quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pequenas maravilhas que revolucionaram o mundo feminino # 1 - Zara



Eu sou fã da Zara. Seria um bocadinho menos feliz se não houvesse uma Zara por perto. Faço parte dos milhões de clientes que todas as semanas entram numa das suas lojas e saem de lá com quatro ou cinco peças. Porque adoro. Porque a roupa é baratíssima. Porque a Zara veio democratizar o acesso a roupa que antes custava uma pequena fortuna. E a qualidade, bom, a qualidade nem sempre é a melhor, os acabamentos deixam muito a desejar, mas também ninguém quer galinha gorda com pouco dinheiro, não é verdade? Além disso, a maior parte das peças são para vestir duas ou três vezes. Nada mais do que isso.

61 comentários:

Anônimo disse...

A Zara tem roupas baratas porque é manufacturada por crianças de 13 e 14 anos no Bangladesh! Eu também compro lá mas sei perfeitamente porque é que as roupas são tão acessíveis.

Anônimo disse...

A Zara tem imensa produção em Portugal e exige imenso rigor no cumprimento das normas europeias por parte dos empresários portugueses. Aliás se vocês soubesse a quantidade de empresas no norte do país que depende dos trabalhos para a Zara... é assustador! se alguma coisa ser para o torto... Falo isto com conhecimento de causa.
Quantas às crianças do Bangladesh, ou qualquer outro país não sei se será só boatos.

I. disse...

Por acaso penso que para a qualidade dos tecidos e acabamentos, e considerando os locais onde as peças são fabricadas (com mão de obra barata e explorada) a Zara é caríssima.

Exemplo: uma blusa branca na zara custava €29,90 de algodão manhoso e que não aguenta muitas lavagens. Na H&M, parecida, algodão bem melhor, €16,90.

Esta estação, então, a roupinha da zara parece que se vai pulverizar à primeira utilização... então os vestidos, credo, que tecidos!

(cada vez sou mais fã da massimo dutti, carota, mas boa roupa)

Goma disse...

I LOVE ZARA TOO!!!

Sky disse...

Hummm Zara.. essa loja! :)
Compras umas peças só para usar 3 ou 4 vezes? jasus!! eu quando compro roupa é usar até fazer buraco!
Já viram o que poupavam ao fom do ano se comprassem menos roupa? está bem.. eu sei... as mulheres precisam de um armário cheio :)

Anônimo disse...

H&M com melhor qualidade? não concordo nada ou não, se clahar tenho muito azar...
A massimo dutti é do mesmo grupo da zara e os locais de produção não diferem muito...

Kitty Fane disse...

Também nunca achei que a H&M tivesse melhor qualidade do que a Zara. Ambas são más, mas a da HM acho mais ou menos equivalente a uma Bershka, cuja qualidade é para lá de má. Desde os tecidos, aos casacos que se notam a léguas que são rascas, a tudo. A meu ver a Zara engana mais. Sapatos então é para esquecer. São plástico autêntico.

Quanto à Massimo Dutti, é do mesmo grupo do que a Zara. E tal como a Zara é melhor do que a Bershka (que tb é do grupo Inditex), a Massimo Dutti é um bocadinho melhor do que a Zara. Mas tendo em conta a diferença de preços, não me parece que compense. E falo por experiência própria, porque compro muita roupa na Massimo Dutti e sei bem do que falo.

A. disse...

Ahh Kitty fane, como te compreendo.
Aqui na terrinha não há Zara, e confesso que sou muito mais infeliz por isso.
Acabei por me conformar com a H&M - onde mais ou menos se tem de ir entrando todas a semanas para se encontrar algumas pecitas de jeito - mas tem menos qualidade e piores acabamentos. Em termos de relação qualidade/preço, continuo a considerar a zara a melhor, embora tenha encarecido consideravelmente nos ultimos anos.
A Massimo Dutti tem de facto melhor qualidade, mas é bastante mais cara e tem muito menos escolha em termos de estilo, só dando para o estilo clássico - é óptima para malhas, por exemplo. Mas raramente tem peças mais ousadas ou segundo as tendências do momento.
Felizmento, irá abrir uma mango em breve, que a par da Zara, também tem uns modelitos acessíveis e engraçados.

Precis Almana disse...

