segunda-feira, 20 de abril de 2009

Não é fácil ser mulher


Miranda Kerr, Heidi Klum, Selita Ebanks, Adriana Lima e Karolina Kurkova

Se por um lado a mãe natureza nos deu a capacidade de gerarmos dentro de nós um novo ser, por outro brindou-nos com tudo o que é mau.

Ele é o período todos os meses. A maldita TPM com tudo o que ela implica. Ele é o andar nove meses a carregar uma criança na barriga. Ele são os enjoos nos primeiros meses. Ele é o parto. Ele são todas aquelas dores de morte. Ele são as estrias na barriga. Ele é o peito a descair. Ele são as gorduras acumuladas no rabo. Ele é a depressão pós-parto. E por aí adiante.

Como se não bastasse tudo isto, as mulheres ainda têm prazo de validade.

Um homem giro e solteiro de trinta e tal anos é um bon vivant. Uma mulher gira e solteira de trinta e tal anos é uma solteirona encalhada que ninguém está para aturar. Um homem de quarenta anos está no auge do seu charme. Uma mulher de quarenta anos está no início do seu processo de decadência. Um homem pode ter filhos até morrer. Uma mulher pode tê-los, no máximo, até aos quarenta e cinco, sendo as probabilidades de os ter a partir dos trinta anos cada vez menores.

Aos trinta e três anos comecei a sentir na pele esta triste realidade. Qualquer mulher que queira ser mãe (ainda que não tenha pressa nenhuma nisso, nem tampouco sinta o apelo da maternidade ou o seu relógio biológico a dar sinal), a partir dos trinta começa a fazer a contagem dos anos que lhe faltam para concretizar o seu desejo. E ainda que não lhe agrade para já a ideia de abdicar da sua vida tranquila e despreocupada em prol de uma criança rabugenta, pensa que não quer chegar aos cinquenta anos sem qualquer descendência. Quem disse que era fácil ser mulher?

32 comentários:

Tixa disse...

Só os homens dizem que é facil ser mulher!!! e alguns... que outros já começam a ter a plena consciencia que ser homem é bem mais simples! Mas convenhamos que ser mulher é muito mais bonito! Eu Adoro ser mulher.... só não gosto tanto naqueles dias! ;)

JL disse...

Querida Kitty...

Não me diga que está em crise...

Kitty Fane disse...

Querido JL... que saudades suas...

Sim, na crise da meia-idade. A mim, ao contrário dos homens que compram porshes, só me dá para comprar malas.

Definitivamente, estou velhota. :-)

Inspiração Inesperada disse...

Não é mesmo nada fácil ser mulher, mas nós conseguimos ultrapassar tudo e fazer frente a todos, apesar de todos esses "obstáculos". Quanto ao "relógio biológico" às vezes dava jeito poder desligá-lo... só por um bocadinho...

M disse...

Mas de vez em quando lá encontras um que te diz "Mulher a sério tem de ter um bocadinho de gordura localizada." e de seguida, abraça-te pela cintura (mais concretamente naquele pneuzinho que teima em não desaparecer)e diz "E querias tu perder isto? Isto é o que eu gosto de agarrar em ti.". É melhor que o euromilhões!

JL disse...

Velhota? Nem pensar, minha querida.

Estou certo que mantém todo o seu (imenso) charme e atributos absolutamente intocados.

Veja bem que continua a merecer (como é de elementar justiça) a dedicatória de poemas de Yeats e convites para jantar...

Diga lá que não está lindamente...

prada disse...

Como compreendo esse estado de alma!Ser mãe ou se deseja muito ou é preferivel fazeres um testamento das tuas malas valiosas ...Estou a brincar!!!
Ser mulher ou homem tem prós e contras. Nesta vida nada é perfeito nem completo, como aliás deixaste escrito num post anterior.
Não faças nada só porque os outros fazem ou têm (marido ou filhos) e nunca te arrependas do que fizeste ou deixaste de fazer.A vida não é facil de gerir, embora seja bom viver.

icas disse...

Andava a ver uns blogs e acabei por vir parar ao teu, dei uma vista de olhos e devo dizer que gostei imenso.Vou voltar mais vezes.
Em relação ao post em questão, concordo ctg realmente ser mulher não é fácil, mas é um Ser muito mais bonito de se ver e descobrir.
Beijinho

Anônimo disse...

