quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pergunta da semana # 12 - Pedido de namoro - Sim ou não?


Sophia Loren

Longe vão os tempos em que só depois do pedido de namoro é que se partia para o resto. Hoje é ao contrário. Hoje faz-se tudo antes, e depois, se valer a pena, pede-se namoro. Ou não. Há muitas relações que começaram e nem tiveram um pedido de namoro em condições. Eu já tive uma dessas. As coisas foram evoluíndo e quando dei conta já ele me me apresentava como namorada. Mas isso foi uma excepção. Em geral, dou muita importância a um pedido de namoro. Por isso, modernices à parte, e respondendo à pergunta - Pedido de namoro? Sim.

43 comentários:

V. disse...

Pedido de namoro? Não. É uma formalidade para marcar o inicio de uma condição que acho que deve evoluir naturalmente de um estado para outro.

M disse...

Fazendo uma viagem ao passado, dou-me conta que, para mim, o pedido foi importante em relações onde eu não me senti totalmente segura dos sentimentos da outra pessoa e das suas "intenções". Quando conheci o meu actual namorado, a relação evoluiu de uma forma tão natural que em pouco tempo ambos nos considerávamos namorados. Por piada, no nosso 1º fim-de-semana fora, (já estavamos juntos há 3 meses) ele pediu-me em namoro. E ainda hoje, frequentemente, me pede em namoro. :)

Vera disse...

Depende... O meu teve pedido e eu adorei. Mas cada caso é um caso...

Teresa disse...

Pedido de namoro?? Sim...Simmmm...Melhor ainda quando esse pedido de namoro surge inesperadamente e nos retira o folego...o meu já lá vão 5 anos e obrigada por me fazeres lembrar desse momento~tão especial!! Beijooosss kitty***

Anônimo disse...

Sim, claro. E logo com a Sophia Loren na fotografia... Que mais pedir??:-)

Anônimo disse...

Pedido de namoro?? Pra quê? Qual a diferença?
Nunca me pediram e já estou casada quase há 21 anos. ;)

Então, se queres ser pedida em namoro, também só te vais sentir "bem", se fores pedida em casamento, ou seja, viver juntos não será a mesma coisa... Pois. A isso, chama-se segurança. Ou falta dela. Mas acho bem! E o inverso, pode ser? (elas pedirem namoro/casamento a eles)

Anônimo disse...

Cambada de ressabiadas pah...só não gosta de um pedido de namoro quem não o tem na sua história!!! E isto sou só eu a falar...

Anônimo disse...

pedido de namoro? não. mas um "vamos lá esclarecer o ponto da situação" é sempre útil.
Isso de a relação ir evoluindo e depois, quando se dá por ela, ele já apresenta como namorada não sou muito apologista.

Vida de Gorda disse...

Eu tive um pedido de namoro na minha relacão mais douradoura (3 anos). Os homens quando querem ate conseguem ser perfeitos cavalheiros.

Ser pedida em namoro é um preview do ser pedida em casamento. É sempre giro mesmo que a gente venha a dizer que nao. hahahaaha

Ana A. disse...

para mim, sim!

Clara disse...

eu até já fui casada e nunca fui formalmente pedida em namoro...confesso que acho um bocadinho uma coisa antiga [quero dizer, falamos na coisa e tal mas n com tanta formalidade].

confesso que há certas coisas que não gosto que me peçam [para me beijarem, por exemplo].

já para casar acho assim...essencial ;)

Marisa disse...

Eu tive direito a um pedido de namoro e gostei muito do momento.

Miss Silvers disse...

N acho que seja necessário pois pode ser uma coisa natural. Podem considerar-se pedidos tácitos, certo? M lá que é romântico...eu acho q sim. :)

Sofia disse...

Por mim SIM. É bonito, é romântico... Eu gosto!

ANA disse...

Quando não existe esse pedido (e não tem de ser dele...) é complicado cada um perceber "onde anda". Às vezes o que é natural para um, para o outro é óbvio que não. Enfim... e isso de ir ficando... tem muito que se lhe diga, mas decididamente não é um namoro!

