quinta-feira, 11 de março de 2010

Paga o que deves

Na semana passada vi pela primeira vez um daqueles programas "Cinco para a meia-noite" na rtp2. No dia em que eu vi era apresentado pelo rapaz de óculos que, supostamente, é para ter imeeensa piada, e tinha como convidada a Floribela (sem comentários).

Tudo decorria dentro do que me parecia ser a normalidade do programa, até o apresentador dizer que iam passar à rubrica "Paga o que deves". E no que é que consiste essa rubrica? Consiste em chatear, via telefone, uma pobre pessoa, que estará com certeza a dormir (ou em vias de) (era talvez uma da manhã quando isto aconteceu) para se levantar cedo no outro dia, dizendo-lhe sem parar "paga o que deves, paga o que deves, paga o que deves". Claro que tudo feito com muita risota à mistura, à custa do desgraçado que teve a infelicidade de atender a chamada.

Mas há alguém que se consegue rir disto? Digam-me, isto tem piada? Se há quem seja apanhado e se divirta à brava com isto, remeto-me já à minha insignificância. Mas não é isso que me parece.

Mas, pronto, se calhar até sou só eu que não acho piada. Sim, se calhar sou só eu que sempre odiei este tipo de acções que visam apenas tirar o tempo das pessoas, gozando com elas em benefício próprio. Se calhar é por isso que nunca suportei apanhados e tudo o que a eles esteja relacionado (excepção feita àqueles rápidos que costumam dar nos aviões e que até divertem as pessoas desprevenidas que são apanhadas nas ruas por situações mais ou menos insólitas e engraçadas).

41 comentários:

Anônimo disse...

O Humor é algo estranho e imprevisivél...Há coisas sobre as quais eu "morro" de rir e outros ao meu lado olham para mim com um olhar estranho e sério.E ao contrarário também é verdade...

beijos

Amor

Last Angel disse...

Nunca vi o programa, mas também não acho piada nenhuma a essas coisas. Enfim...

V. disse...

É um humor um bocadinho infantil, não?

Vida de Gorda disse...

Eu gosto muito do 5 para a meia noite MAS depende do apresentador! Os do Nilton por exemplo (deve ser a ele que te referes) são os que nunca vejo. Os do Fernando Alvim são sempre os meus preferidos. Depois os do Luis F. Borges. Também tem um bocado a ver com os convidados e o tipo de piada que dá para fazer. Só tenho pena daquilo nunca dar á meia noite (quase sempre mais tarde) porque entretanto esqueço-me de ver lol:d

Mami ( Sónia ) disse...

Parece brincadeira de putos que não tem mais que fazer...enfim...

Soinita disse...

Eu já vi esse mesmo senhor a ligar para dizer "Eu amo você". E estava sempre nisto! "Eu amo você", "Eu amo você"....
As pessoas do outro lado passavam-se e com razão!
Se fosse eu logo após os primeiros 10 - 15 segundos desligava-lhe logo o telefone na cara.

O Príncipe Duarte disse...

Nunca vi o tal programa... e pelos vistos não perco nada.

Não percebo como um canal de televisão permite tal estupidez.

alice

BG disse...

Eu vi a cena dele do "eu amo você" como Pai Natal na Lapónia... que ainda por cima não percebia português. Mas vá, esse teve alguma piada, principalmente porque o Pai Natal parecia que estava quase pronto a bater-lhe. Mas esse tipo de brincadeira faz lembrar a dos putos de 12 anos. E detesto o Nilton, principalmente desde que contou num espectáculo o final de um filme poucos dias depois dele estrear. É muito forçado a fazer piada.

Cláudia Paiva Silva disse...

