quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mas... em certas pessoas assentam lindamente


Angelina Jolie *

Não gosto de tatuagens. Nem pequeninas, nem grandes. Nem a preto e branco, nem às cores. Não gosto mesmo. São gostos. Respeito quem as tem. E até conheço pessoas a quem as tatuagens assentam lindamente. Mas eu não gosto. Não gosto de coisas definitivas, muito menos quando se trata de uma pintura na pele. Para definitivo, já me chegam as minhas cicatrizes.

No entanto, a minha opinião não foi sempre esta. Por volta dos dezoito anos, tive a minha fase de querer fazer uma tatuagem. Nessa altura, ganhou o pavor que eu tinha das agulhas e o medo de que a mãe descobrisse e me deserdasse. E acabei por não fazer nenhuma. Ainda bem. Hoje ter-me-ia arrependido.

As tatuagens têm prazo de validade. Quando se tem vinte ou trinta anos até podem ficar bem. Mas, meus amigos, a partir dos quarenta, tal como uns sapatos feios ou um cabelo mal tratado, uma tatuagem pode arrasar com o aspecto de qualquer pessoa. Principalmente se estiver num sítio visível e se a pele começar a ficar enrugada. E daí para a frente é sempre a piorar. Oh se é. A força da gravidade não perdoa.


(Mas, volto a lembrar, isto sou eu que acho. Eu. É a minha opinião. Portanto vamos ser crescidinhos e não vamos partir imediatamente para o insulto, apenas porque a minha opinião é contrária à vossa e porque até têm uma tatuagem que adoram no fundo das costas ou numa nádega. E digo isto, porque ainda hoje recebo insultos, por causa de um post que escrevi no antigo blogue acerca deste assunto. E já lá vão uns bons dois ou três anos.)


* Que eu acho que ficava muuuito mais bonitas com aquelas costas e aqueles braços limpos. Mas, volto a lembrar, isso sou eu que acho.

54 comentários:

Ervi Mendel disse...

A partir dos 41, era o que querias dizer, não era? :P

Paula disse...

Eu tenho uma tatuagem (é bem provável que faça outra) mas não gosto de tatuagens grandes! É pequenina, num local que fica oculto facilmente e se fizer mais, acontecerá o mesmo...

Estamos num país livre em que é saudável a diferença! Assim como eu gosto das minhas estrelinhas, tu tens todo o direito de as considerar feias ou o que quer que seja! :)

Madalena disse...

Eu também não gosto de ter tatuagens, seria incapaz de fazer uma no meu corpo...é isso que dizes, o definitivo é muito mau...mas gosto de as ver num certo tipo de pessoas, acho que ficam mesmo muito bem...realmente é verdade que "gostos não se discutem", mas podemos sempre "conversar" acerca deles loll :D

Saltos Altos Vermelhos disse...

Não tenho nenhuma tatuagem (sou mais ou menos da tua opinião) Não quer dizer que não goste de tatuagens, mas nos outros (e desde que não sendo exageradas)... em mim também não iria fazer algo de definitivo na minha pele! :) São escolhas :)

M disse...

Como dizes sao gostos. Eu até gostava de fazer uma, mas penso sempre no que acontecerá daqui a 10, 15 ou 20 anos, por isso não faço. Quanto à Jolie... realmente ela ficava melhor sem algumas, principalmente quando usa determinados vestidos.

Anônimo disse...

Eu também tenho uma tatuagem e tenho amigos que não gostam e acham feio e inestético. Tenho que compreender a opinião deles. Eu acho bonito e faz sentido para mim, a minha preocupação foi fazê-la num sitio onde, com mais idade, não tivesse que a esconder. Foi a primeira e até agora única. Gosto muito, mas só mesmo em sitio sescondidos. Eu já ia comentar o post a dizer algo do tipo: achas? ninguém vai criticar por dares a tua opinião, mas fizeste questão de frisar que criticaram o post de ha tres anos atras lol. mais do que as diferenças, nao percebo esse tipo de critica, de opiniao diferente. **

Clementine Tangerina disse...

eu confesso que tambem nao gosto...pelo menos em mim nem pensar. Nunca fui fan...tenho muitos amigos e até o marido tem e eu nao acho piadinha nenhuma!

