terça-feira, 16 de junho de 2009

Pequenas maravilhas que revolucionaram o mundo feminino # 2 - Tampões (post só para mulheres)


Alessandra Ambrosio

Essa coisinha minúscula de seu nome tampão foi inventando pelo Dr Earle Haas, o mesmo senhor que inventou também o diafragma como contraceptivo. Mas, antes deste senhor (a quem eu faço desde já uma vénia, esteja ele no céu ou no inferno) ter inventado os tampões, já havia quem pusesse coisitas no pipi para se proteger, tais como um bocadito de lã enrolada, uns rolinhos de erva ou até um bocadinho de papiro amaciado. Ai que até me arrepiei só de pensar nisso. Não era mesmo nada fácil a vida das senhoras nessas alturas. Tadixas.

Que seria de nós sem o tampão? Nem sei. É que estar com o período já é tão mau. Estamos de mau humor. Maldita t.p.m.. Ficamos inchadas. Transpiramos imenso. Temos dores. A única coisa boa é o facto de as nossas mamocas ficarem maiores. Mas nessas alturas só servem mesmo para mostrar, tocar é proibido, tal não são as dores.

Estar com o período é tão mau que se não existissem tampões ainda seria pior. Lá se iam as nossas idas à praia. Lá se iam as idas à piscina. Lá se iam as calcinhas brancas que queríamos usar para ir jantar com o rapaz giríssimo que conhecemos há dias. Lá se ia a nossa ida ao ginásio com aqueles corsários de algodão justos. Lá se ia o nosso conforto. Porque com um tampão (de preferência o.b., os tampax são uma porcaria), até nos esquecemos que estamos com o período. (eu juro que ninguém me pagou para falar disto.)

53 comentários:

margarida disse...

Penso exactamente a mesma coisa, todos os meses. Depois esqueço-me que existem, mas quando preciso, volto a agradecer à alminha que os inventou.

Mau Feitio disse...

E a publicidade dos tampões que giras que são...
Odeio passar por esta coisa do periodo. Uma pessoa nem sexo faz em condições.

http://maufeitio3.blogs.sapo.pt

Anônimo disse...

Apoiado a 100%

Viva os tampões.

Bjinhos

Precis Almana disse...

Dentro do género, os pensos fininhos também merecem um grande bem haja. Não sei se passaste por isso ou se, por seres mais nova, já não, mas ainda usei uns pensos grossíssimos que se sentia imenso que os tínhamos. E agora, a não ser se estiverem húmidos, quase não dou por eles (eu uso pensos, só nas ocasiões que referes é que uso tampões). Acho que se chamavam Modess.

I. disse...

Prefiro os tampax (aplicador! como é que se põe um tampão sem aplicador? eu não consigo), mas ainda assim ele há mulheres de sorte que os podem usar em qualquer dia do período. Não é o meu caso, infelizmente. A Sra. Doutora não recomenda, no meu caso só em situações especiais.

E parabéns pela coragem de usar calças brancas. Nesses dias, nem pensar! Com a sorte que eu tenho, havia desastre, certamente.

I. disse...

Li agora o comentário da Precis Almana, e venho só dizer que me lembro muito bem dos modess. O horror, o horror.

Num próximo número, não te esqueças de louvar o que a evax fez por nós ;)

Este Blogue precisa de um nome disse...

"- Oh querida que queres que o Pai natal te dê!?!
- Tampões, mamã!
- Tampões!?!?!
- Sim. Diz que dá para andar a cavalo, para ir à piscina, à praia...!"

:D

Marta disse...

Plenamente de acordo!!! E viva os ob! =)

Unknown disse...

Faço tuas as minhas palavras!
Beijocas

nee disse...

eu como elemento do sexo masculino tbm agradeço:) dá sempre gosto ver umas calcinhas brancas e uns decotes mais arrebitados:)

Unknown disse...

Uma excelente invenção, louvado seja esse senhor!Também voto nos com aplicador.

Cor do Sol disse...

Eu também sou adepta dos tampoes. Faço uma vénia ao senhor :)

Bem, a mãe de uma amiga minha lá "das aldeias" uma vez encontrou os tampões da irma mais nova da minha amiga e queimou-os enquanto dizia que era coisa do demo. O que eu me ri quando a irmã dela liga a contar. Lindo!!

Sofia disse...

Concordo plenamente com o teu post... Uma verdadeira maravilha, mil vezes obrigada a quem os inventou!

Anônimo disse...

OB? Nem pensar. Para mim Tampax sem dúvida. Mas pior que Modess eram os Reglex, do tempos das nossas mães, parecia que andava de fraldas, e viva a Evax :))))

Realmente hoje somos bem mais livres.

Just Me

Just Being Me disse...

Nem me digas nada. Eu nunca me consegui adaptar a pensos. Mas por acaso prefiro os Tampax!

*B* disse...

OB sim! Tampax detesto!

Concordo contigo! Que seria de nós sem os tampões?!

