terça-feira, 2 de junho de 2009

E vocês têm medo de andar de avião?


Selita Ebanks e Miranda Kerr

Eu sempre tive um fascínio enorme por aviões. Mas depois de viver um amor muito intenso com um piloto fiquei ainda mais fascinada. Porque ele passava horas a falar daquilo e eu passava horas a ouvi-lo cheia de entusiasmo. Como se isso não bastasse, tenho o meu afilhadinho mais novo que é louco por aviões e que me ensina muita coisa acerca deles. Desta forma e tal como toda a gente, fico sempre muito triste quando cai um avião. Mas não fico, de forma alguma, com medo de voltar a andar. Aliás, eu não tenho medo nenhum. Sou mais ou menos como as meninas da foto. Só me falta o V de vitória, porque o sorriso está sempre lá. É que, para todos os efeitos, andar de avião é sempre sinal de férias e isso é sempre uma alegria. Tenho mais medo, por exemplo, de andar com certas pessoas a conduzir um carro do que andar de avião.

Mas claro que um monstro daqueles no ar é coisa para impor respeito. E quando há shake-shake- shake (nome carinhoso com que eu e uma certa pessoa apelidámos a turbulência) fico sempre um bocadinho mais nervosa. Mas nada de mais. Sobretudo quando é aquele shake-shake ligeiro.

Mas ainda me recordo quando, há cerca de quatro anos, regressava do Brasil e, mais ou menos na zona onde eu penso que este avião se despenhou, apanhar a maior turbulência da minha vida. Aquilo era, sem sombra de dúvida, turbulência do mais severa que se pode apanhar. Só faltou mesmo o avião cair. Porque tivemos direito a tudo o resto.

O Boeing 767 dava pinotes e subia e descia como uma montanha russa. Eu, que já vinha mal por conta de uma constipação horrível, fiquei ainda pior com aquilo. Rezei. Tinha quase a certeza que ia morrer e que ia servir de alimento aos peixinhos. Cheguei ao cúmulo de me descalçar (levava sandálias de salto) para, caso o avião caísse, poder nadar à vontade. Como se fosse possível alguém se salvar. Dahh. E, já agora, nadava para onde? Mas, pronto, só para verem como eu estava desesperada. Acho que foi a única vez na vida que tomei um calmante que me deram.

Felizmente, passadas algumas horas muito difíceis o avião encontrou a paz quando o dia nasceu. E aterrou em paz, calminho, em Lisboa. Eu andei alguns dias para recuperar. Acordava a meio da noite sobressaltada a pensar que ainda estava dentro do avião e que ele ia cair. Mas nem por um minuto tive receio de entrar novamente num avião. Aliás, por mim, entrava já hoje e ia já aí durante uns longos meses para um país muito distante. Sem pensar em nada. Sem pensar em ninguém.

38 comentários:

James Lewis disse...

Não gosto de viajar pelos ares, quando o avião está lotado.

Em caso de desgraça, o número de vitimas é maior.

Estupidamente, baralha-me o sistema nervoso e deixa-me apreensivo na hora do “take off”.

Tirando esta particularidade, andar pelos ares é sempre um prazer.

Anônimo disse...

Foste de saltos altos numa viagem de longo curso? Isso para mim e mais corajoso do que aguentar a turbulencia...LOL

Mimi disse...

É um mal necessário.

GATA disse...

Eu confesso, TENHO MEDO! Até porque se o “TP” quisesse que nós voássemos, tinha-nos dado asas! :-)

Mas, graças ao drunfos, continuo a andar de avião! O pior é mesmo a ressaca... (drunfos + altitude = taralhequice)

Sky disse...

Dizer que não tenho medo é estar a mentir!! mas gosto imenso de sentir as vibrações do avião! então quando está a fazer o take off.. aquela acelaração toda.. uiii é lindo!!
Nunca apanhei turbulencia, só uns abanões muito suaves!
Dia 12 vou para barcelona....vamos ver o que me reserva :)

Goma disse...

TENHO MUITO M_E_D_O!!!!!

cipereira disse...