I. disse...

Também não consigo. Pavor de agulhas! Mas também por pensar como ficaria aquilo quando eu tivesse 60 anos... não somos novos sempre, e uma tatuagem é demasiado definitiva.

Lótus disse...

Embora ache que há tatuagens giras e pessoas a quem ficam muito bem, em mim não seria capaz de fazer. É uma decisão para toda a vida, e o que nos faz muito sentido agora poderá não fazer daqui a 10 ou 20 anos.

eu disse...

era para comentar, mas como nao devia estar aqui, é melhor n...

GATA disse...

Eu gosto de tatuagens, mas não tenho nenhuma e dificilmente terei alguma. Porque hoje gosto e amanhã não gosto e depois??? Eu não sou a Elsa Raposo... :-)

Também gosto de piercings e esses tenho... mas esses, quando me fartar, retiro e pronto!

PS: hoje apetecia-me tanto mas tanto insultar-te... mas estou cheia de trabalho! :-)

Anônimo disse...

...Confesso que quando vejo aquelas tatuagens coloridas gigantescas a "espreitar" por de baixo de calças de cinta descida...acho horrível e de mau gosto...uma visão a evitar se ainda vier por acréscimo o fio dental desfiado...(mas isto também já outra conversa...)

No entanto até gosto de tatuagens e era capaz de fazer uma se também não fosse o pavor ás agulhas...
uma pequena, simples, de aspecto harmonioso....a preto, claro!!!!
Talvez um dia....
E pronto também dei a minha opinião...
Beijinho da Cláudia

Isabel disse...

Eu também não gosto de tatuagens. E nunca faria, precisamente porque no dia seguinte provavelmente acharia horrível e queria tirar. Nunca, nunca faria, até porque deve doer imenso. E dores já bastam as que aparecem sem nós querermos.

Anônimo disse...

Eu tenho uma tatuagem feita há 13 anos (aos 18) sem muita consciência do factor permanente (porque aos 18 nunca se tem consciência da permanência, anyway ;). Gosto. Nos outros. Ficou sempre o bichinho de fazer outra mas a idade já pesa neste tipo de decisões... Mas a verdade é que nunca me arrependi. O sitio não é o que escolheria hoje, mas faz parte de mim e como tudo o resto (nomeadamente cicatrizes bem grandes e bem visiveis que tb tenho) estão mais do que assumidas ;)
beijinhos. Micas
(ps: concordo que tudo o que é exagerado é feio, e a angelina tb ficaria melhor de costas limpas :)

MISS PU disse...

Tb n me diz muito.. tatuagens. Mas a Angelina é a Angelina!

A. disse...

Não tenho nenhuma tatuagem, mais ou menos pelos mesmos motivos que tu. Primeiro, não gosto de tatuagens grandes (aquelas costas ficavam realmente melhores sem nada), depois, sou demasiado inconstante para que um símbolo me diga alguma coisa durante toda a vida. Por fim, penso nos sítios onde gosto de ver tatuagens pequenas, como na omoplata ou tornozelo, e imagino-me um dia de vestido de noite e sapatinho de cetim... e não joga. Eu sou uma gaja clássica, e não há volta a dar.

Luna disse...

eu gosto de algumas tatuagens... pequeninas, com desenhos engraçados, e em alguns sitios... tb já tive a panca de fazer uma, mas ainda bem q n fiz, hj não sei se já estaria fartinha de a ter na pele.
beijinhos

Ana disse...

Também não gosto de tatuagens, e também já tive essa fase de querer uma, e aind abem qu enão a fiz!

Ginger disse...