Eu acho que tem muito a ver com os tecidos.
O algodão é um tecido "nobre", comparado com aqueles tecidos que parecem collants que se usam agora e que eu não compro em lado algum. Eu só compro algodões, em geral, e linho - no verão - , e tenho a dizer que a Zara é tão boa quanto qualquer outra.
Eu escreveria o que dizes em relação aos chineses, embora eu nem aí compre nada com a perspectiva de usar duas ou três vezes (porque o dinheiro não me chega para isso).
Quanto às crianças do Bangladesh ou na China, pois agora imaginemos o que seria delas e dos países se o ocidente não comprasse roupa. É um pau de dois bicos...
E agora só um exemplo do barato ou caro: a natura tem agora umas sandálias com tiras às cores na frente, daquelas que depois têm franjas nos tornozelos, que custam 34 euros e tal, e nos chineses do Colombo houve iguaizinhas por 9,90...

Anônimo disse...

É manufacturada por crianças de 13 e 14 anos no Bangladesh!?? sério?? não há ninguem que possa confirmar isto? pff

Shymay

Girl disse...

Não acho a Zara assim tão barata.

Mas também gosto.

Beijinho
:)

BG disse...

Eu também sou fã da Zara. Já na H&M não consigo encontrar nada de jeito, ou que me sirva. Concordo com a Kitty quando a compara com a Bershka. Na Zara a qualidade também não abunda muito, mas à peças que se compram que conseguem disfarçar durante algum tempo (e algumas lavagens). A Massimo Dutti é uma marca que gosto bastante, mas cuja qualidade também nem sempre é a melhor... e pelo preço já se exigia algo mais. Compro algumas coisas lá, mas pelo preço prefiro uma lojinha da zona (Aplomb) que vende boas marcas francesas e que pelo menos não se vendem em massa (o risco de encontrar alguém com a mesma peça diminui substancialmente)

Unknown disse...

A existÊncia de lojas como a zara possibilitou o mais fácil acesso à moda de cada estação. A qualidade por vezes deixa a desejar, mas por vezes há peças que duram anos. Agora tb há a lefties boa para as pechinchas, que não fazem falta mas podem vir a dar jeito, lol.

Ana C. disse...

A questão da mão de obra infantil é uma ilusão, as grandes marcas como a Ralph Lauren são Made in China, Bangladesh e tudo o que tiver mão de obra barata. Só que eles enfiam 300% de lucro ao bolso e a Zara enfia uma percentagem mais pequena.
Estou contigo Kitty a Zara é um bocado viciante, mas mais no verão. No Inverno não há nada que chegue a poucas peças, mas boas.

Poupinhas disse...

De facto concordo que a breska é, do grupo Inditex, a marca que tem a roupa mais out/feia/má qualidade. o grupo Inditex aposta em vários segmentos de mercado, sem dúvida que a Massimo Dutti e a Zara são para um segmento de mercado com mais sense-of style. a Stradivarius, que tb pertence ao grupo, está um bocadinho acima da breska. A osyo tb tem coisas giras, para underwear claro (com mt bonecada à mistura, mas ainda assim acessível).
De facto o grande problema do grupo inditex é termos uma probabilidade elevada de encontrar alguém que comprou a mesma peça que nós. mas para além da marca espanhola temos portuguesas muito boas e ao nível da massimo dutti, como a lanidor por exemplo.
Um beijinho Kitty Fane

Anônimo disse...

Conheço pessoas que trabalham para o Grupo Inditex e nem vos passa pela cabeça como tudo é controlado! As peças são baratas, é verdade, têm uma certa qualidade e estão acessíveis à maior parte das pessoas...
Quanto ao comentário sobre a Berskha, concordo totalmente. Peças expostas com "furinhos" na zona da bainha, tecidos fraquissímos,muito mau mesmo...

Jade disse...

Eu gosto muito da H&M...é preciso procurar muito para achar alguma coisa de jeito é um facto, mas tem coisas engraçadas :). Quanto à qualidade não é grande, mas quando se está farto vai fora sem grandes problemas de consciência. Tb acho que a Zara veio revolucionar o mercado das roupas e tornar acessível a todos peças giras a preços baixos. Quanto à diferença entre a Zara e a Dutti, acho que a qualidade da Dutti é um pouco melhor, mas a diferença de preço é demasiado grande para a diferença de qualidade :)

Tweety disse...

Será que a Zara revolucionou o mundo feminino ou as conversas femininas é que agora tem muito mais temas de conversa, proporcional ao nº de peças de roupa de cada estação..

