domingo, 24 de julho de 2011

Dos comentários anónimos

Kate Moss fotografada por Mario Testino para a  Vogue UK de Agosto, 2011

Nós, os que temos blogues abertos a comentários, já todos tivemos problemas com anónimos maldizentes. E quando se fala em anónimos maldizentes, não se fala de pessoas que discordam do nosso ponto de vista, mas sim de pessoas que decidem comentar só para nos insultarem, para nos magoarem, para nos deixarem tristes. Há cerca de dois anos tive imensos problemas com eles. Todos os dias recebia dezenas deles. Uns chamavam-me nomes. Outros faziam-me ameaças. Outros rogavam-me pragas.

 Na blogosfera, nós somos sempre o bode expiatório de alguém. É inevitável. E a verdade é que se havia dias em que nada me afetava, havia outros em que estava mais suscetível e qualquer coisa me magoava. Isto era tão frequente e aborrecia-me de tal forma que um dia decidi mesmo deixar de permitir comentários anónimos neste blogue. E assim continua até hoje. Quem quer comentar e não tem uma conta, tem de se registar. Ou seja, dá um bocadinho de trabalho, e a pessoa já tem de deixar um e-mail para se registar. Coisa que deve irritar solenemente os ditos anónimos (que por vezes não são assim tão anónimos e até têm blogues).

Esta minha decisão foi remédio santo. Claro que hoje em dia tenho muito menos comentários do que tinha antes, mas o que interessa isso se for comparado com a minha paz? A minha vida de blogger melhorou a olhos vistos. Hoje em dia, é raro receber algum comentário desses. Claro que não estamos livres que nos aconteçam outro tipo de problemas, como já me aconteceram, a internet é sempre um risco, mas estes ao menos são evitáveis.

22 comentários:

Margarida disse...

E, quem não tem conta e se quiser mesmo comentar, não dá assim tanto trabalho fazer uma contita! :)

Acho que fizeste muito bem!

Marta disse...

ha sempre quem nao tenha mais nada para fazer e decida chatear os outros, por inveja, por falta de vida propria ou mesmo por maldade.
Fez bem em relação a nºao ligar aos comentarios e a nao deixar comentar anonimos, o importante é que se sinta bem numapagina só sua :)
beijinhos

Mia disse...

Que horror! Não percebo essas pessoas sem vida. Felizmente no meu blogue ainda não aconteceu, mas eu também tenho essa definição ;)

Kikas disse...

eu, que tenho um blogue "pequenino", já tive problemas com anónimos, de vez em quando lembram-se.. por isso nem imagino para quem tem um blogue desta dimensão :s (já agora, muitos parabéns por tal :D)
esses comentários não são nada simpáticos e conseguem mesmo afectar-nos, por isso acho que fizeste bem :)

MMV disse...

É a primeira vez que comento o seu blogue, mas há muito que o leio e sigo com muita atenção... E revejo-me inteiramente neste post... É a verdade...

Marie Lelay disse...

Não sei porque é que vocês ligam tanto a comentários e às opiniões dos outros. Eu estou a borrifar-me para isso, tanto, que entre todos os blogs que já tive nunca houve nenhum aberto a comentários. Além de que, tendo em conta o teor do meu blog, no mínimo seria espancada.

E já agora, há pessoas que se andam sempre a queixar dos comentários anónimos, e no entanto não só os continuam a permitir, como os publicam e ainda lhes respondem. Depois queixam-se e fazem-se de vítimas, que é tudo uma cambada de invejosos, e mimimi. Meus amigos, quem anda à chuva molha-se. Expõem tudo, até os filhos, que é o que me continua a chocar mais, e depois queixam-se.

S disse...

Por acaso sei exactamente o que estás a passar! é irritante, não sei onde é que encontram o tempo nem a razão para dizer e fazer tal coisas.

Unknown disse...

"Quem anda à chuva molha-se..."

Tenho 2 blogs pequeninos e há uns tempos recebi um comentário tão desagradável e num tom tão raivoso e ressabiado...

