sexta-feira, 22 de maio de 2009
Colesterol alto, quem o não teve?
Eva Herzigova
Tal como todas as mulheres, odeio que me digam que eu estou mais gorda. Sou da opinião de que há certas coisas que se pensam, não se dizem. Até porque nós não precisamos que nos digam essas coisas. Basta vestirmos aqueles skinny Jeans mais justos e reparamos logo, sem ter de ir sequer à balança, que o nosso peso sofreu alterações.
Mas, ao contrário da maior parte das outras mulheres, eu também odeio que me digam que estou mais magra. É que, hipocondríaca como sou, começo logo a magicar doenças na minha cabeça, doenças daquelas que me fazem definhar.
Portanto, nestas coisas, o ideal é ficar calado. Ou então soltar um estás muito bem. Até porque não é o facto dos outros me dizerem que eu estou mais gorda que me faz ter força de vontade para fazer uma dieta.
Mas, experimentem ser médicos. - Menina Kitty Fane, o seu colesterol está muito alto. Bom, aí o caso muda de figura. E é ver-me feita doida a cortar com tudo o que tenha gorduras, sem qualquer tipo de esforço.
Foi o que aconteceu em Janeiro quando fiz análises ao sangue. O meu colesterol estava altíssimo. Desde essa altura é raro comer carnes vermelhas, gorduras, fritos, bolos... Tem sido tudo à base de saladas, sopas, grelhados, fruta, muita fruta. Loucuras continuo a fazê-las, muitas, mas só de vez em quando.
E o resultado chegou: estou mais magra e, acima de tudo, o colesterol baixou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
23 comentários:
Concordo com isso de não se dizer o que pensa :)
Por acaso, ontem no meu blogue disse que tenho o colesterol alto. Tenho 223, é assim tão alto(não faço a mínima ideia)?
***
Colesterol alto é sempre um problema que costuma "assustar" as pessoas... mas é preciso ter atenção ao colesterol "bom". Aumentando o HDL, com exercício físico e comendo por exemplo peixes gordos, o risco de desenvolver doença cardiovascular diminui.
Ai kitty ajuda-me...dá-me um bocadinho da tua determinação...descobri há 2meses que tenho colesterol alto.
Fiz mil e uma promessas. Comecei andar pelo menos uma hora de bicicleta 3 vezes por semana. Passei a tomar lente magro. Como fruta e tudo! Como sempre sopa pelo menos numa das refeições, mas nem sempre consigo evitar os assados e os fritos, porque sou obrigada a fazer refeições fora de casa e não me apetece estar sempre a comer baguetes com atum sem pasta!
Não faço a mais pálida ideia se emagreci. Sei que emagreci nas mamas (que belo sítio para emagrecer, sobretudo quando elas já são pequenas)... :D
O médico aconselhou-me a só voltar a fazer análises ao colesterol passado um ano!E se continuar assim daqui a um ano estou pior! :D :D
Houve uma fase da vida que tinha o colesterol alto, consegui baixar através de uma alimentação mais controlada. Devaneios gastronómicos só ao fds. Quando o teor elevado de colesterol é de origem genética é mais complicado, terá de se recorrer a medicação.Força que chegará aos valores recomendados!O facto de se perder uns quilinhos é um alento!
Nunca tive colestrol alto felizmente.
Também sofro de colestrol alto e acredita que tenho a alimentação mais saudável do mundo. Já o meu marido que come tudo o que lhe apetece tem os valores super baixos. Não acho nada justo. O que é certo é que o fabrico de mau colestrol deve ser genético. E há casos que só vão lá com medicação mesmo...
De qualquer forma fiquei deprimida quando descobri esta minha tendência para entupir artérias...
Como a ti a mim também me enervam esses comentários, isto porque, no meu caso são sempre: Estás mais magra, que andas a fazer? Não te alimentas bem?
Estou mais magra, porque se me descuido muito pouco que seja, emagreço e noto logo nas calças que me ficam largas.
Mais gordinhas ou menos tanto dá, desde que sejamos saudáveis e não como as esqueléticas modelos que passam fome com os pobres coitados em África (talvez isto desse um post).
Beijinho e bom fim-de-semana.
Just Me
E é isso que ser quer... gente saudável e com bom astral.
vim aqui parar por recomendação (não, não foi por recomendação médica...) mas podia ser... :)
bem... sofro do mesmo mal... o do colesterol, entenda-se... e apesar de andar a cortar na comida, parece-me que a coisa só vá lá com exercicio fisico... e menos stress... excelente blog, parabéns! e boa sorte com o "tratamento"
Luis
Agora, basta adoptares esta escolha como modo de vida... e xaram: a saúde agradece!
