quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ginásios femininos


Adriana Lima

Quando, há cerca de dois anos, me inscrevi num ginásio feminino, procurava algo personalizado. Tinham-me falado muito bem deste tipo de espaços. Que controlavam todos os meses o nosso peso. Que as instrutoras eram muito simpáticas. Que as máquinas estavam direccionadas para o corpo feminino e, por isso, produziam mais resultados. Sobre tudo isto, tinham ainda a vantagem de podermos estar completamente à vontade, longe dos olhares típicos dos musculosos engatatões, que pululam todos os ginásios. Eu achei que isto era ouro sobre azul, e, mal arranjei um tempinho, fui a correr inscrever-me.

Nos primeiros meses adorei. Houve semanas em que fui todos os dias. Era tudo aquilo que me tinham descrito e muito mais. É óbvio que as máquinas e os apregoados trinta minutos não faziam milagres. E, tal como noutro ginásios, só emagrecemos se fizermos dieta, ou se passarmos lá os nossos dias fechadas. Mas eu sempre compreendi isso. Eu apenas queria ficar em forma.

Ao fim de uns meses, um ano, vá, cansei-me daquilo. As máquinas eram sempre as mesmas. O circuito não sofria alterações. Não havia mais nada que se pudesse fazer, ao contrário dos outros ginásios. Ou se fazia o circuito, ou se fazia o circuito.. Quer dizer, podia fazer-se Pilates, mas aí pagava-se mais sobre a mensalidade que, tendo em conta o que oferecia, não era propriamente barata. Além disso, não era modalidade que me seduzisse. Depois as pessoas eram sempre as mesmas. E se tivéssemos a sorte de ir na mesma altura de algumas gralhas, saíamos de lá surdas, tal não eram os gritos que aquelas bocas lançavam. Bom, tornou-se uma tortura. No segundo ano, pouco ou nada lá pus os pés. Com a cirurgia e tudo o resto, pior.

Conclusão - Este tipo de ginásios não serve para mim. Preciso de variar. Preciso de praticar várias modalidades. E, para pessoas como eu, este tipo de espaços não serve. Por tudo isto, no mês que vem, vou voltar aos ginásios normais, onde sempre posso usufruir de todo o tipo de máquinas e de todo o tipo de aulas.

48 comentários:

Vera disse...

tenho tantas saudades de fazer ginástica...mas ginástica daquela que é dada numa sala, com música, com step, com vontade de dançar, sabes? As máquinas são um bocadinho monótonas e solitárias e, para isso, já basta o dia a dia :-)

Kitty Fane disse...

Mas é precisamente por isso que eu vou mudar de ginásio. Precisamente para poder fazer todo o tipo de aulas que sempre fiz. :-)

I. disse...

Eu enjoei ao fim de seis meses. Além dos factos que mencionas, as instrutoras do meu eram um nadinha irritantes, sempre a darem-me xázadas de "para ter resultados, tem que vir três vezes por semana". Nem eu podia tanto, nem aquele circuito ajuda assim a emagrecer - sem uma dieta valente, aquele exercício não vale nadinha, é pouco mais que uma manutenção.
Ando à procura de vontade e tempinho para me meter noutro ...

Saltos Altos Vermelhos disse...

Kitty, ainda bem que lembraste! Eu tenho de reactivar a minha inscrição no ginásio tenho de deixar de ser preguiçosa! Quanto a um ginásio só de mulheres, para mim não dava...não é que goste dos "espécimes" que lá andam, mas seria muito monótono :D e tem muitas modalidades!

Poupinhas disse...

Kitty Fane eu ando no Holmes Place, pago cerca de 80€, penso que ai em Lisboa é um bocadinho mais caro, mas tens o Solinca, que também é um bom ginásio. Eu gosto particularmente do HPlace porque posso fazer qualquer aula ir a qualquer hora, á hora que quero, aos sabados, domingos e feriados.. é verdade que é um cadinho caro, mas até é um bom gim.. à execpçãpo de nos tratarem "caros sócios...blá blá blá"..
Um bjnh e boa escolha

Lótus disse...

Eu ando num ginásio desses que tão bem descreves e é veradde que no principio também me parecia só vantagens. Agora estou tão farta daquele 'vira o disco e toca o mesmo' que só mesmo ligando o piloto automático consigo lá ir...