O "Eu Amo Você" é dos mais engraçados. Um bocado estúpido sim, mas engraçado. Até porque o Nilton quando está a gravar esse sketch nunca sabe quando pode receber uma murraça nas fronhas. O "Paga o que deves" não é algo em que o apresentador/produção possam pegar na lista telefónica e escolher números aleatoriamente. Quem acompanha a produção de perto, mais do que a realização dos programas (como eu, por exemplo), sabe que é uma espécie de "aborreçam os vossos amigos", ou seja, nós é que enviamos mails com a info sobre certas pessoas e é a partir daí que os telefonemas são feitos. O que por um lado é ainda pior. Imagino-me a receber um telefonema desses.. UI... POr outro lado, o que está errado no "Eu Amo Você" é o facto do Nilton não ser parvo coisa nenhuma e escolher sempre pessoas que, à partida nunca irão ver este tipo de programas. Sim, estou a ser preconceituosa, mas a realidade é que a senhora de 70 anos que vende flores todos os dias na praça não vai para casa armada em intelectual radical e ver um programa que eu mesma, às vezes, tb n percebo. Há contudo, um apanhado que gosto particularmente embora me cause náuseas que é "E andam os meus pais a pagarem os meus estudos para isto..." something like that. Consiste em fazer oerguntas a alunos universitários (geralmente à porta das faculdades) que são... não direi fáceis, mas sim, facílimas? E o que me provoca náuseas é a maioria deles não saber responder. Até me podem dizer: ah e tal, mas de todos, obviamente que só aparecem os casos graves. Ora.. aí é que está. Já assisti a uma gravação dessas de perto. Acreditem, aquilo não estava combinado. O pessoal de 19/20 anos não sabia responder mesmo. Até pensei que ainda estivessem bebedos ou drogados, mas não. Era mesmo falta de cultura geral. E isso asustou-me imenso.

salgados disse...

Desconfio que tem que voltar a ver o 5-prá-meia-noite outra vez, mas dentro de um avião...

Vai ver que tem muito mais piada...

Hummmm?!

Midnight in Lisbon disse...

Uh.. Não imaginava qe havia alguém qe se lembrasse de uma ideia dessas. À hora qe é, então, pior ainda..

Unknown disse...

Definitivamente, não tem piada nenhuma. Usar os outros para em benefício próprio, ter alguma notoriedade, é uma total estupidez. Parabéns pelo blog ;-)

Silk disse...

Tinhas de acompanhar o programa para perceber a piada...
Como o descreves, não tem piada.
Como acontece na realidade, tem imensa!
É claro que sou fã do programa, que em cada dia da semana tem um apresentador diferente e que nesse dia era apresentado pelo Nilton.

Paulinha disse...

Vi na net... estes gajos fazem um humor estranho... às vezes até têm piada, outras é notoriamente forçado e transmitem-no, o que não abona nada a favor dos humoristas...

Chatear os outros é bom, desde que esses outros estejam na mesma sintonia, e acabem por achar piada... mas quando o fazem com desconhecidos, é grave!

E desrespeitoso...

Rita disse...

Coisa estranha... nunca vi o programa e sinceramente, tenho muito pouca curiosidade em vê-lo. Depois deste teu post... muito menos...

Beijos

Rita

Marisa disse...

Nunca vi esse programa, mas já li muitas criticas acerca do mesmo. Enfim.. deve ser mais um programa de humor negro em que quase ninguem acha piada a não ser os apresentadores.

andreia disse...

ele só liga para pessoas que deram o número de telefone (obvio que pode haver quem queira dar o do vizinho!). mas não pega na lista telefonica e escolhe ao acaso!!

Guerreira disse...

Eu fazia isso com as minhas amigas, quando tinha 10 anos e era durante o dia e não era propriamente a dizer para pagar o que deve, mas tinha 10 anos, isso é uma verdadeira infantilidade, uma falta de respeito para com as pessoas.
Acho que cada vez mais o humor está a tronar-se algo ridiculo na tv, porque querem todos fazer o mesmo, mas isso cansa. Para mim esse tipo de programas, tem que ser humor, mas com inteligência e para mim esse programa é rídiculo, mais valia colocarem uma série, um bom filme! Enfim!

Cláudia Paiva Silva disse...

O chato destes comentários é que quando são colocados online, são todos ao mesmo tempo pelo que o proximo às vezes escreve ser saber o que o anterior dizia.. (n é crítica Kitty, sei bem porque o fazes :) )Mas se lerem o que eu escrevi pelo menos ficam a ter uma ideia de como aquilo funciona. Garanto-vos: tenho dias que (raramente quando vejo) também não acho piadinha nenhuma. Besitos.