[imagino a cara de alguns cavalheiros que por aqui passam a ler isto e a resmungar Mulheres!!!]

;)

M disse...

Concordo plenamente, e também prefiro o.b.
Xoxo
M

Vera disse...

Sou fã, desde miúda! OB sempre. Sem aplicador sempre! Não gosto de pensos nem de pensinhos. Gosto de me sentir como se o período não existisse. Viva os tampões! Viva o teu post sobre o assunto ;)

Goma disse...

Vivam os tampões!!! Clap clap clap

Anônimo disse...

A minha mãe e avó contaram-me como era antes de haver pensos, parece que usavam umas toalhitas de turco dobradas... nem quero imaginar! Mas ainda me lembro dos pensos grossos que não absorviam nada e eram sem abas...bendita a hora em que apareceram os ultra-finos e os tampões!!! Assim até é mais fácil ser mulher...

Anônimo disse...

I. a O.B também tem tampões com aplicador :) e são melhores que os tampax

Espiral disse...

Ah ah ah, ainda hoje fui a correr comprar uma caixa de o.b. lol

Também adoro, mal começei a usar não quis outra coisa. Não compro pensos há anos. É para a praia, é para calças brancas, é para todas as situações. Já basta estar com a barriga as voltas, é excusado estarmos mais desconfortáveis.

E o.b. Tampax é muito desconfortável.

Beijo =)

Lótus disse...

Uma vénia para o Sr.Haas! Deve ter morrido sem perceber o serviço que prestou à humanidade...
E para mim sem dúvida os O.B.!

Rosa Cueca disse...

Eu só penso em como é que ainda há mulheres que se recusam a usar tampão e ainda andam com pensos higiénicos daqueles ultra-gigantes.

Não compreendo - felizmente quero continuar a não compreender.

AnaD disse...

Um grande bem haja a esse senhor ... por esse serviço à humanidade deve estar certamente no bar do Lúcifer a beber mojito.

Epá para mim tampax compact sempre ... amarelo ou verde consoante o dia ... e a evax também merece uma menção honrosa por serviços prestados. :)

Anônimo disse...

Eu devo ser a única mulher que não usa tampões... pela simples razão de que não gosto... Não me sinto nada confortável com eles... Prefiro os pensos, finos, com abas, que quase não se notam...
E até contava aqui umas pequenas histórias de coisas que aconteceram a amigas minhas por causa dos ditos tampões... Mas acho melhor não, até porque uma delas é horrenda... :/

Kiss
Ema :)

Anônimo disse...

Sabiam que uma das coisas que Salazar proibiu de entrar em Portugal foi precisamente os tampões?! Vi esta curiosidade chocante numa magnífica exposição sobre a PIDE há uns anos atrás. Ainda hoje me dá muito que pensar.

Anônimo disse...

há pessoas que não podem usar tampões, há outras que é complicado pois implicaria mudar de hora a hora tal é o fluxo, mas para quem pode é realmente fantástico.
Para que não se deixe de fazer nada por causa do período! E concordo que os ob são os melhores, mais confortáveis, mais acetinados, para quem tem pouco fluxo como eu, assim nunca custa a tirar.

Vera disse...

E viva os tampões!! Completamente de acordo... :)

S* disse...

Tambem acho. Foram uma verdadeira revoluçao no feminino.

Eu nao os sinto e até me esqueço que estou com o período.

Quanto as mamas, infelizmente crescem mesmo. E como eu nao tenho dores, nao me importo que mexam. E se doessem, eu podia sempre argumentar que precisava de uma massagem. ahahah

Anônimo disse...

Sabem o que quer dizer ob? São as primeiras letras da expressão "sem penso" em alemão. Acho que é "ohne binde" ou algo parecido...

Tixa disse...

POdes crer!!! ViVa o tampoes... especialmente os confort da OB!!!


* beijocas

nee disse...

Bem, não percebo nada de pensos, tampões e aplicadores que por ai falam:)

De mulheres tbm pouco percebo...lol

Mas penso que as diferenças entre o.b. e tampax se devem a estarem habituadas aquela marca e depois torna-se em alguns casos dificil se adaptarem a outras marcas,mas qual a melhor não faço ideia:)

rosa cueca, one time im a band camp..:) uma miuda (quando a questionei pk não usava tampões) disse-me que não se sentia confortavel a introduzir os ditos no sitio adequado e que tinha medo que eles entrassem muito para dentro e depois não o conseguisse retirar. Não sei se é um argumento valido, mas foi o que me venderam:)

bjs e abraços

http://cantinhodonee.blogspot.com/

Jade disse...

Pequena maravilha mesmo!Fiz anos de natação e não podia simplesmente chegar ao pé do treinador e dizer : " Não posso participar naquela prova porque vou estar com o período"...não sei como é que se fazia antes de haver tampões, mas não quero imaginar...

Cat disse...

Não podia concordar mais. E há mulheres que não conseguem usar. Não sei porquê, não há coisa mais fácil. Elas é que perdem. Eu nem sequer compro pensos (há anos e anos!), ando sempre de tampão!

