quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Low Cost? Não, obrigada.



Ontem um comandante da Tap (salvo erro) falava na Sic Notícias acerca da segurança dos aviões, a propósito do acidente de Madrid. Dizia ele que, hoje em dia, andar de carro é mais seguro do que andar de avião. Eu achei um bocadinho exagerada esta afirmação, mas depois percebi onde ele queria chegar. Às low cost.

Eu nunca viajei em companhias low Cost. Acredito que haja boas companhias low Cost (a Ryanair é um bom exemplo disso). Mas prefiro pagar mais um pouco e sentir-me mais segura. Até me podem provar por A mais B que o nível de segurança é equivalente ao das companhias ditas "normais". Podem mostrar-me que estou enganada. Mas, para bem da minha sanidade mental durante o voo, prefiro não arriscar. É que bastava eu sentir qualquer coisa fora do vulgar, para mandar às urtigas toda a minha calma e desatar aos berros "ai que vamos morrer, ai lá se vai tudo, tragam-me o Clooney como último desejo!".

Além disso, são aquelas pequenas coisas. Bagagem de porão tem de ser paga à parte (já estou a ver o preço que pagava com os meus habituais vinte e tal quilinhos de bagagem. assim como assim, nas companhias normais sempre vão perdoando os meus excessos). A ausência de refeições a bordo grátis. Lá tinha eu de estar a pagar mais para poder satisfazer o meu apetite voraz. E por aí fora. Conclusão: depois de tudo somado, a poupança não seria assim tão grande.

E depois sempre me disseram que este tipo de companhias para oferecer bilhetes ao preço de chuva, não poupam só na comida, nos bilhetes sem lugares marcados ou nos aviões em sistema de leasing. Poupa na segurança do avião. Poupa no descanso dos pilotos (o mesmo piloto pode fazer várias viagens seguidas, chegando a um ponto de grande cansaço). Poupa em muitas coisas que podem fazer toda a diferença.

26 comentários:

Ana disse...

A Spanair não é uma low cost. E depois isso é conversinha da Tap para justificar os preços astronómicos que practica. Ainda 2ª feira estive a ver preços de bilhetes de avião, e pela exacta mesma viajem, a Air france pede 760.00, a British pede 860.00, e a TAP pede 1300.00!!! Eu já viajei em low cost e nunca me senti insegura. E as low cost não pedem que pagues a bagagem à parte, tens direito a levar 20K de bagagem. Além disso desde que vi um BA com o Tony Blair lá dentro com problemas nos trem de aterragem já acredito em tudo. E ainda não houve um acidente em uma companhia low cost (pelo menos que me tenha constado) e com as outras companhias já!

rogério disse...

:)

Kitty Fane disse...

Kitty eu sei que a Spanair não é uma low cost. :-)

Papoila disse...

Eu a mim as low cost não me fazem confusão. Poupam numa série de coisas, como o facto de não haver balcões e a ausência de refeições a bordo. Se calhar também poupam nas margens de lucro de que as grandes companhias não abdicam :)
Agora o que eu questiono é os aviões que usam. São em 2ª mão? São regularmente revistos? Quero acreditar que sim, até porque até o Concorde sofreu um acidente, e se uma viagenzita num deles era cara...

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Kitty Fane: Desculpa, mas hoje tinha visto num outro blog que a Spanair era low cost. E como fizeste o post no decorrer do assunto do acidente... Mas claro que a Kitty Fane é muito informada.

Papoila: Ainda agora a easyjet comprou uma data de aviões novinhos, e as companhias de bandeira muitas têm aviões muito velhos. E quanto ás revisões, há regras internacionais da aviação quanto a isso, que são aplicadas e supervisionadas tanto nas companhias de bandeira como nas low cost. E isso do Concorde é bem verdade... Podemos andar 20 anos num fiat uno velhinho e não acontecer nada, e depois morrer num Mercedez!

Resumindo é preciso é ter sorte!

@me@@@ disse...

Viajei recentemente numa companhia low cost de seu nome EASYJET, quanto à viagem nada a apontar, nem serviço, nem nada...

Fiquei muito satisfeita, aliás recomendei a uns amigos meus que vão viajar em Set...

Anônimo disse...

O interessante nisto é ver que independentemente de ser low cost ou não, todas as companhias andam a ter problemas tecnicos. Se fosses ver os motivos de atraso nos voos da TAP durante este último ano, notarias que todos eles foram por avarias técnicas.

O que se pensa (especulação por enquanto) que aconteceu com a Spanair, foi um erro (não intencional calculo) de diagnóstico por parte dos técnicos. Basicamente, falha humana associada a falha mecânica. É lamentavel, mas suponho que o técnico não esteja propriamente feliz com a sua opção.