Good post!

- disse...

Pedido de namoro? Sim.
Esperar pelo pedido de namoro para avançar para a coboiada? Não necessariamente.
Fazer o pedido de namoro após a coboiada? Claro, até lhe confere mais beleza, demonstra que não foi uma jogada de lençóis e é um pedido eventualmente sentido.
Reiterar o pedido de namoro ocasionalmente, mas espaçadamente? Uma boa ideia. Quem é que, homem ou mulher, não gosta de ouvir a pessoa de quem mais gostamos questionar-nos algo assim após meses ou anos de aturada companhia?

prada disse...

Pedido de casamento sem dúvida,mas de namoro... Acho que evolui com toda a naturalidade, sem necessidade desse formalismo, afinal até já foi tudo experimentado...e a unica meta é a partilha comum de vidas!

Cate disse...

Não é absolutamente necessário, mas eu gosto. :)

Atena disse...

Sinceramente acho que não...acho sim, que se deve por o tipo de ralacionamento em pratos limpos, ou se namora ou não!!

Agora andar cá com o "queres namorar cmg?"
Não me parece!!

Grinch disse...

Eu... nem pedido de casamento. Foi mais do género "Afinal, casamos ou não casamos? OK, então para a semana vamos lá (à conservatória) marcar."

Anônimo disse...

O que é para vocês pôr a relação em pratos limpos? Lá está, o estado da relação depende das pessoas envolvidas. Ou se namora ou não se namora para mim não é válido. E aí é que tem importância o colocar a relação em pratos limpos. Desde que ambos saibam qual é a posição e a vontade do outro e desde que ambos estejam de acordo em respeita-la não vejo qual é o problema. Além disso não é como se toda a gente tivesse 40 anos e achasse que está na linha da morte para casar (atenção que aqui a idade é um pormenor perfeitamente irrelevante).

M.

J disse...

Pedido tipo "Queres namorar comigo?"? Por mim acaba com a escola primária :P
Pedido recíproco, duradouro e repetido é infinitamente melhor. Namoramos de cada vez que estamos juntos ou, quando separados, pensamos um no outro.

Isabel disse...

Olá!
Sou a mais recente seguidora do teu blog mas estou a adorar!
Para mim: sim! Porque muitas das vezes um caminha para um lado e outro para o outro e de repente ningúém sabe em que situação é que está. Os homens têm muita essa coisa do deixa andar mas uma relação bem definida tem muito mais valor pois ambos caminham num só sentido!
Um beijinho,
Isabel

P.S. - Convido para uma visitinha ao meu blog: http://umpalmodearte.blogspot.com

Sky disse...

Não é obrigatório.. mas às vezes pode clarificar as ideias do simples andar para algo mais sério!
Isso depende da maturidade das pessoas :)
Em relação ao casamento.. hahaha é que é obrigatório :P

Fanny disse...

sinceramente não sei... eu também gosto destas coisas tradicionais mas quando se pede em namoro é dizer que se namora mesmo, e para mim é sentir pressão. Eu antes prefiro deixar as coisas acontecerem naturalmente sem termos que oficializar o namoro. Estamos juntos e ponto final, visto que hoje em dia já não se tem a certeza de ficar internamente com alguém.mas a verdade é que quando não se oficializa nada, quando as pessoas nos perguntam se namoramos, não sabemos o que responder porque o(a) companheiro(a) pode não querer uma relação séria ou ainda não considerar a relação como estando séria. A minha resposta é vaga, eu sei, mas para mim, acabou de fazer uma pergunta difícil de responder...

António Prates disse...

Considero que o pedido de namoro é uma solenidade instintiva, porque quase todos os animais praticam actos de galanteio antes do acasalamento – o que nos dá uma noção de quanto vale um pedido de namoro.

V. disse...

E o famoso "olha posso conhecer-te" da nossa/minha adolescência? Sim ou não, lol. Credo, que situação constrangedora era essa (pelo outro).
Eu também disse alguns nãos a pedidos de namoro ao longo da vida, e um sim constante a uma relação que não teve data de inicio formal.