Acho que quem faz semelhantes comentários é, acima de tudo, alguém com pouca educação e poder de encaixe!

Criamos um blog para estar à vontadex para publicar piadolas, frustrações, comentários, críticas e afins. Porque sim!

Quem não quiser, que não olhe!

princesadaselvaurbana.blogspot.com
pandorabag.blogspot.com

Clementine Tangerina disse...

ohh kitty, infelizmente é o pão nosso na blogoesfera, mas felizmente nunca me deixar abalar por essas coisas.
Tenho um que diz cobras e lagartos de mim, que traio o meu marido e que só tive o meu petit prince para o segurar....lolol ohhhh meu deus que imaginação fertil.Enfm ao final do dia...só me consigo rir...mas sim ha dias que não há paciencia.

beijos e ainda bem que deixaram de chatear.

Panda disse...

Concordo. E devia mesmo ser obrigatório criar sempre conta.

Girls' Things disse...

Nem vale a pena perder a nossa seriedade por essas pessoas que não assumem as coisas que pensam e gostam de se esconder atrás de personagens ou anónimos.

Gosto muito do blog *

Marta Popcorn disse...

Adorei o blogue! Uma inspiração para quem começa a dar os primeiros passos no mundo da blogosfera. Já sou seguidora.

Anônimo disse...

º´º

Alix disse...

acrescento que quem cria uma conta só para poder comentar, continua a ser anónimo, não tem blogue, nem tem email. e há pessoas que fazem isso mesmo, criam contas sem perfis para destilar veneno por onde passam. por isso nem sempre não permitirmos comentários anónimos no nosso blogue é a solução, o que é pena.

**

Brown Eyes disse...

É um facto e aqui há uns tempos pensava que era só comigo; embora no meu caso, os "anónimos" não sejam assim tão anónimos e se escondam apenas nessa capa para me tentarem perturbar.
Como aquilo era lixo decidi também excluir comentários anónimos, mas a pessoa deu-se ao trabalho de criar um perfil e continuar a guerra.
Não dou resposta, se recebo algo daquele perfil apago, nem leio.
Deixei mesmo de perder tempo com criaturas que têm uma coisa a mais do que eu...tempo para chatear os outros ;-)

Bjs

ordep disse...

Peço desculpa pelo meu comentário(?!)anterior (não conseguia enviar e saiu aquilo).Entretanto o que eu queria dizer foi muito bem dito pela Alix. É a realidade e não há nada a fazer.

Lele Fernandes disse...

Acho que fizeste bem. Quem quiser realmente comentar vai ter que ser corajoso e mostrar a cara!

http://estilooque.blogspot.com/

Só Sedas disse...

A mim aconteceu-me o mesmo. Antes o blogue era aberto a comentários até que apareceram uns insultando-me a mim outros comentadores só porque sim. Nesse dia pus moderação de comentários e nunca mais apareceram. Quanto à identificação não sou esquesita e agora que o bloguer anda estranho com a aceitação de comentários eu própria tenho tido problemas em comentar como o meu id.

Fizeste bem, se a blogosfera for para nos incomodar´então assim é que não vale mesmo a pena!

Clarus Sol disse...

eu sou bastat recente neste mundo da blogosfera (http://clarus-sol.blogspot.com/), mas já ouvi falar imenso nestes desagradáveis e indesejaveis comentários....
2 Remédios:
1 - apagar e não dár importancia.
conheces?
são teus amigos?
contribuem de alguma forma para o teu crescimento enquanto pessoa?????
Então deixai-os 'falar'
2 - protecção, bloqueando o acesso a quem comenta, é como referes e por enquanto uma boa opção!

Madalena Amaral disse...

Fez muito bem!

Blogadinha disse...

Irrelevantes são os meus e sei do texto... Tudo vai no crédito atribuído e na ideia lida há tempos: ninguém nos odeia, apenas não compreendem porque tantos nos adoram!

Aspas à descrição.
E liberdade de expressão!

Boa continuação! :)

A Outra Face de Mim disse...

acontece....