:) Mulheres...

Afinal voces querem muito de má qualidade ou pouco mas de boa qualidade...

e esta pergunta tem muito que se lhe diga...

Anônimo disse...

Ai que eu hoje não concordo nada...
Detesto roupa que só se consiga usar duas ou três vezes...o termo não é bem detestar é ficar absolutamente fora de mim! O meu sistema é mais ir comprando duas ou três peças por época (e tenho muita sorte com os saldos - não vou de propósito mas muitas das coisas mais bonitas que tenho foram encontradas em saldos absolutamente por acaso)que combinem e actualizem as de épocas anteriores.
Talvez por isso há uma série de anos que entro na Zara e saio de lá sempre sem nada - a última coisa que lá comprei foi uma t-shirt de algodão de um azul extremamente invulgar e que, nem sei bem como, lá vai aguentando as lavagens.
Por estranho que pareça tenho dois casacos de lá que duram há pelo menos 10 Verões - a um já lhe mudei os botões (acho que me ficaram mais caros do que o casaco custou na altura) mas a verdade é que continuam "vestíveis".
Quanto à H&M há quem diga que sim e quando vejo em revistas as peças até parecem bem mas quando lá vou não consigo comprar nada.
Tenho algumas coisas da Massimo Dutti que vão durando mas tive umas calças (e tinham um corte fabuloso) e uma camisola (com cores lindas) de Inverno que não fizeram sequer uma época em condições...e isso é muito mau, até em termos ecológicos!
Eva

Z disse...

Não acho a Zara nada barata para a qualidade de roupa que apresenta. É um facto que as colecções têm vindo engraçadas, mas mais de 100€ um casaco, 80€ umas calças e por aí adiante, por roupa rasca???
Eu muito raramente, mas assim uma vez por ano é q faço lá compras. Detesto esse tipo de lojas onde tenho a sensação que o que vou comprar vai andar meio mundo de igual. A última coisa que lá comprei foi um fato e uma camisola há uns três anos, e as calças nem uma estação me duraram. E não foi assim tão barato. Depois disso comprei apenas uma camisola para ir ao ginásio. Detesto a ZARA, por mais coisas giras que tenha recuso me a fazer lá compras, aliás nem entro lá, nem em Bershkas nem nada do grupo Inditex.

jopurdida disse...

A Zara tem dentro da marca, várias colecções de diferentes qualidades: Basic, Trafaluc e Woman. É óbvio que são vendidas a valores diferentes. Umas calças Trafaluc podem custar 16,90€, umas "Woman" custam o triplo. Se existe mão de obra ilegal em alguns países produtores, não sei... mas sei que existe um rigoroso controlo de qualidade imposto pela marca às empresas fornecedoras.

A Inditex, por sua vez, tem bem definido o público-alvo das suas marcas. Uma "cliente Massimo Dutti" tem, à partida, outro nível de exigênia, que a "cliente Zara" não tem e muito menos a "cliente Bershka". Mas cada uma das marcas serve o seu propósito. Eu gosto das 3 :)

Mimi disse...

Ainda bem que existe a Zara, bem como as restantes marcas do grupo. Dão mto jeito sim, mas com conta, peso e medida.

Alguém mencionou a Lanidor, atenção que a relação preço/qualidade deixa mto a desejar. Eu compro, mas tenho a noção de que, por ex., as peças de algodão, enchem-se de borbotos.
Há tempos, uma amiga minha comprou uma camisa/túnica na Shop One igualzinha à da Lanidor, mas por menos 10 euros.

Anônimo disse...

Claro que também vou à Zara nem que seja para passear e para ver as últimas novidades.
Mas quando chegou a Lisboa (pois a primeira foi no Norte) a qualidade era bem melhor assim como os preços.
Acho um exagero uma camisita (que parece que se vai desmanchar à 1ª lavagem) custar 50 euros: por esse preço prefiro a Sacoor.
E depois os acabamentos: se olhar para o interior das camisas e casacos então é certo que nem os compro pois assim como gosto de roupa forrada (sou velha lol) e que não se cole ao corpo também gosto que a roupa tenha bons acabamentos.
A Zara para mim é como o Ikea: compra-se, usar-se 2 ou 3 vezes e a seguir compra-se outra coisita.
E outra coisa engraçada que já devem ter reparado: as peças entram e saem dos avanços de colecção e fazem parte de colecções novas, isto é, já me deparei com uma peça que gosto e não compro e no próximo avanço de temporada ela lá está... e isto sinceramente é andar a gozar connosco digo eu :-)
Isto para não falar nos sms que temos que trocar para não andarmos todas vestidas de igual no mesmo dia lol
_ba_

Serena disse...

