terça-feira, 29 de setembro de 2009

Blogues - As primeiras impressões


Kate Beckinsale

Da mesma forma que num Speed Dating (e antes que me perguntem se isso é suficiente, ou se eu já fui a algum, eu respondo já que não) bastam oito minutos para perceber se há algum interesse na outra pessoa, com os blogues eu apenas preciso de um ou dois minutos para perceber se gosto ou não gosto. Muitas vezes menos.

Primeiro que tudo, templates maus, fazem-me logo fugir daquele blogue. Sobretudo aqueles que dificultam a leitura dos textos, cheios de laçarotes e flores e publicidade a piscar.

Blogues com música também me irritam solenemente (e atenção que há dois ou três blogues que eu gosto e que visito regularmente, com música, e que continuo a achar que se não a tivessem era melhor). Irritam, pronto. Nós muitas vezes até temos a nossa música ligada e mal abrimos o blogue temos logo de ir a correr desligá-la, porque fica ali uma miscelânea capaz de rebentar com os nossos tímpanos. Outras vezes estamos no silêncio, abrimos o blogue e apanhamos um grande susto. Se querem dar sugestões musicais, ao menos que ponham um daqueles programas em que dá para ligar a música apenas se quisermos.

Blogues com erros ortográficos. Basta um "á" com um acento agudo, para ficar logo sem vontade de continuar. Já nem falo no "fizes-te" e outros que tais.

Isto são as primeiras impressões. Isto são os mínimos.

51 comentários:

Jo disse...

Entao se fores ao meu desistes logo, porque infelizmente nao posso fazer quase acentuaçao nenhuma. Como vivo na Bélgica, o meu teclado é um bocadinho diferente, e nao é por nao saber acentuar as palavras que o meu blog esta "desacentuado". Felizmente quem me le compreende...

Anônimo disse...

Concordo, mas e ainda assim há um blog que visito sempre.
Sempre cheio de erros, com histórias de uma família disfuncional e de uma vida disfuncional.
Tudo o que é anormalidade ali aconteceu ou acontece numa vida de subúrbios remediados de Lisboa.
O pior é que tem tudo para ser real, não é mesmo um exercício de imaginação.
É como estar a assistir a um acidente ao vivo...horrendo, mas demasiado real para virar a cara.

amartins

Su m disse...

Pois, eu concordo com a parte dos "pisca-pisca" e da música.
Música é daquelas coisas que é um gosto muito subjectivo e acho que realmente não funciona.

Vera disse...

Concordo contigo e acontece-me o mesmo com os laçarotes e os pisca pisca...bem...não sei se considerarás o meu "piroso" e a não ler...se calhar! Mas eu não sou de represálias e vou continuar a vir sempre aqui, porque gosto deste Amor que é um lugar estranho ;-)
beijos

Anônimo disse...

ja postaste sobre isto varias vezes

Solteira de Salto Alto disse...

Não gosto de blogues com Kapas....

Verduxa disse...

E cada um tem direito à sua opinião...

Midnight Sun disse...

Subscrevo em completo. Os erros então causam-me comichões! E não, não é a falta de acentuação..

Dulce disse...

Sou igualzinhaaaaa! ;)
Abomino erros ortográficos, fujo de templates excessivamente adornados e de blogs com publicidade. Às vezes lá aguento a tortura visual porque gosto daquilo que leio...

Ana disse...

Não podia estar mais de acordo, principalmente no que toca às músicas e aos erros ortográficos. Não suporto facadas no português.

Ana disse...

that makes 2 of us.... :)

odeio bonecadas e musicas que nos matam do coração por estarmos (acidentalmente) com as colunas ligadas! já apanhei valentes sustos à custa disso!

felizmente que o teu não tem nada de músicas e nada de erros ortográficos, pois é o blog que mais leio :)

beijinhos

N disse...

True.
Odeio blogs com música. Só suporto um, onde às vezes vou de propósito ouvir a selecção musical.
Erros ortográficos e o resto então é vómito garantido.
Keep it simple.

paula maria disse...

é de concordar... menos com os erros ortográficos, claro está, que não estou a falar desses, mas é certo que a nossa dislexia nos trama, e na volta ocultamos ou pomos palavras a mais onde elas não são precisas... À parte disso, disseste tudo kitty fane :P

Dream on girl disse...