Anônimo disse...

Eu também me fartei ao fim de 6 meses, aquele circuito faz tudo menos musculos! Para não falar nas gralhas que já não se aguentavam sempre a falar da roupa para passar, dos filhos e das doenças da familia toda, um terror. Agora estou no Solinca há 3 meses e já noto diferenças consideráveis no meu corpo. O exercicio tem que ser levado a sério e sobretudo tem que nos fazer transpirar para dar alguns resulatdos, senão sairmos de lá cansadas a valer então não serviu de nada. :)

GATA disse...

E fazes muito bem! Com sorte, ainda tens um cantor famoso a limpar-te as costas, como aconteceu a mim! :-)

Sarokas disse...

Eu confesso que nunca aderi aos ginasios, mas deve ser porque não tinha companhia, mas um ginásio so de mulheres acho que no minimo deveria ser um tédio, porque sabe muito bem uma distracção ou outra quando andamos a fazer ginastica!!! :P
Beijokas Electricas

S* disse...

Hum, admito que não me faz diferença se no meu ginasio estão homens ou mulheres. nao costumo reparar (deve ser porque nao há lá nada de jeito...).

Mas sempre a mesma coisa, ao fim de um mês, é chato.

Tita Costa da Sé disse...

Querida Kitty Fane, ao ler o que escreveste identifiquei-me mesmo. Foste uma resistente, eu só aguentei 3 meses no Vivafit! Na segunda-feira passada ganhei coragem e fui cancelar a matricula. Alívio!
Quero, também eu, um ginásio com tudo o que é modalidade e afins.
Beijinhos,

Tita

Alexandra disse...

Ohh meu Deus, mas tu meteste-te numa coisa dessas? Máquinas específicas para mulheres? Eles vendem isso?

Minhas senhoras, aqueles treinos só funcionam à primeira. Depois é sempre mais do mesmo e o organismo habitua-se e não há grama a menos ou musculo a mais. Quem não gosta de ginásios/exercício não é lá que vai aprender a gostar certamente.

Vai para um ginásio a sério.

Esquece o Holmes. Só querem vender PT's e não te ensinam à séria o que é treinar e o melhor para ti. O Solinca piorou muito e está igual ao Holmes (vertente comercial) mas versão rasca.

Experimenta o Lisboa Wellness Center que está muito mais virado para servir com qualidade. Tens inclusivamente fisioterapeutas à tua disposição e não pagas mais por isso. E tens todo o tipo de aulas muito giras, do fitness, step, aerobica, danças, ioga, pilates... E quando vires o spa vais ficar rendida!

Ou então experimenta uma academia de dança. Emagreces sem dar por ela (em muitos casos mais do que no ginásio). Para além disso, sais de lá com um enorme sorriso no rosto.

Em Lisboa tens a Fullout Dance que tem aulas giríssimas e um óptimo ambiente.

Diverte-te!

Me... disse...

Por essas e por outras é que não me meto em ginásios! Nã! Para mim não dá, nem os femininos, nem os mistos, nenhum! Sou adepta de outro tipo de desportos - colectivos, como o volley, meu desporto de eleição, ou os de ar livre, como caminhadas, canoagem, escalada, rappel ou em fim de semana de não apetecer nada, sou adepta do "mappling" com comando na mão!! Agora, ginásios é que não...

sweetie disse...

Acho que fazes muito bem. Se estivermos confinadas aos mesmos exercícios, de certeza que nos fartamos num instante!
Eu ando num ginásio misto, com muitas possibilidades de exercício e não custa tanto ir pra lá =)

****

Andorinha disse...

Se fores ao meu ginásio ficas com vontade de voltar ao teu. Certo é que vou ao da IBM..que mais poderia esperar que uma barda de geeks? Eu não vou lá propriamente pra ver os gajos, mas seria pedir muito que 90% da fauna tivesse assim...melhor aspecto?

Anônimo disse...

Inscrevi-me no Holmes em Dezembro e "ofereceram-me" a inscrição e o mês de Janeiro. Qual não foi o meu espanto quando voltei de férias e vi que tinham retirado a mensalidade (72€) do mês de Janeiro da minha conta... Um conselho, lê bem os contratos, certifica-te do que eles oferecem mesmo, pq são uns aldrabões! Ainda estou á espera que me devolvam o dinheiro...
Mia

Anônimo disse...

