segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fico sempre um bocadinho irritada quando viajo de avião


Gisele Bundchen

Quando viajo de avião fico sempre um bocadinho irritada (assim só um bocadinho, mas só porque andar de avião é sempre sinónimo de férias e isso é sempre bom.). E porquê? Ora porque mais uma vez as pessoas não cumprem o que lhes é pedido e, por isso, irritam-me. Quando eu digo que estou cada vez mais anti-social ninguém acredita, mas é mesmo verdade.

E irritam porquê? Porque além de baterem palmas no fim, o que é completamente ridículo (felizmente isso não acontece em todos os voos), irritam-me por outras coisas.

Por exemplo, pelo simples facto de desapertarem o cinto logo que o avião chega lá acima. É certinho, ouve-se logo o tal barulhinho. Desculpem lá, mas o cinto incomoda-vos? É que a mim não me incomoda nada, nem me lembro sequer que o tenho, e só o tiro se tiver mesmo de me levantar. Porque o cinto deve manter-se durante toda a viagem apertado. O que aconteceu no sábado naquele avião que fez a aterragem de emergência em Genebra é a prova disso mesmo. Por vezes há problemas inesperados que não causariam quaisquer danos se as pessoas levassem o cinto apertado. Mas não, gostam de se armar em parvinhas.

Então e quando o avião se prepara para a aterragem? Mal o avião passa sobre a segunda circular e põe as rodinhas de trás no chão, já se ouvem os cintos. É o barulho dos cintos e é o barulho dos telemóveis a serem ligados. Quando o avião pára já as pessoas estão levantadas a tirar bagagens à doida lá de cima só para serem as primeiras a sair e, claro está, a comunicarem via telemóvel. Ai detesto. Fico sempre com vontade de agarrar nas minhas luvas de boxe que trago sempre na carteira e desatar por ali a bater em toda a gente.

28 comentários:

Joao disse...

Fiz recentemente 4 vôos. Um na TAP, outro na Austrian, e dois na Swiss. Nenhum deles teve palmas nem gente maluca a tirar cintos e ligar telefones mal as rodinhas de trás tocaram no chão.

Na verdade, fiquei espantado. Tive sorte.

Anônimo disse...

e qd se aterra, e todos se levantam para tirar a mal ? Depois fica tudo em pé uns bons dez minutos ( porque maioria das vezes o aviao mal parado está!)ficam todos c as malas nas maos mais os casacos e os queijos da familia, tudo a olharu ns pos outros ali de pé.. é lindo...eu costumo ficar sentado e so qd a porta abre é que me levanto..e geralmente sou olhado assim de lado...but who cares?=)

vv

Fuschia disse...

Foi exactamente o que eu disse quando deu a noticia. Tenho pena pelas hospedeiras de bordo, que têm mesmo de andar de um lado para o outro e uma delas magou.se mesmo (coitada a servir refeições!). De resto, acho que as pessoas confiam muito na Virgem Maria. São aquelas que se não houver Polícia a ver também tiram o cinto. A mim não me chateia nadinha mesmo e só o tiro para ir ao wc!

jopurdida disse...

Ora aí está uma coisa que também me irrita solenemente. Nunca percebi que aversão é que as pessoas têm ao cinto de segurança. É que é imediato... pode ser que um dia aprendam.

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Ehehe... As pessoas sao assim mesmo umas impacientes :s Querem ser logo as primeiras a fazer tudo, haja pachorra

Ana C. disse...

Dizes isso a uma pessoa que se pudesse ia de cinto até à casa de banho do avião. Aliás, eles deviam ter um cinto por lá...
Concordo plenamente.

Anônimo disse...

Pois, eu também mantenho o sinto sempre apertado, só o tiro para ir ao wc. Recentemente também fiz alguns voos e reparei que as pessoas são muito impacientes. Na hora de apertarem os cintos lembram-se de ir ao wc, de tirarem casacos da bagageira, enfim. Após o avião parar, põem-se logo de pé a tirar as malas e depois claro, têm de esperar que o avião possa abrir as portas. Eu cá vou lendo o meu livrinho e apreciando as caras de frete :)

Jus Me

Joana disse...

Compreendo-te perfeitamente.
Será que é muito dificil de entender que não adianta porem-se em fila no corredor porque a porta ainda não está aberta?

Laetitia disse...

Kitty tens toda a razão, mas este aspecto dos voos tem muito a ver com a educação de cada um, e do respeito pelo outro e por si próprio. Infelizmente há quem não tenha noção disso.

Anônimo disse...

Os atropelos a tirar as malas eram desnecessários. Assim como certas dondocas ocuparem a bagageira por cima do seu lugar só com as suas coisas.

Unknown disse...

