sexta-feira, 8 de maio de 2009

Antigamente pedia-se namoro, hoje em dia pede-se para viver junto


Blake Lively

Eu sei que já me estou a repetir, mas eu ainda não percebi muito bem aquela coisa de as pessoas se conhecerem hoje e daqui a duas ou três semanas irem logo a correr viver juntas. Expliquem-me como se eu fosse muito burra. A sério. É que eu não percebo.

Será que as pessoas estão fartas de viver em casa dos pais e vão viver juntos porque finalmente encontraram alguém para dividir uma renda? Será que as pessoas vão viver juntos porque não conseguem estar mais de cinco minutos sozinhos? Será que as pessoas estão assim tão desesperadas que quando aparece alguém que se interesse por elas, pensam - Deixa-me cá agarrá-lo para não me fugir. Isto hoje em dia está tão complicado. Vou mas é jogar pelo seguro. Tudo menos ficar solteirona/ão? Quer-me parecer que é mais esta última, ainda que inconscientemente.

É que, sinceramente, o argumento do - estamos tão apaixonados que não conseguimos estar um sem o outro - não me convence. A sério. É que é muito bom estar com a outra pessoa, mas sabe tão bem regressar à nossa casa. E as pessoas podem estar todo o tempo do mundo juntas sem terem de juntar logo os trapos ao fim de uma semana. Já não se namora à moda antiga? Assim, cada um em sua casa, mesmo que passem muito tempo na casa um do outro. O futuro dos namoros é ir a correr partilhar o mesmo espaço?

Anda tudo louco é o que é. Estamos numa altura de consumismo desenfreado. E as relações são o espelho disso mesmo. Do vamos mas é estar juntos até fartar. Oh meus amores tenham calma. As pessoas não fogem.

Por isso é que eu digo que comigo tem de ser uma pessoa sem pressas e totalmente independente como eu (que viva sozinho, de preferência). É que se me aparece uma criatura dessas, que ousa dizer que quer partilhar um espaço ao fim de duas ou três semanas, eu entro em pânico e só tenho tempo de gritar - pernocas, para que vos quero?. Como já aconteceu.

Cada vez mais, acredito que sou de outro planeta, e que não me revejo de maneira nenhuma neste tipo de relações-relâmpago. Muita calma. Calma é sempre o que eu mais preciso.

45 comentários:

Filipa disse...

Olá,
pois é concordo com o teu raciocino.
As pessoas têm pressa em ter alguém, de poder mostrar á sociedade que T~em alguém do seu lado e que não estão sozinhas.
Sou muito independente e para mim as relações têm as suas etapas e não é ir a correr juntar os trapinhos...não conhecemos as pessoas de um dia para o outro...nem amamos de um dia para o outro!
Bjinho

Clara disse...

Eu também não me imagino desde que não me macem para fazer o mesmo, não ligo (desde que vi o namorado de uma amiga a ir viver para casa dela uma semana depois de se conhecerem acho que já nada me choca).

*Sininho* disse...

Subscrevo inteiramente. Cada etapa dum relacionamento tem o seu encanto e saltar por cima delas é desperdiçar momentos de descoberta e alegria. Há tempo para tudo. Se não houver, é porque não tinha de ser e é preferível perceber isso antes de se decidir viver junto.

Se és doutro planeta, então acho que sou do mesmo.

Bailarina disse...

Não és de outro mundo... É que se es, eu também sou!! Além de neste momento não acreditar muito no Amor, mesmo quando andava nas nuvens também pensava como tu... Temos que namurar, namurar muitoa para nos conhecermos bem!! Assim é tão bom... 8)
Bjinho*

Anônimo disse...

Se alguém quer levar mais tempo deve levar mais tempo do mesmo modo que se alguém quer fazer as coisas mais depressa também o pode/deve fazer.

No fim cada um sabe de si e da sua situação e o argumento "estamos tão apaixonados que não conseguimos estar um sem o outro" é tão válido quanto outro qualquer. Para mim o tempo mexe-se a diferentes velocidades para pessoas diferentes, sendo importante que se mexa à mesma velocidade para as duas pessoas envolvidas, seja mais lento ou mais rápido.

Fausto

Poupinhas disse...

Ai Kitty Fane, de facto concordo com o que dizes que as relações estão a tornar-se como que um espelho do consumo desenfreado da sociedade..
Agora há uma coisa que não concordo:infelizmente eles fogem, vão para longe.. mas não é através de um baixo-assinadao-anda-morar-comigo que eles se decidem a ficar.. é preciso muito mais que isso.. infelizmente na vida nem tudo está ao nosso controlo e alcance :(
Um beijinho*

@me@@@ disse...

posso subscrever o post... concordo plenamente!!!


