terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dos erros ortográficos


























Bridget Moynahan

Ainda me lembro de um episódio do Sexo e a Cidade em que o Big acabou o namoro com a Carrie e começou a namorar a Natasha (personagem interpretada pela menina da foto acima). A Natasha, com quem veio a casar uns tempos depois, era uma daquelas mulheres cheia de classe. Altíssima, elegante, de cabelo escuro e brilhante, que trabalhava na Ralph Lauren e que presidia a uma Comissão de Mulheres.

Se a princípio tentou competir com ela, no final, a Carrie entregou as cartas e aceitou o facto de que na vida há mulheres melhores do que outras. E não há sapatos, carteiras ou roupas que mudem isso. Dizia ela, que nunca seria a mulher do cabelo perfeito nem a mulher que usaria branco sem se sujar. Nunca seria a mulher que presidia a Comissões de Mulheres e que escrevia notas de agradecimento.

Quando entregava as cartas e se dava por vencida, a Carrie deteta um erro ortográfico numa das notas de agradecimento escritas pela Natasha. Um erro ortográfico daqueles grosseiros. Ficou radiante. Afinal aquela mulher tinha defeitos - dava erros ortográficos.

Eu sou assim. Gostava de ser diferente, e esforço-me por isso, mas é a realidade. A mulher ou o homem podem ser seres perfeitos, mas quando vislumbro um erro ortográfico (qualquer erro, sobretudo um daqueles mais grosseiros tipo "fizes-te", que se vê nitidamente que não foi uma distração por estar a escrever à pressa) penso exatamente o mesmo que a Carrie. A pessoa deixa de ser aquilo que eu imaginava, perde toda a magia, é que afinal de contas dá erros ortográficos.

Post publicado aqui no blogue em fevereiro de 2009

45 comentários:

Raquel A. disse...

Adoro este texto. ;)

**

Juanna disse...

Ahhhh eu sinto o mesmo. Desde sempre! Já cheguei ao ponto de ter perdido um ou dois potenciais namorados porque me escreveram uma carta com erros grosseiros.

O meu pobre marido dá muitos erros, há 15 anos que vive fora de Portugal e baralha francês, português e espanhol. Por isso não me importei quando me escreveu cartas com erros :)

Sofia disse...

Também sou um bocadinho assim... se me brindam com um erro daqueles mesmo ahgrrr... não consigo olhar mais para a pessoa da mesma forma!
Ha erros e erros, e se a pessoa for de engenharias confesso, até dou um desconto! No ofense para as pessoas de engenharias! A realidade é que conheço uns quantos que volta e meia perguntam: "a palavra x escreve-se assim ou assim?"
E acho muito bem, não ha mal nenhum! Não se sabe, pergunta-se!
Mas ha erros que me causam arrepios!!! Nem são erros, são ignorancia!
E de facto, é impossivel uma pessoa não passar a olhar de forma diferente! Então se for um homem a tentar meter conversa... é para esquecer!!! E mau mas até perco a vontade de responder, nem que seja para mostrar que não estou minimamente interessada! Até porque qualquer interesse que houvesse, esmoreceu-se em absoluto naquele momento!

Joana disse...

E esse erro do "fizes-te" é cometido por um número inimaginável de pessoas.

Fiona disse...

Não poderia concordar mais com estas palavras! Parece que a aparência mais perfeita se desvanece por completo ao detectarmos esses erros ortográficos...

Anna disse...

Não poderia concordar mais!

Ainda no outro dia recebi uma mensagem que se pretendia ser simpática e apologética, vinda de uma pessoa cuja profissão é professor (de música, mas ainda assim professor) e que trazia duas pérolas: "destroir" e "intensão"...

Não, não consigo aceitar que se escreva assim! Uma coisa são "typing mistakes", resultado de escrever à pressa, e esses todos nós cometemos... e outra coisa bem diferente é encontrar erros assim, descarados, e em palavras mais do que comuns!

Podem chamar-me picuinhas, mas realmente não consigo aceitar!

Menos disse...

Erros ortográficos já bastam os que sou obrigada a ler no dia-a-dia da minha profissão. Portanto, todos os que chegam como bónus são rejeitados, assim num piscar de olhos. **

Rubi disse...

Tens toda a razap KItty, e por isso fico super irritada comigo propria quando fico com duvidas que antes nao tinha, mas tambem nao posso esquecer que vivo fora de POrtugal ha' 8 anos, ha' coisas que se esquecem, mas faco um esforco enorme por continuar a escrever bem, mesmo nao estando tao exposta 'a lingua como antigamente, e usar teclados ingleses que nao permitem acentos - como e' o caso agora - tambem nao ajudam. Agora um comentario que nao tem nada a ver, a moca na foto esta' muito mal no vestido, aquilo nao e' vestido para gaja sem mamas, que horror. Pode ser muito elegante mas nem tudo se enfia, salvo seja...lol Sorry. Beijinhos

Anita disse...