Sónia Pinto disse...

Eu vi uma vez o programa, tinha tanta piada que adormeci!
Para mim foi uma desilusão, falavam muito bem do programa e eu estava com expectativas um pouco altas!
Se calhar p isso é que passa tão tarde!

Rita P Faleiro disse...

Não.. não és só tu que não achas piada... Pessoalmente detesto esse tipo de situações, e ainda bem que a mim nunca me "apanharam"... é que a paciência que eu tenho para esse tipo de humor é nula...

Mas tenho de confessar que houve uma altura em que deu jeito...

Telefonaram em anónimo para minha casa, a fazerem perguntas ordinárias.

Foi só ver a minha mae a repetir "eu amo você... eu amo você.. eu amo você..."

Rimo-nos que nem uns perdidos, e a chamada anónima ordinária acabou logo! :P

Miss R. disse...

eu adoro o 5 para a meia noite,é um programa humoristico e nem todos têm a capacidade de aceitar determinado tipo de humor.O Nilton é absolutamente fantástico.

Claudia Oliveira disse...

É preciso sentido de humor para ver esses programas.

outra vez por aqui disse...

Acho o programa muito giro, não vejo sempre porque dá muito tarde, umas vezes tem mais piada do que outras, mas geralmente farto-me de rir. E também acho muita piada às pessoas que dizem: não conheço, mas se não achaste piada já nem sequer vou ver". Delicioso. Nunca provei morangos, se tu não gostas, já nem vou provar!!!! ah, ah, ahhhhh!!!! Ah, e ter visto só uma vez não dá, vê mais umas quantas em dias diferentes

rosaamarela disse...

Pois não vejo, a essa hora estou a tentar actualizar me com o que vai pelo mundo, não, não é na SIC Noticias nem é outro canal português pq esses andam à mt tempo a bater na mesma tecla, estou a ver TeleMadrid.

Vou almoçar até logo ...

Mi disse...

Acho piada a essa rubrica. Até por que são amigos dessas pessoas que enviam o nº de telefone delas para o programa. É simplesmente uma brincadeira.
kiss

verniz escarlate disse...

Vou ter de discordar contigo. Adoro o 5 para a meia noite! Fazem um humor super inteligente, que não se reflete exclusivamente na rúbrica que viste. Tal como já foi dito depende do apresentador, mas acima de tudo depende do convidado. Esse foi talvez o pior programa de sempre, ok a par com o que as convidadas foram a rute marlene e sua "bela" irmã.
Também quem segue está mais por dentro das rubricas do programa e torna-se impossivel não rir, mesmo com o "eu amo voce" ou o "paga o que deves" ou a "iniciativa pacheco" (ás 5ªs).
Mas isto do humor, é tal como o amor... um lugar estranho ;)

Confessions of a Shopaholic disse...

Eu confesso que acho alguma piada, principalmente ao do amo você, acho bem mais engraçado que o paga o que deves!

a do lado! disse...

Realmente contado por ti não tem piada nenhuma, não senhora! É preciso ver o programa e ter boa disposição, assim percebe-se a quantidade fãs ;) já agora, o senhor de óculos chama-se Nilton.

Pisquilinha disse...

Por acaso este último (acho eu) foi o único que vi, sendo certo que só vi porque os meus antigos colegas dos tempos de faculdade me enviaram o video via you tube.

Percebo que não aches piada, mas Kitty,no fundo tem.

Passo a explicar: o Sr. Varandas, de Coimbra, vitima do telefonema a que eu assisti, é funcionário da faculdade de direito da universidade de coimbra. É um homem bonacheirão, que esteve no ultramar e tem uma personalidade, no minimo, peculiar ;) Comigo sempre foi uma jóia de homem, mas ele não é propriamente conhecido pelo bom feitio, nem pela correcção da linguagem; nos dias maus, destratava toda a gente, insultando quem lhe aparecesse À frente, desde o caloiro ao regente da cadeira, usando todo o tipo de impropérios.
As primeiras palavras que me disse (era eu caloirita) foram: "a constituição é a maior puta de portugal - é fodida todos os dias", enquanto se ria, feliz da vida.

