domingo, 19 de abril de 2009

Meios de comunicação social e doenças

Acho piada ao alarido que os meios de comunicação social, sobretudo as revistas cor-de-rosa, fazem à volta das doenças dos conhecidos. Uma actriz dos Morangos com Açúcar, de quem nunca ninguém ouviu falar, tem uma unha encravada, vai ao hospital tratar daquilo, e, de repente, é capa das revistas, porque esteve quase a morrer. Coitadinha. É uma desgraçada.

Aqui há tempos li na capa de uma revista que a princesa de Espanha estava gravemente doente da sua coluna. Quando, mortinha de curiosidade, abri a revista, dei conta de que afinal ela padece do mesmo mal que quase todas as mulheres que usam saltos altos durante muito tempo padecem. Enfim. Depois foi aquela inglesa. Não se calavam com aquilo. Uma pessoa odiada por todos por comportamentos xenófobos e racistas, sem maneiras nenhumas, violenta, que não sabia dizer uma frase sem um palavrão, que era uma espécie de bode expiatório de tudo, de repente, passa a heroína nacional por sofrer de cancro terminal.

Hoje, quando fui comprar o jornal, chamou-me a atenção a capa da revista do 24 horas. O Miguel de Sousa Tavares tinha sido operado a um tumor e correu o risco de ficar paralisado de um lado da cara. Que drama, meu Deus. É, de facto, um drama. Mas não há necessidade de falarem daquilo como se mais ninguém tivesse aqueles problemas. Eu sei o que isso é. Das três vezes que fui operada, corri esse risco. Felizmente, correu sempre bem. Em parte, graças aos excelentes cirurgiões que me têm operado. Sobretudo da última vez em que estive mesmo no fio da navalha.

Mas lá está, odeio falar disso, porque odeio olhares de pena e de misericórdia. Odeio as palavras do costume. A coragem e a força. A mãozinha no ombro. Odeio tudo isso. Por isso, evito falar de certas partes da minha vida aqui.

Nem tudo o que parece é. Portanto, quando me vierem com conversas do género- tu é que tens sorte, tu fartas-te de viajar, tu és isto, tu és aquilo, tu não tens problemas nenhuns, adorava ter a tua vida", lembrem-se que aqui está uma pessoa como qualquer outra. Que, provavelmente, já sofreu muito mais do que todos vocês juntos e por isso merece tudo o que de bom a vida lhe trouxer. Mas que prefere aqui falar apenas das coisas cor-de-rosa da vida.

44 comentários:

C. disse...

gostei especialmente da parte final deste post. pq afinal somos todos de carne e osso...

beijinhoO

Anônimo disse...

Definitivamente é uma grande verdade...o que não nos mata, só nos deixa mais fortes =)

Bom Domingo*

joao disse...

E mais nada! Está dito!

Fiona disse...

Bela frase para terminar o post: porque havemos sempre de andar a mostrar o nosso lado menos cor-de-rosa? Já nos basta o que se vai passando neste nosso cantinho... E quanto aos assuntos de saúde, acho que deveriam sempre ficar o mais privado possível e serem partilhados com aqueles de quem mais gostamos, nada de vir para as revistas. Também me faz confusão

S* disse...

Tambem sou assim.

O meu blogue funciona como um diario. Falo das coisas que me marcam. Mas prefiro falar das coisas cor de rosa, do bonito da vida. Nao quero expor os meus dramas.

Esta menina ja foi operada ao coraçao e raramente fala disso. Apesar disso ter marcado e muito a sua vida. :)

Paula disse...

Aquela história,cada um sabe de si,quem vê caras não vê corações...pois,é mesmo verdade...beijo.

Maria Rita disse...

concordo plenamente. todos nos somos humanos, todos nós temos problemas. lidamos com eles é de formas diferentes. sigo este blogue á bastante tempo e gosto que mostres as coisas cor-de-rosa da vida. porque por tristezas todos nós passamos, mas o mais importante é conseguir levantar e amar-nos a nós mesmos :)

prada disse...

Essas pessoas ganham muito dinheiro com isso,pois são figuras publicas .A sociedade em geral gosta sempre de saber, que afinal estas desgraças não acontecem só aos pobrezinhos dos comuns dos mortais... por isso as revistas cor de rosa vendem tanto! Já livros ou jornais deixa muito a desejar...Este blog é giro por ser cor-de-rosa o que neste caso não confundir com fútil. É lindo e areja-se um pouco de resto.