As mulheres, tal como os homens, além de rugas, cabelos brancos e pneus, também acumulam experiência, sabedoria e encanto.
Um homem ou uma mulher que não saiba aceitar isso e viva na ilusão de se manter sempre jovem ainda tem muito que crescer.
Eu, mulher na casa dos trinta, não tenho a menor paciência para aturar carinhas e corpinhos muito jovens se pertencerem a um cerebrozinho de ervilha e tiverem como grande preocupação das suas vidas acompanhar a moda, ter o peso ideal e retardar as rugas. A vida é muito mais do que isso e uma conversa estimulante supera, para mim, uns quilos extra ou uma camisa démodée. Eu também sou démodée... até falo francês :-)
Rita

Anônimo disse...

Bem, tou nos 31-a caminho dos 32- e a pensar no mesmo! :/ Maldito sexo feminino! lol

Tixa disse...

Allie! o meu fofo tb me diz isso! ;) e eu adoro ouvir LOL

Z disse...

E mesmo que os tenhamos a tempo, são sempre os nossos filhos! A mãe nem educação lhe sabe dar, olha me para as roupas que aquela mãe vestiu á criança. E os homens acham muito giro ter filhos porque não têm metado do trabalho com eles que nós temos!

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

é... nestas coisas os homens tem uma sorte do caraças :p

amélie disse...

Mas sejamos honestos: é bem mais fácil uma mulher ter uns quilinhos a mais e ser bem bonita do um homem com aquela barriguinha proeminente, é que nem conseguem disfarçar!

amélie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kitty Fane disse...

Ah, lembrei-me agora. Eles sofrem de calvície e nós não. Bem feito. :-D

Madalena disse...

Credo!!! Nem todas as mulheres sofrem desses mal todos :D

Sim, mas realmente os homens "costumam" ter melhor aparência física que as mulheres, quando envelhecem...

Juanna disse...

Acrescentar - gravidez é uma seca, um incómodo. Não posso comer bifes mal passados ou beber uns bons copos de vinho, toca a colocar creme gordo na pança para evitar estrias (creme gordo é um nojo!), a balança marca demasiado, o médico toca-me sem pudores (odeio ginecologistas), as consultas de pré-mamã são no cu de Judas e as 8 da manhã, o sono invade-me, o cansaço mata-me, o corpo fica horrendo e deformado, os orgãos internos magoam-me na sua nova posição, a azia deixa-me louca, a perda de memória faz com que já não saiba o que queria escrever aqui...

Mas é tãooooooo bom depois......

Ginger disse...

Quase todas as mulheres acabam por ser mães...
Poucas são as que se importam com as estrias na barriga... com os nove meses e todo o blá blá blá...

A questão é... qualquer uma pode ser mãe... mas ser mãe não é para todas. ;)


kiss*

Anônimo disse...

Posso apenas discordar um pouquinho?? A imagem social que foi feita de homens trintões e quarentões como charmosos é apenas uma das falsas sensações que ai perduram. O homem que consegui soltar-se das amarras sociais é tido como algo de louvável. E porque não numa mulher?? A idade traz charme e deixem-me dizer que em muitas mulheres é simplesmente divinal. Talvez porque nunca gostei de miúdas infantis e ingénuas. Mulheres com charme, carisma, inteligência, presença, e marcadas pela diferença raramente se encontram nos seus 20 anos..mas isso é a minha opinião..como acho mesmo imbecil criticarem as mulheres que não se casam e parece que nos homens não há crise nenhuma..elas são falhadas, eles estão a viver a vida e o sucesso...prefiro mulheres solteiras do que meninas que não tem maturidade para casar nem viver longe da alçada dos papás!!Para mim é mais criticável casar e divorciar-se e deixar filhos para trás do que ser solteiro a vida toda. Não vivemos todos numa sociedade moderna e que não deveria ser tão tacanha em relação a certos estereótipos.. quanto ao resto está tudo certo...apenas que se não tiverem filhos sempre podem adoptar alguém que precise e está nessas instituições "horríveis"..
O que é importante é sermos felizes e não vivermos numa capa do sucesso, e muito importante mesmo é fazer os outros felizes...
Ass: Rui

prada disse...

E de impotência tb sofrem e nós fingimos bem ihihih

Poupinhas disse...

E os descontrolos hormonais????!!!!
Que vida a nossa.. mas ORGULHO-ME de ser MULHER (apesar de alguns contras, existem muitos "a favor")
Besito*

wednesday disse...

Pois não é fácil... E depois o pior ainda é tentar explicar certas coisas aos homens... Impossível!