Acho que fazes bem voltar ao ginasio misto..tens mais escolha e assim tambem podes alegrar as vistinhas...lol. Eu infelizmente nem ginasio feminino nem misto, tenho um horario que nao me deixa fazer nada. Sinto-me tao parada, uma vez que senpre practiquei desporto. Vou comecar a dar umas corridas de manaha, bem cedinho a ver se fico em forma.

Good Workout kitty!
Kiss da Sandrina

CAP CRÉUS disse...

E ser alvo dos olhares dos comilões.:-)
É assim mesmo. Exercicio fisico sempre!

Ana C. disse...

Eu apenas gostava de ter força de vontade para fazer 3 abdominais pela manhã. Invejo a tua capacidade de ginasticares, em ginásio feminino, ou misto, o que importa é pores-te a mexer. Mas o que eu gostava mesmo era de ter um Central Park à porta de casa para poder correr sem me preocupar nem com poias de cão pelo caminho, nem com buracos no chão, nem com a vista deprimente à minha volta.

Um gajo qualquer... disse...

"Por tudo isto, no mês que vem, vou voltar aos ginásios normais, onde sempre posso usufruir de todo o tipo de máquinas e de todo o tipo de aulas."

...E já agora usufruir também dos olhares dos matulões e menos matulões, que também podem fazer crescer um pouco o ego... hihihi


Acima de tudo a pessoa tem que retirar prazer da actividade que pratica.


;)

Teresa Gaudêncio Santos disse...

Ainda durou a tua paciência... aminha não chegou a três meses. Agora ando há já algum tempo, num daqueles com direito a tudo...
Não há melhor maneira de começar o dia!!!

V. disse...

Eu estive num ginásio "normal" com momntes de modalidades, fazia body-balance e adorava.

Outras coisas - aquelas - se meteram pelo caminho e tive que cancelar a inscrição para não andar a dar mais saisfações da minha vida do que aquelas que eu queria dar a um... ginásio.

Entretanto também andava meia a modos que insatisfeita, não com o ginásio ou a modalidade mas porque um fornecedor que tem a mania parava muito por lá e eu não gostava nada.

Preciso mexer-me e tal mas agora vai ficar à espera.

Curiosamente aumewntei de peso enquantolá estive, mas para mim não foi drama nenhum, até agradeci :)

Beijinhos Kitty

Brisa disse...

Tropecei pelo teu blog e dei de caras com este bom post. Faço gym há anos, só cardio e máquinas (a hora de almoço não me dá margem para mais!), mas já estive tentada a ir para um desses gym de mulheres. Pelo que contas, ainda bem que não mudei! Parece extremamente maçador. Não me importo de ter matulões ao lado quando estou nas máquinas, tenho o meu plano de treino - ajustado regularmente, de acordo com os meus objectivos (se preciso de perder peso ou se quero apenas manter a tonicidade). Bom post!

Ginger disse...

Eu costumo andar aos saltos pela casa...

Cátia Barbosa disse...

Oh, os ginásios mistos são muito mais divertidos. Se eu tivesse andado num ginásio só para mulheres nunca teria visto a cara de um bronco a fazer-se a uma rapariga que lá estava: "ah, tás muito morena". "Sim, vim do Brasil há poucos dias". "Foste com amigos?" "não, não, com o marido".

LOOOOL

E as máquinas são enfadonhas, já basta estarmos o dia todo a trabalharmos em frente ao computador :)

Anônimo disse...

Olá Kitty, obrigada pelo post, eu estava a considerar inscrever-me num ginásio e pensei num feminino mas depois de ler a tua opinião vou, no mínimo, informar-me melhor ;)

Miss K. disse...

paguei (é mesmo assim, não é erro) HPlace dois anos e fui, no total, uns 40 dias. eram 70 euros para nada. confesso que sinto saudades, e já pensei nesse vivafit, mas o que descreves é a sensação que tenho - boooooring!

♥ Guida disse...

Realmente, tenho pavor a ginásios e piscinas maricas. Mil vezes musculados rebarbadões do que senhoras a falar das novelas de ontem à noite e do gato da vizinha que fugiu não sei para onde!

Beijinho

Anônimo disse...

