terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cinema só para mim

Uma das coisas que mais gosto de fazer é de ir ao cinema sozinha.

Ainda me recordo dos tempos em que apenas ia ao cinema em grupo, de preferência nas sextas à noite (um verdadeiro horror). Ainda me recordo de ir ver filmes horríveis só porque a ou b queriam ver e faziam muita questão que eu fosse com eles. Ainda me recordo de deixar de ver filmes que eu queria muito ver, só porque não tinha companhia.

Tudo isso acabou quando, há uns aninhos, descobri que é possível ir ao cinema sozinha. Descobri que ir ao cinema sozinha pode viciar. Descobri que não há melhor maneira de apreciar um filme.

Não vou a sessões das oito ou das nove da noite como é óbvio. Vou a sessões do meio dia ou da uma da tarde. Que são as melhores sessões. Ter uma sala de cinema só para nós ou para mais uma ou duas pessoas, é muito diferente de ter uma sala de cinema para cem pessoas (que atendem telemóveis, que comem pipocas como se fossem roedores, que não se calam um minuto, que dão gargalhadas só porque é suposto dar uma gargalhada, ou seja, que nos irritam profundamente e que nos fazem rogar pragas a tudo e a todos como se não houvesse amanhã).

Há dias fui ao cinema numa dessas sessões. A sala estava vazia. Só eu e o grande écran. Houve algo de mágico. O facto de estar em exibição um filme só para mim, deu-me uma sensação de poder. Quando comecei a ir sozinha ao cinema e apanhava as salas vazias, sentia algum medo. Imaginava que aparecia ali um tarado pronto a fazer-me mal. Com o barulho do filme e com a sala vazia não tinha como escapar. E não era coisa boa de se ver. Pois não era. Claro que agora já não sinto medo nenhum da sala vazia, muito pelo contrário.

Para concluir, não pensem que deixei de ir ao cinema com outras pessoas. Continuo a fazê-lo. Desde que sejam filmes que faça questão de ver. Mas deixei de fazer fretes, claro. Não vou ver filmes de treta só porque aquele tipo interessante me convidou.

42 comentários:

Anônimo disse...

Quanto mais se vive sozinho mais dificil é voltar à partilha. Não é irreversivel, mas passa a ser penoso.Bjs

Anónimo de sempre

Clementine Tangerina disse...

Como eu te compreendo Kitty, na epoca de escola também aprendi a ir sozinha ao cinema e tal como tu não me importava nada!
Fretes também ja não faço...só se quiser mesmo ver é que vou!
Os melhores horarios para ir ao cinema é a semanae sem dúvida até as 18h, ai temos as salas praticamente vazias!

Anônimo disse...

Este post não tinha já sido publicado?!
è que tenho a sensação de já ter lido isto e de ter pensado que tinha de experimentar... ainda n tive coragem, pode ser que seja agora!

Kitty Fane disse...

Sugarfree tinha feito um idêntico no antigo blogue (deve ser esse que te lembras) e há dias publiquei este sem querer. E lá está o Google Reader, deve tê-lo logo açambarcado. eh eh eh

Poupinhas disse...

Miss Kitty Fane, eu também sou como tu, há uns bons anos descobri o quão bom é ir sozinha ao cinema :)*
Ps: aproveitar o tempo que temos conosnco própias (narcisistas??? nãhh)*

Anônimo disse...

Já não vou ao cinema há montes de tempo...e o mais estupido é que até tenho o cartão da zon e nem preciso de pagar bilhete...Tem faltado tempo...

Lótus disse...

Eu também gosto de ir ao cinema sozinha, se bem que ainda me falte a coragem para as salas vazias...

Ana C. disse...

Como é que nunca te encontrei numa sessão das 13, quando só eu e um par de velhinhas assistiamos à trama coladas ao ecrã?
A minha hora de eleição para ir ao cinema alone.
Confesso que a vida de casada/mãe, me tirou um pouco esse grande prazer que era ir a uma sessão da hora de almoço sozinha ver um filme que enchia as minhas medidas e não as de outra pessoa.
Mas em breve retomarei os meus hábitos. Obrigada por me lembrares.

aka pink disse...

Às vezes sabe bem uma ou outra sessão alone ;)

wednesday disse...

Por acaso agora tenho ido pouco, mas já fui muitas vezes ao cinema e não me chateei, pelo contrário também. Liberdade total!

Pulha Garcia disse...

Também já fui/vou muitas vezes ao cinema sozinho. Primeiro, comecei por ir quando estou em viagem sozinho. Depois cá em Portugal.

Não tenho quaisquer problemas em fazê-lo - a partir do momento que o filme começa, se for bom nada mais interessa - mas dou preferência a ir acompanhado. Bem acompanhado.

Pp_FANTASMA disse...

Sozinho ou acompanhado...cinema, SEMPRE!
De preferência, em doses industriais, para não perder o hábito.

Glamorous Girl disse...