Sou fã de todas, porque gosto de tudo um pouco, sejam bom ou seja mau. Massimo Dutti é Regojo e Zara Inditex. Não tem nada a ver, pelo menos não tinha. Obvio que o mundo seria um local bem melhor se não utilizássemos roupas 2 ou 3 vezes - vejam bem a pegada ambiental que deixam em farrapos! Vivemos num mundo de desperdício...

Mnemósine disse...

Todas as semanas 4 ou 5 peças para usar 3 ou 4 vezes cada..agora sinto-me mesmo pobretanas!
Quanto aos comentários que dizem que a roupa da Zara é feita no Bangladesh.. basta ver as etiquetas para perceber que são feitas em diversos países e essas coisas são controladas.

Fuschia disse...

Não há nada que eu compre com o objectivo de vestir uma ou duas vezes. Aliás, nem entendo muito esse conceito. Só se não gostar. De resto, compro roupa para me durar eternidades, porque me ligo muito a ela. Esse é o grande problema da Zara. Tenho muita coisa de lá, mas duram pouco. Os sapatos então, acho que este ano desisti de vez de os comprar lá. E ao anónimo, não posso precisar, mas sempre ouvir dizer que a Zara era barata porque não fazia publicidade. E 80% dos tecidos da Zara são feitos em Portugal.Se são criancinhas ou não, não sei, ide ver :p

Ginger disse...

LOL

Incrível... acabei mesmo agora de fazer um post ANTI-Zara.

Detesto tudo o que ela representa... detesto esta sociedade do mastiga e deita fora.

Opiniões.

Anônimo disse...

su... obviamente quando falamos em baratos falamos em tops de 15 ou 20€ que têm bom aspecto e casacos de 20 ou 30€

Anônimo disse...

Adoro este blogue!
Digamos que é um blogue "Sexo e a Cidade": light, muito light, para pesado e deprimente já me chega a minha vidinha.
Xn

Kitty Fane disse...

Serena, Massimo Dutti também é do grupo Inditex. Pode eventualmente ter sido "franchizada" pelo grupo regojo. Mas pertence ao Grupo Inditex sim. http://www.inditex.com/es

AnaCCatarino disse...

Eu gosto mais da Mango.

Kitty Fane disse...

E dei-me ao trabalho de ir ver a origem de algumas peças e não há lá nada feita no Bangladesh. Muitas das peças são, inclusivé, made in Portugal.

Ana Princesa disse...

Eu uso de tudo um pouco, mas da zara e berska uso mais os algodões, o trafaluc, os básicos.

**

Daniel Monferrato disse...

Decidi comentar algo que está a ser só debatido por mulheres... vejamos onde me vou meter...
Não há nada que deteste mais do que passar por alguém que esteja a envergar uma peça de roupa igual à minha, mesmo que a não esteja a usar de momento. Felizmente, a última vez que me aconteceu foi já há uns quatro com uma camisa que era para ter levado a um jantar e, ainda bem, que levei outra!
Nunca comprei nada a ZARA, apesar de já lá ter ido várias vezes. Quando olho para as coisas, algumas até me parecem minimamente decentes, mas quando as vou vestir parecem autênticos sacos de batatas. E aqueles tecidos são de fugir!
Quanto à proveniência da roupa, também as grandes marcas têm produção a oriente. Por exemplo, tenho um polo Armani, made in China. Devem ter tido um lucro de uns 150E! É injusto...
Mas concordo, as marcas da gama da ZARA, vieram democratizar o acesso à moda, o que acho muito bem!

I. disse...

Não disse que a H&M tem melhor qualidade que a Zara. Em geral, não tem. Mas uma blusa desportiva, para usar ao fim de semana - que foi o caso da minha comparação - se é para pagar 30 euros por uma peça rasca na zara prefiro pagar 40 e levar uma da massimo dutti. Ou 17 na H&M, e garanto que o algodão era melhor (não tinha fibra na composição, como acontece com muitas peças Zara). É que eu prefiro comprar roupa para durar, e detesto ficar com um trapo depois de duas lavagens.

