terça-feira, 10 de março de 2009

Férias


Ana Beatriz de Barros

Há dois convites para férias que eu rejeito sempre. Destinos de neve. Porque acho uma maçada todos os desportos de neve. Para dizer a verdade, acho uma maçada quase todos os desportos. Sim, sou mesmo preguiçosona, eu sei. Por vezes, gostava de ser daquelas pessoas que amam o desporto. Mas não sou. Desportos só mesmo os do ginásio, e só mesmo para ficar em forma. Porque se não fossem mesmo uma necessidade, não os praticava. Um jogging à beira-rio ou à beira-mar de vez em quando, até gosto e não dispenso, desde que a companhia seja boa. Mas nada de mais. Portanto, férias a descer e a subir montanhas brancas, enchouriçada de roupa, não obrigado.

Depois também rejeito aqueles destinos só de praia. Tipo Republicas Dominicanas, Seychelles, e afins. Da mesma forma que sou preguiçosa para fazer desportos, também não consigo estar uma ou duas semanas deitada numa espreguiçadeira, sem fazer nada, a olhar para o mar, à espera que alguma coisa aconteça. Até se pode ir com a melhor companhia do mundo. Esses destinos simplesmente não dão para mim. E se o afirmo com tanta certeza, é porque já fui e não gostei. Ao fim de dois dias estou insuportável e de malinha pronta para regressar à civilização. Embora no Verão goste de destinos que tenham praia e cultura. Para alternar. Um dia praia. Um dia cultura.

Dêem-me cidades do mundo. Dêem-me monumentos. Sítios históricos. Dêem-me arranha-céus. O Chrysler Building. Dêem-me ruas para palmilhar. Dêem-me restaurantes para descobrir. Dêem-me lojas para comprar. Dêem-me o deserto do Sahara ao amanhecer. Dêem-me as ilhas gregas. Dêem-me pessoas. Aí, aceito com toda a certeza.

33 comentários:

Ana disse...

Soud a tua opinião totalmente. Adoro cidades. Adoro andar pelas ruas, perder-me, sentar numa esplanada a beber qualquer coisa. Recentemente fui a um sítio de neve, não fiz nenhum desporto, mas deixa-me dizer que é lindo lindo lindo. Acordar num quarto quentinho e ver tudo branco. Destinos de praia só misturados, a Tunísia, como mencionas, é giro porque dá para ficar na praia e ir para o deserto ou ir á capital, e a Cartago e aquela vila azul e branca. Ando a ponderar umas férias no México, porque acho que há uma mistura também. Um sítio que aconselho é a Turquia. Combina muito bem as duas coisas e é um País lindo, cheio de vida, cultura e história.

Clementine Tangerina disse...

Neve também nao é comigo...nada de nada!

Serena disse...

Já eu gosto de tudo! Praia, neve, tudo-e-tudo. Neste momento ia bem para umas Maldivas hibernar...

Ana C. disse...

Partilho contigo este teu pensamento a 100%. Gastar rios de dinheiro, passar 100 horas num avião para me ir enfiar numa praia?!!! Prefiro ir para o Algarve. (quando digo Algarve não é Quarteira, nem Armação de pêra).
Para a Neve, só se tiver civilização por perto, porque se não, enlouquecia.
Enquanto houver uma cidade no mundo por descobrir, essa será sempre a minha prioridade.

BG disse...

Já estive numas Maldivas e foi mágico... mas foram 6 dias e não podia ser um dia mais senão seria demais! Mas foi óptimo para relaxar e descansar... e à sempre alguns desportos (aquáticos) que se podem fazer, e acompanhar tudo com um spa, portanto não implica que se fique o dia todo deitado numa espreguiçadeira. É um contacto com a natureza ímpar e inexperienciavel (acho que inventei uma palavra) noutra situação.
Sou muito preguiçosa para desporto, mas se à alguma coisa que é fantástica são esses que nos ligam à natureza! Como a neve, adoro esquiar e nem sequer sinto isso como um desporto tal é o prazer... era uma boa maneira de manter a forma sem sacrifício ter uma pista perto de casa.
Mas também adoro destinos mais culturais, embora goste mais daqueles que são ocidentais... adoro cidades e monumentos. Gosto da natureza, mas sou claramente uma mulher de cidade. Conclusão: férias? convidem-me para qualquer destino! ah! desde que não inclua campismo... gosto do conforto de um bom hotel!

Anônimo disse...

nós temos praias muito bonitos, não só no algarve como no alentejo, mas comparar o algarve a maldivas, seycheles, belize (verdadeiros paraísos, não é locais turísticos como a república)... é porque nunca conheceu mesmo!

Anônimo disse...

Ainda inebriado pelas minhas férias do mês passado, dou como sugestão Sydney ou Melbourne na Austrália.

Em Sydney tens tudo, excelentes praias (Bondi, Manly), uma cidade fantástica(historicamente não é muito antiga, mas não faltam sítios para visitar como a Opera House), a noite é muito divertida(exemplos Darling Harbour, Ivy http://www.merivale.com.au/#/ivy/poolclub/gallery) e muito, muito mais. Eu fiquei fã.