O problema é quando o ter de andar de avião está associado a trabalho! A mim já me desespera todas as horas enfiadas em aeroportos/aviões/trânsito/espera de bagagem, etc...

Se tenho medo? Acho que já estou tão habituada e já é tanto o sentimento do "mais uma, menos uma" que já não sinto medo.

Mas confesso que a parte que ainda hoje me faz ficar um pouco apreensiva é o momento da aterragem, o momento em que o avião põe o "pezinho" no chão e faz as manobras de desaceleração... Já apanhei aí alguns sustos e inclusive já me magoei numa situação dessas!

Laetitia disse...

Sou como tu itty! Ando de avião desde os três anos de idade, e mesmo com todas estas noticías continuo sem medo. Fico triste,mas concordo que andar de carro com certas pessoas é bem mais perigoso.

Mónica disse...

Medo é eufemismo.
Pavor é a palavra certa!

Anônimo disse...

Deixas-nos curiosos com a historia do romance com o piloto...podias contar essa aventura Kitty...parece de filmes...vá lá conta.

Margarida

Ana disse...

Estou um bocadinho com a Kitty Fane, por um lado avião é sinónimo de férias, por outro impõe muito respeito. Acho que ao menos as pessoas que vivem aterrorizadas das low cost, viram que uma coisa nada tem a ver com outra, e que uma companhia como a Air france com aviões novos (como este)também pode ter falhas infelizmente. Quando vim do Brasil e a atravessar essa zona também houve muita turbulência, o estômago quase colava á boca de tanto solavanco, mas o pior susto, foi mesmo a vir da Tailândia. Boeing 747 na pista, cheio de pessoas, e prestes a fazer uma viagem de 12h45m, e de repente vai tudo a baixo, luzes, motores tudo. Começamos a ver mecânicos por todo o lado e eu só pensava que aquele monstro tinha de se aguentar lá em cima durante quase 13 horas ( e os mecânicos de um lado para o outo). Felizmente chegámos a Madrid bem e foi a melhor aterragem a que já assisti.

Unknown disse...

Gosto e não gosto.Gosto de andar pois é sempre sinónimo de férias!Não gosto pelas alturas!A forma que mais gosto de viajar é de barco!A Kitty já experimentou fazer um cruzeiro? Sábado vou fazer uma viagem de avião, mas tento não pensar no acidente para não ficar ansiosa.

Jade disse...

Não tenho medo, já apanhei um susto daqueles com um temporal nos Açores, mas ~voltei a entrar num avião sem grandes medos, confesso contudo que tenho algum respeito :)

Jane Doe disse...

Olá.
É engraçado como tu falas-te nessa questão, quando eu e os meus pais temos andado num problema para resolver se andamos ou não de avião.

Eu sou sincera. Nunca andei e tenho medo. A minha ãe tabém tem, mas não quer morrer sem andar de avião, e o meu pai em novo fartou-se de andar e quer ir com a família agora!

Não sei que pensar, depois de tantas notícias de acidentes que se pudiam ter evitado.

Que tens a dizer a minha pessoa?
xD

`*****

Textículos disse...

Tive na primeira vez que voei, agora só me roi no estômago enquanto o avião está na pista e a turbulência só me chateia quando me acorda a meio da noite!
__
Textículos

Bichinha disse...

Eu também tenho muito medo, apesar de significar férias...a minha estreia de avião foi Lisboa-Maldivas, quando lá cheguei ainda tive de andar de hidro-avião e depois barco...uma estreia e tanto!
Falando do acidente, como é que algo tão grande desparece assim; POUF!! Como é que ainda ninguém descobriu nada?!

Ana C. disse...

Andar de avião é para mim A FOBIA. Mais ou menos um mês antes da viagem começo a perder o sono. Ontem quando soube do avião da Air France fiquei com as palmas das mãos suadas e a boca seca.
Não sei se algum dia vou perder este medo irracional. O que é certo é que não tenciono deixar de viajar por causa dele. O amor que tenho às viagens tem dado um pontapé no traseiro do pânico...