Como me identifico com este post!
confesso é que mal possa ligo o telemóvel para mandar uma mensagem aos familiares a dizer que correu tudo bem (sei que ficam ansiosos).Palmas tenho sempre vontade de dar, embora não as dê, pois é o avião é o meio de transporte onde me sinto menos À vontade...Agora À malta que tira logo, logo a mala mal para depois terem de esperar todos apertados no corredor, não percebo...

Cat disse...

Bater palmas no fim é hilariante, mesmo!

kiss me disse...

Já fiz montes de viagens e nada de palmas, nunca ouvi, felizmente.

Quanto ao cinto também nunca o tiro, fica ali debaixo da mantinha, durmo (quando consigo dormir) com ele posto e tudo.

E quando pousa também não fico impaciente. Mas o telemóvel...confesso. Não espero que o avião esteja mesmo mesmo parado. Mas não é por mim, é por ter uma mãe tão tão stressada que eu tento poupá-la uns minutinhos do sofrimento pelo qual está a passar.

Anônimo disse...

Eu achava que já não havia gente a bater palmas. Mas este fim de semana num voo Ryanair Madrid-Milão tocou o sino por ser o voo whatever a chegar dentro da hora prevista e o pessoal começou todo a bater palmas. A minha alma ficou parva!

Ah... (mas esse já estava à espera) Voo Porto-Newark cheio de emigras que tinham vindo para a Páscoa. Tudo a bater palmas também!

Concordo com tudo o que dizes e ainda acrescentava mais. Gente que gosta de usar os dois apoios de braços e tu que te amanhes. era uma lista grande...

Dejando huella disse...

Ah ah por isso me ri tanto sabado passado.. a hospedeira espanhola pegou no intercomunicador e perguntou em voz bem alta se o aviao ja tinha paradinho e porque raios tinham tanta pressa. Foi tudo a sentar o rabo outra vez. Que gentulha!

Dejando huella disse...

A primeira vez que ouvi baterem palmas foi há 15 anos num voo Lisboa-Caracas. Ao fim das 8 horas de voo com uma aterragem perfeita, as pessoas estavam tao aliviadas e felizes que desataram a bater palmas. Agora é bater por bater, é mesmo foleiro.

Filipe Salgado disse...

Não... desculpeeee!!! Eu faço questão de me colocar à porta do escritório no final do expediente para bater palmas ó pessoal... Por isso, parece-me justo k o Sr piloto seja contemplado com o mesmo tipo de agradecimento.

IncognitU disse...

Tu precisavas era de uma macho como eu, ao teu lado a proteger-te.

Tixa disse...

Luvas de boxe... ai que a menina é perigosa!!!


* beijocas

Anônimo disse...

Como te percebo Kitty Fane... lido com isso todos os dias, haja paciência.

B. disse...

A mim só me dá para rir com essas situações de tão parvinhas que são. E habitualmente fico sentadinha à espera que os apressados saiam, para sair mais tranquila e sem ser atropelada.

vmlf disse...

Bem, porque é que a malta não combina toda e vamos todos no mesmo voo? Hum? Assim ninguém se irrita porque são todos tão bem comportados... Grande ideia, não?

As palmas são lindas, eu gosto. As melhores palmas foram quando fui com um grupo de escoteiros no mesmo voo para Londres, todos a baterem palmas entusiasticamente.

Tirando isso, tudo me irrita, e fico ainda mais irritado porque sou obrigado a levantar-me para deixar a pessoa da janela sair para depois me voltar a sentar mais uns 5 minutos...

Trintão disse...

bater palmas? lol nunca passei por isso :)

em vôo raramente tiro o cinto

mas quando aterramos tiro log :P

telemovel ligo qd o avião está parado e está o pessoal todo maluco para tirar as malas e sair. tenho tempo para tirar a mala com calma sentar-me ou esperar e ligo o tmv para ver se tenho sms. telefonema so fora do aeroporto

Daniela disse...

Eu gosto das palmas quando merecidas, após vôos muito longos e cansativos em que tudo corre bem. Afinal de contas estamos a voar, apesar de banalizado para mim ainda é especial!
E que bem que me sabiam umas palminhas depois de uma saída de urgência :)

GATA disse...

Porque será que, quando soube do incidente/acidente do avião da "tansa", me lembrei LOGO de ti?! :-)

E depois assomou-me à mente aquela viagem em que a maioria do pessoal passou quase 7 horas em pé, de um lado para outro, que até parecia o autocarro para a "santa terrinha"?! Só faltou cantarem e dançarem tipo rancho foclórico!!! BIMBOS!!!

PS: uns 'x-man' e ficavam 'sogaditos' como eu...

Anônimo disse...

Pois para mim,avião é sinónimo de trabalho.E ás vezes precisava tanto de umas luvas de boxe(mas só ás vezes.Felizmente...).

Sofia disse...

Post perfeito!
Se todos os meus passageiros fossem como tu a minha vida seria, sem dúvida, muito mais tranquila. Mesmo assim, basta um para fazer a diferença! Parabéns pelo civismo!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.