Banquinha,
Não sou médica,apenas da àrea cientifica, a referência é que o colesterol deve estar abaixo dos 190-200 mg/dl (tudo dependente do sexo, idade,etc).Também já tive o colesterol ao nível do seu e consegui controlar a través de alimentação (leite magro, fruta, sopa,mais legumes,peixe, carnes brancas, fugir a fritos, enchidos, doces...custa!).Penso que 223 g/dl é considerado alto mas não de risco.
Pela minha formação académica tive noção do perigo que é ter o colesterol elevado. Sempre fui um bom garfo, descontraída na alimentação, mas ao ter consciência mudei os hábitos alimentares, com excepção de um ou outro jantar por semana.Como bónus ainda emagreci!
Olá Kitty
É engraçado aconteceu agora mesmo disseram-me que esta roupa que vestia fazia-me mais magra. E depois perguntaram o q eu fiz...e eu disse q é o que eu faço há muito tempo: só como peixe e carne branca, saladas e fruta e não como nada q tenha gordura e açucares. Mas as pessoas preferem q eu diga q ando a tomar uns comprimidos xpto que me fazem estar em condiçoes para o Verão....
Comidinha saudável é um hábito que se adquire como outro qualquer.Eu tomo medicação, exercicio fisico e muito raramente cometo excessos, e tudo isto para andar á volta dos 200.Invejo quem pode comer tudo, que raiva!! Mantém essa força.
Ah não esquecer que também tomo um benecol todos os dias. Acho que também tem ajudado.:-D
Estás muito bem, é sempre um bom cumprimento.
e parabens por teres conseguido descer o teu colestrol com tanta facilidade...
Olha quando poes um post sobre os moços dos globos de Ouro? gostava de ver.
Pois eu sou a prova que as magras também têm colesterol alto! Como sou mesmo muito magra e tenho dificuldade em engordar (uma coisa que toda a gente acha impossível), as pessoas não acreditam quando digo que tenho o colesterol acima dos 200!Penso que é a genética a fazer das suas, e o meu fígado toca de produzir mais...
Kitty, já tive o colesterol a 230... diminui em escassos meses para 190 mas acompanhada por uma dieta do nutricionista! E sou magra... peso 48,80 Kg...
Uma coisa não tem necessariamente a ver com outra, mas ainda bem que melhoraste, o colesterol alto, vulgarmente conhecido como a doença dos ricos, não é nada bom sinal...
Continua,
Bjs
Lembrem-se que na nossa idade, a grande responsável pelo colesterol elevado pode ser a pílula!
Nem tanto pelo preparo físico, mas pela sua saúde. Graças a Deus está tudo bem. Quanto aos "amigos(as)" que observam e dizem se engordamos ou emagrecemos, não se preocupe. É problema de educação deles. Com o tempo vão aprender. Não percamos as esperanças. Este mundo ainda tem jeito...
Beijos . Manoel Eduardo - Brasil.
Parabéns! Muito parabéns, mesmo!
Concordo com a Maria, as pessoas preferem que digamos que andamos a tomar comprimidos, do que passamos a ter uma alimentação equílibrada, uma vez que elas próprias, embora invejosas, não conseguem ter a mesma determinação/força de vontade.
Não é fácil, mas a recompensa sabe-nos muito bem! (Nunca tive colesterol "mau" alto, mas tinha excesso de peso.)
estou nessa luta agora... baixar o colesterol e tentar emagrecer um pouco...
Curiosamente as pessoas com colesterol "alto" (200-240 mg/dl) têm maior longevidade (http://www.canibaisereis.com/2009/09/19/low-cholesterol-certainly-not-healthy/). É um facto epidemiológico, não pode ser desmentido por nenhum "especialista". E as que têm colesterol baixo têm menor imunidade e maior propensão a infecções. E sim, eliminar gorduras da alimentação é uma excelente receita para engordar. Essas dietas low-fat das revistas e das nutricionistas modernas são perfeitinhas para engordar. A bioquímica humana é muuuuito paradoxal, seguramente não somos literalmente o que comemos. e a maioria das modernas recomendações de saúde baseia-se em pressupostos errados. A começar por esta "hipótese lipídica", essa ideia fantasiosa de que a redução do colesterol terá alguma vantagem para a saúde em geral, de que sequer existirá colesterol bom e mau, etc.
Postar um comentário