Eu tb fui a esse ginasio
a mim so me durou 2 meses... Onde eu ia, mas parecia um lar de dia... Nao dava pra fazer o circuito todo. Convenhamos um ginasio so de mulheres, nao tem piada nenhuma!!!

Beijinhos Luisa

Chica disse...

hehehe! estamos todas na mesma...
Eu cá voltei ao meu vivafit... em que me inscrevi porque foi o ginásio mais baratinho que encontrei!
Agora vai abrir outro perto do vivafit e eu vou lá ver!
Sim... que é preciso ter espirito para as conversas durante o treino... eu cá só quero que me deixem sossegada a fazer aquilo e pronto!!!
Beijinhos

Anônimo disse...

Discordo da maioria das vossas opiniões. Ando no Vivafit à quase 2 anos e tenho gostado imenso, embora no 1º ano tenha notado mais melhorias fisicas de que ultimamente. Sinto-me à vontade e se quiser falar, falo se não quiser não falo e acho que respeitam cada um e estão atentas a corrigir a postura nas máquina e nas plantaformas. Também pratico Pilates que adoro. Acredito que dependa de quem está à frente de cada ginásio e das suas monitoras. Eu só tenho a dizer bem:)))

BG disse...

Eu ando num ginásio desses no curves e só tenho a dizer bem... para quem diz que não dá resultados, engana-se dá e muitos! Músculos? isso não, porque o objectivo numa mulher é tonificar, não torna-la musculada! Quanto a ser monótono, as máquinas e treino em ginásios convencionais é bem mais monótono! Eu experimentei durante vários e vários anos, pelo menos 3 ginásios convencionais diferentes, nenhum deu tantos resultados e para as preguiçosas este é bem melhor porque a meia horinha passa super rápido.
Claro que ir a aulas de grupo é diferente, mas depende da aula.uma aula de localizada por exemplo, para mim é bem mais monótona e difícil de suportar!
Quanto a ser só frequentado pro mulheres, isso para mim não foi factor a ter em conta. Quando vou ao ginásio é para levar o exercício a sério e nem reparo em quem está à minha volta.
Mas fizeste bem em mudar se já não estavas motivada, às vezes só uma mudança de ambiente já é o suficiente para não nos deixarmos vencer!

pinky disse...

Pelas pessoas que conheço e por experiência própria, acho que o recorde num ginásio é no máximo de 3 meses :)

Pandorix disse...

Aconteceu exactamente comigo... prefiro correr nos dias que poucas vezes tenho vontade

Anônimo disse...

Pode se saber qual o nome do ginásio? É que para estar lá durante 1 ano inteirinho é pq era bastante bom...eu, ao fim de 1 mês, não ponho lá os pés!!...

Tita disse...

Olá! Vim aqui parar por acaso e... tenho que comentar. Sou instrutora num vivafit (apesar de não ser a minha área base de formação) e digo-vos que realmente depende de muitas coisas: do staff (especialmente instrutoras), dos objectivos que se tem, da força de vontade para realmente treinar e da capacidade de não fazer asneiras alimentares... O treino vivafit só funciona se cada dia a pessoa tentar superar-se mais um bocadinho. Claro que se durante meses fizeres o teu treino sempre ao mesmo ritmo, não vais passar da cepa torta... Além disso todas as 6ªs feira têm um treino diferente... por isso quebra muita dessa monotonia que falas! Mas claro que nem todas as pessoas estão "vocacionadas" para ginásios deste género (feito para ser rápido, fácil e divertido - lema vivafit!). Eu própria assim que tiver tempinho vou procurar, para mim, um que envolva dança, terapias alternativas, etc...

Mas sintam-se livres de conhecer e experimentarem gratuitamente um treino num vivafit... A sério!!!

Ah! E agora por 49€ faz-se Circuito, Pilates e uma nova modalidade que está aí a chegar "Body Vive" (que já experimentei e gostei muito!).

Desculpem o testemunho,
Kisses*

Anônimo disse...

Concordo com a TITA, e agora a partir de Fevereiro por mais 10 Euros temos mais duas modalidades. Estou desejosa de começar, embora o pilates eu já o esteja a praticar. Assim fica tudo em 49 Euros. Exprimentem, acho que vão gostar!

Nota: Ninguém me dá nada por fazer publicidade ao VIVAFIT :)

Tita disse...