Maria disse...

As aparencias enganam muito.. Sem dúvida que sim..

beijinhoo.

Lolipop disse...

O problema das revistas cor de rosa é que vendem mais se mostrarem a tristeza e os azares das figuras públicas... Infelizmente é assim!

Anônimo disse...

Adoro a tua forma de ser :) é isso mesmo! E mereces tudo de bom sim senhora!
Beijinhos de uma seguidora assídua

Bailarina disse...

Quem fala assim , não é gago!! 8)
Bjinho*

Rubi disse...

Compreendo perfeitamente, e já me fizeram comentários do género também, és livre, tens um bom emprego, viajas bastante, não tens problemas. Já passei por coisas que não desejo a ninguém, não ando é a fazer disso bandeira. Em relação às revistas portuguesas, e visto que já não vivo em Portugal há uns anos, quer-me parecer que andam a ficar muito parecidas às cor-de-rosa inglesas (a que chamo carinhosamente revistas do cagalhão, desculpa Kitty). Agora não sei é se as ditas personalidades expõem-se mesmo ou se andam a cuscar a vida delas. Beijinhos

Anônimo disse...

A brincar a brincar, acabaste por tb revelar a tua "desgraça"...

Tana disse...

Pronto pronto! Ninguem te dirá nada dessas coisas :P
ahahah


beijos!!!

Madalena disse...

Tens toda a razão, as aparências iludem ...e muuuito!!! Tens razão em TUDO o que dizes neste post!

B. disse...

As revistas querem vender e por isso focam aquilo que, infelizmente a maioria das pessoas quer ver - a desgraça alheia, sobretudo dos famosos.
Em relação a partilhar determinadas coisas...comigo depende do estado de espírito. Também tenho um problema de saúde, também fui operada, tenho que estar em vigilância, tenho milhões de exames para fazer, mas a minha opção é não fazer disso um drama. E sou feliz!

Espiral disse...

Acho que fizeste um post muito legitimo. Apenas acho que não estiveste tão bem quando disseste que provavelmente já sofreste mais que as pessoas que te lêem, e que por isso mereces tudo de bom.
Sofreste mais que a soma de todos os que te lêem? Duvido. E se não achas que dizer isso é fazeres-te de vítima, então estás enganada.

Achas que por teres sofrido muito mereces tudo o que de bom a vida te trouxer? Espero que te traga muita coisa boa, mas sinceramente não pelo que sofreste ou não. Felizmente ou infelizmente a vida, o mundo, etc, não recompensam como deveriam as pessoas que tal merecem. O mundo não é causa-efeito assim tão linear.
Se és uma dessas pessoas por teres determinada doença? Ou porque já sofreste muito? Hum... não sei mesmo. Talvez sim. Mas de certezinha que não sofreste mais que todas as pessoas que te lêem.


E ainda bem que falas das coisas cor-de-rosa que te acontecem. É sinal que as tens. E não são nada poucas acredita. Há quem não as tenha e mesmo assim anda sempre com um sorriso na cara.

Beijo

Espiral

Mais um homem... disse...

Como já alguém disse voltou a falar-se da sua operação que noutros posts já se tinha falado, mas talvez seja uma necessidade sua de mostrar que afinal é um pouco frágil. Já em relação às fotos que mostra deixe-me dizer-lhe que não parece a sua cara, o rosto que aparece agora parece ser menos largo mais jovem e mais bonito (desculpe a franqueza) que outras fotos que já vi suas. Independentemente disso tudo espero que tenha apreciado as férias.

Eu sei tudo pode acontecer disse...

Ahhhh como concordo contigo!
Também fui operada há pouco tempo e não é coisa que adore andar a exibir, possivelmente terei que o ser novamente, mas não será por isso que tenho vontade de andar a espalhar ao 7 ventos que preciso que olhem para mim! Alias essa mania parva de mostrar tudo de nós aos que nos rodeia só nos torna mais desinteressantes!


Beijo e fica bem!
;)

Anônimo disse...

A Espiral tirou me as palavras em que estava a pensar...

Trintão disse...

Há "alminhas" muito medíocres...

Eu acho que viajas é pouco! Deus queira que possas fazê-lo ainda com mais frequência. bjs

Anônimo disse...

