quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ainda do Facebook

Desconfio sempre das pessoas que, não sendo figuras públicas, têm mil e tal amigos no Facebook. Lembram-me sempre aquele coveiro fotógrafo de uma excelente reportagem da Sic que tinha mil e tal amigos no Facebook e quando a mãe morreu não tinha ninguém para lhe segurar a mão ou para lhe dar o ombro para ele chorar.

23 comentários:

LX in Heels disse...

http://lx-heels.blogspot.com/

Unknown disse...

Isso é gente que vai coleccionando todas as pessoas com quem já se cruzou na vida. 1000 amigos é algo impossível de se conseguir.

André disse...

É bem verdade! Tendo mil e tal amigos, e não sendo uma figura pública, tenho a declarar que: a) metade são para os jogos; b) 1/4 foram adicionados porque me pediram amizade - vá-se lá saber porquê - e não sendo racistas, xenófobos, homofóbicos, sexistas, nem nada disso, adicionei-os; c)1/4 são amigos/conhecidos de algum momento da minha vida; d) dentro destes, contam-se pelos dedos das mãos aqueles com que tenho contacto, vá, mensal...

Anna disse...

A questão é que não podemos equiparar "amigos do Facebook" e "amigos amigos". Os amigos que temos no Facebook (para além dos "amigos amigos", claro, que também lá estão) muitas vezes não passam de conhecidos, gente dos tempos da faculdade, pessoas que se conheceram numas férias de verão, lojas e bares que publicitam os seus produtos, etec... Os "amigos amigos", esses temos na lista VIP do nosso coração... e normalmente são meia dúzia...

sónia, mulher e mãe disse...

É mesmo. Não gosto particularmente da expressão "amigo" no FB.
Por vezes podemos sentir empatia por determinada pessoa, criar estar em 'relação' com ela, e depois ser-se vencido pela timidez... no meu caso foi e é isso.
Por isso tenho poucos amigos no FB, também vão ficando cada vez menos, porque não tenho sequer tempo para alimentar a relação criada, e, muitos não são AMIGOS, senão na concepção que o Facebook lhe atribui.

beijinhos grandes de quem te lê e sente normalmente na penumbra, mas sempre com afecto

Helena Barreta disse...

Quando oiço que escancaram a vida perante dezenas e dezenas de pessoas que não conhecem de lado nenhum, tremo. Não por mim, que não tenho facebook.

Beijinho

likecrystalwater disse...

Tal e qual o que eu penso!

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Posso dizer que nao tenho 100 pessoas no facebook. Mas tambem posso dizer que os que tenho, conheço todos pessoalmente e falo com todos. Não é ter so por ter e cruzarem-se na rua e nem se falarem.

stantans disse...

eu não sou figura pública e tenho 4000 e tal amigos. isto porque organizo eventos e dá-me jeito ter o maior número de pessoas para os poder divulgar através do facebook, daí que aceite toda a gente que me pede amizade. o facebook é uma excelente ferramenta de trabalho na minha área. e asseguro-te que tenho bastantes amigos na vida real, por isso não devias julgar assim as pessoas.

Cris disse...

Amigos???nah...conhecidos vá!! ninguém tem 1000 amigos!!A não ser que a palavra "amigo" tenha outro significado!

Dulce disse...

Sintonia!! Tinha pensado escrever uma coisa semelhante no meu blog! :) Acho ridículo..!

prada disse...

Dou imensas vezes esse exemplo que a Kitty referiu, no post.
O FB na minha opinião torna-se interessante para as pessoas que precisam de promover algo!
O resto é bluff!

Sky disse...

Eu tenho 177 amigos! Já tive bem menos, mas por causa do Farmville e de ser "famoso" a lista aumentou um pouco.
Aliás...eu antes tinha a Kitty Fane (tu sim) na lista de amigos... mas pelo que tu escrevestes.. apagaste-me da tua lista! Obrigadinho hem? pensava que gostavas de mim e das minhas piadas da "langerie". Mas afinal.. era tudo mentira!!!! detestas-me! fui enganado :))) deixa estar..eu percebo-te! O que diriam as outras pessoas teres um corta-interesse como eu na tua lista? :)))
Beijinhos e paz! :)

Caixa disse...

Eu só tenho uns 60 e tal...

Brown Eyes disse...

A questão é que nem as figuras públicas têm 1000 e tal amigos; enfim; eu cada vez restrinjo mais as amizades nas redes sociais.

Raquel A. disse...

Eu achava que devia ser a única pessoa a achar isso muito estranho. Tou mais descansada..:)

**

Mary Jane disse...

Texto tão conciso, mas que tem tudo. Os 1000 e tal amigos devem ser uma espécie de marketing pessoal: eu sou o fixolas da zona!

Isa Maria disse...

amigos só tenho 3. O resto saºo conhecidos.

Joana Tomásio disse...

é verdd mesmo..

Fuschia disse...

É irónico sim. Mas o problema não é o facebook, o problema está na cabeça das pessoas que se iludem com uma coisa que nada significa. Para mim quantos mais "amigos" no facebook melhor, porque primeiro uso para mostrar o meu trabalho (ilustração), segundo, para mim funciona como directório de pessoas. Se ficar sem telemóvel, sei que as vou encontrar lá.

O que me parece estranho é as pessoas usarem o facebook para mostrarem pormenores pessoais da sua vida (status sentimental, fotografias em festas, praia, ..) quando para mim aquilo de pessoal não tem nada. Está online caramba! Nada do que está online é privado, nada! (e penso que compreenderás isso bastante bem. nem num blogue, por trás de um nome que não está no nosso BI, isto é privado.)

★ A Rapariga disse...

So true!

Madalena Amaral disse...

Não chamo amigos aos que estão na minha página do Facebook, aqueles que não são. Mas sim, contactos ou seguidores!

Joana Silva disse...

eu tenho pouco mais de 200, e conheço toda agente.