Marilyn Monroe fotografada por Eve Arnold, setembro1955
Já li mais. Já li muito mais. Nos últimos tempos ando uma lástima para ler e já começo a apresentar alguns sentimentos de culpa em relação a isso. Adorava ser daquelas pessoas que devoram livros num instante, mas neste momento isso não acontece. Porque o tempo acaba por não ser muito e o que sobra acaba por ser passado em conversas e afins, o que faz com que os livros se arrastem nas minhas mãos. Aproveito sobretudo a praia para ler. Neste momento, estou a ler o "Servidão Humana" de Somerset Maugham (o pai do nome Kitty Fane), o único que me faltava ler dele, e estou a adorar. Aliás, este é, sem sombra de dúvidas, o meu escritor favorito.
Isto tudo para dizer que acabei de ir ver a lista que o jornal Expresso fez com os 50 livros que todas as pessoas devem ler e fiquei meio tristonha. Primeiro, porque não há nenhuma obra do Somerset Maughaum, completamente imperdoável. Segundo, porque só li sete daqueles livros. Sete. Vou deprimir.
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
eu li quatro. parece-me ter lá muitos livros que parece bem e intelectual dizer que se leu, mas devem ser uma seca monumental
Ainda bem que estás a gostar. Foi o primeiro que li dele e fiquei completamente rendida. Uma pequena pérola :)
Beijinhos para ti.
Vou inteirar-me. Mas em geral, fujo é das novidades. Há sempre um clássico que nos falta ler e mal ou bem, autores mortos não asneiram tanto...
Eu tenho 22 anos e "já" vou em 13 da lista.A servidão humana é sem dúvida um livro belíssimo. Li-o muito novinha mas lembro-me ainda bem do enredo e das personagens,a Mildred dava-me tanta raiva!!
e, espero não haver problema, vou roubar o tema.
Eu li 11...mas sou honesta. Há por aí, nessa listinha, muito pseudo-intelectualismo. E acho estranho...impressão minha ou não está lá "As vinhas da Ira"? "O Estrangeiro"? " A Condição Humana"?
Acho que há idades para cada livro...e para cada modo de ler. Agora...estou na idade de ler por gosto, independentemente das listas dos suprassumos literários. Basicamente...deixei-me de Kafkas e Camus e dediquei-me aos Zafons e aos Rodrigues dos Santos.
Já somos duas. Também já li mais. Mas tenho pena. É o dia-a-dia da cidade que nos vai desgastando...
Um beijinho,
Laura
Não te sintas culpada senão também começo a deprimir. Eu agora também já não consigo ler um livro como lia. Levo meses para ler um livro =/ Caramba! Só de pensar que cheguei a ler um livro numa noite... A idade pesa nas suas diversas formas. No entanto continuo a ser uma pessoa interessada e reconheço-me como uma leitora moderada, como a vida obriga. Chega a uma idade em que tudo é feito com moderação e em quantidade que baste.
A servidão humana é um livro maravilhoso. Um dos livros da minha vida (já o fio da navalha é o do meu rapaz, e o autor o seu preferido). É grandito, mas lê-se (ou melhor, eu li-o) de enfiada. Acho que é daqueles livros que não deixa ninguém indiferente. Inevitavelmente, provoca reacções como alguém já descreveu: pena, raiva, indignação. Uma tristeza infinita e a consciência de um mundo às vezes tão imperfeito. Vontade de entrar na história. Enfim,muito boa escolha.
Beijinhos
W.
Tb 7...Mas já li muita coisa do Álvaro de Campos, e parte do Vermelho e Branco, o q n me garante o 7,5 :)) De qqer forma, já deixei As Elegias de Duíno, q tenho há anos, mais visível. Qto à seleção, cm qqer uma discutível. Dos meus livros preferidos de sempre, tem apenas Os Maias - este, aliás, o meu preferido dentre todos. Tb já li tanto, tanto. Nestas férias li e estou a gostar de retomar. É um gosto que tb se retoma qdo nos dispomos a isso.
Tive o mesmo pensamento quando me deparei com essa lista...
Só li meia dúzia dos livros ali referidos, mas na verdade, ali só estão - praticamente - clássicos.
Além do mais, muitas daquelas obras foram convertidas para cinema e acabei por não ler o livro (já tentei, mas perco a paciência sempre que leio algum livro cuja história já conheço)... Vi a série da BBC do Guerra e Paz, vi o filme «As Vinhas da Ira», etc etc..
Acresce que num tempo em que a oferta literária é tão vasta, nem sempre é fácil separar o trigo do joio... Tenho lido alguns clássicos, mas não prescindo de alguma literatura contemporânea, também ela com exemplos de qualidade!
No fio da Navalha desse autor é o meu livro favorito de sempre...
Gosto imenso de ler. E também já passei por essa fase de ler pouco e demorar um tempão a acabar de ler um livro. De momento, ando completamente viciada na leitura (tenho tempo para isso). Mas dessa só li 1 ou 2 =/
Tantos livros que deviam estar nessa lista...
Eu adoro ler, mas não devo andar a ler as coisas certas. Desta lista li 1 e meio. E o meio não o consegui acabar. Tenho alguns deles em casa que ainda não tive coragem de começar e até este do Saramago (de quem já li tantos) me falhou.
Mas há aqui muita coisa que não me parece que alguma vez venha a ler. Clássicos ou não, não são mesmo o meu tipo de leitura.
Postar um comentário