Laiara Lacerda disse...

se tudo evoli, o pedido de namoro também tinha que evoluir rs

Alguém... disse...

Pedido de namoro? Sim!
Sem pedido não há mais nada.

Só a minha opinião, o meu jeito :) *

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Pedido de namoro, nos dias que correm???? Não. Acho que é logo estar a formalizar uma coisa que nem se sabe o que é, onde vai dar. É "comprometer" duas pessoas que ainda nem se descobriram e nem sabem se querem namorar uma com a outra. Nos tempos que correm, e é a minha opinião, só vale o que vale e pode nem valer nada, pedir alguém em namoro é tão cinzentão como pedir a mão em casamento ao paizinho.
Beijos

Diana Amaral disse...

parabéns pelo blog, gostei muito de conhecer (encontrei-o sem querer)!

Ana Luísa disse...

Não me lembro dele me pedir oficialmente para namorar... Acho que tem piada mas depende das circunstâncias, das ocasiões...
Eu nem acho bem nem mal, se for feito o pedido acho giro, se não... O que importa é serem felizes!
Como disse, não fui pedida em namoro e "namoramos" há dez anos, vivemos há 7 anos juntos e casámos 'oficialmente há quase 4! :P
Bjs.

Anônimo disse...

Também acho estranho um pedido de namoro. Os meus relacionamentos sp começaram naturalmente e foram evouluindo. Tb depende do conhecimento que a outra pessoa tem de nós, se acha que fazemos quetsão disso, e se sabemos a intenção da outra pessoa. No meu caso se me viessem pedir em namoro tempos depois de andarmos enrolados iria responder "não só ando a fazer isto ctg porque pronto... é claro k já namoramos". Mas tb posso ser só eu mas considero namoro quando fico com aquela pessoa umas vezes e queremos que continue. E prefiro assim, porque o pedido se vier cedo é mau e tardio é de estranhar...

R disse...

a opinião de alguém que amanhã vai assinar os papéis de divórcio: pedido de namoro sim. Sabe bem viver esses momentos. E porque ainda acredito que isso me venha a acontecer :)

Anônimo disse...

Pedido de namoro: sim!! sempre!! tive um namoro de 2 anos, e na 2ºsemana eu virei-me para ele e perguntei logo como era, acho fundamental!!

Madame Frufru disse...

Dispenso o pedido oficial com todas os caracteres tradicionais, por um "Minha?".

É sempre preciso uma palavrinha ou gesto ou o que seja para consumação do acto xD

Anônimo disse...

tenho 17 anos :) e na minha idade acreditem isso só trás compromisso coisa que 'nós' não queremos! sou completamente a favor dum conhecimento antes do namoro, e depois sim! pedido de namoro? SIMMMM :D

Turtle disse...

Claro que sim! O meu foi tão bonitinho, debaixo de chuva torrencial... definitivamente um momento marcante! A história do "O que é que nos somos, afinal?" não tem nem metade da piada. Os tempos são outros, mas há coisas que vale a pena manter :)

Anônimo disse...

Ora, num momento assim quero é que ele me beije, não que se ponha com perguntas! Eheheheheh ;D

Joana

Mentes Inconstantes disse...

Para mim sim :D
Bjinho*

Turtle disse...

Joana, a pergunta dura apenas uns segundos e a resposta pode tomar muitos formatos... incluindo esse! :)

Carla Oliveira disse...

Se não houver pedido de namoro, vai ser sempre aquela amizade colorida, aquele chove no molhado, aquele tipo de relação que não é nem passa a ser... Assim sabe-se se ele quer assumir algo e se quiseres dizer sim sabes em que ponto se encontram os teus sentimentos... Nada melhor que ter os pontos nos is... Eu tive direito a pedido de namoro... na praia... foi lindo!!!

Isilda disse...

Os gajos de agora não têm modos,pensam que todas são atrevidas,que também procuram cama,que todas são modernas em relação aos namoros,etc. é por isso que depois há um certo tabu para pedir em namoro.