Claro que se for para trabalhar também não compro na massimo dutti. Os camiseiros deles não têm a qualidade da sacoor, por exemplo. E o preço não é obstáculo: a sacoor faz saldos bestiais.

O que acho é que a zara tem vindo a diminuir a qualidade. Tenho dois fatos zara com 5 anos e estão impecáveis. Agora, não compro lá nada deste género com a mesma qualidade.

prada disse...

Tambem eu falei hoje da Zara, mas a proposito de coser botões, sim que lá os acabamentos são do piorio
Já comprei algumas peças da Zara Woman que têm alguma qualidade.Sapatos bonitos, mas tudo plastico e o meu delicado pé jamais suportaria aquilo. Agora a Kitty nas fotos mostra Burberry and so on!! que lhe ficam muito bem.

Anônimo disse...

humm a ideia de vestires e despires duas a três peças por dia agrada-me Fanne!

Anônimo disse...

Pois eu não gosto da Zara, nem da Massimo Dutty, nem da Bershka, nem da Mango, H&M, etc. e raramente lá entro. Só quando caio na asneira de ir às compras com algumas amigas minhas... Prefiro ter menos peças mas de boa qualidade, que não vejo aos magotes na rua.
Compro no Freeport na Carolina Herrera, na Purificación Garcia, na Burberry e na Globe. Geralmente são as colecções do ano anterior mas descubro peças giríssimas. Depois compro no El Corte Inglês algumas peças da colecção actual para conjugar e consigo toiletes fantásticas. Tenho 2 roupeiros cheios de peças com óptimo aspecto, ando sempre com óptimo ar e acabo por gastar o mesmo que as minhas amigas que passam a vida na Zara a comprar porcarias que dão um ar pindérico e igual a quase todas! Less is more.

Rosie disse...

a zara é a minha loja preferida. nao acho que seja para usar apenas duas ou tres dias. eu uso-as ate deixarem de me servir ou se estragarem completamente.e nao é assim tão barata, apesar de haver muuuito pior.
opinioes :)

João Paulo Santos disse...

Até concordo que se possa conseguir sair de uma Zara com 4 ou 5 peças mas terá que ser ou da colecção de Mulher ou de Criança.

Este ano tentei comprar alguma coisa (em Março) mas a colecção de Homem na minha opinião era horrível.

pó de arroz disse...

Eu jamais compraria roupa para vestir apenas 2 ou 3 vezes...acho isso um bocado absurdo, dá a sensação que a roupa é descartável...olha já que não usas a roupa ao menos podes dá-la a uma instituição.

Anônimo disse...

Opiniões são opiniões. Há que respeitar todas. Mas ler que há quem compre todas as semanas roupitas para usar no máximo duas ou três vezes é quase como que uma afronta à maior parte das pessoas que passam neste momento por tantas dificuldades! Mas lá está! O blogue é teu e tens todo o direito de te pavoneares assim! Quem fica incomodado que deixe de te ler!

B. disse...

Eu compro roupa na Maximo Dutti, na Sacoor e na Mango...Já a Zara dificilmente me encanta - tenho sempre a sensação que toda a gente terá roupa igual e não gosto disso. Comprar roupa a pensar que vou usar 2 ou 3 vezes? Já o fiz, mas agora a consciência fala mais alto e só compro roupa de que goste muito e/ou que necessite, pois há que controlar os gastos desnecessários.

Kitty Fane disse...

Mas esta gente leva tudo à letra. Credo. Quando digo 2 ou 3 vezes quero dizer que a roupa da Zara não é roupa para guardar, é roupa para usar e deitar fora, sim, porque não dura, porque ao fim de um tempo se estraga, não quer dizer que a vista exactamente duas ou três vezes e a seguir deite fora.

E já cá estavam a faltar os puritanos que acham que tudo o que eu escrevo é uma afronta a quem tem dificuldades. Qualquer dia tenho de vir aqui pedir desculpas por viajar, por comprar roupa, por ir jantar fora, por ter um trabalho, por receber um ordenado ao fim do mês, por tudo.

Já agora podem ficar descansadinhos que quatro ou cinco vezes por ano dou roupas, alimentos e algumas horas a instituições de caridade. Mas não tenho por hábito vir para o blogue contar certas facetas da minha vida, porque acho que não vale a pena. Provavelmente diriam que eu só o dizia para me armar. Da mesma forma que se falo em doenças, me dizem que só o faço para me armar. Vejam bem, falar de doenças só para me armar. Enfim...