Papiro amaciado? Brrr!

Anônimo disse...

Não sabia quem tinha sido o inventor mas abençoado seja por quem de direito; e já agora o mesmo para quem inventou as lentes de contacto.
Não uso outra coisa há muitos anos e só rezo para que nunca tenha qualquer indicação médica em contrário.
Eva

j disse...

gostei do post...
o k as mulheres sofrem.
bendito senhor inventor...
bjx

Miss Kin disse...

Ainda conheço quem tenha preferência pelo Tampax, não percebo, absorve menos e ñ dá para se ser discreta quando se anda com um na mão, ou no bolso...

Bendito Ob!

Anônimo disse...

Quando vi o teu post, lembrei-me de ter visto, há bastante tempo já, outro dispositivo para menstruação: o MOON CUP, a alternativa ecológica e económica. Trata-se de um copo em silicone que permite recolher o fluxo menstrual com capacidade para um terço de todo o fluxo produzido durante uma menstruação. Insere-se, retira-se, esvazia-se, limpa-se e torna-se a usar... a ideia parece complicada e não muito cómoda, é preciso prática! não é uma solução muito atractiva mas de facto ecológica... A experimentar!

Sofizita disse...

Já experimentaste os tampax compak? é que não têm nada a ver com aqueles tradicionais que têm aplicador de cartão. Tem aplicador de plástico e são pequenos como os o.b. Eu só uso estes. Aliás pergunto-me como é que podem preferir tampões sem aplicadores. :)

The New Black disse...

Uso da Tampax e gosto. Não uso é dos compactos, porque esses são uma droga sejam de que marca forem. O.B. ou Tampax sinto-me bem com qualquer um. O importante é são sentir o período!!!

Anônimo disse...

Eu sou das poucas que não uso tampões, nem depois de ter as minhas filhas consigo enfiar "isso", realmente nunca mais tentei, se calhar está tudo mais facilitado..., viva a EVAX!
Quando adoloscente também usava o Modess Reglex e uns ainda piores: Serena, alguém se lembra desses?
Brrrr....

Maria:)

B. disse...

Sem tirar nem por... Viva estas "modernices" :D*

Carla Brito disse...

Confere!

Infiel disse...

gostei do post
é saudavel falar do que é natural e nos incomoda ou não
e é raro encontrar o assunto menstruação na blogoesfera, ha um ano escrevi um post sobre as transformações que sofremos
http://infiel.blogs.sapo.pt/70420.html
mas nunca mais vi outro sobre o assunto

os tampões são mesmo uma maravilha mas, não os devemos usar todos os dias do periodo
pelo menos durante a noite deve-se ter um penso para que o ovulo possa sair totalmente e que não fiquem restos dentro de nós

tudo de bom para ti

Mrs Umbigo disse...

Pílula Cerazette!
E voilá, nem sequer tens períodos menstruais!!!

Textículos disse...

Este foi um post monologo da vagina! :)
__
Textículos

lbd disse...

Olá Kitty!

Adoro o teu blog, leio-o já há imenso tempo... tampões forever, sim, claramente!

Deixa-me só fazer publicidade ao meu mai novo: a ti e a todas que quiserem dar-se ao trabalho -
http://lbd-littleblackdress.blogspot.com/

Bituca disse...

pequenas mas GRANDES maravilhas que revolucionaram o mundo das mulheres.
há coisas fantasticas, não há ? ;D

Anônimo disse...

Ainda ontem estava a falar disto. Os tampoes e os preservativos foram das melhores invençoes para a nossa amiguinha :) Desde que começei a usar que já não vivo sem tampoes, nem sei como antes usava pensos..

Bafejada pelas Musas disse...

Estou ctg. é a invenção so século. Desde que uso, mal passa as dores do primeiro dia ate me esqueço que estou com o período:)

demis mesmo:P****

Anônimo disse...

Eu cá não consigo usar tampões. Já tentei várias vezes e até quando usei senti-me sempre desconfortável, já para não referir que me custa imenso a colocá-los. Prefiro usar pensos com abas, daqueles fininhos. Mais confortável sem dúvida alguma. Penso que isto depende de mulher para mulher. Umas conseguem usar, outras nunca se adaptam aos tampões.

Anônimo disse...

Olá.
Pode não ter muito a ver com o post, mas o meu perído é muito irregular e não me aparece à 2 meses. (eu tenho 16 anos)

Como vou de férias 2 semanas no dia 24 e o periodo custumava aparecer-me a 28, andei a tomar uns comprimidos que o médico me receitou chamados LUTENYL para me aparecer pelo menos até dia 21 e depois durar até dia 25 (pelo menos só tinha nos primeiros dias de ferias).

Mas por via das dúvidas (caso isto dê para o torto) eu hoje tentei por um tampão, mas não consegui...

Gostava de saber se é normal nao conseguir porque nao estou com o período ou devia ter conseguido...??

Marta