quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Valerá a pena?

Fan Bing Bing na Harper’s Bazaar China, novembro 2011

Há dias, uma amiga minha perguntava-me o que faria caso visse o namorado dela a traí-la com outra mulher. Se eu lhe contava ou não. Eu disse-lhe prontamente que sim. Mas depois vim para casa a pensar naquilo, voltei a pensar melhor, e cheguei à conclusão de que teria de ponderar muito bem. E, claro, teria de ter provas concretas, porque às tantas a minha amiga virar-se-ia contra mim e quem acabava por ficar mal seria eu. Todos nós sabemos como é o amor. Por muito menos já perdi eu uma amizade, ou melhor, vendo bem as coisas neste momento, uma pseudo amizade.

18 comentários:

liliac disse...

uma vez o namorado de uma amiga, fez-se a mim descaradamente. surpreendida repreendi-o e contei o sucedido à minha amiga. depois do choque inicial e de o confrontar, decidiu ficar contra mim porque "confiava nele e se tal tinha acontecido seria porque eu me teria insinuado a ele"...
ora por favor...
infelizmente faria tudo na mesma, porque se fosse comigo era isso que queria!

Agnes disse...

Já pensei nisso mesmo. Mas acho que se a pessoa fosse mesmo minha amiga, lhe dizia (com provas, claro, tanto para ter a certeza de ser verdade e não um mal entendido, como para a afirmação não cair do ar). Noutras circunstâncias, não sei bem...acho que uma situação dessas teria tudo para se virar contra quem diz e não contra contra quem cometeu a traição, enfim.

Sky disse...

Se fosse um melhor amigo/amiga diria... se fosse uma simples amizade... já não diria nada!
Se está a trair é por alguma razão....

Isabel disse...

Não, não valeria a pena.
Esse é um assunto muito delicado. Se virmos uma coisa dessas, obrigamo-nos a ignorar, ou a falar com o outro, o que trai. Talvez, dependendo do que ele dissesse, contaríamos, ou não, à nossa amiga. Já viste que por um deslize estúpido da outra pessoa, de que talvez até o próprio se venha a arrepender, poderíamos destruir a felicidade de uma história que tinha tudo para dar certo? Quem somos nós, só porque vimos alguma coisa, para acabar com a relação de duas pessoas?
Então, se falarmos de uma relação sólida, casamento, filhos, família e tudo o que isso implica, acho que não nos devemos meter. É como largar uma bomba, depois nós vamos à nossa vida, que continua normalmente, e deixamos para trás todo um rastro de destruição. Não temos esse direito.

Carla Marialva disse...

Já perdi uma "amiga" assim, e prefiro perder que omitir uma situação dessas, já estive na mesma situação e ninguem me contou, quando descobri fiquei fula da vida com o mundo, a pessoa que não consigo perdoar é minha melhor amiga prima , na altura tb cunhada,que até hoje diz que não teve coragem de falar pela mesma razão que aqui falaste, medo de me perder, mas eu já lhe disse que se acontecer o contrário pode ela ter a certeza que lhe conto, eu não pactuo com mentirosos traidores , no way.

Página Solta disse...

isso é uma situação em que uma pessoa é 'presa por ter cão e presa por não ter'! é uma situação delicada e que se deve ponderar muito bem! mas acho que eu nunca contaria, nunca iria a correr ou telefonar de propósito para contar essa situação. ficaria no meu canto quietinha sem contar. mas se me perguntarem?! ah aí respondo com a verdade!

Devaneios.de.mestra disse...

Eu contaria se fosse com uma das minhas amigas verdadeiras, acho que elas iam acreditar em mim, assim como se fosse uma delas a fazer o mesmo comigo eu acreditava porque somos mesmo amigas. Agora se fosse uma amizade não tão forte, se calhar não contava pois depois era rotulada de invejosa e essas coisas. Bjoka :)

Miss D disse...

é uma situação muito relativa, depende de muita coisa... portanto, não há respostas sem se passar por ela.

Green disse...

Pois, o meu primeiro impulso também seria logo para contar, mas vendo bem as coisas, é complicado.

Luís disse...

Mais vale a dor de uma verdade, que a felicidade construída sobre mentiras.
A um verdadeiro amigo contava....

C*inderela disse...

já passei por uma situação dessas e no meu caso contei porque era a minha melhor amiga mas se fosse com outra pessoa não contava por isso mesmo. bjokas

Complexo disse...

"Em zanga de marido e mulher..."

Nothing to say disse...

Olha já me aconteceu isso, de eu e imensa gente ver o namorado de uma amiga minha com outra. Como iam só rapazes comigo todos disseram que nao viram bem quem era, quando eu vi perfeitamente bem. No outro dia liguei-lhe para falarmos e contei-lhe tudo. Conclusão ela foi falar com ele e depois disse-me que eu queria estragar o namoro deles e tudo o mais.Ficámos sem falar tempos e tempos, até que eles acabaram e ela descobriu muita coisa mesmo por ele que ele admitiu no momento. Ela veio-me pedir desculpas do sucedido. Mas uma coisa eu aprendi, ter muita atenção a isso. Porque quando se ama é muito dificil acreditar no que nos dizem..muito mesmo..

Andreia disse...

Eu contava! Só por uma razão, no meu caso também gostei quando me contaram. Mais vale uma dor realidade a uma vida de mentira.
Beijinho

Juanna disse...

Preferia dizer. Provavelmente perderia a amiga, mas ela um dia dar-se-ia conta do crápula que tinha ao lado e entenderia que tinha perdido uma amiga por nada. E eu ficaria bem comigo mesma.

Tamborim Zim disse...

Claro q contaria. Isso é ser amigo. Se a pessoa ainda por cima quiser cortar connosco, será a opção dela, e n se revela amiga mas simplesmente imbecil. Se serão felizes ou infelizes, só a eles diz respeito, mas as escolhas q a nossa amiga fizer seriam feitas sabendo, c a liberdade de quem sabe e n c o espúrio desconhecimento de quem é traído. Mais do q um moralismo, é uma questão de verdade e, no caso, de lealdade.

RAINHA MÃE disse...

Eu digo sempre que gostava que me contassem mas tenho quase a certeza que não contava a uma amiga. Sei de um caso de uma grande amiga minha que soube que o marido frequentava casas de meninas. Falei com ele e ele disse-me que se eu falasse com ela era eu contra ele e em quem é que ela ia acreditar? Até hoje não consigo ter com ele uma boa relação, mas da maneira que ela depende dele sei que ia perder uma amiga...

Leozinhacatt disse...

Querida, há uma maneira infalível, basta dizeres ao namorado da tua amiga que tem uma semana para lhe contar porque caso contrário serás tu a fazê-lo sem dó nem piedade, dele claro!

Beijinho