Cada um na sua...

Anônimo disse...

É a 1ª vez que aqui comento, e tenho pena que não seja pelo melhor motivo.
Gosto de ler o que tu escreves, é um blog light (no bom sentido) e bem disposto. Mas de há uns tempos para cá, qualquer post que tu escrevas que não seja consensual para os leitores, vem com um PS em letras pequeninas numa de "sff não se zanguem comigo porque é só uma opiniãozinha". Não percebo a necessidade disto. O espaço é teu, são logicamente as tuas opiniões que nós vimos ler. Sim, eu sei que ultimamente é de queixa geral os anónimos que atacam desmedidamente os autores dos blogs. Mas, Kitty, tem mais confiança em ti e no que pensas. Não é por eu gostar de tatuagens e ter 6 que venho menos ao teu blog, ou gosto menos de ti. E penso que falo pela maioria dos teus leitores!

Volta à confiança de antigamente, por favor.

Bjs

jomaolme disse...

Bem...eu fiz uma aos 18 anos...nas costas, a preto e bem pequenina.
Mas, pensei no futuro, e resolvi que mesmo tendo medo de agulhas, queria ter uma tatuagem. Fiz. Mas optei por fazer uma tatuagem temporária. Essas são de 5/7 anos de duração. Já passaram 10 anos e a tatuagem continua cá...clarinha, clarinha, quase a desaparecer. Se por acaso quisesse continuar com ela, só retocava.

Mas tb não gosto de tatuagens grandes, ás cores e tb acho q a angelina jolie ficava bem melhor sem as que tem...

Beijokas

Glamorous Girl disse...

Até faria uma, mas tenho pavor de agulhas!

Fuschia disse...

Eu tenho uma, feita por mim e mais duas amigas, e que tem um significado para as 3. Só por isso não tenho medo do definitivo, porque foi por isso mesmo que fizemos a tatuagem igual, as 3 no mesmo dia, com um desenho feito por nós. No entanto, não gosto de borboletas, nem libelulas, nem coisinhas, que se põem na pele só porque agora a tatuagem está na moda. E como está, um dia deixa de estar, se ela não foi feita com um motivo além de fashion, pode ser aborrecido ter de a ver todos os dias.

Kitty Fane disse...

Marta a verdade é que tal como tu entendes isto como sendo uma opinião, ainda que podendo ser contrária à tua, há muitas pessoas que não entendem isso. E partem para a baixaria e para o insulto, coisa que não suporto. É óbvio que estas notinhas são para esse tipo de pessoas e não para os leitores "normais".

E n se trata de ter ou não confiança, disparate. Que tem uma coisa a ver com a outra? Eu em mim tenho confiança, nos outros é que nem por isso. Ao longo destes quase 3 anos de blogosfera, já percebi que na net vale tudo, inclusivé tirar olhos. :-)

Por isso irei continuar a deixar as notinhas sempre que as achar necessárias. :-)

Anônimo disse...

Eu tenho uma hà 5 anos que fiz sem pensar muito nas consequências, mas que adoro e não me arrependo nada. Tambèm e sobretudo porque està num sitio escondido que só quem eu quero pode vêr e para o qual eu não olho todos os dias, as vezes até me esqueço que a tenho. No meu trabalho não me poderia permitir ter algo visivel. Aceito todas as opinioes porque é para isso que a liberdade de expressão existe. E jà agora, em certos homens, certas tatuagens ficão mesmo, mesmo bem... e acho super sexy.
Sofia da Suiça

Ana C. disse...

A nota de rodapé é sim necessária. Fazes muito bem em deixá-la.
Quanto às tatoos. Sou fascinada por ver fazer quando elas são mesmo trabalhadas (adoro o Miami Ink no people and Arts). Acho que é uma forma de arte. Mas depois, salvo raríssimas excepçõs, não gosto de ver em praticamente ninguém. E há umas que produzem em mim uma certa irritação. Os caracteres chineses no tornozelo. Por favor, BAHHHHHH

Brisa disse...

