ver com o facto do Pai se chamar Nuno e também com uma aposta de quem e que usava calças lá em casa!!!!
Mas entretanto afianço que, pelo facto do nome se estar a tornar popular (acreditem ou não, na escola da menina já existem mais 4!!), a miúda em causa sente-se radiante de ter sido a primeira!!!!
Desde que descobri um tipo (não em Portugal) chamado Email, já acredito em tudo.
Inteligente Kitty Fane, já sabiamos!
Mas concordo ,porque um nome esquisito é traumatizante na maioria das vezes... mas gostos não se discutem e as crianças são indefesas , não é??
Pois posso dizer-te que conheci em tempos uma miúda amorosa amorosa que atendia pelo nome Nuna Poliana!! Sim, leram bem, POLIANA! Ao que parece a mãe gostava muito de um desenho animado com o mm nome...!! Ele há doidos para tudo***
A propósito do Mel, e blá blá... um dos meus nomes preferidos é Maria do Mar! São gostos. E gostos não se discutem. Eu não gosto de Rita e é um nome super vulgar, assim como Ana.
Mel, até me agrada! beijinhos*
Conheço uma Safira Inês. E por falar nisso também conheço uma Luana Inês
Desde que conheci uma pessoa que se chama Cleófano...nenhum nome me surpreende!!!
Nuna é um nome bem antigo. Eu tinha duas Nunas na escola. Uma delas foi um "encosto" que andou comigo desde a 1° classe até ao 9° ano. Chamava-se Nuna Cláudia. Era altamente competitiva pq era filha única e os Pais queriam que ela fosse sempre a melhor. A seca é que ela comparava sempre as notas dela...com as minhas. Enfim, só pra dizer que o nome tem pelo menos 33 anos.
Tive uma amiga na faculdade que se chamava Maria Rui. Gosto. É muito diferente, mas gosto. Só há duas em Portugal, a ginecologista da Mãe da Maria Rui que a ajudou a dar à luz, e ela. :)
Hoje li-te no 24 horas....granda pinta e ainda por cima concordo com o texto...muito bem ( mesmo que não concordá-se). Acho que vais destilar por ai umas invejas. Rui S.
Oi? Nuna? Já há "luna"... Teremos num futuro próximo "runa", "Ulissa", "Miguela" e quem sabe "Mafaldo", "Saro", "Liliano"??
Onde é que esta gente vai buscar os nomes??? Sem noção!
Nuna - nome de origem hebraica que significa peixe?!?
Os de antes ainda eram piores... da minha família: Quitéria, Cesaltina, Isaltina, Gertrudes, Emerenciana, Leonilde... etc...
Valeu-me o meu padrinho!!!
Paula Alexandra!!! (embora tenha primas que teimam em chamar-me Paula Cristina!)
E tive uma colega de secundário chamada Célia Paula!
Ele há com cada uma...
LOL! Anseio tb pela versão feminina de Pedro... PEDRA!
As pessoas habituam-se aos nomes, e também associam os nomes às pessoas, ou seja, eu posso passar a gostar de um nome por ser o nome da minha melhor amiga e eu o associar a ela.
E há nomes que há uns anos eram considerados estranhíssimos (como Santiago, por exemplo), e agora são muito comuns.
Claro que há determinadas escolhas que estão mesmo a pedir que os filhos sejam gozados na escola, mas há outras que podem depender do hábito, dos gostos do momento, e de muitas outras coisas.
Eu não gostaria de ter um nome "inventado", mas confesso que também não gostaria de ter mais umas 5 pessoas na turma com o meu nome.
Quanto aos nomes não portugueses, felizmente em Portugal há uma lista com os nomes aceites, que evita exageros. Uns amigos meus brasileiros acharam isso estranhíssimo! Eu, por acaso, acho muito importante.
Qu'horror!
E Juliana Julieta, gostas?
Conheço uma miuda que tem essa nome...!!!!
Horrivel a conjugação dos 2 nomes!!!
Já me tinha deparado com o nome Nuna. Mas logo a seguir conheci uma Joela e passei a achar Nuna aceitável na medida do possível... Isto vindo de uma pessoa que conhece duas Davinas (singular: Davina).
Tadinha da menina, vai ficar com um trauma, que nome feio!
