sábado, 6 de junho de 2009

Estou "deprê" porque vai tudo para fora menos eu


Helena Christensen

Achei que vos devia avisar de que na próxima semana, ao contrário de todos vocês, não só vou estar por cá, como vou estar atolada de trabalho. Sim, porque isto de se ser professor - esses malvados - é só férias, é só boa vida, não se faz nenhum, mas a verdade é que, ao contrário de vocês que tiram férias quando querem, nós estamos sempre sujeitos a certos períodos que, por acaso, mas só por acaso, coincidem sempre com as épocas altas em que tudo é mais caro e em que se torna muito mais complicado viajar.

Portanto, da próxima vez que me brindarem com a história do costume de que eu estou sempre de férias, blá, blá, lembrem-se que, se eu pudesse, trocava todos os meu dias de férias (que cada vez são menos) de Agosto, por uns dias em Janeiro, uns dias em Maio, uns dias em Setembro e uns dias em Novembro.

35 comentários:

prada disse...

Tens toda a razão embora eu não tenha a tua profissão e possa fazer tudo isso que desejarias, acho que compensa porque ser professora é lindo, a não ser que não haja vocação e aí é mau para todos.
Depois desse trabalho todo ,gozarás as tuas merecidas férias e são bem saborosas, pois férias repartidas não satisfazem como as outras, podes crer, e acaba por se gastar mais dinheiro ainda.

Anônimo disse...

É bem verdade! Nós professores temos férias mas apenas em épocas específicas o resto do ano quando não se está a dar aulas está a preparar-se as mesmas ou nas benditas avaliações. Bj

Ana C. disse...

Para te sentires menos só. Eu não vou para fora. Aproveita o encanto de Lisboa quando a maralha sai de feriado.
E depois não te esqueças de todos os pais de criancinhas que só podem tirar férias quando os filhos as têm, já para não falar que depois têm que ir de férias com eles!!! (Ah Ah esta foi muito má, coitadinhos dos putos)

FD disse...

conforme aconselhado por si, querida Kitty, para bem da minha sanidade mental... não vou mesmo levar a sério este post!

Alexandra disse...

Não estarás sozinha.

Ainda assim, espero ter tempo para uma escapadela ao trabalho e, quem sabe, ir espreitar a praia.

L'Enfant Terrible disse...

Deixa lá, de qualquer forma vai estar de chuva, e há quem tenha de usar esta semana para estudar para exames!Por isso estou em solidariedade!

Daisy Maria disse...

eu, em princípio, vou para fora :) a minha mãe é professora e também vai, mas ambas levamos o trabalho atrás. é bom na mesma, porque sempre mudamos de ambiente. pode ser que agora ninguém te diga que não vais de 'férias' porque tens falta de homem xD lol, beijinho.

S* disse...

Eu fico em casa que é mais barato. ahahah

Jade disse...

Pois eu tb não vou para fora :) Também estou cheia de trabalho nesta altura, é impensável tirar dias, impossível mesmo :) Eu tb tenho férias em agosto, onde as viagens são mais caras, está tudo cheio, é filas por todo o lado...como eu compreendo este post...

Girl disse...

Eu estarei atolada de testes e avaliações nessa semana também.

Mas ao contrário de ti, estou satisfeita porque vai ser a primeira vez que não vou ter de fazer noitadas nem directas para entregar tudo a tempo. Benditos feriados que me permitirão fazer tudo com calma.
Beijinho
:)

SRRAJ disse...

Bem-vinda ao clube. Vou estar a ver testes e a preparar as avaliações :-(

Ginger disse...

Não tenhas pena de não tirares esta semana...chovem cães e gatos por todo o lado... ^^

Anônimo disse...

Se precisares de ajuda é só pedires!
Seriam umas belas férias trabalhar contigo!

Beijo
Um admirador

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Olha deixa... eu tambem nao vou para fora, nem para dentro. lool

casimiro disse...

Deixe lá...
Em contrapartida nos meses de verão a maioria da população activa não tem 2,5 meses de férias, nem dias na páscoa, nem 2 semanas no verão...

Blue C disse...

Também não vou para fora (não sou Prof, nem mãe de miúdos com aulas)... Não vou, porque sim.
Tudo é mais sossegado nesta altura.

Ana disse...

Força nisso!
Eu não sou professora mas a minha mais sincera opinião é que quem fala o que se fala dos professores não faz a mínima ideia do que é ser professor.Bj

Anônimo disse...

Kitty, acho que você está estrssada. Relax um pouco. Divirta-se com as coisas simples e essa ansiedade acaba. Beijinhos tranquilizantes. Manoel Eduardo - Brasil.

Anônimo disse...

Deixa lá... não és a única! E eu ainda estou pior porque trabalho na área da saúde (trabalho por turnos), e feriados e fins de semana é coisa que não existe... Vou estar de serviço na noite de 4ª para 5ª, ou seja, os dois feriados estragados... :(

Juanna disse...