Lénia Rufino disse...

Comentário que não tem nada a ver com o post: deixei-te um mimo no meu blog.

Ana Princesa disse...

MAs podes crer que não é mesmo nada fácil! também porque temos que lidar com eles!

**

Nirvana disse...

Olá Kitty. O teu tornou-se obrigatório no meu round de blogs :).
Já imaginaram isto tudo num homem? Um homem com TPM, com período todos os meses, com essas partes más todas da gravidez, a trabalhar sem parar e ainda por cima apresentar um ar fantástico... As instituições mentais iam estar a rebentar pelas costuras!
Quanto à idade, tudo o que dizes é verdade, na sociedade ainda há essa distinção entre homens/mulheres sozinhos, traduzindo os espertos/as encalhadas. Mas acho que isso está a mudar. Cada vez mais as mulheres são donas de si e cada vez mais confiantes.
Quanto a ser mãe acho que não há prazo de validade, é preciso estar preparada para isso e querer, só isso.Porque não é fácil, e a parte mais fácil é mesmo a gravidez.
Por isso, acho que a mãe natureza, mais uma vez, se mostrou bastante sábia... não haveria homem que aguentasse a vida de uma mulher.
:)

Anônimo disse...

Olá!
Sou do Brasil, e sempre passo aqui para ler teus textos! Adoro!
Sobre esse, concordo contigo, não é fácil ser mulher mesmo, não que seja de todo ruim, mas não é fácil. Agora dizem que nós somos o sexo frágil, não mesmo! Parabéns pelo blog.
Beijão aqui do Brasil!

GATA disse...

Desculpa lá mas eu não nasci para povoar o mundo!!! Pelo menos, quando morrer, não vou ter imbecis a lutar pelo meu dinheiro ainda eu não entrei no forno! :-)

aespumadosdias disse...

E nós temos de fazer a barba pelos menos 3 vezes por semana...
:)

Microondas disse...

só estás a destacar os lados negativos.

recordo-me de um artigo muito giro, no Times Online, em que uma colunista falava sobre isso, mais propriamente sobre o flagelo de encontrar um homem de jeito, entre os solteiros, que quisesse compromisso, aos 30.

respondeu-lhe e muito bem outro colunista, nos seus 30 e muitos, solteiro, que era tudo uma questão de fases.

A mulher vive toda a adolescência e juventude (se se cuidar) a poder escolher. É quantos quer. Como quer. Se quiser namora. Se quiser não namora. Se quiser acaba, se quiser continua. Se quiser troca. Já os rapazes, na sua esmagadora maioria, passam esta fase à caça do que pinga, mas não gerem listas de interessadas no inverso.

Os 30 mudam a balança de poder (hoje em dia). Um homem de 30 passa a ter mercado nos 20,30 e 40. É compensado. Está na fase em que tem mais dinheiro, logo atrai também não só as que se sentem genuinamente atraidas por ele como (as muitas) que podem ser atraídas pelo que ele tem e representa.

Seremos nós culpados de querer aproveitar a fase em que a vida nos dá um pouco mais? Não a tiverem também vocês? Claro que tiveram. Tiveram a fase em que as mamas estavam no pino e o rabo bem rijo. Permitiu-vos desdenhar e escolher. Depois vem a nossa vez.

O que faz dificil hoje ser mulher não é bem isso. O que faz dificil ser mulher é não saberem o que querem, algo que sempre assim foi. E têm de compreender que uma mulher que até aos 30 e poucos nunca quis uma coisa, sinta alguma dificuldade em obtê-la quando passa a querer, sobretudo se apanha o outro lado em fase de definir se quer ou não.

O resto é igual. Também ficamos carecas, gordos, também nos descai o rabo, também nos começa a faltar força na verga, etc.

Cada loco con su tema.

Trintão disse...

Miss Kitty Fane,

Peço imensa desculpa mas permita-me discordar de si!

"A mãe natureza brindou-nos com tudo o que é mau."

Discordo totalmente. A mãe natureza brindou-vos com tudo o que é bom. Com tudo aquilo que eu gosto! :))

Por isso, faj favori, não diga isso!

Um hip hip hurra à mãe natureza! :p

Anônimo disse...

eu tenho 41 anos e ja estou casada ha 15 nao digo que sou feliz como mulher mas gosto de ser apreciada e por isso mimo-me nao só para o meu marido mas tb para mim e para outros e outras pessoas.
todos gostamos de apreciar o que é bonito, nao é?