Desculpa a franqueza, mas acho que exageras quando dizes que já sofreste mais do que todos juntos. Não sabes isso. Passaste um mau bocado é certo e isso ninguém merece, mas infelizmente há quem passe por coisas piores, bem piores...- não queiras nem saber. Por outro lado, referes que não fazes disso alarido, mas na verdade estás sempre a falar do mesmo e quem te lê, vai juntando os pedacinhos e completando o puzzle. Sinceramente, gosto da forma como escreves e há muito que te acompanho, mas ultimanente,são só futilidades e "não sou coitadinha nenhuma, mas já passei por isto tudo..." - e alguém inteligente como tu pareces ser, de certeza que gostaria de mais do que comentários do género "tens toda a razão, concordo contigo e bla bla bla"...
Maria

Kitty Fane disse...

Cada um sabe dos seus problemas e como é óbvio o sofrimento de cada um não se mede, por isso pensei que tivesse ficado bem claro que quando digo que provavelmente já sofri mais que todos vocês juntos, estava a exagerar, claro. Pensei que tivesse sido claro, pelos vistos não. Da próxima vez terei o cuidado de fazer um desenho. :-)

Anônimo disse...

Para quem fala de banalidades, tens alguma dificuldade em encaixar criticas, construtivas por sinal.
Essa do desenho dispensava-se.
Enfim...deste um tiro no pé e revelaste mais de ti do que em muitos posts sobre a tua dôr.

Kitty Fane disse...

Querida anónima, essa palavra dor com acento circunflexo denunciou-a. Não me larga o pézinho (que, por sinal, agora levou um tiro), hein? Que obsessão.

B. disse...

Bem...Eu continuo a achar que só vem aos blogues quem quer e, embora sabendo que a Kitty Fane não precisa de advogados (porque tens a mestria das palavras e o dom do argumento), devo dizer que há comentários que não se entendem. Se for um ou outro...ainda vá, agora repetidos, aparentemente da mesma pessoa, não se entendem. Embora este seja um espaço "livre", se não gostam, porque é que voltam?

Laetitia disse...

Sabes que mais? O importante é que te sintas bem com o que partilhas com a blogosfera. O blog é teu e a partir desse momento só te lê quem quer, quem não gosta que não leia ora essa! Beijo.

M disse...

Acho que não podemos chamar "comunicação social" ao 24 horas. :-D É triste o dinheiro que as pessoas gastam neste tipo de imprensa que não é digna do nome. Valem-se de tudo o que é baixo para apelar ao nosso lado curioso e cusco. Pergunto-me se quem lá trabalha se sente minimamente realizado e se foi assim que pensou exercer a sua profissão.

I. disse...

Desculpa lá a franqueza, e sem querer acrescentar mais ao que já disse a Espiral (grande comentário), dispensava-se a arrogância do "fazer um desenho".

Depois da tua conclusão de que mereces tudo de bom porque já sofreste muito, mais se calhar que todos os que aqui vêm (presunção e água benta...), depois de andares posts sem fim a falar das viagens (que custam pelo menos dois ou três ordenados de um professor com a tua idade e presumível antiguidade...), depois, depois, depois. Cada um tem a sua vida, mas escusas de desprezar quem não tem a tua.

Porque há mães e pais de família com cancro que ficam no desemprego e à espera de vez no IPO e, sem saberem se vão viver ou morrer, também não sabem se os filhos ficam sem tecto ou pão.
Idem para dezenas de crianças que definham no IPO, tantas sem esperança, e longe da família. Também elas merecem ir às cataratas do Niagara, ou ao menos à Eurodisney. Mas não vão. E se calhar, o que pedem é saúde.

Porque há homens e mulheres com dramas terríveis, que mereciam tudo de bom, a começar por um tecto, comida, segurança, carinho, e não o têm.

Devias ser um bocadinho mais grata e menos arrogante pela sorte que tens na vida. Sinceramente.

E se a resposta for "só lê quem quer", bom, eu até gostava de ler, mas agora já nem por isso. Mas também não sou mulher de ficar calada e a assistir a esta arrogância e desprezo que a fama te parece ter trazido (porque é que de todos os bloggers que são muito lidos e referenciados poucos resistem a esta soberba? que triste.) O sofrimento por que possas ter passado, e que eu não desprezo porque é sempre lamentável, não te dá o direito.

Kitty Fane disse...

Oh I. eu nem vou comentar minha querida. É melhor não. Sei melhor dessas realidades do que você, porque já as vivi de perto, muito perto.

Agora diga-me onde é que eu desprezei os que não têm a minha vida? Como sabe que eu não sou grata? Onde é que eu digo que mereço mais do que todos os outros que me lêem?