Eu também vou ao cinema sozinha! Mas há quem não consiga, porque acha que toda a gente vai ficar a pensar "coitadinha/o"...

Anônimo disse...

Essa maravilha de ir ao cinema sozinha,descobri muito recentemente ,no filme Australia.
Eu, tambem deixei de ver alguns filmes,por não ter companhia de maneira que agora é assim:
-querem ir?
então vou eu!

Li

Anônimo disse...

Eu aprendi a ir ao cinema sozinha quando me vi confrontada com a ausência prolongada do meu marido, na época ainda namorado. No principio foi estranho mas depois até me habituei. Prefiro ter companhia. Mas agora se quero mesmo ver um filme já não fico à espera que alguém queria vir comigo. Quanto aos fretes... isso é coisa qu ejá me causou alguns dissabores. Tirando os que tenho mesmo de fazer por motivos profissionais, não faço mais nenhum. É que nenhum mesmo...não há concessões. e desde que tomei esta resolução sou um niquinho mais feliz.

1REZ3 disse...

Espero que já tenhas visto "O Estranho Caso de Benjamin Button". Se ainda não viste, não percas muito mais tempo. O facto de ires sozinha indica desde logo que gostas de cinema. E este é um daqueles filmes a não perder.

Bj.

PS: Há realmente uma certa magia em ir a sós a cinema, não há? E então com a sala completamente vazia... Happened once :)

Brisa disse...

Um dia também decidi não deixar de ver um filme só porque não ter quem o quisesse ir ver. Confesso alguma sensibilidade À sala enorme e vazia, mas assim que começa o filme e me enredo na trama, tudo desaparece. E é muito bom estar ali em "silêncio", sem bocas a mastigar-me aos ouvidos. No fim, também sabe bem sair e ficar a pensar cá com os meus botões.

Rafa disse...

Gosto muito de ir ao cinema sozinha, experiencio sinceramente quase um sentimento de superioridade, porque o cinema é considerado como uma actividade social. Mas não, é uma actividade artística. E a ligação é só entre mim - espectadora - e o filme - obra de arte.


E Sra. Kitty, todas essas vantagens que vês em ir ao cinema sozinha, aplica-as a ir viajar sozinha. Sei que nunca o fizeste e te dá um nervoso miudinho só de pensar, mas sei que até gostavas e tenho a certeza que adorarás. :)

***

Anônimo disse...

De x em qdo tb vou ao cinema sozinha e, de facto, tb me sabe bem. Qto a n ir ver filmes da treta só pq aquele gajo interessante nos convida, confesso que por um H interessante ainda faço esses sacrifícios! - bastante raros, infelizmente :)

Jade disse...

Por acaso tb gosto de ir sozinha, não sempre, mas gosto :)

V. disse...

E 'mai nada.

A minha hora preferida de cinema é por volta das 18h, a outras horas é difícil até por causa do Thunder, que não abdico de um cinema sem ele.






Mas eu também não sou assim tão cinéfila.. passo bem meses sem ir ao cinema.


Bjokas

Ginger disse...

Sempre achei que as pessoas que iam ao cinema sózinhas eram extremamente deprimentes... que tavam pra lá assim... abandonadas... que ninguém queria saber delas... que se calhar não tinham amigos... porque, quem é que raio quer ir ver um filme sózinho?? :x
Descobri isso quando fui ver o Sweeney Todd... não tinha ninguém que quisesse ver aquele filme... mas eu queria TANTO!!! =') Mas ninguém podia. Uma tinha ginásio, outra tinha piscina, outra tinha os filhos... e eu pensei: "Dasss!! É desta!! Vou ao cinema sozinha! Que se lixe!!"
E quando já estava habituada à ideia, uma amiga ligou-me, cheia de misericórdia a dizer que afinal ia comigo. Fiquei um bocadinho desapontada...
E ela foi... e eu SEI que ela destestou... eu conseguia sentir o esforço que ela tava a fazer para ver o filme... e acabei eu por não conseguir apreciar completamente o filme!!!
O que eu me arrependi de não ter ido sózinha!

Devo acrescentar que ainda nunca fui sózinha ao cinema... mas este teu texto deu-me o empurrãozinho que me faltava.

Ainda este mês experimento! Ou eu caia aqui redonda!!!

Vera Dias António disse...

Quando estava em Lisboa também adorava ir ao cinema sozinha. Ia às sessões das 3 ou 4 da tarde e quando saía, sozinha, sol posto, muito frenesim, trânsito, pessoas a correr e eu sentia-me dona da cidade, muito superior à agitação, muito em paz. Era tão bom...

Sílvia disse...

Também já me aconteceu estar numa sala de cinema que era só minha e foi muito bom. Nao tenho problema nenhum em ir sozinha =)

Anônimo disse...

Também já tive a sala de cinema só para mim e adorei!!

Bruno disse...