Oh então vai espreitar o meu! Sou novata nestas coisas e gostava de saber a opinião da Miss Kitty :)
Gosto de te ler...
Beijinhos

*B* disse...

Odeio erros ortográficos, de todo! Também nunca gostei de música no blog, mas há umas semanas coloquei uma que, apesar de não tocar automaticamente, faço questão que esteja lá. Foi-me dedicada na blogosfera e... Só ouve quem quer!

Acho que o teu blog é, esteticamente falando, muito agradável (já não falo em conteúdo porque é perda de tempo, tu sabes), apenas não gosto da conjugação do rosa do fundo com o verde dos links. Combina mas não assim tanto, mas isso são pormenores.


Beijinho, Kitty*

ADEK disse...

E quando os templates são "maus" não por terem florzinhas ou abanicos coloridos, mas sim pq quem os fez não sabe fazer melhor?:P (meu caso...e mesmo a figurinha não fui eu a colocar lá, não tenho paciência para aprender estas coisas). E costumo irritar-me muito com erros ortográficos, também, mas fui perdendo essa mania desde que percebi que, como não gosto de reler o que escrevo logo depois, de vez em quando há 2 ou 3 falhas que passam, e venho a dar com elas apenas uns tempinhos depois (a quantidade de pessoas que já não leu aquilo!). Beijinho*

Kitty Fane disse...

B, mas é uma questão pertinente sim senhora. O verde foi de uma altura, há muito tempo, em que eu tinha uma foto no header que tinha uns tons de verde e, dessa forma, ficava bem, foi dessa altura que o verde apareceu, agora já não tanto. Sim, que eu já nem reparava nisso. Mas agora que falou, reparei e não gostei tanto. Um dia com tempo vou mudar. :-)

Purple Petunias disse...

Concordo e não concordo contigo.
Qualquer pessoa comete erros ortográficos. Que atire a primeira pedra quem não os comete.
Não é por ter erros ortográficos num blogue que vou deixar do ler. O conteúdo do blogue, para mim, é o mais importante. Mas lá está, cada um com as suas manias.
Quanto à música, eu também não gosto muito de entrar num blogue e apanhar um susto com a música aos berros. Nisso dou-te razão.

Anônimo disse...

só não entendo essa irritação com erros ortográficos (e eu tb a tenho) quando aqui há vários gramaticais.

Anônimo disse...

UAU, adorei o texto ali de cima e que nao permite comentarios. Esta perfeito. Toda a sorte para a sua amiga.

Leio-a a partir de Toquio e nunca tinha comentado. Ja varias vezes estive para lhe enviar um e-mail mas achei que nao tinha nada para escrever que o justificasse.

E, embora nem sempre concorde com o que escreve, adoro a sua escrita, a sua sensibilidade, a sua classe, a sua tempestividade. E especial e sabe disso. Destaca-se na blogosfera porque conjuga todas as qualidades que eu aprecio.

Kitty Fane disse...

anónimo das 12h21, sem querer rejeitei o que me pareceu ser o seu segundo comentário. Ainda tentei recuperar, fazendo um copy paste do e-mail mas não consegui. Sorry. Se puder envie novamente.:-)

Rubi disse...

Tambem sou sensivel ao template, e os bonequinhos a piscar me poe a zarpar a forca toda...lol...

Anônimo disse...

Embora concorde com o que disseste, relectivamente à decoração do blog, banda sonora e escrita em si. Tens que perceber, que a maioria das pessoas cria um blog à sua imagem e é nesses pormenores que realmente conheces a pessoa que o escreve.
Deves estar a pensar, porque é que ela está para aqui a dizer isto?! (não estou a criticar o que escreveste, apenas acordei com vontade de defender os outros) :)
Admito que no meu blog o que mais falha são os acentos, mas se calhar se todas as palavras que escrevo fossem correctamente acentuadas, já não era eu...

Beijinho de uma fiel e "desacentuada" seguidora do teu blog. =)

***Lady_Koah***

S* disse...

Concordo em pleno. Os olhos também comem e o primeiro contacto é fundamental. Até nos blogues!

