sábado, 12 de maio de 2012

O decoro nunca fez mal a ninguém

Stephanie Seymour, Christy Turlington, Linda Evangelista, Claudia Schiffer, Cindy Crawford e Naomi Campbell - The Return Of Supermodels - Vanity Fair por Mario Testino, setembro 2008

Nunca fui a pessoa que nos balneários do ginásio se passeava nua por entre todas as mulheres durante horas, fui sempre aquela que saía do banho com a toalha enrolada, e só na altura de vestir a roupa interior a  tirava. Não por me querer esconder, não por ter vergonha do meu corpo, mas porque sempre achei que os outros (que eu não conheço e que não me conhecem de lado nenhum) não tinham de levar com a minha nudez ali bem escancarada. Também na praia nunca fui aquela pessoa que sai do areal em direção ao bar ou restaurante só com o biquíni, fui sempre aquela que põe uma saída de praia, veste uns calções ou veste um mini vestido. Não por ter vergonha do meu corpo ou por o querer tapar à força, mas porque acho mais correto.

Acho que em espaços apropriados para tal ou  nos nossos espaços e com os nossos devemos andar como bem entendemos, mas quando em comunhão com os outros, existe uma coisa chamada decoro. Por isso, ainda fico surpreendida quando, em pleno maio, numa esplanada à beira-mar (não em cima da praia), onde a maior parte das pessoas estão vestidas com a roupa normal do dia a dia, se veem pessoas, que vêm da praia e que vão à wc ou ao balcão, envergando apenas um biquíni ou uns calções de banho. Estamos nós a almoçar tranquilamente e de repente passa-nos um rabo de mulher, umas mamas, ou um tronco de homem ao lado. Aconteceu-me ontem. Não aprecio de todo, confesso. Sobretudo porque às vezes parece-me mais exibicionismo do que outra coisa.

E, agora para algo completamente diferente, já não se fazem modelos como (as da foto) se faziam antigamente.

18 comentários:

Anônimo disse...

concordo completamente ! :)

Hibiscus disse...

Eu também concordo. Não consigo ir até ao bar da praia ou assim só de biquini, acho inapropriado! Nos balneários fico de toalha até à ultima porque também acho que é desconfortável andar ali toda à mostra à frente das pessoas todas, se eu não gosto de ver, também devo evitar!

Anônimo disse...

Não posso concordar mais. Não tenho pudor nenhum com o meu corpo e sempre fiz topless, mas nas situações que descreveste sou igual, ninguém tem que levar com a minha nudez.

Green disse...

Em parte concordo contigo, sem dúvida, principalmente na questão do ginásio. Eu faço exatamente como tu.

Imperatriz Sissi disse...

Decoro, recato, noção das circunstâncias e da própria figura, são coisas em extinção. Basta ver as figuras em que pessoas com idade para ter juízo fazem na rua, no supermercado...Ainda ontem vi uma moça com uns calções tão curtos que se via o início das meias (de vidro preto, com este calor) e com malhas de alto a baixo. A carteira era maior que os hotpants e nem assim se lembrou de lá guardar um par suplente. Enfim. E de facto já não se fazem modelos dessas. Adorava a Turlington.

jessi-aleal.blogspot.pt

Raquel A. disse...

Podia ter sido eu a escrever isto. Concordo totalmente. E há quem diga que tem a ver com a idade mas quando era mais nova, tinha os mesmos hábitos que agora. Se ia comprar um gelado, por exemplo, vestia uns calções ou uma tshirt. Acho que passa pela educação.

**

Anônimo disse...

Meu Deus, tanto decoro!! :)))) E as modelos, andam meio distraídas, digo eu!... :)

Vanessa V. disse...

Concordo contigo e sou, tal e qual, como tu! Não por vergonha do meu corpo, simplesmente acho mais correcto!

GIVEAWAY no meu blog querida :) Participa!
http://vanvelfashphtgrphy.blogspot.pt/2012/05/pampa-mia-giveaway-1.html

C disse...

Concordo! Então no ginásio onde ando há mulheres que andam nuas de um lado para o outro durante imenso tempo - até o cabelo ficam a secar, todas nuas. Acho mesmo que é exibicionismo e o mesmo se passa na situação dos cafés à beira-mar.

Anônimo disse...

eu também sou assim.
entendo-te na perfeição.
beijinhos querida**

Paty Michele disse...

Concordo muito com tudo. Tbm nunca fui exibida, apesar de ser ajeitadinha, rs.

E essas modelos lindas não merecem cair no esquecimento.

Devaneios.de.mestra disse...

O mal é que muita gente não tem o mínimo de noção de como se deve apresentar. Pensam que por estar perto da praia já é bonito andarem assim mas enganam-se :)

B. disse...

Sou tal e qual, quer no ginásio (no meu caso, na natação, chegando memso a levar a roupa interior para a cabine de duche), quer na praia ou piscinas. Por uma questão de decoro, não por ter vergonha.

M* disse...

A maior parte das vezes é mesmo só exibicionismo... Senão não o fariam.

S* disse...

Bom, também não me sinto confortável para fazê-lo, mas não me incomoda minimamente que os outros o façam. Aliás, quando os cafés/restaurantes não querer clientes nesses trajes, costumam afixar um papel a dizê-lo.

Dina disse...

É bem verdade. Há locais para tudo. E acima de tudo temos que respeitar o espaço alheio

Man of Modern Times disse...

Compreendo perfeitamente!

Isilda disse...

Sim eu percebo.Muita gente,sobretudo a faixa etária dos jovens,nestas alturas do calor,vestem trajes menores para exibirem os corpos e não porque lhes apetece vestir assim.
Para mim é atentado ao pudor!