Mas a maioria das pessoas acredita que os professores tem 15 dias no Natal, 3 no Carnaval, 15 na Pascoa e 90 no Verao. Nao eh assim? Os professores nao tem mais de 50 dias uteis de ferias por ano? O normal sao 22, mas tenho a ideia que os professores tem muitooooo mais que isso. Sem querer mesmo ofender, eh pura curiosidade.

JS disse...

E eu que tenho o colégio das minhas filhas fechado em Agosto, é um 31 para conseguir tirar férias nesse mês...

Just Being Me disse...

Claro pq os professores por acaso até nem têm férias no natal e na páscoa e no carnaval e no verão! Não têm as tolerâncias de ponto todas, nem vão estar em casa segunda feira os q trabalham em escolas que vão ter bancas de voto! Uma amiga minha que tem a mesma profissão, casou o ano passado na primeira semana de julho e só voltou a trabalhar em setembro...epá realmente...
Não estou a tirar crédito á profissão, até pq nunca na vida era capaz de ser professora primária! Agora poucos dias de férias tenho eu, q são 22 e nem podem ser seguidos, e se precisar de resolver assuntos durante o ano lá vão eles reduzindo! Nem vou falar de horas extras não pagas, feriados e férias trabalhadas não pagas e fim de semanas trabalhados e não pagos nem compensados...
Não falo do que vejo na Tv, eu conheço muitas pessoas mesmo que são professores primários e não só.

Anônimo disse...

Nem férias, nem ponte, nem nada =| Só trabalho mesmo *sniff* Férias agora só em Agosto porque sou obrigado a tirar na altura, mesmo não sendo professor. Queria ser era eurodeputado.. ou eurodeportado para um sítio com sol nesta altura ;)

afectado disse...

Este comentário não pretende ser anti-professores até porque na minha família o que não falta são professores. No entanto eu se o fosse não me queixaria das férias, é que se é verdade que não sendo professor as posso marcar para a altura do ano que preferir, não é menos verdade que os professores têm mais tempo de férias que eu. No que diz respeito às férias, trocava bem a minha situação pela tua (x dias de férias em qualquer altura do ano por x+y na época alta).

Ah, e eu também não vou de férias esta semana...

Destination disse...

Portanto... os professores afinal têm férias em todas as épocas do ano!! Ninguém está mesmo satisfeito com o que tem e acha sempre que os outros é que estão bem!

Anônimo disse...

Minha querida escolhesses tu outra profissão :)

Tixa disse...

MInha querida faço minhas as tuas palavras... é mesmo isso que penso!


beijocas e paciência! O ano lectivo está quase a acabar e apesar de não entrarmos de férias (ao contrário do que muitos pensam) sempre as coisas se tornam mais calmas!

tikinha disse...

eu como professora assino por baixo.
isto de que os professores estão sempre de férias é história. Um PROFESSOR que goste daquilo que faça trabalha mais do que as 40 horas semanais que qualquer outro e ainda leva trabalho e preocupações para casa

Precis Almana disse...

Não tiveste uma semanita ou duas há pouco tempo?
Mas tens razão que é uma chatice não poderes escolher.

Eu não tenho férias há... até tenho vergonha de dizer :-(

Montana disse...

Eu ao contrário só posso tirar férias nesses meses que a Kitty diz
que gostava de poder tirar férias.
Nem imagina a vontade que eu tenho de umas férias em Julho ou Agosto.
É que para mim férias é praia, é piscina, é esplanada, é calor. E no inverno não tenho nada disso. E tenho a sensação que não gozo férias desde que entrei no mundo laboral.

ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana disse...

Qualquer dia faço um blogue intitulado "Diário de um professor em férias".

Talvez se apercebam do trabalho que há para fazer e deixem de nos perguntar "Mas o que é que têm para tratar em Junho e Julho? As aulas não acabaram já?"
Haja paciência.

Anônimo disse...

E quem é mãe? tambem acontece o mesmo ... só que menos tempo de férias ... cé' la vie ... á que agradecer o que temos e ainda nos podermos dar ao "luxo" de termos até direito a férias e de facto sairmos da rotina o que infelizmente á muita gente que não tem ..não é kittyzinha ..bjocas

Espiral disse...

Concordo com alguns comentários que foram feitos.

Os professores têm efectivamente mais dias de férias que as outras pessoas, potno final paragráfo.

E não percebo as queixas do "levamos sempre trabalho para casa".

Bem, levam vocês e levam os outros (e ninguém nos/mos paga) que não têm a exorbitância de dias de férias, mais pontes mais os dias todos que vocês têm.

E conheço professores, portanto não digam o "ah não sabem a realidade bla bla bla". Poupem-me.
Eu vejo-os efectivamente de férias no Natal, na Páscoa e nos mil dias do Verão (mesmo com reuniões e avaliações, têm muitos dias)

De qualquer modo, também não vou de férias (assim como imensa gente que não é professor), que era realmente o assunto deste post.

Beijo

Espiral

Blondie disse...

Que máximo! O meu grupo do secundário chamava-se "as deprê"
Eu era a depressinha e as outras 3 a depressiva, a deprada e a depremida lool boas recordações:)