Eu concordo que gostos não se discutem. Por acaso, tenho uma grande amiga chamada Nuna, ou seja, o nome em si não é novidade, há pelo menos 30 anos andam para aí Nunas. :) Tenho também dois casais amigos com bebés pequeninas, uma Mel e uma... Nuna! Sim, tenho DUAS Nunas na minha vida. :)
Independentemente disso, qualquer pessoa é livre de gostar ou não desses nomes. Não acho que uma criança chamada Nuna ou Cátia Vanessa vá sofrer mais na escola do que um Luís-tira-o-dedo-do-nariz ou André-cheira-a-chulé (que ninguém se ofenda, eu até gosto dos nomes, estava apenas a recordar os massacres a dois colegas meus da primária).
Pessoalmente, os nomes que menos gosto são sempre os que estão na moda. Fico farta de os ouvir em 3 tempos.
Ui já conheci tantas Nunas, deve ser nome do norte :) (não que eu goste...).
A minha mãe tem uma paciente que pôs à filha Priscila mas não consegue dizer então chama à filha "Pexila".
Pois... a filha da Solange F.
A rapariga está a impingir a sua própria identidade à filha... tá mal, muito mal...
Tenho um Diogo, um Tomás e um Miguel, adoro os nomes dos meus babies:)
Depois também temos os Patrickes, os Apolos, as Bebianas, os Fábios e as Micaelas...hhuurgg!
Sem dúvida, o embaraço é maior para quem carrega o nome.
Também não posso com tanta possidonice de Martins e Constanças a nascer como cogumelos.
Gosto muito de um nome que toda a gente diz ser de velha. Maria Guimar.
Pelo menos, podemos contar com a legislação portuguesa (que até é rígida nesse aspecto) para comtrolo da muita imaginação que paira por aí.
Ah, ok. Então fico mais descansada. :) Ainda não percebi é como é que a Diana Pereira e o Tiago Monteiro conseguiram por esses nomes tão tipicamente portugueses aos filhos. Pensava que não deixavam. Mas, para mim, nada bate as Jéssicas e as Éricas.
Sugestão: ler o Freakonomics, interessante o capitulo dedicado à escolha dos nomes e a sua influência na vida das pessoas. Uma escolha feita hoje com dada intenção e o peso desse nome socialmente daí a 30 anos(para a realidade dos USA). Exemplo adaptados a Portugal:As pessoas escolhem nomes para enquadrar num determinado meio social como os Martins, Bernardos, Cosntanças e afins pois eram nomes ligados a um meio mais aristocrático, dada essa banalização esses serão, se já não são, os Tó Zés de amanhã.
Eh pá eu adoro nome de Mel, de caetana de benedita e caosto. da vez que os digo, a cara das pessoas tranforma-se, mas cada vez mais eu gosto. Agora Nuna é algo de estranho mesmo
E agora a propósito dos nomes estrangeiros, mais propriamente sul-americanos, quem trabalha com os portadores é de facto um espanto...um dia destes identificava-se um do outro lado da linha telefónica: "Oi, aqui quem fala é o Ferrari, tá lembrada?"
Mas porque esta o anonimo farto das constanças????olha eu so conheço uma e é a minha filha, não é um nome da moda e se for???afinal diogo, pedro, joão e manel não há ai aos pontapés....ai anonimo que coisa!!!!!
Teve piada a do Email ;o)
Sónia
E qual é o problema das Biancas?
Ahahahah ela continua a insistir nisso? Ou seja a Solange F?
Acho é piada que dantes era "alérgica" a dar entrevistas (quando começou a sair que estaria grávida) e, de repente, toca de falar com tudo e todos sobre a sua Nuna...deve ter-se apercebido que assim teria uma data de coisinhas que até dariam jeito e poupava uns euros bah
Com tanto nome esquecem-se que depois uma pessoa cresce a ser gozada ... mas enfim cada um sabe de si :-(
Há nomes muito maus. Pobres crianças! Eu não gosto especialmente do meu (e não é dos piores) mas enfim, tenho que viver com ele.
Sei da existência de 2crianças irmãs de seus nomes: Edna Máaaarisa e Yara Margarida!!!Lindo não é?
Mas agora fora de brincadeiras tb já não se aturam as Constanças, Martins e Lourenços porrraaaaa
As betas tb já andam a perder a imaginação.
Marta =))
eu tenho com o nome catia...