Joana disse...

Concordo contigo! Mas também gosto de neve! :)

Anônimo disse...

Como eu te percebo... a última vez que estive na neve foi o ano passado e foi por engano!! O que já me deve tirar a vontade de lá voltar aí por uns bons dez anos...
Estar de férias e a tremer de frio?! Nem pensar! Mas também admito que não consigo parar quieta muito tempo, e que o ideal é escolher um local com um vasto leque de coisas para ver e fazer!

Saltos Altos Vermelhos disse...

Quanto ao exercício concordo! Ai que eu sou tão preguiçosa! A neve é muito bonitinha sim senhora, mas tenho um medo de partir uma perna ou assim... não faço desportos LOL
Até hoje temos feito férias repartidas no ano, umas das ditas cidades e outras de Praia! Adoroooo ambas!

Anônimo disse...

Não ObrigadA...e não "não obrigado" :)

O noivo Titus disse...

Eu acordo todos os dias no deserto do Sahara e já começo a ficar fartinho...

Queres trocar? Eu vou para a neve e para as praias em locais longe das chatices todas, e tu vens para aqui, onde há dias muito bons, com temperaturas agradáveis e um "pôr do sol" muito bonito, mas há outros dias, em que estar lá fora é sinónimo de suar litros e litros de água, de morrer de frio à noite ou de comer areia só por pôr a cabecinha fora do quarto...

Partilho da teoria que é bom conhecer cidades novas e sítios novos, mas isso faz-se na Primavera e no Outuno! Verao é para ir para a praia e Inverno é para ir para a neve.

Mas cada um tem a sua opiniao, só dei a minha! =)

Kitty Fane disse...

anónimo, agradeço-lhe imenso a correcção. Eu até tinha "Não, obrigada" e acabei por usar o "não, obrigado." Uma vez que achei que naquele contexto de generalização ficava melhor.

By the way, ma mulher pode agradecer correctamente com o "obrigado" ou com o "obrigada". O homem só com o "Obrigado".

Por isso, vou manter o "não, obrigado". Obrigada na mesma. Correcções são sempre bem-vindas.

S* disse...

Eu prefiro MUITO mias visitar cidades, monumentaos, museus, igrejas. Isso sim é turismo!

Ficar numa praia tipo lagosta não é turismo, é preguiça.

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Jamais faria férias de neve!!! Soi friorenta, não acho graça nenhuma àquilo e nem que me pagassem aceitava ir pra um sítio assim.
Bj

Madalena disse...

Eu adoro férias na neve...
Quanto a férias não gosto de as passar em nenhum sítio se calham na mesma altura de TODA a gente, tenho fobia a ir para sítios demasiado "populados" :P

Raquel A. disse...

Também não gosto de neve nem frio... Nem só campo... ao fim de 2 dias já estou a morrer de tédio! Adoro praia! Se a isso pudermos juntar boas visitas a sitios giros, tanto melhor! ;)

BJS*

Anônimo disse...

"Estar de férias e a tremer de frio?! Nem pensar!"
depende, se estiver sol, na neve é bem quente. Já estive várias vezes de mangas curtas nas estâncias, ao ar livre, em pleno inverno. o que é impensável em qualquer outro lado!

Lolipop disse...

Eu cá seja neve, praia, cultura, cidades do mundo aceito tudo o que seja para sair deste buraco.

Viajar é a minha palavra preferida!

B. disse...

POis eu adoro neve, adoro praia, adoro cidades e adoro campo. Depende do espírito e da companhia. Fui de lua-de-mel para a República Dominicana, não por ser a primeira opção, mas a mais em conta. Não ia com grandes expectativas, mas a verdade é que adorei. Num resort com tudo pago há sempre coisas para fazer: desde desportos na praia, viagens a ilhas, snorkling, todos os dias um restaurante diferente com sabores do mundo, festas até às tantas e todas as excursões e mais algumas - tudo isto com a melhor companhia que podia desejar. Tb já andei por Marrocos "com a mochila" às costas e amei, já fui a Londres e palmilhei a cidade de uma ponta à outra, assim como em Roma, etc etc. Dêm-me férias, isso sim

Miss K. disse...

eu acho isso tudo também, kitty. neve it's not my kind, e praia só praia ia fazer-me odiar a pessoa que estivesse comigo ao fim de três dias...

River disse...

Que maçada! Concordo em Tudo! Tudinho. Não tiro nem uma virgula! :D
Apenas acrescento um parêntesis (Agora nem ginásio-só-para-manter-a-linha consigo :( Porque tanto estou em Lisboa hoje, como no Porto amanhã, ou em Faro no dia seguinte…)
Mas de resto, nesta altura tenho imensos amigos a viajar para destinos de neve, e todos os anos recebo convites, e todos os anos recuso! :D))

Tana disse...

