quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Só para mulheres


Alessandra Ambrosio

Sempre ouvi dizer que fazer uma mamografia era horrível. Que apertavam demasiado o peito. Que sofríamos horrores. Eu, que já fiz os exames mais dolorosos que se possam imaginar - biópsias, citologias aspirativas, TACs com injecções de contraste, and so on, and so on (falta-me a punção lombar que é a coisa por mim mais temida e que, felizmente, nunca precisei e espero nunca precisar) - achei sempre que havia ali algum exagero. E confirmou-se. Hoje fiz a minha primeira mamografia de rotina (até aqui só fazia ecografias) e posso dizer que já levei apalpões piores do que aquilo. Para dizer a verdade, não senti nada. Não tive qualquer tipo de dor. Não fosse o facto de a técnica ser baixinha e ter de se pôr em bicos de pés para me ajeitar as mamocas na máquina, e nem tinha dado conta. Convém é não marcarem para os dias que antecedem o período e aos quais estão associados alguma tensão mamária.

20 comentários:

LouLou disse...

Kitty Fane, já passei por uma punção lombar,ha uns 10 anos, e posso dizer-te que é horrível mas suportável.
Na altura tinha uns 8 anos, estava com sintomas de meningite (que se veio a confirmar)e não sabia ao que ia.
So me lembro que me deitaram em posição fetal , e tinha 3 enfermeiras a segurar-me. O meu pai estava a cabeceira a falar comigo.
Quando senti a agulha a entrar (apesar do anestésico, doeu!) mordi a almofada com a maior força que consegui. Chorei como uma desalmada, enfim. Depois fiquei na minha caminha no hospital, mas doia-me a cabeça e tambem as pernas, acho que é normal após este procedimento.
Não mata, mas mói :)

Ana Pessoa disse...

isso (da dor) acontece a pessoas que, como eu, tenham peito pequeno, porque é preciso andar a esticar para qualquer coisa aparecer na imagem (e eu também já fiz isso tudo que fizeste e mais um que odeio - endoscopia, isso sim horrivel)

Anônimo disse...

que sorte...a mim é uma dor de tirar a respiração!
susana

Ju disse...

Exactamente! Não dói nada e deve escolher-se como data uns dias após a menstruação, também comprovo!

Sophie disse...

Sim, há imensos relatos de mulheres que "ahh doi IMENSO! és novinha, tens sorte que ainda não chegou o teu tempo...!"

Depois a ver.. E não é nada demais.

Eu também ainda só fiz ecografia mamária... A ver, a ver...

Madame Pirulitos disse...

Hummm. Eu achei que apertavam um pouco sim. Mas o que me custou mais nem foi isso. Foi ter um técnico de 20 anos ou pouco mais velho a ver-me num momento frágil. Não gostei nada, confesso.

maketobeup disse...

Olá
Também nunca fiz, só Ecografias.
Como leitora diária deixei-te um selo no meu blogue. Fica à vontade para o divulgares ou não.

Felicidades

Silk disse...

Eu sou o que se chama uma moça peituda e fiz a minha 1ª mamografia muito cedo, cá por causa duma ceninha chamada fibroadenolipoma que já se foi. Essa 1ª vez foi dolorosa, agora as máquinas são muito mais 'amigas do peito' e têm-me tratado as (.)(.) com mais carinho. Mas fico sempre com uma marquinha vermelha, talvez pela abundância... lol! E não há que recear, as mamas são para apalpar e olhar regularmente.

Anônimo disse...

Cara Kitty,

Depende sempre da pessoa que realiza o exame. Há umas mais "brutas" do que outras.

:)

Precis Almana disse...

Não dói, de facto. Um senologista muito experiente da nossa praça disse-me "quer ver uma mama saudável?" E disse para apertar as minhas da mesma forma que a máquina, perguntou se doía e depois disse "é assim". Imagino que a quem tenha alguma coisa possa doer - sem estar grávida ou com o período.
E, lá está, a experiência de passar por outras coisas vai calejando...

Paulinha disse...

Thank's 4 the tip!

;)

Jade disse...

Eu ainda nunca fiz, estou à espera dos 35 anos. (já falta pouco)Fiquei mais aliviada, mas depois li o comment de uma leitora que diz que é por causa do tamanho do peito, e que as pessoas de peito pequeno sofrem mais... e já me tramei, porque saio ao pai.
Mas também já passei por cenas do arco-da-velha: ecografias às dúzias, uma manometria esofágica, raspagens a necroses com anestesia local...enfim, sou uma sobrevivente. Não é um exame de rotina importantíssimo que me vai fazer tremer!
Beijos (solidários, que sei bem o que é ter chatices que nos levam aos hospitais...)

Anônimo disse...

Dói sempre mais a quem tem a mama (nome técnico) pequena. E claro, a sensibilidade à dor difere de pessoa para pessoa.

Xi!, Fane Maria, ainda te faltam fazer tantos exames dolorosos (e espero que nunca os venhas a fazer)! Já pareces as velhotas na sala de espera do centro de saúde, a ver quem tem mais doenças, exames e medicamentos.

Anônimo disse...

Não a quero desiludir, Ms Kitty, Mas mamografia bem feita tem que doer...
Bom serão...Noite Feliz!!!
R

Texuga disse...

A mim custa-me um bocado, pois tenho o peito bem pequeno (32/34) e elas fartam-se de puchar e puchar pelo peito para aparecer tudo na mamografia.

Bj

Me disse...

De acordo com a minha irmã, a fama dos mielogramas, punções lombares e biópsias ósseas é (quase) igual à das mamografias...

E olha que aquela miúda já perdeu a conta (e eu também) às dezenas de cada um deles a que já foi sujeita...

CarlaB disse...

Já fiz e tambem nao doeu muito.
Agora punção lombar, fiz 2 uma aos 6 e outra aos 9 anos, ambas sem anestesia....e se doeu. Ainda hoje me lembro disso.

Li disse...

Eu já fiz uma punção lombar...
Também já tive 2 filhas...
Acho que não preciso dizer mais nada!
Bjs

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Ainda nc fiz mamografica, mas ja fiz Tac com contraste e é horrivel!!!!!!!

Amarelo disse...

Sou técnico de radiologia...a mamografia é realmente um exame doloroso para o doente. Muitas vezes os técnicos têm medo de comprimir mais , para que as pessoas se sintam mais confortaveis. Resultado maus diagnosticos, sobreposiçâo de tecidos e um paciente que é obrigado a voltar para complemento ecografico de modo a despistar duvidas.
Para o doente nao sentir tanto a dor o posicionamento é extramamente importante, bem como o dialogo com o paciente..durante o exame..