As companhias low-cost ou "normais" são regulamentadas pelas mesmas leis em termos de manutencção, horas de vôo, etc. etc.

P.S. - andas um pouco desesperada com o Clooney ou é impressão minha? heheh

S. G. disse...

eu viajei pela ryanair, e ao que sei a bagagem permitida é de 15 quilos, mais uma bagagem de mão (com medida específica) de 10 quilos. quanto à segurança, tirando a turbulência normal do mau tempo e do vento (que pode assustar qualquer um) não me pareceu que houvesse grande diferença. julgo que é mesmo uma questão de sorte...quer dizer, neste caso azar...

Dudu disse...

Não me faz confusão viajar em low cost...ainda há pouco tempo usei os serviços da Vueling (na altura da compra até tens a possibilidade de visualizar a configuração do avião e escolher o lugar) para Madrid com bagagem de mão, trinta e poucos euros,...ah não sou fã de comida de avião.

Anônimo disse...

Eu tbm sou fã de comida no avião. Não que o que servem seja alguma coisa de jeito, mas dá-me sempre uma fome quando viajo que aquilo qd vem "sabe a caviar"! ehehehe

bjs
P.

paddy disse...

Também já viajei pela easyjet e não tive problemas nenhuns, viva as low cost.

Ju disse...

Nunca viajei numa low cost.
Porquê? Porque tenho muito medo de andar de avião, e o meu trabalho obriga-me a viajar muito, por isso sinto-me segura a voar pela Tap e Iberia que considero as mais seguras. Já apanhei uns sustos mas nada de relevante, só mesmo que quem tem muito medo como eu.
Concordo em 100% com o teu post, é mais barato porque poupam em manutenção e descanso dos pilotos com toda a certeza.
E já me recusei a entrar num avião da Tam para o Brasil, porque estava a fazer parceria com a Tap, e eu com isso?
Morro qd tiver de ser, mas o medo do avião nunca vai passar...

Anônimo disse...

Só para que fique registado que já viajei numa low cost (a easyjet) e também não tenho nada a apontar... E, sim, podem levar-se 20kg de bagagem de porão mais uma de mão!
Não acredito que a segurança dos passageiros seja posta em causa para que as viagens saiam mais baratas! É um bocadinho absurdo isso...

Beijinho*

Vanita disse...

Pois, eu concordo com o teu post. É sabido, neste meio, que as low costs poupam e esticam até ao limite. Se isso vem a ser um problema grave ou não, é cruzar os dedinhos e acreditar na sorte. Da minha experiência, a Vuelling já cobra a bagagem de porão e creio que não é a única. É uma novidade. Também já cobram se escolhermos o lugar e o que é facto é que o bilhete vai ficando cada vez menos em conta...

Enfim.

Anônimo disse...

Pois é,tenho uma viagem marcada na TAP para daqui a alguns dias de modo que ...não me apetece agora falar da segurança dos aviões tá bem? :)

GATA disse...

Melher, calma! Eu já voei em low-cost, a saber VUELING, AIR BERLIN e NIKI AIR, e tive direito a 20kg de bagagem de porão e 1 refeição light! Os voos foram impecáveis e pontuais.

A ver... a CROATIA AIRLINES dá-me 1 (UMA!) bolacha, a IBERIA atira-me com amendoins (eu sou Gata, não sou Macaca!), a BRITISH AIRWAYS está sempre atrasada (pontualidade britânica, o tanas!), a AIR FRANCE atira-se para a pista a ver se acerta, a LUFTHANSA parte-me as malas... :-) nem falo nas extintas SABENA e SWISS AIR... tudo transportadoras normais!!!

Ah... a SPANAIR pertence à SAS, linhas aéreas escandinavas... MAS... o avião foi comprado às linhas aéreas coreanas e -muito importante!- é um McDonnell Douglas!

PS: eu tenho medo mas sou mais aventureira que bocemecê! :-)

Kitty Fane disse...

Desde há uns meses para cá que quase todas as companhias low cost(não sei se todas) cobram taxas extra pela bagagem de porão, como se pode ver por exemplo aqui
http://www.almadeviajante.com/travelnews/001737.php

Unknown disse...

olá olá

Bom, eu trabalho na industria da aviação, mas não trabalho para nenhuma companhia aérea, low cost ou não.
Tive muita pena de tudo o que aconteceu em espenha, conheço profissionais que trabalham para a Spanair, já trabalhei com eles, mas até sair o relatório da comissão de inquérito não comento as razões do acidente, simplesmente porque não as sei.
Saliento apenas que um acidente de avião raramente é devido a apenas 1 erro. Por norma são devidos a uma sucessão de erros.
Em Portugal, uma vez que pertencemos à União Europeia, regemo-nos não só pelas normas da ICAO, como também pelas normas Europeias. Assim existe uma lista (negra) das companhias que não cumprem os requisistos de segurança e essas não entram em nenhum dos nossos aeroportos. Estes requisitos são iguais para companhias low Cost ou não.
Para além disso, as low cost, fazem tudo para não gastar dinheiro, e não investir em segurança era o mesmo que jogar dineiro fora. Se há coisas que são cumprida nas companhias de aviação são as normas de segurança.
Não acredito que haja diferença entre a manutenção das companhias low cost ou não.
Importante é escolher a companhia de acordo com os minimos de segurança do país onde operam.
Bons voos.