Com este post apenas quis dizer que, ao contrário do que muitas pessoas pensam tendo em conta os comentários que me enviam, a minha vida não são só as viagens e afins. Só isso. Nada mais do que isso. Pelos vistos fui muito mal interpretada. Credo. É assustador o seu comentário. Longe de mim criar em alguém sentimentos como o que demosntrou ao escrever o seu comentário.

B. disse...

I. - Quando eu escrevi que só volta quem quer, não foi para criticar o facto de as pessoas escreverem comentários nos quais demonstram não concordar com a Kitty. Acho isso perfeitamente legítimo. A questão são os anónimos, que parece que afinal é sempre o mesmo anónimo, que repetidamente critica - e esse sim, não se entende porque regressa. Mal de nós se concordássemos sempre com tudo o que aqui se escreve, ou em todos os blogues que acompanhamos. Mas uma coisa é dizer que não se concorda e explicar, de forma racional, o ponto de vista, outra é vir deitar abaixo e espicaçar.

Kitty Fane disse...

Oh I. e onde é que eu disse que só EU é que mereço tudo de bom? Eu mereço, como tu mereces com certeza, como toda a gente boa merece. Mas lendo o seu comentário parece que de repente eu desprezo todos os outros. Mais do que o meu post, o seu comentário é lamentável. Com franqueza. Só mesmo uma pessoa que não me conhece minimamente pode escrever uma coisa dessas em relação a mim. Uma tristeza mesmo.

prada disse...

Acabo de ler a polémica.Desliga,porque a inveja é o que se nota aqui , por parte de alguns comentadores,eu até adivinhava a orientação politica dessas pessoas.Vivem obcecados em destruir o que a vida apresenta de bom, mas só enquanto eles não teem esse previlegio.. que depois muda tudo.. não seu se me fiz entender

I. disse...

Só uma explicação: não vejo em que é que o meu comentário denota maus sentimentos. Até esclareço que quando o escrevi o fiz motivada por tristeza, porque acho que o post transmite uma atitude de arrogância e soberba que nunca associei à Kitty (trata-me por você, em vez do tu blogosférico, e respeito).
Dá uma ideia de egocentrismo, de eu não me queixo mas vou queixando, eu mereço mais que vocês. Salvou pouquíssimas excepções (e ainda bem), acho que quase todas as pessoas com quem me tenho cruzado na vida merecem tudo de bom, a Kitty incluída. Gosto de ver as pessoas felizes, e a gozar a vida fazendo aquilo que as realiza. Mas já não gosto é de ver as pessoas a esfregar no nariz das outras a sua sorte, boa fortuna, e alegados merecimentos... acho pedante e poucochinho. E, mais uma vez, repito-me, pouco condizente com a ideia que fazia da Kitty.
O mundo não é um lugar justo, pelo que raras vezes a vida recompensa as pessoas na medida em que merecem. Por isso, a nossa felicidade e realização, que sem dúvida derivam também do trabalho e esforço individual, muitas mais vezes dependem da sorte, de termos possibilidades para além daquilo que fazemos nos trás.

Não quis chamar-lhe ingrata, mas acredite que este post dá essa ideia. Sinceramente. E o dizer agora que conhece certas realidades melhor que eu? Como sabe? Sabe o que eu conheço ou deixo de conhecer, o que já vivi ou vi? Lá está arrogânciazinha. Podia ter a humildade de o reconhecer, mas não. Apelida de tristeza o meu comentário... E por aí fora.

Senti-me revoltada e triste com a sua atitude. Continuo a sentir. E o facto de vir uma comentadora chamar à conversa a inveja... Pelo amor da santa, que atitude tão pequenina, tão tuga! Se alguém critica é por inveja? Garanto que não, que não trocava a minha vida pela de ninguém (que com o bom também vem o mal).

Tem todo o direito a falar do que quer, mas não atire pedras a quem aqui a vem ler, por bem. Eu vinha nessa disposição, e senti-me mal depois de ler o post. É legítimo, penso eu, se não o entende, pois então também não posso convencê-la do contrário, e reduzo-me à minha insignificância.

Kitty Fane disse...

Cara I. da mesma forma que eu não sei se você já viveu essas realidades mais ou menos do que eu, você também não tem o direito de vir para aqui tirar conclusões e fazer avaliações da minha pessoa quando não me conhece de lado nenhum. Estamos entendidas?