Subscrevo cada linha. Não gosto de coisas definitivas que me limitem a liberdade. E gosto pouco de tatuagens sobretudo porque se tornou moda. Há cada coisa mais feia e vulgar...! No entanto, confesso admiração por alguns trabalhos e por algumas pessoas. Nestes casos, nem a idade vai retirar-lhes a beleza.

BG disse...

Concordo inteiramente, não acho nada elegante a Angelina com os vestidinhos de noite e todas aquelas tatuagens... fica bem melhor tapadinha! Há algumas tatuagens que acho giras, se forem pequenas, discretas e a preto... mas eu não faria nunca, pelo menos definitiva!
as de cor acho muito pirosas, mas são gostos!
Quanto à nota de rodapé, sinceramente acho desnecessárias, porque quem cá vier de má fé, arranja motivo para implicar de qualquer forma e insulta na mesma. Mas o blog é teu, se te apetece deixar as notas e se achas que realmente resolve alguma coisa, continua com elas, quanto mais não seja por "descargo" de consciência!

Anônimo disse...

Olá adoro o teu blogue e sigo-o sempre, nunca tinha comentado, mas agora cá estou eu.
Tatuagens desde que pequeninas, locais ocultos e com grande significado não me incomodam, mas de resto acho horrendo...
E qual é o drama de termos cada um a sua opinião, ninguém deveria te criticar.

Bjo Tita

S* disse...

Eu aprecio tatuagens nas outras pessoas, mas eu nao faria uma exactamente por essa razão que referiste: a partir de certa idade torna-se muito feiinho.

Ontem uma colega de 18 ou 19 anos andava na faculdade a mostrar as 4 estrelas grandes que tinha feito nas costas. "Têm um significado especial", dizia ela. Quero vê-la, com 60 anos, com 4 estrelas a cobrirem-lhe as costas. Coisa mai' linda. :p

Mas gostos são gostos. ;)

Femme Fatale disse...

Eu gosto mas depende das tatuagens. Estou à muito tempo para ganhar coragem de fazer uma mas ainda não decidi se quero transportar no corpo algo que fica para sempre!

Angelik disse...

Partilho da mesma opinião!

Anônimo disse...

Querida Kitty
Adoro o teu blog...
Tens sentido de humor, és feminina e em muitas coisa, apesar de diferentes idades, somos parecidas... até sobre o assunto das tatuagens...
Beijinhos e que sejas feliz
Céu

Anônimo disse...

Querida Kitty
Adoro o teu blog...
Tens sentido de humor, és feminina e em muitas coisa, apesar de diferentes idades, somos parecidas... até sobre o assunto das tatuagens...
Beijinhos e que sejas feliz
Céu

tatanita disse...

Eu tenho uma tatuagem (como podes ver na imagem do perfil) foi uma decisão muito muito bem pensada e ponderada, porque também não gosto daquelas tatuagens exageradas e grannnnndes. Mas esta realmente há muitos anos que queria fazer, tem um significado muitíssimo especial para mim, e é discreta.
Quando cheguei a casa a minha mãe nem me queria ver à frente, mas depois até gostou :)

Anônimo disse...

Eu sou da opinião de que são inestéticas, eu não gosto.
Mas isso também sou eu, insultar não vale.

Lady's Closet disse...

Gosto de tatuagens que sejam feitas por uma razão forte e não daquelas que fulano A ama Fulana B e coisas pirosas do género.
Penso há já algum tempo em fazer uma com um significado especial mas o factor medo e arrependimento da escolha têm feito com que a adie.

Acho que não te deves preocupar com a opinião dos outros serem diferentes da tua e mais se todos gostassemos do mesmo o que era feito do amarelo?

Lolipop disse...

Já somos duas... nunca fiz nenhuma. Em primeiro lugar pelo medo de me arrepender e em segundo porque não me imagino com 60 anos e com uma tatuagem, não faz sentido.

