quarta-feira, 7 de julho de 2010

Passatempos e publicidade nos blogues - Sim ou não?

Já por diversas vezes li pessoas a criticarem os passatempos nos blogues, como se os blogues perdessem toda a graça por organizarem um passatempo ou outro quando o rei faz anos (como é o meu caso). Ora bem, se uma pessoa for contactada, se lhe propuserem a organização de um passatempo em troca de produtos ou do que seja para si e para alguns leitores, se a pessoa puder tirar algum benefício disso, não vejo qual é o problema (lá está, desde que não se tranforme o blogue num site de passatempos). Eu já fiz alguns e vou continuar a fazer, sempre que surgirem propostas que me agradem. Mas claro que, da mesma maneira que também aceito algumas propostas, também recuso outras tantas. Sobretudo aquelas que visam apenas angariar seguidores e visitas, a troco de logos/links no blogue para determinados sites, ou de posts sem qualquer intuito a não ser a publicidade. Como eu costumo dizer, já me chegam as visitas que tenho. Além de que eu não quero transformar o meu blogue numa Times Square de mau gosto com anúncios por todo o lado, nem tampouco vivo ou quero viver do blogue.

Portanto, e na minha opinião, passatempos e publicidade nos blogues, sim, mas com moderação, para não correrem o risco de perderem quase todo o interesse. Mas também sou da opinião de que em cada blogue manda o seu autor.

13 comentários:

Anônimo disse...

Tens metade de razão, na minha opinião não são precisos passatempos para o blogue ser de mau gosto.

Mas há exageros sim, mas cada um sabe de si. Desde que ofereçam as coisas aos leitores e não à família, claro.

Vida de Gorda disse...

A mim tanto me aquece como arrefece.

Brottas disse...

e isso ai...
cada qual deve fazer o que quer..
visto que os blogs são nossos...
quem não gosta não leia...

alexandra disse...

O teu mantém-se dentro do formato inicial. Continuo a gostar muito o que escreves.

Mas há blogues que tenho pena, particularmente de um que era fã. Virou um autêntico negócio. Perdeu o que me prendia a ele, ainda passo lá de quando a quando, mas já não me identifico.

Mnemósine disse...

Sim, em cada blog manda o seu autor. Pessoalmente gosto bastante de passatempos embora raramente participe porque me irrita a subjectividade das "frases criativas" e a obrigatoriedade de ser fã de todo e mais um. MAs gosto que existam.
A publicidade já não, se for encomendada torna-se apenas ridículo. As caixas de publicidade tanto de má, tenho apenas pena que não haja uma gestão consciente (por parte do google e não dos bloggers) de forma a não incluir publicidade enganosa como aquelas coisas que nos sugam o saldo do telemóvel.

Ellen disse...

Em relação a passatempos e publicidade nos blogues, a minha opinião é esta: Sou a favor desde que me identifique e goste dos produtos. É uma forma até de sugerir aos outros algo que acho que tem valor e qualidade. Nunca tive nenhum passatempo no meu blogue mas tenho consciência que faço bastante publicidade a lojas, marcas de perfumes, de relógios, etc. Não recebo nada em troca por isso (nem é esse o objectivo) mas se gosto e acho que são coisas com qualidade, gosto de o partilhar com os outros, com aqueles que por um motivo ou outro passem pelo meu cantinho.

E é isto.

Parabéns pelo teu blogue, já de grande referência para mim

***`s

Ana C. disse...

Tenho uma valente dor de cotovelo por não ter o Continente à perna a oferecer-me géneros para o ano inteiro em troca de passatempos. Sou tão mau investimento publicitário que ainda só recebi no g-mail uma proposta de um Mohamed Manga a pedir-me que publicite investimentos milionários no meu blogue...

Menina do Norte disse...

No meu blog nunca tive passatempos. Mas já fiz referência a campanhas. A publicidade é precisa e não julgo quem a faça, quer seja por algo em troca, quer seja com o intuito de ajudar a divulgar, sem ter nada em troca!

Um Beijinho*

Precis Almana disse...

'tou com a Ana C.! E eu até já merecia, dado que volta e meia publicito o continente online. Não porque ganhe alguma coisa com isso, apenas porque de facto utilizo, sou fã e recomendo. Mas claro que com meia dúzia de visitas diárias ninguém me propõe seja que campanha for :-)

José Carrilho (Go Detail) disse...

Olá,

Eu concordo que publicidade a mais não fica bem e para dizer a verdade tenho um pouco a mais no meu blogue principal.
Mas como ainda não tenho muitas visitas, é para ganhar mais algum.
Vamos lá agora ser honestos: há gente que diz "publicidade nunca", eu queria ver se facturassem umas centenas largas por mês com publicidade, se não a colocavam.
Conta-me histórias...

Cumprimentos,

José

verniz escarlate disse...

Eu só não gosto é de anunciarem que ganhei um passatempo num blog e depois nunca mais, nem resposta nem recado! Pelo menos um mail a dizer olha pá o patroconador cortou-se desculpa!
Acho deveras indecente.

Claro que não aconteceu no teu blog mas também não digo qual mas é bem conhecido por sinal...

Rafaela Rolhas disse...

É mas é só dor de cotovelo por nao terem qem se queira associar ao blog!

Anônimo disse...

Eu gostava de poder ter passatempos no meu:)