Pena mesmo foi o senhor Varandas estar a dormir àquela hora, porque de outra maneira, teria de certeza, proporcionado uns minutos de verdadeiro gozo.

Isto terá sido uma brincadeira de alguns alunos menos felizes, que perdeu a piada por o sr. varandas não estar no seu estado normal.

Beijoooo

Ah e um abraço ao Sr. Varandas :)

Unknown disse...

Já vi o programa do Alvim, da Mena e do Boinas gostei! Ontem por acaso vi o do Nilton com essa coisa do Amo você... é ridículo, acho que é de muito mau gosto ligar Às pessoas a essas horas com brincadeiras dessas...

agonia disse...

eu adoro e farto-me de rir

Littlemisstaken disse...

O Boinas (Luís Filipe Borges) é um óptimo apresentador, e um homem com um humor maravilhoso. Raramente vejo os outros: confesso que não tenho pachorra. Mas acho que não devemos generalizar e dizer que o programa é mau, só porque não gostamos do que um deles faz.

Beijinho, Kitty Fane.

eu disse...

que gente sem humor!!como não vêm o programa não percebem a piada...

Kikas disse...

o pouco que tenho visto do "cinco para a meia noite" é no youtube. vi uma vez a do "paga o que deves" mas por acaso o gajo fez aquilo muito bem feito, até a voz parecia du mafioso autêntico.. mas ver isso muitas vezes parece-me estúpido. ah, mas gostei de uma do "eu amo você". LOL

C disse...

Antes dizia "Eu amo você". Nem comento -.-

Unknown disse...

A floricaca esta gravida...

Tweety disse...

Gostos à parte, porque cada um têm o que têm, o que mais me impressionou, nem foi o facto da Kitty não ter gostado do programa e fazer uma descrição que não faz juz ao programa no geral onde há 5 dias 5 apresentadores não tens que necessariamente gostar de todos e tú só viste 1 !!! Mas o que mais me impressionou foi a quantidade de pessoas que comentaram a dizer que não gostam do programa e que aparentemente NUNCA o viram. E não me venham dizer "pelo que ela diz eu não ia gostar" !!! Todos temos o nosso gosto e o nosso humor, mas criticar uma pessoa, ou trabalho ou 5 trabalhos neste caso pelo que ouviu falar de uma pessoa é no minimo andar com a onda, é não ter vontade própria nem vontade de reflectir ou pensar.

Todos nós temos a nossa opinião, a Kitty tem a dela, eu, não gosto desse sketch em particular mas gosto imenso do programa e do Nilton como apresentador.

Façam um favor a vocês próprios, não falem por falar, tenham opinião própria....

Aposto se o post fosse algo do tipo que programa fabuloso, que consegue nos fazer rir com o que nunca pensamos. Estava aqui uma data de pessoas a seguir a onda e a dizer Amén.

Desculpem mas isto é atitude de carneirinhos no rebanho...

Helena disse...

Tens razão Kitty. Não tem piada nenhuma (todo o programa). Telefonaram para um familiar e confirmo que deviam saber a quem estavam a ligar, pois fizeram varias comentários que batiam certo. Inclusivamente nesse telefonema fizeram referencias ao pai dele, que é uma pessoa com uma doença grave. É triste quando ve alguem a tentar ter piada à custa dos problemas dos outros.

MG disse...

Por isso é que passa na RTP 2, a essa hora, e com o Nilton, não é para massas, se bem que pela quantidade de fãs no facebook, deve ser o programa com mais audiência da estação.
Eu gosto bastante do 5 para a meia noite, principalmente apresentado pelo Nilton.

Anônimo disse...

boas, nao pude deixar de ler este post e está muito bom, veja também um post sobre este suposto "Comediante" no meu blog:
http://aliaovirardaesquina.blogspot.com/2010/08/o-verdadeiro-nilton-comediante.html