Caetana disse...

coincidência... ainda ontem estive a falar sobre tatuagens e se algum dia me passou pela cabeça fazer uma, ontem, ao ver uma acabadinha de ser feita, perdi totalmente a vontade... que medo...aquilo deve doer!!!

Ana Princesa disse...

Tenho 2. Uma nas costas pequnina com uns 5cm, e outra no pé. E ambas têm muito significado. E sim não gosto gosto de exageros nem de cores.
**

Espiral disse...

Eu sempre quis uma tatuagem, desde os meus 13/14 anos. Mas esperei até ter idade suficiente para tomar uma decisão sensata. Fiz aos 18 anos uma tatuagem no lado esquerdo superior das costas. Não é grande, fui eu que desenhei, e não é perfeita. Tenho 23 anos e ainda a adoro. Não me arrependo e é verdade que vicia. Apetecia-me fazer mais, mas por enquaunto não tenho nada com um significado tão poderoso.

Esta, pela mensagem que carrega vai fazer-me sentido sempre, aos 20 ou aos 60. Se poderá ficar desadequada? Talvez para os outros. Eu fiz para mim. Pelo que me lembra. Para que eu saiba sempre quem sou. Sim, quis colocá-lo na pele. É eterna. Sim. E depois? Eu acredito nas coisas que duram para sempre. Seja relações ou tatuagens. =)

Bem, um pequeno contributo de alguém que gosta muito de tatuagens.

Um beijo a todos

Espiral

Trintão disse...

Não gosto muito de tatoos. Vá, uma ou duas pequeninas e discretas até podem ficar bem, mas prefiro tudo "natural"!

No entanto, e realmente, a partir duma certa idade fica mal... :|

Maria...ia disse...

Pessoalmente não gosto... Já me bastam as sardas!
;)

Anônimo disse...

Tu só recebes insultos porque também não respeitas as opiniões que se apresentam contra ti e partes logo para o desancamento contra essa pessoa que o único pecado que cometeu foi... discordar de ti. E porque, logo à partida, cultivas o preconceito. Mas isto é a minha opinião.

Quanto às tatuagens, é-me igual ao litro. Não tenho, nem tatuagens nem outros adereços corporais. Mas quem gosta, que use.

Ass: Anónimo, da Silva

José Marau disse...

Eu tenho uma num local, onde nunca vi em outras pessoas; tenho à frente nas costelas.. fiz-a para disfarçar uma mancha que ficou depois de uma papeira em puto.

Anônimo disse...

Kitty,

Acompanho diariamente o blog, desde há uns meses para cá. Não muitos, de facto, mas os suficientes para te perceber um pouquinho. A forma como escreves é inexplicável, com um misto de sabedoria, ironia, e sarcasmo (estes dois últimos expressos quando propositados). É criativa, genial, sem dúvida.

Quanto a esta temática que dá pano para mangas, e contrariamente ao que é habitual, não partilho da tua opinião.
Sinceramente, não sou obcecada por tatuagens, mas compreendo a razão pela qual muitas delas são feitas, e sei, igualmente, que muitas têm uma história associada, simplesmente (e salvo raras excepções)isso não está explícito aos olhos de toda a gente. Falo por mim. Tenho apenas 17 anos, e uma tatuagem há 2. Pode parecer uma decisão inconsciente e imatura o acto dos meus progenitores me deixarem ser tatuada, mas não me arrependo, e sei que eles também não.
A minha tatuagem, uma estrela, tem como significado o meu pai, razão daquilo que eu sou, razão pela qual eu tento ser todos os dias um pouco melhor do que fui anteriormente. O meu pai, que devido à sua profissão não vejo frequentemente, é o melhor que o Mundo tem para oferecer, a minha opinião. Basta-me a sua presença para que tudo seja melhor, para que o meu dia seja melhor, porque ele consegue realmente mudar o meu Mundo. Estou a ser sincera, não estou a abrilhantar a coisa, não ! Digo-te isto porque, tal como eu, muitas pessoas têm tatuagens cujo significado não é perceptível, mas que faz toda a diferença para quem a transporta.