Pois, Anónimo... a mim também me pagam o mesmo... Lol. Mas experimentem porque não pagam para isso! E quem sabe até gostam! =)

Anônimo disse...

Eu andei durante 6 meses num vivafit, e até me sabia bem lá ir, mas quando parei (o contrato era de 6 meses, acabou e eu não renovei pq n tinha tempo de ir) ligaram-me passado 1mes a dizer que eu estava a dever uma mensalidade. Justificação da gerente: estava nas regras, que não me foram dadas a conhecer (tinham sido alteradas dps de eu assinar o contrato e eu nem sequer fui avisada!), que tinha de avisar 15 dias antes se não quisesse continuar, caso contrário o contrato era renovado automaticamente (???). E ainda disse que eu não li o contrato. Pois eu fui lá, levei comigo as regras que me tinham dado, e a instrutora q lá tava (as moças eram bem simpáticas) quase que teve de digitalizar e enviar por mail para a gerente, porque ela não acreditava. Depois da instrutora insistir muito que EU tinha razão, a gerente lá cedeu. Só perderam com isso, porque eu agora alerto sp que posso as pessoas para a maneira cm me tentaram enganar, e não voltei a por lá os pés.
Ah. E voltaram a descontaram-me uns meses a seguir a mensalidade, mas eu fui ao banco e anulei o débito em conta (pode fazer-se até um mês dps) sem peso na consciência.
Vivafits nunca mais!
Sofia

Tita disse...

Pois é Sofia... No que eu trabalho as renovações começaram agora a ser automáticas (até aqui não eram) mas sempre que se faz uma venda "obrigamos" a sócia a ler o regulamento à nossa frente e explicam-se todas as condições... não queremos nada às cegas ali... até porque um dos valores vivafit é (deveria ser em todos) Honestidade!
Além disso a gerencia do "meu" vivafit é repartida por duas responsáveis (sendo que uma delas é proprietária) e são sempre elas (geralmente) que fazem as vendas/renovações/cancelamentos... tudo às claras! ;)
É triste que uns centros denigram a imagem de outros... Mas ainda assim ainda bem que gostaste do tempo que lá passaste!

Kiss* (Kitty desculpa estar a abusar do teu cantinho, podes-te ir vingar no meu que eu deixo! Lol)

Kitty Fane disse...

A mim aconteceu-me o mesmo que à sofia! O contrato acabou e continuaram a debitar-me o dinheiro da conta, já lá iam dois meses. Fiquei doida. Ninguém me disse nada. Quando descobri fui logo ao banco cancelar aquele débito. Nem disse nada.

Tita não tens de pedir desculpas, ora essa. Mas a verdade é que eu tb estou como a Sofia, Vivafits nunca mais. Além disso e para o que oferece mesmo com mais duas modalidades (noutro qq ginásio, pagas o mesmo e tens acesso a umas 20 modalidades para não contar com o espaço q é mto maior) é caro. Não aconselho, sinceramente.

Anônimo disse...

Pode-me dizer quanto custa uma mensalidade e a correspondcia com o numero de "aulas" por favor? estou a pensar inscrever-me mas ainda não sei...Obrigada!

Anônimo disse...

Ola, deixovos aqui o meu testemunho... de que fui enganada pelo Vivafit...para terem uma ideia nem me deram o contrato que assinei nesse mesm dia, alem de me darem uma ideia de que aquilo era um ginasio normal e q todos os dias se praticavam coisas diferentes, nao fui alem de 1mes cancelei o debito... pois aquilo mais parece um lar de dia.Se querem treinar aserio nao vao ao Vivafit!!

CERPEFF disse...

Sou defensora do ginásio feminino pro uma simples razão,tem gente que vai pro ginásio de trinta minutos e diz semrpe que é monótono e blá blá, tem outros que saem dos convencionais e vão pros 30 minutos pq não tem atenção dos monitores e fazem oq ue apetecem.De uam forma ou de outra existe gosto pra tudo,se não deu certo pra usn com certeza dão pra outros, acho q deviam limitar os comentários pois deviam era incentivar as pessoas a praticar atividade física seja lá 30 minutos ou 10 não importa o que improta é que indices de obesidade vem crescendo,riscos de doenças cardíacas vem crescendo e oturas doenças que com pelo menos 30 minutos poderiam se evitar muitas delas.Quanto aos resultados, sitm todos dão resultados desde que se mantenha bem informada pq nem num ginásio convencional se não tiveres uma dieta adequada não ganhas nem massa muscular nem emagreces isto é fato cientificamente comprovado. então minhas queridas muito falar e pensar muito não emagrece, tocam a se mexer e a mudar os hábitos alimentares tenho certeza que isto funciona quando bem orientado por pessoas competentes.
Aqui vos fala uma Profissional de Educação Física

Unknown disse...