Ana Princesa disse...

Eu já viajei pela Tap, pela Klm, e easyjet e não tive qualquer problema.
Mas que tenho medo, tenho e MUITO!

Maria Manuela disse...

Bom, eu sobre este assunto fico sem saber o que pensar, até porque o pouco que sei tem por base o que oiço e vejo na comunicação social.

Todavia, quer-me cá parecer que uma companhia low cost ou não, visa o lucro. Como tal, não estou a ver alguém no seu perfeito juízo a gerir uma companhia destas cortando a torto e direito em manutenção, e demais aspectos ligados à segurança. Até porque a queda de um avião nestas condições com elevados números de mortos tem sempre consequências ao nível da imagem da companhia e ao nível de confiança e procura dos consumidores (que hoje, felizmente, têm várias opçoes de escolha).

Independentemente do meu fraco nível de informação, sendo que os diversos comentadores televisivos defendem sempre alguns pontos de vista em que se reforçam determinados aspectos em detrimento de outros, dou por mim a pensa: E se isto tivesse sido na Portela? Que capacidade de resposta para uma situação destas temos nós? E aí sim, aí tenho mesmo sérias dúvidas...

Ju disse...

Manela, pensei tb nisso.
É que eu moro tão pertinho...
Quando eles levantam para o lado da cidade, até fico com nervoso miudinho.
Viajo muito de avião porque faz parte do me trabalho,mas tenho muito medo, uma vez o meu marido que é a pessoa mais calma do mundo disse-me, ou páras de chorar ou mando-te pela janela!
B.Ju :(

m. disse...

Sendo ele comandante é obvio que não vai andar em low cost, visto que eles têm descontos em viagem, e tb inclui a familia, de admirar era ele ir viajar em low cost!! Nunca andei em nenhuma mas ouço falar muitissimo bem da ryanair!*

Rubi disse...

Pois deixemos a TAP para quem tem dinheiro, porque que eu saiba as regras de segurança na União Europeia são as mesmas para TODAS as companhias aéreas, e quem não as cumpre tá lixado. Porque é que acham que a lista das companhias que não são autorizadas a voar sai de 6 em 6 meses?

As Low-cost autorizam a que se leve bagagem, e para comer comida horrível prefiro pagar 50 libras e ter de pagar o café ou a sandes, do que dar 500 eutos à tap para me servirem uma sandes de atum na viagem Londres-Lisboa. Isto já aconteceu N vezes. Para além do mais, a Ryanair e a Easyjet nunca tiveram acidentes, a TAP não pode dizer o mesmo, infelizmente.

nando disse...

Sobre isto, tenho a dizer que com a quantidade de referências ao Sr. Nespresso feitas neste blogue, mais dia menos dia, o dito tem de alterar o nome para G.C.Fane... Nem que seja por osmose platónica... :P
E sim, estou a dizer isto com o olhar um pouco esverdeado.
E não, não tinha nada de inteligente para dizer sobre o estado da aviação internacional.
:/

Anônimo disse...

Pois eu acho que este post é um tanto ridículo...
Sendo low cost ou não, as normas de segurança são exactamente as mesmas para qualquer companhia aérea a operar em Portugal ou qualquer país da Europa.
Eu pessoalmente já viajei inúmeras vezes pela Easyjet, e digo que não tenho rigorosamente nada a apontar: aviões seguros, tripulação ao mesmo nível de qualquer outra companhia aérea, etc.
E como já foi dito aqui, um acidente na Easyjet ou na Ryanair, deitaria logo por terra a respectiva companhia, por isso segurança é o que eles devem apostar mais. E tal como já foi também dito, até agora não houve um único acidente na Easyjet ou Ryanair, e a TAP, Air France, etc, não podem dizer o mesmo.
Já viajei também pela TAP, e os preços que eles praticam são absurdos, servem sandes de atum ou de frango, que mais parecem pastas...
Já viajei também pela Lufthansa, e aquilo mais parece que quando aterra, é tipo à sorte: se der deu, se não der não deu. A TAP também não foi das melhores aterragens que fiz.
Curiosamente, na Easyjet as aterragens até à data, nas minhas viagens, tem sido belíssimas...
Portanto, o que existe, isso sim, são muitos boatos no que toca às low cost.