B. disse...

Kitty - eu entendi que estavas a falar no sentido figurativo e também eu o quis fazer. Ou seja, referi que também já comprei peças com a noção de que pela qualidade e mesmo pelo modelo podiam não durar mais do que uma estação, mas que agora já não o faço, porque prefiro apostar em peças mais caras, mas duradouras - em qualidade e no tempo.Prefiro comprar menos, mas melhor. Acima de tudo, tento controlar-me, porque cheguei a um ponto em que gastava dinheiro a mais em coisas desnecessárias.

Kitty Fane disse...

Bê como deves ter percebido a minha resposta não era para ti. Eu percebi o que quiseste dizer. :-)

Cor do Sol disse...

O que a Zara paga às empresas protuguesas por uma peça é um insulto e pelo que pagam não podem querer boa coisa. Desde o tecido aos próprios acabamentos que são uma vergonha. Só me apercebi disso desde que fiz amizade com um Engenheiro Textil que tem uma fábrica e ele não faz trabalhos para a Zara porque uma Massimo Dutti ou uma Purificacion Garcia não lhes fariam encomendas. É um ramo tramado o textil. Mas, sei que a Zara apesar de pagar muito mal dá trabalho a muitas confecções Portuguesas.

Cor do Sol disse...

Bem, só li aqui depois de comentar que a Massimo Dutti era do mesmo grupo, mas tenho a certeza absoluta que os agentes da Massimo Dutti não fazem roupa em fábricas que se fabrique para a Zara. Pelo menos na fábrica do meu amigo e noutras quantas aqui para o norte. A qualidade dos tecidos na Massimo Dutti nem se compara aos da Zara e os acabamentos da Zara são feitos bem à pressa porque não se podem dar ao luxo de perder tempo com peças que os fazem ganhar tão pouco. Por outro lado a Zara também não pode exigir melhor porque paga pouco.

Eu de vez em quando compro roupa na Zara, mas a verdade é que dura muito pouco e isso irrita. Quando a Salsa não era tão pindérica comprava lá e os acabamentos são muito bons e a roupa durava eternidades.

Anônimo disse...

continuo a dizer kitty que me agrada a ideia de despires duas ou três peças sejam da zara ou de qq outra marca. :))))))

Anônimo disse...

Muitas vezes questionei o que me compensaria mais: comprar menos mas melhor ou mais mas pior?

Resolvi, tendo em conta o facto de adorar acompanhar as tendências, que prefiro comprar poucas 'peças-tendência' com a mais rigorosa selecção na Zara. Compro ainda algumas peças na Massimo Dutti que na realidade não duram mais que as da Zara, sempre com os mesmos critérios de selecção(material, acabamentos, preço, etc).
No que toca a sapatos, que adoro-adoro, procuro que sejam igualmente tendência mas, aqui, dou-me liberdade de dispensar valores mais altos. Gosto de cor, muita cor e saltos vertiginosos.
Procuro que durem pelo menos 'essa' estação.
Isso não é possível com os da Zara, embora ame muitos dos modelos. Como vivo no Porto, visito normalmente a Prof, a Haity em St.Catarina, e a Calcantes. Isto porque os sapatinhos têm o 'poder' de dar a volta a qualquer visual básico.
Como a minha área é criativa não me são impostos quaisquer limites e, dado o conforto, uso habitualmente jeans que compro na Levi's e Pepe Jeans. Como têm, por norma, corte direito, duram várias estações quentes e frias.

Assim sendo, o meu guarda-roupa mantém-se pequeno e arrumado: calças e sapatos que duram e obdecem, continuamente, às tendências e tops e blusas, etc que duram apenas os merecidos meses em voga.

Conclusão:

Para durar: apenas os clássicose/ou intemporais: peças em que vale a pena investir.
Para não durar: peças tendência bastante acessíveis, passíveis de usar durante um a dois meses.

isabel

p.s.:

não concordo com o seguinte:

"Tenho 2 roupeiros cheios de peças com óptimo aspecto, ando sempre com óptimo ar e acabo por gastar o mesmo que as minhas amigas que passam a vida na Zara a comprar porcarias que dão um ar pindérico e igual a quase todas! Less is more."