Eu por acaso não conhecia o nome mas pelos visto já é antigo. Mas não gosto particularmente. Mas tb acho que essa senhora tem um bocado a mania que é toda radical... Andorinha, existem mais do que 2 Marias Rui em Portugal, eu tenho uma prima com esse nome. E as duas irmãs tb têm nome em que misturam nome feminino com masculino. Na altura quando puseram o nome todas as pessoas da familia acharam o nome esquisito, mas depois lá nos habituamos, mas passados quase 12 anos deve dizer que continuo a não gostar do nome. Mas é tudo uma questão de gosto, eu gosto de nomes ditos normais, a minha filha chama-se Sofia, mas acredito que muitas pessoas só gostem de nomes fora do normal talvez para se diferenciarem, mas para as crianças por vezes é complicado...Beijinhos
Quem trabalha na Saúde já não se espanta com nada. Eu desde q vi um Elton Joni e uma Leidi Daiani (assim escritos mesmo!) acho Nuna perfeitamente normal!
:D
Tambem nao gosto de nomes estranhos. Um nome comum até pode parecer banal, sem imaginação, mas ao menos nao cai no riduculo
A minha filha é Marina Luna, de mãe Portuguesa e de pai Brasileiro. Eu escolhi Marina e o meu marido Luna, ficou exótico sem nós querermos e até agora só temos ouvido boas reacções... A filhota tem quase 10 anos e gosta muito do nome dela!
Gostos são gostos é verdade...mas tem que se pensar em não prejudicar a criança e condenar-la a ser o alvo de brincadeiras idiotas durante a escolaridade...
Pessoalmente detesto nomes americanizados.. Bryan kevin e Tiffany Vanessa foram os que mais me chocaram...
LOL Já me fartei de rir c os nomes q por aqui vi! As manas América do Sul e América do Norte e o Email!! DEMAIS! N vão passar pela vida de uma maneira discreta, n senhora. Pena é isso n ser uma escolha dos próprios...
Eu conheço alguns nomes engraçados de crianças que vão ao meu serviço, as que me lembro agora são Auxiliadora Lúcia (sim, isso mesmo) e Micaela Cinderela.
Beijocas
Nuno é um nome tão bonito!!! ;)
Beijitos,
Nuno.
Eu conheço três irmãos com nomes muito peculiares: Brenda Daisi, Cid Omar e Nanci Lea. Não satisfeito, o Cid Omar teve um filho e decidiu chamar-lhe (imaginem!) Isaac Omar... Sim, são portugueses - sem comentários!!!
Conheço ainda uma joia de pessoa e uma cabeça daquelas que teve a triste fortuna de lhe calhar o nome de Décio Nazário (e tem um irmão que se chama Brécio!!!). A imaginação desta gente para nomes escabrosos não tem fim!
Que estranho! Eu sei que Portugal até tem uma legislação bastante rígida no que toca a nomes próprios, especialmente se ambos os pais forem portugueses. Acho que para se poder pôr um nome mais 'criativo' terá de se sujeitar um requerimento e escrever o nome "à portuguesa". Eu conheci um Quevine (Kevin)... E aqui fica o link dos nomes autorizados em Portugal (e alguns recusados): http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/vocabulos-admitidos-e/downloadFile/file/NomesAdmit31122008.pdf?nocache=1246801620.25
Conheço uma Sérgia. :)
Noah adoro. Com h para rapaz e sem para rapariga. Mas isso sao outras vidas e outros gostos. Outros significados. Mil vezes melhor k qualquer um desses nomes em bom portugues lol Mas lá está, é tudo uma questão de gosto ;)
O que me fizeste rir...Nuna é fabulástico...lol... Por acaso, a modelo que agora não me lembro o nome pôs Mel à filha. E o Noah é quem? Índia sei que é a filha da Mamalhoa...lol...Jokinhas
Cada vez mais se vê nomes que não lembra ao diabo.. (culpa da aldeia global? dos suplementos alimentares que estimulam a imaginação?? who kowns..)
Mas tenho de partilhar qual foi o nome mais estranho que alguma vez vi: Abakarina Cynderella (escrito tal e qual)
Surreal!
Conheço Sara Cristiana Constantino Maria, entre outros do género. Parece que os pais não têm senso nenhum no que toca a escolha de nomes.
Já nem me dou ao trabalho de comentar as rídiculas escolhas...
pois para mim piroso são as carlas, as sandras e as cristinas, há tantas q até mete impressão.
ó sandr'isabel!!!
ó carl'isabel, anda cá!!!!!!!!!
ó sandra cristina!!!!!!!!!!
Eu já fui professora de uma Oscarina, de um Rudi e de um Jony Axel... Todos portugueses!
Eu cá desde que conheci no trabalho uma Cibelina Patúlcia e tive que me aguentar uns bons minutos sem desatar a gargalhada não me admiro com nada...