Já tinha lido este post, mas nada como lê-lo outra vez e comentá-lo. Há muitos anos que costumo ir ao cinema sozinho. Primeiro a sessões à hora do almoço, depois por impossibilidades de uma agitada vida profissional aproveito para ir às sessões da meia-noite. Sem dúvida mais tranquilo. Também já me aconteceu ter uma sala vazia, e ter uma sala vazia quando acompanhado de alguém que nos deixa as hormonas aos pulos. Tenho outro hábito que é ver cinema em casa sozinho, liga-se a instalação sonora, o ecrã maravilha, e já está!

ANDARILHO disse...

Tal e qual o que eu acho. Eu não faço fretes, nem gosto que o façam comigo.
:)

Maria disse...

Por acaso não gosto nada de ir ao cinema sozinha.. Gosto sempre de ir com alguem para poder perguntar alguma coisa do filme..

bjnhoo.

Ju disse...

Eu prefiro ir acompanhada, são poucas as coisas que gosto de fazer sózinha. Faz parte do meu temperamento gostar de alegria e movimento à minha volta.
Numa coisa tenho de concordar contigo, ver um filme com um monte de gente a chupar coca pela palhina, e a roer pipocas é doloroso.
Sobretudo quando se gosta mesmo de cinema.
B.Ju

S* disse...

HUm, fui uma vez. Mas escolhi o filme errado.

Fui ver "A Paixao de Cristo" e chorei tanto, assustou-me tanto, que jurei nunca mais. :P

Bafejada pelas Musas disse...

Nunca tinha pensado ir sozinha ao cinema... Até é capaz de ser uma optima ideia.. Preciso é coragem pa primeira vez:)

Madalena disse...

Também já fui mts vezes ao cinema sózinha e foi mt bom, é mt xato ir com pessoas q não estão a gostar do filme como nós...e quanto fazer o frete d ir ver um filme q não gosto, com amigos só pq eles gostam e querem a nossa companhia, NEM PENSAR!! Já temos na vida mts fretes q temos mesmo d os fazer, assim os q posso escolher NÃO FAÇO MESMO :P

P' disse...

Preciso de começar a ganhar coragem para fazer isso mesmo... até porque a companhia para o cinema foi-se... e eu n posso dexar de fazer o que gosto:) E posto isto tenho-te a dizer que este post é inspirador! Obrigada (as vezes nos blogues dos outros encontro conforto para os meus problemas... serei normal?)

Anônimo disse...

Lá de tempos a tempos também faço isso, quando me dá daquelas vontades de ir ao cinema mas ninguém pode, não faz mal vou na mesma, e lá ficamos nós, eu e aquele grande ecrã.

rosemary disse...

Nunca fui ao cinema sozinha, mas já pensei várias vezes nisso. Últimamente tenho perdido bons filmes, ou porque a mana só gosta de ir à noite, ou porque o outro está a trabalhar, ou porque a amiga já viu com o namorado... Enfim, penso que vou experimentar um dia deste.
Bjs*

Anônimo disse...

Já tenho saudade de ir ao cinema sozinha, por vezes sem me dar ao trabalho de escolher o filme:

- Queria um bilhete para a próxima sessão a começar, por favor.

Apanhei grandes secas, mas também vi filmes deliciosos que não veria se fosse acompanhada, nem sequer se fosse eu a escolher.

Há tanto tempo que não faço isso :(

Laidita disse...

Eu tb gosto!

Susana disse...

Eu como cinéfila vou muitas vezes ao cinema e quase sempre sozinha, e o mal (ou não) é que depois habituas-te e depois não queres mais nada!Podes escolher o que queres ver as horas os dias.

É bom :)

Firehawk disse...

Eu também tenho esse vício. Adorio estar ali só eu e o ecrã. E fico cheio de ciúmes quando de repente aparece mais uma alma para me roubar o prazer de estar ali só eu...e aquele momento de magia.

Andorinha disse...

Como eu te entendo! O que eu amo ir ao cinema sozinha, ter aquela tela inteira só pra mim, e se o cinema for pequenino então? Oh delícia, oh maravilha dos Deuses! Sento-me mesmo um fila acima do meio da sala e deixo que os olhos do actor entrem assim pela minha alma adentro! Ahhhhhh, saudades! :D
Aqui ainda não consegui atinar qual o cinema que só passa em versão original, e acabo por ir sempre com amigos, mas como os gostos são comuns, tudo se torna muito fácil. Nunca mais tive que gramar filmes de pastilha elástica!

LurdesMartins disse...

Kitty, de facto ir ao cinema sózinha, é do melhor que há! Também já escrevi sobre isso. Eu sou mais sessões às 18/19h. E lembraste-me agora que já há muito não me tenho dado ao meu luxo pessoal.

Vim ter aqui já não sei bem como e embora já me tivesse apaetecido comentar outros posts (estou a ler-te de cima pra baixo), neste não resisti.

Beijinhos

Eli disse...

Eu também!

:)