Cate disse...

Concordo plenamente! :)

Demóstenes disse...

Miss Kitty Fane dixit!!!

Já agora passe no meu e não se coíba de comentar.

cipereira disse...

De facto erros ortográficos (quando severos) provocam-me arrepios, mas nada que seja insuportável quando se gosta do que se lê.

O meu verdadeiro turn-off no que a blogues diz respeito, é a petulância e arrogância que o(a) autor(a) deixam transparecer nos textos que escrevem! Se para muitos, passo a palavra, cordeirinhos, isso é motivo para encher a caixa de comentários, para mim é sinal de que essa pessoa e o que escreve não me interessam minimamente.

Miss Mau Feitio disse...

Isso e as bonequinhos no cursor do rato...

R. disse...

A questão dos erros ortográficos é importante mas há uma grande diferença entre um "à" mal acentuado e um "fizestes","fizes-te" ou "açender".

No primeiro caso basta falhar o shift para o acento sair trocado. Depois há os teclados não-portugueses que dificultam a tarefa!

Em relação à música (e o meu tem música em autoplay) acho que depende muito da temática do blog!

Eu decidi deixar de escrever no meu blog desde que descobri um texto meu ipsis verbis no journal do Hi5 de uma amiga.

Neste momento limito-me a publicar fotografia pelo que a música não me faz confusão! Apesar disso reconheço que para quem visita e está, por exemplo, no local de trabalho ou com a sua própria música a tocar possa ser irritante!

Em relação ao template usado totalmente de acordo! Blogs que parecem árvores de Natal de gosto duvidoso criam uma péssima impressão!

Rosie disse...

então quando confudem Há com Á!!!...

june disse...

Cada um tem o seu gosto, e a sua maneira de se expressar, mas acredita que podes encontrar blogs de muito mau gosto mas com um conteúdo muito interessante, a musica desde que dê para desligar não vejo problema algum, erros ortográficos, acho ridiculo, porque eu nunca iria descriminar pessoas com menos escolaridade, ou com alguma disléxia, porque muitos desses são sempre mais interessantes, não procuro nos blogs a perfeição e sim alguma originalidade, verdade e emoções.
Muitas das vezes encontras almas sábias em pescadores, animadores de rua, artistas, ou pessoas sem escolaridade alguma, que sim erram na escrita, mas não na vida.
Eu pessoalmente sei que cometo muitos erros, por distracção, ou por ser errante eterna, quando escrevo não analiso a minha escrita com esse pormenor, e até poderia corrigi-los, pois há programas para isso, mas prefiro errar e aprender com os meus erros e não julgar ou ser julgada por coisas banais.
Fiquei desiludida com esta opinião..
Mas ainda bem que vivemos num mundo de diferentes opiniões.
Aqui fica a minha opinião com ou sem erros ortográficos.
:)

Anônimo disse...

Todas (os) de acordo! :)

Claudia

AvoGi disse...

Eu, como professora que sou, abomino os erros ortográficos. E já tentei emendar num blogue que leio uma carrada de erros, deixando um comentário(O erro era/é na frase de apresentação) do blogue a propósito do à, há ah,e ainda fui enxovalhada pelo proprietário. Há coisas do arco da velha.

Jorge Pessoa e Silva disse...

Nós homens somos mais primários. Se as fotos forem engraçadas, leia-se capazes de despertar a líbido, seguimos em frente...

Quanto aos erros, apenas um reparo: já me chegaram às mãos textos de um best seller português que chumbariam num exame de quarta classe. Não estou a exagerar, não é uma figura de estilo. Chumbava mesmo, tal a quantidade de erros. No entanto, escreve divinamente.

Fiona disse...

Nunca comentei o seu blog, mas este post faz realmente pensar. Já li vários blogs em que a acentuação não é a melhor, mas que nem por isso deixam de ser interessantes! Pelo menos ao escrever, para mim o mais importante não é tanto isso, mas transmitir aquilo que quero... muitas vezes la fica um acento ou uma virgula a faltar... É feio mas não foi de propósito!

Já os blogs com musica ou cores fortes, partilho a sua opinião, são mesmo difíceis de ler, mas não há nada como tentar, certo? Talvez nos surpreendam! :)

Fiona

Sérgio Mak disse...