:-)

mac disse...

Revejo-me a 100% quando dizes que é muito bom estar com a pessoa que gostamos, mas melhor ainda é regressar ao nosso espaço...

Jornadas de Radiologia na Uatla disse...

Vivo sozinho já faz uns bons 4 anos..namoro quase a outros tantos e estamos muito bem assim!Cada um na sua casita!Quando chega o tempo de férias até damos mais valor á partilha !
Sim é verdade muita gente tem a necessidade de se juntar logo ... é pa! Conheço muitos casos assim e a velocidade com que juntam e compram casa é quase a mesma com que depois descobrem que nao estao bem um para o outro!

Enfim, é uma sociedade de consumismo..em que se corre para atingir um t1 no meio da buraca ou amadora...

Ana C. disse...

A hipótese de querer fugir da casa dos pais e não ter dinheiro para o fazer sozinho também não é de descartar...
Deixo aqui um conselho. Antes de partirem para debaixo do mesmo tecto, façam pelo menos uma viagem juntos. É que só se conhece verdadeiramente alguém depois de se viajar com essa pessoa. Isto é um dos melhores conselhos que posso dar e é de graça :)
Outro conselho secundário: As relações geralmente terminam da mesma forma que começam...

Unknown disse...

Kitty ainda existem raparigas que engravidam passados meses de namoro para agarrar os namorados...quanto mais forçar viver (seja homem ou mulher)...Chega a barreira dos 30, ou até menos, as pessoas ficam desesperadas com o medo e a pressão social de ficarem sós.

Maria Rita disse...

Não acho que sejas de outro mundo. Concordo plenamente contigo. Aliás ainda esta semana fiquei em estado de choque quando ouvia uma rapariga dizer que se tinha ido viver com o namorado. Fiquei tão parvinha que tive de lhe perguntar a idade. Quando ouço: 20 anos. 20 anos!!!!!!!
Tenho 22, mas aos 20 partilhava casa com amigas e tirava uma licenciatura. Adoro estar com o meu namorado, mas é bom ter o meu proprio espaço, amadurecer a relação, com calma, sem pressas, ir vivendo um dia de cada vez e mantendo a magia do namoro :)

João Paulo Santos disse...

Não tinha pensado nisso, não, não és de outro mundo ou pelo menos parece-me que és do meu mundo.

Talvez seja um cenário mais visto em Lisboa e porque és dessa zona (parece-me)sentes esse "problema" mais à superfície, na minha cidade não o sinto assim mas também como nunca tinha pensado nisso...

Não sendo este um blogue exclusivamente para mulheres mas sem dúvida maioritariamente lido por mulheres não deixo de me sentir um pouco intruso ao ir deixando aqui um comentário ou outro.

Não sei o que é o viver junto por isso não devo ser o mais capaz de opinar sobre o assunto, namorei e casei-me e só depois do casamento fomos viver debaixo do mesmo tecto... mas será mesmo por desespero de ficar solteiro que se decide viver junto?

Não acho que seja assim nem concordo que seja assim.

Para mim é mais a dificuldade que as pessoas têm em assumir actualmentente um compromisso seja ele qual for.

É mais o sentir que podem ter as malinhas prontas à porta para ao primeiro (pronto ao segundo) problema dizerem "amigo(a)passa bem mas eu vou à vida".

Não será mais isto?

Nos meus 37 anos estou "fora" ou ainda os meus conceitos "jogam" bem?

Anônimo disse...

Tou contigo Kitty.

Cate disse...

«É que é muito bom estar com a outra pessoa, mas sabe tão bem regressar à nossa casa.»

Concordo. Plenamente.
Assim até se dá mais valor a tudo o resto. Dá para sentir saudades, vontade de estar, de partilhar. E, sobretudo, dá para respirar.
Tudo tem o seu tempo.

Laetitia disse...

Tens toda a razão Kitty! Mas há muita gentinha desesperada por aí, e com medo de perder o comboio (que estupidez) atira-se para a primeira carruagem que aparece...assim, sem mais nem menos. Deois queixam-se que o número de divórcios é superior ao de casamentos e tal e tal...Porque será?
Inconsequentes é o que é!