Nem mais!
Lembro-me de lá pelos meus 13 anos ter terminado o namorico que tinha quando o rapazito me escree um postal "apaixonado". Tive que ler aquilo várias vezes seguidas para conseguir perceber o que ele tinha escrito...tais eram os erros! :S
Não há dúvida que erros quebram a magia toda

L.H. disse...

A mim, os erros ortográficos causam-me uma comichão danada...
Hoje de manhã, falavam, na TV, das "sunset parties", a nova moda nas praias. Um rapazola, ao ser entrevistado, disse que tem havido muita "aderência" por parte do pessoal... E eu arrepiei-me.

Frida Kahlo disse...

Concordo plenamente. Há defeitos que não matam a magia e outros que a aniquilam em tres tempos. Erros ortográficos mata sem dó nem piedade.

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Eu ja dei esse erro e a pessoa que o corrigiu no meu blog não só foi seca e fria (tipo: "ai que estúpida que és")como não deu a cara, o que é uma pena...porque eu nessas coisas posso ás vezes ser burra...mas posso gabar-me de ter carácter ( e se erros ortográficos não me tiram o sono, já o mau carácter e a maldade...)

Os erros ortográficos que não gosto lá muito são o "c" cedilhado de "vocês" e o "há" sem "agá" ...mas também temos tendência a achar que os erros que os outros dão são piores que os nossos...isto quando somos humildes o suficiente para considerar que também damos erros.

Porém, não considero que os erros façam dessas pessoas, menos válidas ou menos inteligentes...às vezes são erros que se dá porque ninguém teve a amabilidade de corrigir e quem os dá considera que está a agir correctamente :-)

Vanessa Gonçalves disse...

Gostei muito do que escreveste, e identifico-me!
Também sei que não é bom, mas a maioria das mulheres é assim, poucas escapam.
Mas nós mulheres somos especiais e gostamos de marcar a diferença.

Unknown disse...

Nem mais. Os erros ortográficos deitam por terra toda uma imagem de sofisticação que possamos ter de alguém. bj!

R disse...

True story. Grande Carrie!

Gelatina de morango disse...

Eu também sinto o mesmo. Não digo "qualquer erro" como tu, porque não sou perfeita e também os cometo, mas há alguns que não consigo tolerar, e tiram a magia toda a qualquer pessoa (falando de homens em especial neste caso)...é mais forte do que eu, mesmo!

Fi* disse...

verdade verdadinha, também penso exactamente assim :)

Daiisy disse...

Não acho que seja assim tão preto no branco.
Há que ser humilde o suficiente para saber que nós próprios, um dia, e ainda hoje somos humanos o suficiente para errar.
Pode ser algo difícil de se fazer no momento, mas corrigir é uma bela forma de evitar esses erros.

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Posto isto, desculpa apontar-te um erro ortográfico. É detecta e não deteta.

Feliz disse...

Gostei muito do inicio do post! Achei uma delicia a forma como abordaste o assunto! Mas...não consigo estar de acordo com a maioria das opiniões demonstradas - quando estamos mesmo apaixonadas...toleramos praticamente tudo: arranjamos alibis para a demora de 2h na resposta a uma msg, a falta de contacto porque teve um dia muito intenso, o não ouvir, porque estava cansado...e não perdoaríamos um erro?!? Naaaa...não me convecem meninas!

Isso parece-me mais coisa de quando estamos a forçarmo-nos a interessar por alguém! E depois... ohh ele dá erros!! Já não gosto! Já não tem piada!! - sim...eu també já "despachei" possíveis pretendentes usando tal "urticária" como desculpa!

Beijinho*

Carolinna disse...

Concordo plenamente! Mas também me passo com vírgulas a mais...

Pés de Bailarina disse...

Não são apenas esses erros, existem tantos outros pequenos aspectos que tiram o brilho a uma embalagem aparentemente perfeita!

http://pes-de-bailarina.blogspot.com

anjo disse...

gostei muito:)


anjo-oquenaomemata.blogspot.com

Kitty Fane disse...

Caríssima Pipoca dos Saltos Altos, com o Novo Acordo Ortográfico é DETETA e não DETECTA. Estando este blogue a escrever segundo as regras dele há uns mesinhos, não há aqui erro nenhum ortográfico. Lamento. :-)

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Desculpa Kitty, sou old school, só a adopto em Setembro e é porque a empresa obriga, e só o vou usar a nível profissional.

Ana disse...

Botão GOSTO!

zozô disse...