Como é óbvio, respeito a tua opinião, de modo algum quero que pense o contrário.

Um beijinho, Catarina

Miss Mafitahs* disse...

Eu tenho três, pequenas, todas elas com um significado muito especial que não foram feitas de ânimo leve.
Agora, na minha opinião dizeres que a partir de uma certa idade ficam mal é no mínimo preconceituoso. A minha mãe fez a primeira e única tatuagem aos 40 anos (num pacto comigo) e não foi por isso, que deixou de ser ou parecer a mesma pessoa.
E meus amigos, as tatuagens, mesmo as definitivas, já podem ser removidas a laser por isso, quem mais tarde se arrepender tem sempre solução. E foi baseada nessa ideia que fiz as minhas, daqui a 10, 20 anos, se me arrepender, tiro.

1REZ3 disse...

Não te preocupes com as opiniões contrárias. Até é giro (excepto insultos, claro), haver opiniões discordantes. Acaba por haver uma discussão saudável. Penso que a tua ideia também é essa, não? Gerar reacções e "conversas".

Para finalizar, tenho que concordar com a Marta, foi logo a impressão com que fiquei. Não tens que pedir desculpa nem fazer ressalvas...

Bj.

aespumadosdias disse...

Tafmbém acho que ela ficava melhor sem tatuagens. Se calhar até já se arrependeu de as ter feito.

AMC disse...

Cá vai mais um comentário... a somar aos 49...!
As tatuagens são o pior adereço num vestido. Ele pode ser lindo, de um grande estilista, com o melhor tecido... mas se deixa à vista uma tatuagem, é o suficiente para ficar estragado. O melhor exemplo disso e mesmo a Angelina Jolie.

River disse...

Quem quer faz, quem não quer, não faz. Ponto assente. Consensual. OBVIAMENTE.
Tenho 2 mínimas em "locais cobertos", feitas em estado adulto, porque entendo que sendo algo para a vida deve ser decidido com maturidade. Representam dois momentos marcantes da minha vida. São originais, desenhados propositadamente. Não suporto os desenhos que TODA a gente usa igual… Como se de uma moda se tratasse. Para mim esse não é o princípio de uma tatuagem. Tal como tatuar o corpo todo. Fundamentalismos, não obrigada! Em relação a coisa alguma!
De resto, encaro-as como parte do meu corpo. Como um sinal, vá lá. Quando envelhecer (mais :)), envelhecem comigo… Como tudo o resto no meu corpo. Sem dramas :)
Percebo a razão da nota de rodapé. Mas tal como diz a Marta, creio que é desnecessário. Evidente que se este espaço é teu, as opiniões aqui vinculadas, são as tuas! :)
Mais, quando respondes: “E n se trata de ter ou não confiança, disparate.”, Creio que já estás a inverter esse principio… Essa parte do “disparate” era dispensável, não?! :)

Bom fds!

inv3rs0 disse...

quase me arrependi da minha, ao ler-te :)

Laidita disse...

tudo depende do sitio, do desenho, do significado e da pessoa!

Precis Almana disse...

E eu que fiz duas tatuagens no ano em que fiz 38? :-D
São liiiiiiiiiiiiindas!
Definitivas somos nós, Kitty, com as nossas histórias, os nossos defeitos, as nossas virtudes. Isso fica sempre connosco. As tatuagens são tão definitivas como eu estar aqui agora e daqui a nada estar na rua: há técnicas aos pontapés para as tirarem.
Respeito a tua opinião, evidentemente, e ainda bem que nem toda a gente gosta do mesmo senão a vida era um tédio. Resolvi só acrescentar algo aos argumentos que utilizaste.