Patatine disse...

Sim tenho medo. Mas como andar de aviao significa ferias =) entao bora lá! Toma-se qualquer coisinha para os nervos acalmarem e é rezar para que corra tudo bem.

Ana disse...

Tb já me aconteceu isso quando vinha do méxico...medo, mto medo!

Nwanda disse...

eu não tenho medo de andar de avião... tenho medo de levantar voo, é ai que morre a maior parte das pessoas e eu consigo imaginar pelo menos 10 maneiras melhores de morrer.
ao contrário de ti , pra mim andar de aviao significa trabalho, por isso a ultima coisa que vão ver é um sorriso...

prada disse...

Não descrevam mais pormenores pf, andar de avião para mim é optimo, mas não o mesmo que beber um refresco na esplanada.É daqueles casos em que os fins justificam os meios, e mai nada!!!

Irina Jeanette disse...

A minha primeira viagem de avião foi aos Açores e aquilo foi extrordinário...inesquecível! Eu que desde a minha primeira viagem de avião fiquei totalmente fascinada e estou sempre com vontade de repetir a proeza. E escolhi a universidade onde estudo só por ter o privilégio de ser constantemente sobrevoada por aviões - para grande alegria minha...ve e ouvir aqueles pássaros gigantes sobrevoarem lisboa, faz-me sonharcom o próximo destino de férias.

Medo de andar de avião?
Não...já fazer o percurso Entrecampos - Campo Grande de bicicleta, isso sim é caso para entrar em pânico.
Beijinhos

Cat disse...

Eu não tenho medo. Nem me lembro onde estou. Mas claro, tbm nunca tive nenhum azar nem susto nem turbulência ;)

Angela Maria disse...

Olá Kitty Fane!

Adoro o teu blog! Só gostava de fazer uma pequena nota às malas Cavalinho - lembras-te? Foi por aqui que conheci este teu cantinho recheado de coisas boas. É que as malas Cavalinho não são, na sua essência, compatíveis com a Luciana Abreu, nem com alças de silicone, revista Maria, Tony Carreira e unhas de gel. São produto nacional de alta qualidade - eu tenho duas clássicas muito bonitas já com alguns anos e estão para durar. Também tenho Lancel e CH, mas o que é nacional - neste caso - é bom. Infelizmente estiveram muito mal na escolha da menina (a Sónia Araújo esteve um bocadinho melhor dava ares dos anos 80, mas mesmo assim...) e já se devem ter arrependido, porque posso adiantar que uma grande fatia das consumidoras Cavalinho se encontra no Ribatejo e no Alentejo - onde ter uma mala destas "faz parte", e em tudo lembra a lezíria, toiros, cavalos e montes. Pois acredito aque a maioria destas mulheres (nas quais me incluo) não se revêem de todo nas últimas imagens publicitárias da marca.

Beijos

Angela Maria

undutchablegirl disse...

Eu odeio andar de avião. Tenho pavor e, quando o faço, é mesmo só porque tem de ser. São horas infindáveis de stress, não consigo descontrair-me de maneira nenhuma. Nem em viagens de sete horas prego olho, ainda que se oiça ressonar quase em uníssono.

Domingas disse...

Tenho terror a andar de avião. Ja apanhei uns valentes sustos. Cada vez que ando de avião tenho de tomar um calmante, senão o meu sistema nervoso rebenta. A zona ao pé do equador tems sempre imensa turbulência. Não há uma única vez que tenha vindo do Brasil que não tenha apanhado uns valentes safadões.
É preciso muito respeito.
Penso que o medo de muitas pessoas se acontecer alguma coisa, não pode tentar controlar, enquanto quando se viaja de carro quem tem o controlo és tu. É bem diferente.

Cor do Sol disse...

Eu adoro. Não tenho medo nenhum. Gosto mesmo. E estas noticias não me assustam. Infelizmente acontecem, mas andamos todos os dias na estradas sujeitos a acidentes mortais e não deixamos de andar de carro. Eu adoro contemplar o mundo lá de cima e é claro que quer dizer que vou a passear e isso é das melhores coisas que existem :)

Paula disse...