- Tudo depende do modo como coordenamos as diferentes peças e os acessório, esses, fazem TODA a diferença. Depende da pessoa e respectivo gosto e pouco da marca... Claramente.

E, talvez lhe tenha escapado, mas:

-acaba de adjectivar as suas amigas de pindéricas;

-um paradoxo: conclui que 'less e more' depois de escrever que tem "2 roupeiros cheios de peças"

...

De resto, esse é o meu lema.

Random Blogger disse...

Sou fã da Zara, mas tendo em conta que prefiro ter um guarda roupa vastíssimo em vez de ter so roupa da Zara (o que me iria reduzir bastante a roupa! ehehe) vou optando pela H&M e vou alternando com a Sfera e Zara. Assim fica tudo bem mais em conta e vou comprando coisas girissimas! ahahahah

Anônimo disse...

A sério que só usa as peças duas ou três vezes? Bem que sortuda!
É tão triste ser pobre Kitty, acredite,pior, ser mulher e ser pobre!

Anônimo disse...

Serena não sei se há algum tempo os grupos teriam nomes diferentes, mas sempre pertenceram ao mesmo patrão e hoje em dia é tudo do grupo inditex
http://www.inditex.com/en

Rubi disse...

Por acaso, quando estou em Portugal gosto de dar um pulo a Zara, para ver as novidades. Mas isso e uma vez por ano, porque nem todas as vezes que vou a Portugal entro na Zara. Mas aqui a Zara e carissima, e como considero que a qualidade e ma, nem entro. Beijinhos

kiss me disse...

Pois eu concordo plenamente contigo Kitty.

Eu prefiro ter muitas coisas e variar bastante do que ter 3 ou 4 peças caras, muito boas e que duram bastante, e estar sempre a vestir a mesma coisa.

Porque, admitam, mulher que é mulher, cansa-se da roupa facilmente e "precisa" comprar roupa nova com uma certa frequência. Todas (ou pelo que li em cima, quase todas) as mulheres olham para o seu guarda-vestidos, muitas vezes cheio e pensam "não tenho nada para vestir!!!". Uma mulher que compre duas calças e duas camisas caríssimas, tem 4 possibilidades de combinação, enquanto uma mulher que compre muitas coisas na zara, tem hipóteses "infinitas". E para mim, essa é a vantagem, poder variar, não andar sempre igual.

(e muito sinceramente já vi roupa muito cara, de marcas muito conceituadas, a ficar cheias de borboto e outros problemas com apenas um ou dois usos!!)

Anônimo disse...

Gostava só de mostrar o outro lado das alternativas. Vi aqui pessoas citar a Sacoor como uma marca de boa qualidade, o que não podia ser mais errado! Há uns anos fui parar à Sacoor num trabalho de verão e na altura a minha opinião sobre a marca era a melhor. Quando entrei lá apercebi-me que tinha acabado de haver um despedimento colectivo e que estavam a recrutar gente jovem no verão para substituir um trabalho de mais de 30 pessoas. Alguém ouviu falar disto? Nahh...Em relação aos produtos, eu presenciei a entrada da colecção e o "tratamento" que a roupa levava em armazém central. Lembro-me de haver imensas peças devolvidas por debotarem após a primeira lavagem, camisas principalmente. Ao longo do armazém tinhamos os tão famosos fatos, alguns com plásticos a protegerem e outros nem isso, e a regra era...passam a escovinha(de tão sujos que estavam) e está a andar para a loja.Havia fatos com buracos de traças, mas tudo seguia para a loja, se fosse muito notório iam para outlet. Mas quem dava 250€ por um fato que inicialmente custava 400€ só por ter um buraco? Houve uma descarga de peles vinda do aeroporto, vindo da índia se bem me recordo, que no dia seguinte era impossível estar dentro daquele armazém de tão mal que cheirava. Não era de todo o cheiro agradável de pele, mas um cheiro intenso de cholé!E muitos mais casos havia para contar nos 2 meses que lá andei. A regra naquela empresa é parecer bom...não é ser. Espero que pelo o menos possa "desmistificar" a ideia de quem acredita que o facto de ser mais caro e as lojas terem pianos e estarem muito arrumadinhas seja sinónimo de boa qualidade.
Só mais uma observação, não foi preciso ir ao bangladesh para ver trabalho precário. Durante 2 meses comi com os meus colegas na rua, no chão, inclusivé um dia à chuva, porque como tinham despedido a segurança ninguém permanecia dentro do edifício na hora de almoço para não roubar. Tínhamos 3 andares de paletes em cima das nossas cabeças a serem removidas com empinhadores, algumas caíram, mas ninguém se responsabilizava por um acidente que nos acontecesse. Como uma das colegas que cortou o braço numa ventoinha sem protecção externa. Tive sorte de não precisar daquele trabalho para nada, porque vi muito boa gente ser explorada ali e nem a uma cópia de contrato tinham acesso.No dia em que confrontei os recursos humanos com as condições precárias a resposta que levei foi: "você alguma vez ouviu falar mal da Sacoor?"