Educação inclusiva disse...

concordo contigo! mas tb nao haverá a versao "nao vamos namorar, nao vamos viver juntos mas, vamos andando e vendo?" axo que sim.bjs

Anônimo disse...

Kitty

Concordo inteiramente contigo.

É por isso que continuo na minha casinha. :)

Beijinhos
Kikas

abox disse...

se encontrares "aquela" pessoa acredito que mudes de opinião.
aconteceu comigo que pensava exactamente o mesmo que tu.
aliás tive vários namoros antes e nunca ao fim de duas semanas se me ocorreria partilharmos a renda!
no entanto... apareceu aquela pessoa... e nenhum dos dois pediu para viver junto... mas no entanto aconteceu... ao fim de um mês (mais coisa menos coisa) :)

ps - acho que é a primeira vez que comento mas sou visitante assídua porque... gosto... :)

VCRC disse...

Eu sou ali mais da opinião do Fausto... O tempo move-se de maneira diferente com pessoas diferentes.. vivo sozinha há alguns anos e sei que se tiver que ser é.. quando falamos de caso extremos em que se passou pela morte de um grande amor sabemos o quão importante é amar em cada segundo. pontos de vista diferentes, realidades diferentes, ambos respeitados... tempos diferentes ;)

art.soul disse...

o amor deve viver-se à velocidade desejada, sem multas por excesso nem filas de trânsito lentas e aborrecidas.
á velocidade dos dois;)

apipocamaisdoce disse...

Não acho estranho. Assim como assim, é a fase em que as pessoas se dão melhor e têm mesmo muita vontade de estarem juntas. Muitas vezes, quando juntam trapinhos ao fim de uns anos, já é mais por obrigação do que por outra coisa qualquer, por isso mais vale aproveitar enquanto a coisa está ao rubro e tudo são rosas.(nota: namoro há oito meses e não vivemos juntos).

O Ambidestro disse...

Isso é quase a versão 'indie' das relações sociais. Diz que está na moda e que fica bem.

Já ninguém quer coisas do passado.

Joana disse...

Agreed agreed (porra esta de concordar sempre com tudo que escreves).

E deixo uma pergunta: já viste as fotos do Patrick Dempsey na nova campanha da Versace? É que estão de se cair para o lado. http://fashionmanifesto.files.wordpress.com/2008/07/patrick-dempsey-versace-4-1.jpg

Podes conferir aí ou procurar no google. Meu Deus uma pessoa até fica sem ar! Depois diga se gostou~

Kittymiau

b.vilão disse...

Pois tem toda a razão, como eu a compreendo. Mas, e convencer esta gente que seguir a beleza do acto impulsivo como se não houvesse amanhã tem um lado perverso? Só há mesmo uma maneira de descobrir... é ver o frenesim do idealismo a sucumbir.

Filipe Salgado disse...

Hello Kitty (sorry :), não resisti!)
Ah e tal... Não digo "desta água, não beberei" porque já vi muitos a espetarem-se!!! Digo apenas: "Espero nunca vir a ter de pedir para viver juntos!!!!"

Anônimo disse...

opinião igual à tua, vinda de alguem do sexo oposto.

Anônimo disse...

Ola!
Leio o teu blog ha dois dias!
Concordo inteiramente contigo neste ultimo post...em todas as palavras q descreveste..uma por uma! Eu das minhas amigas tb sou a unica q vivo sozimha, tenho trinta anos e dizem q sou normal por gostar de viver sozinha.Eu tb me sinto de outro planeta, por ninguem me perceber neste meu gosto de viver sozinha e de me acharem"anormal". Finalmente encontrei aqui algumas pessoas q como eu gostam de viver sozinhas..mas q podem ter um namorado...mas n querm passado 3 semanas ir viver com eles!!! Já n me sinto tao anormal! Viva a independencia feminina!! hehe Lila

Rubi disse...

Não és de outro planeta. Concordo em absoluto, parece que já não se namora credo!!!

Ana disse...

Kitty, acho que a pressa não é só em relação ao ir viver junto, ela acontece até em relação ao próprio namoro! As pessoas passam do 0 ao 80 em meia dúzia de dias. Conhecem alguém, interessam-se, envolvem-se e, de um dia para o outro, esquecem-se do resto do mundo.

Paixão, loucura, ansiedade, etc, etc... chamem-lhe o que quiserem, mas para mim até o facto de se chamar namoro a um relacionamento que começou há meia dúzia de semanas, já é um exagero, quanto mais ir viver junto!

