segunda-feira, 14 de junho de 2010

E ainda a reportagem da sic sobre a internet

Há dias deu uma reportagem na rtp1 acerca do mesmo assunto (embora focasse quase só o fenómeno do Facebook) mas da qual não gostei particularmente como gostei desta da sic. Além das páginas fantasma, do perigo do cyberbullying, houve outra coisa que me deixou a pensar e que eu tenho a certeza que será o espelho de muitas pessoas que estão no Facebook. O coveiro-fotógrafo dizia que tinha 3500 amigos no Facebook e no dia-a-dia não tinha ninguém. Triste, não é?

19 comentários:

Sophia disse...

(esse do coveiro foi na reportagem da sic)

a Gaja disse...

Mas essa é a realidade dos dias de hoje. Para mim, as redes sociais aproximam o que está longe mas afastam o que está perto.
Um vez estava num café e reparei que na mesa em frente estava 4 amigos que em vez estarem a conversar estavam agarrados ao telemóvel, demasiado triste.

Tita disse...

Também fiquei a pensar nisso e fez-me imensa impressão. Mas lá está, depende da maneira como as pessoas lidam com as redes sociais. No meu FB só estão pessoas que eu conheço, e com quem tenho algum tipo de relação. Se calhar se eu tivesse 3500 amigos virtuais também não tinha muito tempo para andar a socializar com os que conheço realmente :)

cláudia disse...

3.500 amigos virtuais e nenhum real. Muito triste mesmo =S

Recriar disse...

Facilita a vida a quem tem dificuldades em fazer amigos, atrás de um ecrã fica tudo mais fácil. Pena que ás vezes um ecrã não chega.

Roxanne disse...

é a realidade kitty... as pessoas usam as redes sociais para esconderem a solidão enorme que preenche as suas vidas!

Whitesoul disse...

Bom, daí só se pode concluir que os 3500 que estão no facebook, não são amigos....

ana disse...

e mesmo muuuito triste. as pessoas comecam a substituir as relacoes normais pelas ciber-relacoes, o que me faz mesmo impressao. ate mesmo amigos proximos comecam a achar que verem o que os outros estao a pensar no facebook substitui um cafezinho ou uma ida ao cinema...

A miúda dos saltos altos disse...

Achei essa última parte muito triste!

A Coisa disse...

Isso vai das pessoas, claro. Já a privacidade assim o é. Há a maneira de se tornar o Hi5 e o FB, minimamente seguros, não permitindo qe toda a gente possa ver, pelo menos as fotos.
Mas depois há aqela parvoice (qe parece nao ser apenas dos adolescentes) de qe ter um Hi5 ou um Fb, apenas serve para ver qem tem mais amigos ou mais comentarios. Daí vai de adicionar todo o cão e gato qe lhes fazem pedidos de amizade.
Eu confesso qe tenho pessoas no meu, qe não conheço pessoalmente ou com qem não me dou, mas são todas amigas de um amigo real, ou primos, ou de familia. Sao pessoas qe sei qe existem e qe têm aqela cara, e qe são minimamente confiaveis e acabo por conhecer em pessoa, mais cedo ou mais tarde. Só para ter amigos, nao obrigada. Senão tinha muitos amigos Marroqinos LoL Mas é um risco, pq qq miudo faz uma conta nessas redes sociais, bastando mentir na idade. E ve-se com cada coisa, de bradar aos ceus. Miudas de 14 anos, semi-nuas e afins. São as consequencias da liberdade informatica.
Mas nada substitui uma gargalhada com os amigos, uma ida ao cinema, um passeio no parqe, uma ida à praia. Amigos de carne e osso, sempre!

prada disse...

Foi essa expressão que me reconfortou, por não gostar mesmo nada das redes sociais.
Achei muito triste ver que a solidão não afecta só os mais velhos, mas muitos jovens.
O mundo vai ter de mudar, o ser humano precisa de muito mais,para que esta passagem na terra tenha algum significado!

Cláudia Paiva Silva disse...

O coveiro- fotógrafo tem imensos contactos devido essencialmente ao seu trabalho. Eu, por exemplo, tenho 200 e tal. Podem achar estranho, mas apenas não conheço pessoalmente umas 10 pessoas da minha lista. Desde contactos do liceu, faculdade, trabalhos diversos e amigos extra-curriculares, é realmente possível eu dar-me ou já ter convivido de uma forma mais pessoal com este magote de pessoas.

Precis Almana disse...

É a banalização da palavra amigo, também. Desde quando é que a amizade se constrói depois de um convite e de um clique para aceitar? Acho que havia uma associação qualquer nos EUA que ia pedir para mudar a palavra no facebook, para deixar de ser amigo e ser outra coisa qualquer.

Miss B-Beautiful disse...

Sim, também vi. Ainda por cima foi mesmo no final da reportagem. Ficou um sabor amargo na boca.

Jade disse...

o facebook esconde muita solidão, não é por se ter 300 amigos no facebook que se é mais feliz...há quem viva aquilo como ninguém...o que é triste...

FG disse...

Hummmm, não é estranho que alguém com a qualidade artística do Daniel (espreitem o site dele em http://danielpedrogam.com), se mantenha preso a um emprego de coveiro a troco de 500€ mensais?
Wierd ...

M. disse...

poe isso é q só aceito pessoas q conheço. posso só ter meia duzia de amigos, pas pelo menos (em principio) sei quem é que anda a ver as minhas fotos...


boa semana

AFEP disse...

O que pode acontecer é que as pessoas já viram o senhor em algum lado ou até são da mesma localidade e como estamos numa de parecer bem, as pessoas adicionam-o.
Isto já aconteceu comigo, de adicionar pessoas que conheço de vista pelo menos,e quando dei por mim já tinha 500 amigos... COMO É POSSIVEL....? Agoro filtro-os bastante...

coisas minhas disse...

ola ola :P

a da rtp nao me lembro de ter visto. mas vi essa da sic e realmente fiquei a pensar nessa frase que ele disse ..
ele a dzr.. kd lhe morreu (o pai n foi?) escreveu logo no face e houve imensas pessoas a apoia lo e passado um mês tava tudo na mesma.. sozinho
:S

é triste... mas é a realidade de mts

reconheco que dos 600 amigos, sao poucos os que sao amigos a maior parte é pessoas que apenas conheco de vista e se for preciiso passamos na rua e n nos falamos :S