E gostei sobretudo da parte acima onde diz :"a falar das viagens (que custam pelo menos dois ou três ordenados de um professor com a tua idade e presumível antiguidade...)", lá está, lá tinha de vir o facto do ser professora. Parece que uma pessoa tem de andar agora a dar satisfações da sua vida e a pedir a todos desculpa por viajar.

Sente-se triste e revoltada? Olhe também eu, que nunca pensei que um post escrito sem qualquer intenção de esfregar nos outros fosse o que fosse, apenas o de demonstrar que a minha vida não são só rosas, como muitos pensam, criasse tanta incómodo em certas pessoas.

Enfim...

I. disse...

Suspiro... mas onde é que eu disse que tem que pedir desculpa pela vida que tem? Cruzes! Que irritação! Se tem dinheiro para gastar em viagens, força! Até acho que é dinheiro muito bem gasto. Agora não me venha dizer que é só por merecimento que o tem, que alguma sorte estará envolvida, ou não? A maior parte das professoras que conheço, que não tenham bens de família ou não ensinem a 100% numa só escola, não ganham para as despesas e renda de casa. E com o trabalho que têm - e eu não invejo - bem mereciam ganhar o dobro ou o triplo que ganham, com franqueza.Era isso que queria frisar.Nem tudo o que temos, ou deixamos de ter é contrapartida do que merecemos. E os que têm menos não é porque merecem menos...

Não me deve explicações, nem a ninguém, mas se as dá (como deu neste post), também dá direito à resposta.

E do que releio dos meus comentários parece-me que as ilações que tiro acerca da sua pessoa até são bem lisonjeiras, que por mais de uma vez lhe referi que a tinha (e tenho, que penso que foi só uma cena infeliz que não define, só por si, a pessoa) em boa conta, a vinha ler por bem, e que por isso fiquei triste com a ideia subjacente a este post, ou que ele transmite. É que nem é o que se diz, mas a forma como o faz. Já muitas vezes cometi erros na minha vida, transmiti ideias desagradáveis sem intenção de o fazer, e por isso chamei a atenção. pelos vistos não teve intenção nem consciência, mas isso é consigo, por mim, tudo bem. Disse o que tinha a dizer pela frente, sem subterfúgios ou me refugiar no anonimato, e sem qualquer intenção de denegrir ou ofender.

Espero que fique esclarecido. Caso contrário, e se a ofendi, peço desculpa, que não era de todo a intenção.
(pronto, não digo mais nada)

Kitty Fane disse...

I. gabo-lhe a coragem de vir para aqui dizer o que disse sem se esconder no anonimato, quando o podia fazer. Sinceramente e como já lhe disse, acho que entendeu mal o post que eu escrevi. Não foi de todo essa a minha intenção. De todo mesmo. Os mal-entendidos acontecem e por isso devem ser falados. Da próxima vez terei isso em conta.

E como ambas temos coisas muito mais importantes com que nos preocuparmos, dou por terminada esta dicussão, esperando que a I. me continue a visitar como o teu feito até agora. :-)

Kitty Fane disse...

... Que eu terei todo o gosto em recebê-la. Mesmo quando discorda de mim. :-)

Suspiro do Norte disse...

Parabéns pelo post. e parabéns pelo espirito.

beijinho

prada disse...

Quem se acha a I. para chamar tuga?? Lá vem a arrogânciazinha de quem se acha superior, ora ora
INVEJA SIM!!!!

Sugarfree disse...

Mas porque é que um simples post tem de descambar?!
Cada um dá a sua opinião e expressa-se como entende, não se pode levar sempre tudo tão à letra!?

Ás vezes não percebo... mas devo ser eu que sou mto burra!

Precis Almana disse...

Por hoje tenho a dizer que li com atenção o diálogo entre a Kitty Fane e a I. e tenho a dizer que percebi os dois lados e acho que acabou em bem e é um exemplo de como opiniões discordâncias podem ser bem resolvidas a trocar ideias. É que os blogues também podem ser isto, não é? Trocar ideias e avançar.

Precis Almana disse...

E olha lá, sobre os drunfos lá de cima, lexotan 1,5 não faz nada de mal e acordas bem no dia a seguir, unisedil também... Eu comecei a tomar quando comecei com as crises na hérnia que me obrigavam a ficar de cama e a ter que aguentar o repouso absoluto durante uns 3 dias, e relativo a partir daí. E ajuda a diminuir a ansiedade, essencialmente. É para isso que eles são feitos, não te assustes moça.