quarta-feira, 1 de julho de 2009

O pedido de desculpas que nunca chegou


Eva Herzigova

Há uns meses fui insultada por uma pessoa que fez de mim o bode expiatório de todos os seus problemas. Eu fiquei muito magoada. Por isso, nunca mais quis olhar para a sua cara. Porque me fez mal. Porque me tirou noites de sono. Porque me fez andar à beira de um ataque de nervos dias e noites sem fim. Algum tempo depois, fomos retomando, aos poucos, o contacto, mas só para o essencial, só porque assim tinha de ser. Esperei meses por um pedido de desculpas que nunca chegou.

Quando essa pessoa deu conta de que, de facto, tinha errado, quando deu conta de que afinal eu até tinha razão em tudo o que tinha dito e feito, começou a encher-me de simpatias. Chegando ao cúmulo de ontem me ter dado flores. Olhei para as flores e só me apeteceu atirá-las à sua cara. Mas limitei-me a agradecê-las. Porque sou educada.

- Não se esqueça de ler o cartão. - disse-me. E eu ainda acreditei que o pedido de desculpas que eu esperei tantos meses ali estivesse. Enganei-me. Agora não sei o que faça ao ramo de flores. Não sei se o ponha numa jarra ou se o ponha directamente no lixo.

31 comentários:

Fofocas disse...

lixo com isso, que pessoa é essa que nem desculpa sabe pedir...? Há que haver humildade.

Joana ' disse...

Sinceramente, acho que o lixo era o melhor destino... No entanto, as pobres das flores não têm qualquer culpa da falta de bom senso (se assim lhe posso chamar) do respectivo "amigo"...
Ele realmente há pessoas que só nos desiludem...

M disse...

Já pensaste em abordá-la e mostrar-lhe que as flores não falam e que mais vale dizer o que tem a dizer? Honestamente, as pessoas pensam que é com presentes que desculpam os seus actos?

N disse...

Bom, as flores não têm propriamente culpa... Oferece-as a alguém, se não quiseres olhar para elas!

Pecansis disse...

Lixo, imediatamente.

Anônimo disse...

Lixo Kitty!

Pessoas assim não merecem o nosso respeito!

Beijinho

Kikas

Miss Doctress disse...

Para o lixo emocional, pelo menos.

A. disse...

São bonitas? Então não ponhas no lixo. Dá-las a alguém de quem gostes. Alguém que, ao contrário de ti, possa apenas apreciá-las sem se lembrar de episódios lamentáveis como tu de cada vez que olhar para elas.

CF disse...

Devolve. Bem sei que o caminho de volta já é um desperdício, mas pelo menos, e já que a pessoa não o conseguiu fazer, tens tu uma atitude digna de gente...Devolve, e diz-lhe pq o fizes-te...

Clara disse...

lixo.

Anônimo disse...

Nessas situações eu não aceito nada. Não teria aceite as flores nem a simpatia. Não porque não me tinha pedido desculpa, mas porque dessa pessoa já teria recebido o suficiente, muito obrigada.

Mesmo que o pedido de desculpas viesse em cartão, eu não aceitava. As pessoas dizem e fazem o que querem. Se têm coragem e à vontade para isso, por que não terão à vontade para pedir desculpas da mesma forma intensa com que nos magoaram?

Por outro lado, costumo lixar-me para pedidos de desculpa. Olá, bom dia e boa tarde serve bem para determinado tipo de gente.Isto não é rancor, é protecção. Não sou de remoer as coisas e até já me fizeram algumas coisas bem graves.

Vai anónimo, porque sempre que comento aqui o número de visitas dispara e isto dos anónimos desagradáveis pega-se! ;)

Pimpi disse...

Eu aproveitava as flores, as mesmas não têm culpa de nada.

Agora não considerava a oferta como reaproximação. O acto de te dar as flores para mim era considerado NULO.

Anita disse...

Se são bonitas deixa-as tar! Elas acabam por morrer, não te preocupes!

*B* disse...

Lixo. As flores e a relação!

Lila* disse...

Nai falas isso!As flores nao tem culpa:)

Para o lixo deve ir essa relaçao/contacto!

Ana C. disse...

Se há coisa que me tira do sério são pessoas que nunca reconhecem ter errado. A falta de humildade é dos piores defeitos.
Portantus lixo com essas flores pestilentas, ou então oferece-as a alguém que passe por ti na rua (isso é impulse)

Teresa Gaudêncio Santos disse...