P.

Anônimo disse...

Falando enquanto proprietária de uma loja que vende MODA á séria, fico um bocado amarela quando vejo gente a comprar coisas na Massimo Dutti ao preço que eu vendo Calvin Klein e Custo Barcelona ou Fornarina. Mas gostos são gostos e nao se discutem.

Actualmente nao compro nada na Zara, só gasto dinheiro fora da minha loja na Purificacion Garcia ou alguma marca assim que me chame a atenção e não seja de facto exorbitante. Quem me dera encher um armário com Balenciaga!

Acho que para quem não pode gastar muito dinheiro em roupa e tem aquela vontade urgente de gastar o que tem, que a Zara é uma boa escolha. Mas não sao peças fantásticas, nem diferentes, nem com materiais sofisticados. São peças para o dia a dia e nisso concordo com a Kitty, usa e deita fora. E sem problemas de consciencia.

Já na HM sou capaz de passar um bom bocado no andar da lingerie porque tenho uma obcessão qualquer com cuecas que ainda não percebi. Roupa também acho a qualidade fraquissima mas quase sempre têm mais "pinta". Lá está a preferencia tb vai do gosto e do estilo de cada um.

Fundamentalmente axo k sim, a Zara foi positivo. Mas eu dispenso andar igual a milhares de pessoas.

Kittymiau

L.T. disse...

acho que aqui no brasil simplesmente não há nada de qualidade... porque a zara, por exemplo, aqui é considerada grife. tem roupas boas e são muito caras. um casaco cusca em torno de 350 reais, ou seja, quase um salário mínimo. eventualmente algumas peças entram em promoção e se tornam baratas, mas de resto... e todo mundo usa-as por muito tempo, pois aqui no brasil o que há são essas lojas de departamento, tal como a zara, todos compram roupas nessas lojas. a qualidade das roupas de lá não são muito diferentes de uma outra loja de marca, como uma fórum, ou uma ellus.
sinceramente, acho que aqui neste país ou não se tem noção de qualidade, ou o resto do mundo é que vive de frescuras. e a propósito, qualquer roupa que não for lavada à maquina dura mais de 3 anos, mesmo sendo muito usada.

Ju disse...

Eu comparo a Zara aos genéricos, e na realidade funciona como isso.
As marcas de renome lançam o produto e a Zara copia, o acabamento é pior e tal... mas quem quer saber disso?
O design está ótimo e pelo preço...

Anônimo disse...

Ainda ontem comprei umas calcinhas da Fornarina... aproveitei os 30% de desconto a minha lojinha preferida Aplomb!

A vizinha do lado disse...

Para dizer a verdade 90% do meu guarda-roupa é Zara, Bershka, Stradivarius, Mango, H&M, Pull & Bear e Lefties, porque a minha carteira não me permite mais, no entanto, não acho que ande por aí a fazer má figura, na realidade acho que com paciência se conseguem comprar lá coisas giras e com uma boa relação qualidade/preço, desses 90% cerca de 60% foram comprados nos saldos e promoções. Os restantes 10% do meu guarda - roupa dividem-se entre marcas de hipermercado (Modalfa, Red Code), algumas peças da feira (sim, isso mesmo, feira), Adidas (porque tenho uma tara por roupa e calçado desportivo e para mim Adidas é a melhor) e uma ou outra peça Salsa ou Pepe Jeans. Mas reforço a ideia, nunca me senti com mau aspecto, é verdade que vejo pessoas com roupa igual, mas quem me garante que não iria a uma cerimónia de vestidinho Gucci e estava lá alguém com um igual?
Eu sei que a possibilidade era bem mais pequea, mas conheço pessoas a quem aconteceu!