Olas a todas. Eu tambem estou no vivafit mas quero cancelar. Como é que se faz para cancelar? Obgda

Karyna disse...

Também me inscrevi no VivaFit. Como trabalho por turnos, ir a um ginásio a qualquer hora tornou-se tentador. No entanto rapidamente me fartei.... Sempre o mesmo treino monótono, as monitoras todas elegantíssimas a darem "aulas" de comer pouco, mexer muito, etc.... Sou obesa e além disso sou profissional de saúde, nada do que elas diziam era novidade para mim, até porque obesidade não é um desleixo... é uma doença. Precisava de ir ao ginásio com frequência mas só de pensar que ao lá chegar ia levar com "sermões" fez-me sentir incompreendida. E depois aquelas medições... quer dizer... só me faziam sentir pior,principalmente porque no fim diziam em voz alta para quem estivesse no circuito. Pediam aplausos quando se diminuia algum valor, se mantivesse diziam "ai ai tem de ter mais cuidado, vir mais vezes ao treino e cuidado na alimentação..........." E depois aquela coisa de ter os resultados de cada uma expostos na parede à vista de todas... E sinceramente não havia grandes resultados. As que realmente tinham resultados eram senhoras que iam todos os dias, e TODO o dia. Quer dizer, para quem trabalha, tem filhos, uma casa a orientar... só dava para ir no máximo uma horita, mas essa horita não era suficiente para ver resultados.
Mais frustrada fiquei com a porra do cancelamento... os tais contratos de fidelização. Quer dizer nem há hipótese de ter um período à experiência... Querendo desistir do contrato ou arranjava um atestado ou tinha de pagar as mensalidades que faltavam até ao fim do contrato... Isso era muito dinheiro junto, então fiz o sacrifício de pagar todos os meses a mensalidade mas sem lá pôr os pés. Quando chegou a altura do fim do contrato fui lá cancelar e ainda levei com bocas discriminatórias por ser obesa e estar a cancelar o ginásio. Escusado será dizer que também me saltou a tampa e lhes respondi à letra... que sou obesa sim, frequento consultas de nutrição, sigo um tratamento médico e só me importa a opinião dos meus médicos assistentes e não a opinião dumas magricelas que só porque são monitoras do ginásio acham que percebem mais de saúde do que eu.
Agora inscrevi-me num pequeno ginásio perto de casa que nao tendo o grande nome dos principais ginásios deste país (foi um pequeno ginásio criado por grupo de professores de educação fisica desempregados) nao obrigam a contratos de fidelização, não discriminam quem perde mais ou menos peso e que, pessoalmente, me acompanham sem olhares incriminatórios, adaptam o treino às minhas necessidades e dificuldades... Sinceramente VIVAFIT NAO!!! NUNCA MAIS!!!

Unknown disse...

sei que o meu comentario já vai tarde, mas concordo com quase tudo do que foi escrito, também estou inscrita num VivaFit e também me fartei logo após o 3º mes, o contrato é de um ano, e ainda faltam 5 meses. sempre frequentei ginasios e depois de ser mãe pensei que deveria mudar de ginásio (burrice), claro que 30s maquina, 30s de tapete, ao fim de pco tempo as pessoas fartam-se, é como vira o disco e toca o mesmo (grande seca), tenho saudades de correr na passadeira, de fazer step, tudo o que um ginasio normal tem.

Ana disse...

Muito bom dia,

Boa tarde,

Alguém sabe me dizer quais são os ginásios que conhecem na zona Lumiar ou Carnide?
Tenho saudades do desporto tive uma filha a 6 meses e acho que preciso de desporto.
Já algumas semanas que ando a visitar alguns mas nada de jeito...ou muitos caros...

Alguém conhece este? Recomendam? é o único que não conheço

Os preços parecem porreiros e as instalações tbm...

www.ladymovinglisboa.com

Obrigado
Ana