Há pessoas que têm grande dificuldade em lidar com um pedido de desculpas, por terem dificuldade em falar dos seus sentimentos e dos seus actos.
Eu estou numa situação semelhante com uma pessoa que me insultou e me fez muito mal, sem razão. Por mim, serviria que me demonstrasse o seu arrependimento, e eu nem precisava que falasse sobre isso ou tocasse no assunto. Bastava colocar uma pedra sobre ele. Mas nem isso.... pura e simplesmente desapareceu e evita-me!...
Talvez também deres esse passo(achando que vale a pena, se é mesmo isso que queres) coloquem uma pedra sobre esse assunto. Quem sabe um dia consiga falar sobre isso...
Beijinhos,
T

Celinha 007 =) disse...

É eu passo pelo mesmo... Mas neste caso com um ex... Podemos fazer de tudo para a pessoa ver certa e determinada coisa mas se ela achar que não é assim não há muito a fazer... Mesmo que uns dias, meses, anos mais tarde veja o quanto foi injusto acredita que não tem humildade suficiente para pedir desculpas. Mas o que merecia mesmo era levar com flores, vasos e outras tantas coisas em cima para ver se aprendia que estava a falar com pessoas, que se tratam de sentimentos... E é quem mais avisa que amigo é... mas é também quem mais avisa que mais sofre se a pessoa não lhe der o devido valor! Olha torna essas flores úteis... Já que não te alegram a ti, tenta que alegre outra pessoa, ou até mesmo a campa de alguém querido que já faleceu. Ao menos não tens que te lembrar consecutivamente de coisas tristes ;)... A menos que lá no fundo consideres que isso é um pouco de pedido de desculpas :D Beijoka *

Alexandra disse...

Oferece a alguém de quem gostes.

Ficar com elas não faz sentido e deitá-las fora é um desperdício (se não mesmo um crime).

Bia disse...

Esse gesto não terá sido um pedido de desculpas (o pior de sempre, mas ainda assim um pedido de desculpas...)? Há pessoas que têm dificuldade em dizer essa palavra, não percebo bem porquê... Claro que só tu é que podes avaliar a situação.

Anônimo disse...

Eu cà passei por uma situação similar com um colèga de trabalho com quem me entendia muito bem, a desilusão foi enorme e as desculpas não vierão, ofereceu-me uma planta sexta feira, com pretexto que ía de férias e lhe apetecia oferecer algo para me desejar um bom verão, agradeci porque sou educada, mas dei a planta a minha colèga que ficou toda contente. Para minha casa é que não ia levar de certeza...
Sofia da Suiça

pó de arroz disse...

Há pessoas que não sabem pedir desculpas, ou então são demasiado orgulhosas para o fazer.
Parece que neste caso a pessoa está a tentar redimir-se através de acções, ou seja, está a tentar pedir desculpa de outra forma sem usar a palavra. Se fosse eu colocáva as flores numa jarra e dava uma 2ª oportunidade à dita pessoa. Penso que ele/ela acabará por pedir desculpa.

Jade disse...

Eu tb sou orgulhosa, mas admito quando erro, acho se devem admitir os erros e não tentar escondê-los :) As flores contudo não têm culpa...

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

E nada de pedido de desculpas?? enfim.. Lixo!!! ou entao vai a rua, e dá a quem axes que tem cara de precisar de uma alegria ;)

Anônimo disse...

As flores não têm culpa,aliás, nem têm nenhum significado especial para a pessoa que as ofereceu, porque se tivesse teriam sido conjugadas com o pedido de desculpas que falta há muito. É muito feio não se pedir desculpas, pedir desculpas é assumir um erro, pedir desculpas é um sinal de arrependimento, digo eu, digo eu!Para mim, seria.. Beijinhos Kitty

BB disse...

Mantém a Postura da tua Boa Educação!
As flores não tem culpa! As desculpas são aceites, sempre... Mas nunca caímos no mesmo erro duas vezes. Portanto, este poste já deu importância de mais a quem não a tem nem merece. Flores precisam de agua, Amizade precisa de ser tratada... portanto não há volta a dar... voltaria a acontecer... segue a vida!
Um beijo

I. disse...

Oferece a alguém que fique feliz por as ter. Assim transformas uma coisa má numa coisa boa.
(eu não era capaz de as deitar no lixo...)

Anônimo disse...

O melhor era deitá-las ao lixo (se calhar até te ia fazer sentir bem), mas como isso pode ser considerado um "pecado ecológico", podes sempre dá-las a uma transeunte qualquer! Eu gostava de receber flores de um estranho no meio da rua.
Aares

Anônimo disse...

querida as flores ja estao tristes por nao servirem de nada ,ponhas numa jarra e mande lixar oresto

Sabina disse...

Jarra de flores.
As flores serão com certeza lindas.

Andorinha disse...

Oferece-o.
Há pessoas que não entendem q somos mto mais simples q o q parecemos. Não vamos propriamente esquecer tudo...até pq somos escorpião...mas com um pedido de desculpas sentido, até deixamos pelo menos de ter aquela raiva latente.