A par das pessoas que dão erros, também me desiludo muito com as que dizem "prontos" ou "a gente vamos". Terrível.

Paty Michele disse...

Concordo! E se por acaso notar algo errado em minha escrita, perdoe, pois apesar de a língua ser a mesma, há muitas diferenças no Português falado no Brasil.

abç

Caixa disse...

Tens tanta razão, sou igual!

Scarlet_Perry disse...

Toda a gente que gosta de ler e escrever sente o mesmo. Eu também odeio erros ortográficos e a pessoa perde para mim toda a credibilidade...

Ultima Thule disse...

Eu gosto de pensar que não escrevo muitos erros ortográficos. Confesso que é um medo constante.
Sinceramente: só ligo se for um erro crasso.
O meu erro mais comum é misturar o inglês com o português quando estou mais cansado.
Preocupo-me mais se as pessoas cometem erros de conhecimento que considero básicos.

Rafa disse...

Querida Kitty,

Já te sigo "aos anos" e, por algum motivo, este teu post escapou-se-me.

Há um ano escrevi também um sobre os erros ortográficos (num tom muito menos dócil do que o teu) e, apesar de a maioria das pessoas concordar, acabei por ser um bocado criticada por tal. Sim, porque quem critica alguma coisa não está livre que se lhe aponte o dedo mais tarde.

Mas todos temos as nossas seguranças e falhas de confiança e a minha confiança está de facto na maneira como escrevo que é, realmente, sem erros. :)

Por isso, eu sentiria exactamente a redenção que a Carrie sentiu caso deparasse com um cartão da minha rival a dizer "your" em vez de "you're". :)

Jo disse...

Poderia dizer que concordo totalmente com isto, assim de um ponto de vista teórico, a sério que sim... mas depois analisando bem a minha vida, acho que estaria a contradizer-me demasiado.

Sky disse...

Eu sou uma pessoa que facilmente "dô" erros ortográficos. Admito isso.. sem problemas. Sempre foi uma falha minha desde criança que tenho lutado e melhorado. Mas nem sempre é fácil. Será que sou menos inteligente ou com menos capacidade de ter uma relação só porque dou erros? Por amor de deus.. não existe relação nenhuma. Se tivesse na procura de uma pessoa e ela me deixasse só porque dei alguns erros… então ficava bastante feliz por ela me ter deixado. Seria um alívio, porque para mim, quem dá importância a esse factor… não serviria para ser a minha cara-metade.

Inês Marta Sousa disse...

O novo acordo ortográfico, é o direito ao erro, a escrita portuguesa tornou-se um erro! Agora já tanto faz, já que adoptámos a escrita brasileira! Só de ler a nova maneira de escrever a palavra "receção" dá-me vómitos. Ou se continuava com "recepção", ou se teria de pôr acento no "e" para ficar aberto, pois o "p", substituía o acento no "e".
Sendo assim lê-se igual a "recessão". É esta´e muitas mais palavras.
Adoptámos a falta de acentos, e todos os erros brasileiros.

C. * J. disse...

E eu aqui a pensar que era a única, desde sempre me arrepiaram esse tipo de erros, bem como o típico 'à' quando na verdade é 'há' e para acabar em bem ainda há o 'voçê' são coisas básicas, que fazem com que, uma pessoa para mim perca toda a credibilidade e interesse. Sempre achei que este era um grande defeito meu, sempre que falo nisto consideram-me demasiado radical, mas não suporto.

C.

M* disse...

Concordo plenamente.. Quando vejo alguém a escrever com erros ortográficos, para mim, estraga tudo!

M* disse...

Concordo plenamente. Sinto exactamente o mesmo quando me escrevem, seja o que for, com erros ortográficos. Para mim estraga completamente tudo..

C. * J. disse...

*esses tipos de erros.

Agri Doce disse...

ADOREI!!!"Escreves-te" (lololol) muitoooo bem.Tb me irritam erros ortográficos...até porque sou uma apaixonada pela nossa gramática. Embora, admito, que às vezes possa acontecer errar mas tenho atenção a isso. É daqueles pormenores, para mim, que contam...há quem não goste de pessoas que..sei lá, usam meias aos quadrados..eu detesto que não tenham atenção aos erros e à forma como falam.

ana s. disse...

Concordo tanto! Erros ortográficos dão-me comichões, bah!
***

DoraB disse...

concordo plenamente. Um namorado que dê erros ortográficos daqueles crassos perde toda a magia.

DoraB disse...

Concordo plenamente. Um namorado que dê um erro ortográfico crasso perde toda a magia.

Raquel disse...

Sinto precisamente o mesmo.

Carlota disse...

este texto é tão... eu!
odeio odeio odeio, fico logo em modo off!