Pra mim...férias sao férias, qualquer destino é bom, desde que não seja de forma a arruinar a mnha vida! Gostod e conhecer tufo, de festas, de praia, de neve, de monumentos, de cultura, de ver gente, de me perder nas ruas, de tudo!!!

Alias...quando voltam amigas férias??? qdo?

beijos!!

Poupinhas disse...

Olaré :)
Eu já vivi 5 meses na Polónia sobre uma manto branco de neve diário de 4 meses (sensivelmente) e temperaturas que chegaram aos -20º.. a neve tem a sua beleza, isto é, sentir o seu silêncio, senti-la no teu rosto, passear por entre os bosques é do mais apaziguador que existe.. o frio.. esse custa aguentar, mas "bem enchouriçadas" vai-se lá. Uma particularidade da neve é que mesmo estando noite, aprece dia, assim um lusco fusco, uma luz que lembra o crepúsculo.. a Prais.. bom, isso é outra coisa, adoro o calor, adoro o Verão (mar e calor, é a minha cara).. sou moçoila de andar de máquina em punho e mochila ás costas a subir as ruas, escadas, dobrar esquinas..à espera da supresa :)
Besito*

Anônimo disse...

Kitty, concordo contigo. Eu adoro viajar e adoro enriquecer-me e conhecer locais novos, ver arquitecturas diferentes, culturas diferentes. Para já sou adepta de cidades europeias. Está nos meus planos ir daqui a um mês a Paris, espero que consiga :)

Beijo da Just Me

GATA disse...

Eu vou para qualquer lado desde que a companhia seja boa!

Anônimo disse...

Como te compreendo...
Deêm-me as capitais europeias, as vilas e aldeias do Sul (e do Norte, Oeste, Leste) de França...
Eu imagino sempre que, se fosse para um destino só de praia podia chover o tempo todo e lá se iam as férias...
Quanto aos desportos na neve, não digo que não a uns passeios de trenó, mas só mesmo para justificar a estadia em algumas daquelas estâncias cheias de charme... e de magníficos alojamentos, bons restaurantes e lojas lindas... Megève (França) por exemplo.
Eva

Pandora disse...

Eu adoro cidades e multidões, arranha céus e ruínas que reflectem imensa história... E odeio desportos, mas adoro fazer Ski, porque não é um desporto, é divertido e nem sentes que estas a fazer desporto... Viciante (e eu odeio desportos e ginásios).
Desinos de praia, depende, estive num há pouco tempo (fui meia contrariada) e a animação do hotel era fabulosa, não se parava um segundo, imensa animação na praia, quando nos lembrávamos já era quase noite... E há noite havia mais animação. Adorei também. E pode não parecer, mas eu sou bem esquisita com férias, ja fui a imensas cidades badaladíssimas que não gostei...

Bjs

Trintão disse...

Queres tudo concentrado no mesmo sítio! Era bom...

O melhor será escolher destinos que tenham os vários "temas" na sua proximidade.

Juntar Veneza, Alpes, Escandinávia, NY, Hawai, Quénia e Polinésia é que era... :)

Anônimo disse...

Ora bem, neve nunca fui porque acho que não é para mim. Destino de praia hei-de ir este ano pela primeira vez, ao Rio de Janeiro :) Cidades...gosto de cidades. Mas estou convencida que regresso de férias culturalmente mais rica mas sempre com poucas horas de sono e com muitos quilómetros nos pés :) Sou daquelas que pensa que se está lá, é para aproveitar ao máximo. Agora, por enquanto, ninguém me tira a ideia de uma praia e ficar escarrapachada na areia a descansar e a dormitar. Se me arrepender, regresso à Europa :D

Beijinho Miss Kitty!
Cátia Afonso

Unknown disse...

Subescrevo, nem tanto à montanha nem tanto à praia!Estive este fds em Veneza...Amei!

Paula disse...

Ah,o Chrysler...está lá,no mesmo sitio.Manda cumprimentos!

Vanessa disse...

Que gaita pa! isto de ler os 534655789 comments que já disseram tudo o que eu queria dizer é tramado. Férias para mim são sinónimo de calcorrear cidades, recantos, praças, livrarias, bistrôts, monumentos e demais produtos culturais. è das tais "bebedeiras" cuja ressaca nunca vou querer conhecer.
Neve, frio, vento...ah e tal sim senhora, mas isso cabe ao Anthímio de Azevedo que onde quer que esteja é apaixonado por todos os estados de tempo... já eu quero é sol e chinelas nos pés.
E até quanto às idas ao gym, concordo contigo... isto é muito aborrecido. Nem 1 grainha de contrariedade, vou também ao ginásio porque os 30 já abundam por todos os lados e tem mesmo de ser.
P.s. Agora que já adquiriu uma diopetria com a extensão do meu comment, "despeço-me com amizade" e felicitando o seu blog: não é todos os dias que nos rimos tanto por tão boas razões (boa escrita, inteligência e muito sentido de humor, já para não dizer que é professora também e só por isso mais um "bem-haja" daqueles!!).