Eu que passo a vida a andar de avião(porque é onde trabalho)não tenho medo.Como alguém que conduz tambem não tem medo,sempre que entra num carro.Mas tenho muito respeito...e claro que os acidentes dão sempre que pensar.Nós somos treinados para reagir a mil situações que podem acontecer,mas por vezes não há nada a fazer...Bem vindos a bordo...

Anônimo disse...

Querida Kitty, eu sou daquelas que detesta andar de avião e já andei várias vezes! Mas em relação ao que disseste sobre o facto de ouvires deliciada o teu namorado a falar de aviões, digo-te: estavas mesmo apaixonada! É que acabei uma relação ha 2 anos com um rapazinho (sim, rapazinho apesar dos 36 anos) que até um simulador tinha no escritório! Até um curso "ganhar asas" da TAP me pagou para eu deixar de ter medo. E aviso-te: não adianta forçar as pessoas a fazerem o que não gostam. Ele não era piloto (antes fosse, que são todos lindos de morrer!) mas era só: avião, avião, avião!

Ana Princesa disse...

Sem pensar em ninguém não acredito...

**

Fofocas disse...

sei bem o que isso é, e, para mim, não é só sinónimo de férias pois voo muito em trabalho.
se quiseres ler, tenho um episódio muito semelhante ao teu... http://fofocaemdia.blogspot.com/2008/12/umas-frias-maravilhosas-e-um-voo-de.html

sempre que vim do brasil (e até do Rio) por acaso nunca apanhei grande turbulência...

miúda gira disse...

Olá Kitty!Eu também já apanhei um valente susto a andar de avião, precisamente na região do equador quando vinha de Natal para Lisboa. Até aí adorava andar de avião, delirava com as descolagens principalmente, claro que há sempre algum receio misturado mas era calmo.O meu susto nesse dia foi tão grande que nem os calmantes que me deram resultaram, uma colega minha já chorava e tudo.Apanhámos poços de ar que eram monstruosos e lembro-me de pensar naqueles segundos de aflição que não nos íamos safar daquilo.Uma amiga minha diz que nunca me viu tão branca na vida como naquele dia, foi o maior susto da minha vida!Ainda não voltei a andar de avião, mas cofesso que agora tenho medo.Não sei como vai ser a próxima viagem, mas sei que vai acontecer!
Beijinhos

Trintão disse...

Se só te falta o V não é mau sinal não! (brincadeirinha, cara kitty fane!)

Sinapse disse...

E vocês têm medo de andar de avião? ... eu, sim! muito! pavor!! apesar de fazer em média 24 voos por ano ...

Fuschia disse...

Gostei do post e concordo. É apenas uma questão psicológica, porque, quantas pessoas morrem diariamente nas estradas, em todo o Mundo?

Cate disse...

Medo, muito medo! Quando se sente aquela turbulência violenta tenho tendência para começar a pensar «pronto, tanto avião no ar, e vai ter que ser o meu a cair». Tenho algum receio, mas não deixo de viajar de avião por causa disso.

Dive disse...

Sexta arranco para o Egipto, com 2 escalas pelo meio. O entusiasmo é o mesmo de sempre, anseio poder chegar mais cedo ao aeroporto, fazer o check in com calma e gozar aquele ambiente do aeroporto...que é sempre sinal de ferias.Love it!

Anônimo disse...

olá, gostaria de dizer que tenho aerofobia, o fato de estar dentro do avião fechado e a altura me cauam pânico, eu choro muito e penso que naquela leve balançadinha que nem chega a ser uma trubulência, o aião vai cair e eu vou morrer!!!!
tenho medo de sentir ele caindo e aber que não posso sair dali, ou pior, que poderia ficar 24 horas num ônibus até o Rio de janeiro e não 1 h e meia dentro daquele boeing que parece mais um século!!!

nunca visitei meu pai na Alemanha por medo de ficar mais de 2 horas dentro de um avião...
aff como eu faço pra me dopar e dormir??