S.A. disse...

quis vir aqui dizer que andei a por a leitura em dia, nomeadamente do teu blogue, e que perdi muitos posts que queria comentar... sempre em força! :)
e que belas férias, ai, que inveja (das boas), que sinto.
beijinhos.

Anônimo disse...

Olá, concordo contigo, estamos na "Era Fast-relationship"!!
******

Sabina disse...

Eu concordo apesar de já me ter visto numa situação assim. Uma noite ficou, outra noite ficou e quando dei por mim já cá estava instalado. Correu bem enquanto durou.

synapse disse...

pois eu namoro há 9 anos e ainda andamos a fazer estudos de mercado, porque não temos €€ para irmos morar juntos. o amor e uma cabana é muito bonito mas não funciona. cada um mora em casa dos pais, eu ainda estudo e não há milagres. se dependesse de nós, moravamos juntos há muito tempo, mas tendo em conta a duração da relação, o 'muito tempo' é relativo. isto tudo para dizer que, apesar de saber que em termos de relações, o tempo é relativo (ok, isto não soou muito bem mas é do sono), porque os ritmos são diferentes, também acho que há muita gente apressada - mas não no meu núcleo de amigos / conhecidos, que nós somos todos muito jovens e não queremos pressas ;)

Safrane Kalashnikov disse...

Vou-te ser muito sincero...

A culpa está na carteira...

PS: está despojada, de valores!

A Outra! disse...

wooowww! Alguém escreveu e muito bem tudo o que eu penso sobre esse assunto. Pensava ser das poucas a remar contra a maré, afinal somos talvez umas 37-40 (coisa assim!)

Quanto mais juntam os trapitos mais eu penso "que bom viver sozinha" :-) e é mesmo.

Bons posts

Su disse...

Concordo contigo! É preciso é calma... esse tipo de precipitações só pode dar em rotura muito rapidamente... Assim que as pessoas se conhecerem...

Paula disse...

E quando desatam logo a ter crianças e depois concluem (um mês depois)que afinal são incompativeis e lá ficam as crianças,coitadas,á la Britney???Credo.

anisca disse...

Bem... a final somos muitos os que ainda damos crédito à palavra namoro!!! O pessoal agora começa na "curte" passar a "andar" e corre a "ajuntar-se"... :D
Namorar, é sinónimo de conhecer e dar-se a conhecer... o que na minha opinião ainda leva o seu tempo. Depois o casar ou não, cada um sabe de si, mas concordo que em muitos casos seja o medo de assumir compromissos.
Conheço um homem que queria juntar-se com a namorada, ela não quis. Acabaram e passado 3 meses já estava a viver com uma moça... que por acaso já era a segunda conquista! Moral da história: ele queria alguém para viver com ele...

Anônimo disse...

Olá,

A verdade é que há relações em que tudo faz sentido. tudo! nessa altura pensamos que se lixe, não vou deixar de viver porque "é muito cedo". não há muito cedo, nem muito tarde. há o "vale a pena" e o "é que nem em vou mexer". e o viver junto não pode ser sinónimo de falta de liberdade, independência...e sim...também amamos de um dia paa o outro!

Trintão disse...

Acho que tens razão e concordo ctg :)

viver junto é algo forte! já passar tempo junto é diferente :P

Helenikon disse...

Preciso de espaço, preciso de silêncio, preciso de saber que estou sozinho. Nunca morei com ninguem e estou para vêr como é que será dividir uma casa com uma mulher. Fazê-lo só para não estar sozinho é que não.

Dry-Martini disse...

O incrível nesta fotografia é conseguir apreciar o papel de parede :)

XinXin

Celinha 007 =) disse...

Eu finalmente encontro uma pessoa de outro planeta como eu. Cansei de relações flash, cansei do amor que vem e vai em pouco menos de um mês (e já tou a abusar com o tempo), cansei de toda esta sociedade que não se responsabiliza pelo que diz e pelo que faz. É que só apetece chicotear o cérebro desta gente. Fora a aberração que ouvi ontem que como vai para no Verão para um sitio mais calmo que a cidade que frequenta no resto do ano, tem que arranjar uma namorada. TEM!!! "Ah é de lá de perto... Ah não posso ficar o Verão sozinho... etc" Ah tirem-me deste filme... O que de bom tem ainda é a carinha e o corpinho jeitoso mas este nem dado e coberto de ouro... Finalmente alguém que me entende. Vou passar sempre * Beijinho*

Celinha 007 =) disse...

=) *