(Nota: era uma velhinha de uns 80 anos,... mas mesmo assim... cibelina patulcia!!!)
Há umas semanas ela foi convidada do Alvim na Prova Oral e disse que o nome da bebé seria Nuna. Eu nem sabia que isso existia no feminino, mas mesmo existindo não quer dizer que seja bonito. Porque não é!
Não percebo porquê tanta admiração ... Nuna é um nome como outro qualquer feminino de Nuno -, por acaso não gosto mas não acho estranho...
Se há Tiagas (fem. de Tiago) porque não Nuna?
A um dos leitores: o feminino de Pedro é Petra e existe...
Marias Ruis também há várias, só eu conheço 3...
O nome mais estranho que já ouvi foi Maria da Ambulância e isto porque a dita nasceu ainda na ambulância =)
A minha mana chama-se Adriana Jorge e eu adoro =) A minha mãe é que teve que ficar horas para registá-la porque, na altura, para se registar um nome feminino com um masculino, o feminino tinha que ser ou Ana ou Maria, mas ela tanto barafustou que lá conseguiu.
Belo post =)
Beijoca
Há muitas Nunas. Na minha sala há uma Nuna, tenho uma grande amiga nunca vi nenhuma ser gozado. Prefiro um nome assim do que a falta de originalidade das Luna, Luana, Beatriz, Margarida, Matilde, Mariana e afins. Ao pontapé e vão acabar por ser chamadas e "ó Silva, Ferreira, Vasconcelos" por ser imensas e chamar pelo apelido é mais fácil. Não sou adepta de Nuna, mas já o prefiro a esses que enunciei e mais alguns que já não se aguentam.
Bem,não seria nome para dar à minha filha mas não me choca.
Ao que parece é um nome bastante antigo, na senda de outros como Sancha, Miranda, ou Marinha(!), este último nunca tinha visto mas está na lista dos nomes autorizados e ao que parece era muito comum no sec. xv!
E Melânia Quitéria, ah? Acho este quase imbatível!
Conheço uma Petra Denise! que presumo que vá processar os pais quando crescer.
Acho a combinação perfeita LOL
Nuno é um nome tão bonito!!! ;)
Concordo plenamente. O meu fiho chama-se Nuno Goncalo, Nuno escolhido pelo pai que e holandes e Goncalo escolhido por mim (desculpem a falta de acentos e o c sem cedilha, culpa do meu teclado). Alias, acho ridiculo quando ambos os pais sao portugueses e dao nomes estrangeiros aos filhos.
Tambem ridiculo e o facto de ate ha poucos anos nao haver acordo entre os paises da CEE no que diz respeito a apelidos. O meu filho tem um so apelido na Holanda (o do pai) e dois em Portugal. Isto tudo porque um funcionario do registo civil de Amsterdao, depois de um colega ter dito ao meu marido para registar o filho no consulado portugues com os dois apelidos se recusou depois a alterar o registo para incluir o meu apelido.
Neste momento ja o fazem sem problemas, mas continuam a recusar-se a fazer a alteracao.
Foi assim que fiquei quando há 5 anos atrás o meu irmão e a minha cunhada me comunicaram que a sobrinha que vinha a caminho se iria chamar NUNA Maria. Não acreditei, disse-lhe que isso ía ser traumático, tentei convencê-los que não iam conseguir regista-la... em vão. Tenho uma sobrinha chamada Nuna que é a luz dos meus olhos, mas a quem chamo Maria! A mania das pessoas quereram ser diferentes às vezes fa-las cair no ridículo!
Nuna conheço uma...
Mas há piores...
Efigénia
Edviges
Viviana Patrícia
Rosa Branca
Maria da Republica
Maria da Constituiçao
E são todos nomes verídicos !!
Ele há cada um...
Ao ver o resto dos comentários lembrei-me de mais... :D
Sara Miguela
Érica Miguel
Germinal Fernando
E por aí adiante...
É um espectáculo..
Pois eu detesto:
Matilde, Martim, Tomás, Gonçalo, Inês, Salvador, Mariana, Madalena and so on.
Tudo que seja nome da moda, eu simplesmente detesto.
Nuna não me aquece nem arrefece. É diferente, só isso.
eu cá conheço uma Jazilda, e uma Caia Neia.
Nuna??!! Deve ser provavelmente o nome mais feio de sempre, apre!!
Agora Noah, Mel ou Índia, gosto; acho giro e original.
Maria
Postar um comentário