segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Da publicidade encapotada

Já aqui o disse, eu concordo com a publicidade nos blogues, eu própria já a fiz, desde que devidamente assinalada. Mas, desculpem a sinceridade, cheguei a um ponto em que a publicidade encapotada já me repugna. Concordo que se diga - A marca X ofereceu-me este creme, experimentei e gostei muito. Ou se faça o post e se ponha uma nota a indicar que o post foi patrocinado ou algo do género. Já não concordo que se diga - Precisava muito do creme da marca X e de repente entrei numa perfumaria e trouxe-o para casa e aquilo é tão bom, tão bom, que já não passo sem ele. Quando na realidade, sabemos que a pessoa só fez o post porque o creme lhe foi oferecido, ou porque a marca lhe pagou, mesmo que seja um produto de qualidade duvidosa. Isto, para mim, é enganar os leitores. E o curioso é verificar que determinados leitores ainda caem naquele conto do vigário. A maior parte das pessoas que lêem esses blogues acreditam mesmo que aquela pessoa compra mesmo tudo aquilo. Enfim, é tudo uma questão de honestidade.

14 comentários:

Anônimo disse...

concordo cntg....mas tb ha mta gente que diz x e y e nada disso é verdade, é o meundo dos blogs :)

Paulinha

Blog da Maggie disse...

eu tbém não gosto de ver esse tipo de coisas. Tudo o que publico são coisas de que eu gosto, e se faço referencia a alguma marca é porque a uso ou usei. Ao principio eu até achava que era gente obcecada por cremes e shampoos mas depois percebi que não podia ser, enfim...

Maggie

Catarine Martins disse...

Concordo contigo. Não tenho publicidade no blog por opção, pelo que todos os produtos dos quais falo são pagos por mim, saíram-me do bolso. Se gostei muito falo deles porque é serviço público, se não posso referir ou não, depende. Mas a verdade é que, caso alguma marca de que gosto muito e com a qual me identifico me contactasse para publicidade no blog e eu aceitasse, indicaria no post que se tratava de publicidade. Mais do que uma questão de transparência parece-me uma questão de honestidade.

Dulce disse...

É uma questão de ética e bom senso, mas na blogosfera ambas as coisas escasseiam..!

PS - o que torna isso ainda mais irritante (e gritante!)é que fazem todas publicidade ao mesmo tempo, todas usam o creme X na mesma semana, na outra a seguir já é o Y!

Rubi disse...

É impossível conseguir usar 30 cremes e 50 vernizes num ano, digo eu... Houve blogues que apaguei porque gostava quando eram mais pessoais, opiniões verdadeiras. Mas a partir do momento em que falam de carradas de cremes e tratamentos e marcas etc, é impossível não ser publicidade, e os espaços perdem muito do encanto. Mas, por outro lado, percebo que o façam para ganhar dinheiro!

Unknown disse...

Cheguei "agora" a este planeta que é a blogosfera e é exactamente isso que me causa mais estranheza. Que se queira ler publicidade pura, mas sobretudo que se engane quem lê. Sendo devidamente assinalado que é publicidade, não me choca nada. A publicidade encapotada é que me baralha ;S

Raquel A. disse...

Concordo contigo. Tenho publicidade no blogue e devo ser das únicas almas blogosféricas que quando é paga para fazer um post, escreve lá "Post Publicitário". Assim como, quando recebo coisas das marcas para testar, também coloco "Cortesia da Marca" nas tags. Fico com pena que mais gente não faça o mesmo.

**

Devaneios.de.mestra disse...

Não gosto nada desses blogues e deixo de os ler quando me apercebo que é publicidade...

Sorriso (quase) perfeito disse...

Também acho horrivel e de uma falta de principios terrivel! Odeio que me mandem areia para os olhos. Sem querer ser má lingua, há por aí uma blogger, das muito conhecidas, perita em publicidade encapotada. Ainda hoje lhe deixei um comentério (nada ofensivo) num post nitidamente publicitário, mas que não é identificado como tal. Não o publicou, claro está!
Enfim.

CM disse...

...e chegar ao ponto de colocar o preço das coisas?? Menos, muito menos!!!

Caixa disse...

Já não me admira.

Anônimo disse...

Também me admira que as pessoas não achem um pouco estranho tanta variedade de produtos...
Mas que seria bom que as pessoas fossem mais honestas, referindo que estão a fazer publicidade a x produto, lá isso seria...

Sofia disse...

Estás a falar desta caca (desculpa a palavra, mas é mesmo o que isto é...), não estás?
Em pleno acordo!

Sugos disse...

É que não percebo de onde vem tanto sucesso para aquele blog. Olhei aquilo duas vezes (a segunda foi para confirmar) e pareceu-me VAZIO DE CONTEUDO