Os blogs são como os hipermercados, encontras lá de tudo. Qualidade, falta dela, coisas rascas, coisas boas. coisas rascas que afinal até são boas, coisas boas que se vem a verificar que afinal são rascas.

De tudo mesmo. E, tal como nos hipermercados, só levas o que queres. E só lá voltas se quiseres. Com uma vantagem - não te mexem na carteira, leves o que levares.

Eu sou totalmente a favor dos blogs de todos os tipos. Mandava prender era certos autores.

Mary disse...

Eu cá gosto mesmo é dos baby blogs, cheios de ursinhos e de carinhas a piscar o olho.

Isto sem falar das inevitáveis fotografias do primeiro cócó e da primeira bolsadela do rebento.

E pronto, nunca comento, mas hoje tinha de ser: porque haveria taaanto para dizer sobre este tema...!

Anônimo disse...

Também não gosto de erros, mas há pessoas que os dão e que têm uma excelente criatividade. Ainda há pouco tempo ouvi o Miguel Sousa Tavares dizer o plural de qualquer como quaisqueres ( palavra com a qual embirro)e no entanto os seus livros vendem-se como pãezinhos quentes.
Nos blogs aprecio mais a imaginação do que a escrita correcta.
Pedro

Miau Frou Frou disse...

É por estas e por outras que depois uma pessoa tem medo de desapontá-la. Mas fique sabendo que a adoro, e que escreve lindamente.

Jojozinha disse...

so espero que as pessoas q lerem isto vao de imediato tirar a musica dos seus blogs. é a coisa mais irritante de sempre! Exprimentem a abrir 4 ou 5 ao mesmo tempo e logo dizem como é!

Teresa disse...

Pronto, Kitty Fane, two out three ain't bad! :)

Exerçamos a autocrítica.

1. Laçarotes e coisinhas a piscar, selos de prémios blogosféricos cretinos (nunca aceitei um único), desenhos de cãezinhos de olhos chorosos, tudo isso me faz urticária.

2. Urticária muito maior me fazem os erros, ortográficos ou gramaticais. Urticária tão grande que me granjeou inimizades na blogosfera. Mais ainda quando os autores dos blogues arvoram um arzinho de «eu é que sei». É uma guerra perdida, sim. Tenho duas amigas que transitaram da amizade virtual para a real que me EXIGEM que as corrija de cada vez que detectar asneira.
Não tolero erros ortográficos. Ponto final parágrafo. E sei distingui-los muito bem de meras gralhas. Hoje, no GR, detectei uma asneira que me fez rir a bandeiras despregadas. Acho rasca, e vinha de uma escritora que vende bastante (e com a qual temos, a Madalena e eu, complicados laços familiares e não só). Como nós mulheres temos sempre esta inelutável faceta cabra, quando falei com a Madalena no chat do Google, não resisti a alfinetar «a X escreve fragância! Loooooooooooooool» E isto não é gralha, não, meus amigos. Quem escreve "fragância" também diz "fragância".

3. Música. Pois. Guilty as charged! Eu não sei viver sem música, e não quero o meu blogue sem música, e sem estar a tocar no automático. A música do momento tem sempre alguma relação, ainda que tortuosa, com o que escrevi. Duas escolhas: não ir à Gota, pura e simplesmente; carregar no botãozinho de parageem na música, é tão simples como isto, está bem acessível, no topo da barra lateral. Mas até a Diabba, a criatura mais musicalmente insensível que conheço, numa entrada com mais de um ano, esta:

http://gotaderantanplan.blogspot.com/2008/03/ba-das-relquias-3-viens-viens.html

deixou o seguinte comentário:

«Diabba disse...

Hoje, ainda gasto esta música. A T. (a daqui do escritório) já olhou para mim de lado com os olhos arregalados "tu a ouvir música?"

Imagina, que até já a cantarolei, seguindo a letra, eu que não percebo nada de francês, mas acho que consegui perceber a letra quase toda :)

beijo

Em última instância, querida Kitty Fane, os blogues são nossos. Não vou adulterar o meu para o fazer mais apetecível. A música conta mesmo muito na Gota, conta quase tudo. Perco leitores? Paciência. Levei três anos (dois e meio, vá lá) a chegar às cem mil visitas? I couldn't care less.

