segunda-feira, 22 de junho de 2009

A minha memória já teve melhores dias


Penelope Cruz

Sempre tive uma excelente memória. No entanto, talvez devido à idade (que exagero) e a três anestesias gerais, a minha memória já não é a mesma. Não é que esteja mal. Não. Mas não está como antes. Dou por mim a esquecer-me de coisas básicas. De coisas que disse. De coisas que tinha combinado com alguma antecedência. Enfim. Coisas que não têm uma importância crucial. Mas que têm alguma importância. O mais ridículo é que muitas dessas coisas são mesmo apagadas da minha memória (quer da memória de curto prazo, quer da de longo prazo). Desaparecem mesmo. Não deixam rasto sequer. Outras, quando começo a tentar recordar-me e as pessoas me dizem - então não te lembras, disseste isto e aquilo - aparecem.

Há tempos conversava com um conhecido meu. E ele dizia-me que eu muitas vezes dizia coisas que depois não cumpria. Dizia que eu, por vezes, combinava coisas com ele, do género - olha no mês que vem vai haver uma exposição não sei onde, podemos ir. depois combinamos - e mais tarde quando voltava a falar com ele já tinha ido à exposição, mas com outra pessoa ou até sozinha. Eu achei aquilo muito estranho. Eu não me lembrava de nada disso. Aliás detesto pessoas que têm esse tipo de atitudes. Quando combino alguma coisa com alguém, é porque tenho mesmo vontade de fazer isso. Não digo as coisas por dizer.

Mas ele insistia que sim e disse que até me podia provar, pois tinha um histórico das conversas do messenger. Hã? O quê? Mas quem é que se lembra de ter um histórico das conversas?Quem? Eu fiquei parvinha da vida, claro. Sabia que isso existia. Mas sempre achei que era uma coisa que não lembrava nem ao Menino Jesus.

E eis que chego a casa, ligo o messenger e lá estava ele com as ditas conversas preparadas para me atirar à cara. Conversas de há dois ou três meses. Conversas parvas. Conversas interessantes. Conversas desinteressantes. Tudo. E lá estavam as ditas conversas com os meus supostos convites. Claro que tive de dar a mão à palmatória. Claro que tive de culpar a minha memória. É ela a culpada.

22 comentários:

Anônimo disse...

Qual o problema de se ter historico de conversas no messenger? Não vejo mal nenhum nisso e muitas vezes até nos dá imenso jeito.

Lady L disse...

Bem, tramada pelo histórico ! baaah.


Beijinho :)

Anônimo disse...

Pode parecer ridículo mas já me disseram que a falta de memória tem a ver com o arrancar dos dentes. Há medida que vamos arrancando dentes a memória vai-se um pouco. Não sei se isto é verdade mas é uma teoria. Bj

Anônimo disse...

Ui... Históricos de conversas de Messenger... Não imaginas o que se faz por ai com esse trunfo... Estraga-se muita vidinha... Princupalmente porque aquela coisa depois até dá para alterar o que se escreveu!!! É um espectáculo.........

Ana disse...

Eu sempre mantive o histórico do meu Msn activo e já me deu muito, mas muito jeito mesmo em muitas situações! Antigamente apagava os registos passado algum tempo, mas depois de ter precisado deles várias vezes, comecei a guarda-los todos.

Vera disse...

Não te deu hipótese... Mas o histórico das conversas por vezes dão muito jeito!!

B. disse...

Olha q a minha memória não anda assim tão mal e já me aconteceu uma coisa dessas :S fui bem tramada pelo histórico que nem sabia existir... :p*

mau feitio disse...

Ou isso ou alguem tem a tua pass no MSN

Anônimo disse...

Em relação aos meninos e meninas que dizem guardar religiosamente os históricos das conversas de MSN e utilizá-los variadissimas vezes, quando crescerem, vão ver que isso lhes passa...

Anônimo disse...

As coisas tinham mais piada quando nos esquecíamos delas e lá ficavam esquecidas. Esta era hiper-digital não tem graça nenhuma.

Miss Kin disse...

Já ñ tenho o histórico do messenger ligado, mas já deu mto jeito!

Qto à memória, percebo-te perfeitamente, sou capaz de me lembrar mais depressa de algum episódio da minha infância, do que de coisas que quero comprar quando vou ao supermercado sem lista, ou alguma coisa do género, o melhor que tive a fazer foi começar a escrever tudinho na agenda, para não falhar.
É que para mim, o que fica combinado, mesmo com meses de antecedência, fica combinado e odeio quando as pessoas se esquecem, por isso tento, evitar esquecer-me eu...

(Ui estava a ler aqui um comentário que diz que o histórico dá para modificar... Medo!)

Unknown disse...

Até podes ter, tu também, o histórico activo sem saber, pois na maioria das vezes isso é automático. A mim aconteceu isso, desde que não seja um messenger muito antigo, isso é automático. Encontra-se nos registos automáticos. Um beijinho

Educação inclusiva disse...

por acaso dá imenso jeito.. para as pessoas desmemoriadas que nao se lembram o que disseram em determinada altura... tipo eu! e nao fix nenhuma anestesia geral! as vezes xateia-.me mas pronto.

Joaninha disse...

Miss Kitty Fane tem um mimo no meu blog, aproveite porque é muitíssimo bem entregue:)

Unknown disse...

Estou sempre a esquecer coisas..e nunca tive de me submeter a nenhuma anestesia. Acho que é uma característica como outra qualquer, há pessoa com memória de elefante e outras não...por vezes até dá jeito.

Cor do Sol disse...

Tanta gente que guarda. Eu não guardo nada, apesar de em tempos o facto de uma amiga guardar conversas me ter dado jeito. Mesmo assim não gosto de guardar, o que é importante fica guardado na memoria :P

Anônimo disse...

Eu não guardo...simplesmente porque aquilo que acho importante fica na minha memoria, por enquanto! Mas garanto-te que o meu ex-marido, que tinha o hábito de guardar, deixou de fazer uso dessa funcionalidade! Ah Ah Ah ..mimi

Anônimo disse...

Guardar os históricos é coisa mesquinha. Por acaso anotamos as conversas quando estamos à conversa num café?
Se ainda forem coisas de trabalho, ainda tem alguma utilidade, de resto, parece-me que é apenas para colocarem o outro em xeque. Coisa feia.

Sim, de facto, entre outras coisas, as anastesias têm consequências a nível da memória. Assim, como certas doenças, que as pessoas têm e desconhecem.
É uma questão de hábito. Depois de nos habituarmos a essa falta de memória já não damos assim tanto valor. Às vezes até acho bom... Uma bênção! heheheh

Rubi disse...

Detesto pessoas assim, que andam a cobrar. Comigo é um par de patins que vão logo a andar...

Miss Kin disse...

Parece que há muita gente ofendida e a chamar coisas feias a quem tem o histórico ligado, acho que essas pessoas não sabem que ele vem ligado por defeito quando se instala o messenger, só quem sabe que isso existe, é que o desliga. Não acredito que as pessoas que o têm ligado, o ligaram para ter "material de arremesso", para situações que nem sabem que vão existir.

Bah!

dream* disse...

:D a minha mãe também sofre desse mal... mas ela já passa dos cinquenta.
Beijinho!*

Trintão disse...

Aqui nestes lados tbm se sofre do mesmo mal. É da idade... Estamos a ficar "cotas" :)