Porque também há pessoas que nem comentam a entrada, comentam apenas a música por mim escolhida. Porque de vez em quando há desconhecidos que me perguntam que coisa tão bonita é aquela que está a tocar, e se posso enviar por mail.

Como dizia o meu querido Manelinho, e porque a minha Mafalda fez ontem 45 anos: «Há de tudo, neste supermercado de Deus!»

Grande beijo.

Pink Panther disse...

Eu por mim acho que há erros e "`a" erros... Acho que se consegue ver perfeitamente quando um erro é por pura distracção dislexia, etc, ou quando um erro é mesmo porque a pessoa em causa não sabe escrever. Todos nós, de vez em quando, escrevemos com erros. Quando a coisa é importante e temos tempo para isso, voltamos atrás para corrigir, mas às vezes e principalmente num blogue nem sempre se relê o que se escreve. E de vez em quando lá vai obra. Eu escrevo com o pensamento e por vezes quando releio os meus textos penso: epah isto está um bocado atabalhoado. Mas... a minha vida não é o blog e por vezes mete-se qualquer coisa e não vou corrigir. O mesmo se passa por vezes com algum erro... se eu o vejo, também não consigo esquecer, tenho de emendar, mas nem sempre eu o vejo.

Isto não é desculpa obviamente. São formas de lidar com a situação. Há erros que também me irritam solenemente.

Agora o que me irrita solenemente e não tenho paciência são textos corridos com letra miudinha, quase sem parágrafos ou pausas... ufff... não dá mesmo vontade de ler.

Beijos

Pink

Anônimo disse...

E ohs depois descovres, se tiveres tempo e boa vontade, que o vlogui pode ser um vloguI de uma maria como a que viste na tua cirurgia.

Há pessoas que têm o dom para a escrita, outras que não. Mas acredito, francamente, que há muito "ignorante" por aí que me/te pode ensinar muita coisa...

:) Beijos

p.s.: não vás ao meu blog!!! É mal educado, mal formado, mas muito frontal e pragmático!

Ginger disse...

Eu tenho musica no auto-play (por enquanto) em ambos os meus blogs. Ponho sempre sons suaves... enquanto não me lembrar de meter lá Heavy Metal já é uma sorte!
Eu por exemplo não gosto do teu template... é um rosa demasiado forte, o que depois acaba por chocar com os tons das fotos que publicas.
E as primeiras impressões valem pelo que são... os blogs mais interessantes que encontrei têm templates feios. Feios, mas FEIOS! :s
Mas como o mais importante é o conteúdo... =)

Rui Silva disse...

O quê o "a" não pode ter acentos agudos?....não sabia! juro. Ia escrever mais qualquer coisita, mas apaguei porque parecia que estava a falar de mim.

Rui Silva disse...

Agora que ninguem vai ler isto....o texto da Teresa não tem uns erros de pontuação??. Por exemplo, quando se coloca um "e" numa frase, não se deve colocar a virgula....não é?. Quando uma frase caba com dois pontos ":" os itens depois têm que ser separados por ";"...não é?. Isto sou eu a pensar que sou burro que nem uma porta e escrevo mal (não estou com ironias).

Eli disse...

Conseidero pertinente.

Sea disse...

Ai, mas é que nem duvides! Que coisa mais horrível que até mesmo sendo uma musica que gostamos chega a um ponto que não se aguenta!
Parabéns pelo blog que tem posts incríveis ...

sea*

Jane disse...

ahah certo certo, às vezes apanha-se grandes sustos com uma música marota! da acentuação não falo muito, sou da geração msn-com-abreviaturas-e-sem-acentos-que-assim-é-mais-rápido. Não me apedrejem, estou a tentar voltar ao estado normal!
gostei do teu blog!

beijinhos*


beijinhos*

PRD disse...

É por estas e por outras que gosto tanto deste blog: bem escrito, inteligente, divertido, boa onda, bem humorado. Lá está, é um blog que é um bom blog...

Luis disse...

:)

como alguém me disse em tempos: "nunca temos uma 2ª oportunidade para causar uma boa 1ª impressão"...