quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Namorados


Sarah Jessica Parker

Neste momento não tenho namorado. E, pelos vistos, isso deixa muita gente incomodada. "Mas como é que uma moça como tu está sem namorado? Mas andam todos cegos? (pergunta esta que me enche de urticária, como se nós mulheres andássemos a reboque dos homens e não pudéssemos ser exigentes). Enfim...

A verdade é que quando os namoros dos vinte e poucos anos (quando ainda não sofremos qualquer desilusão, quando estamos cheias de sonhos e quando nos iludimos facilmente com qualquer coisa) não dão certo, como foi o meu caso, torna-se mais difícil as coisas resultarem. É que os namoros dos trinta já não são a mesma coisa. Porque já sofremos muitos desgostos amorosos. Porque já vimos os nossos amigos apaixonados divorciarem-se. Porque já não vivemos com os nossos pais e já não estamos à espera de conhecer um rapaz para irmos viver com ele. Porque descobrimos que afinal até podemos ser felizes sem namorado e, ou aparece assim alguém tchan que nos deixe completamente KO, ou preferimos ficar no nosso canto.

E o pior é que surgir alguém tchan já não é o mesmo que aos vinte. Tornamo-nos demasiado exigentes, sobretudo quando até se tem alguma oferta. Damos connosco a pensar da forma mais ridícula "Ah e tal é da minha altura e eu prefiro homens mais altos que eu. Não interessa". "Ah e tal vive com os pais e eu gosto de homens independentes. Não interessa." "Ah e tal deu um erro ortográfico. Também não interessa.". "Ah e tal trazia uma camisa horrorosa também não interessa".

31 comentários:

Clara disse...

E depois?
Eu não acho ridículo, aos 15 e 20 fazia as mesmas exigências q agora.
Aliás a minha exigência é só uma: sentir-me atraída (de todas as maneiras) pelo tipo - é um em dois mil, para mim. Se não houver isso, what's the point? A química não é um processo racional (infelizmente).
Já fui casada e infeliz, por isso sei muito bem que o casamento/relação estável não garante nada (nem mesmo estabilidade).

Raquel A. disse...

Adorei o post! E subescrevo inteiramente! ;)

BJS*

GATA disse...

Pois... a mim é com os filhos! Ainda não percebi porque raio há gente que quer que eu emprenhe?!

Eu não tenho namorado oficial ;-) e estou bem como estou.

Não casei porque não quis. Não tenho filhos porque não quero! E desde que tenha saúde, trabalho, e os 'meus' junto de mim... SOU FELIZ!

sweetie disse...

Eu ainda estou nos 20 e poucos e já penso assim.. mas acho que isso é porque, como tu, também tenho o meu Mr. Big e todos os espécimes masculinos que não forem iguais a ele (não interessa se são melhores, simplesmente não são ele) nem sequer entram nas minhas considerações.
E também acho! Porque raio não podemos ficar só connosco? Desde quando é que é lei ter atrelado? Desde que sejamos felizes o resto não interessa! **

Anônimo disse...

Se não formos exigentes como podemos ter a certeza que ele é "o tal"? As primeiras aparências podem ser ilusórias :) Ser criteriosa é uma qualidade aplicada só a mulheres inteligentes e claro...independentes!
Bjs

anf disse...

Concordo ctg:) quando dizes que é diferente.
Eu acho que não se é mais selectiva, mas sim conheces melhor a pessoa que és, o que vales.

Pensamentos do dia:
" tudo acontece quando tem de acontecer" e/ou "nada acontece por acaso".

Ervi Mendel disse...

Tens sempre o Iran Costa. É o "tchan" certinho :P

Miss Mau Feitio disse...

Pois é, não é fácil encontrar alguem que nos complete!

Eu já encontrei, e não poderia estar mais feliz!
Quando menos esperares aparece o teu principe...

Anônimo disse...

Gostei do post todo, mas especialmente quando referes aquelas pessoas que lançam a questão "mas os homens andam cegos? como é que estás solteira?!!!!". É rídiculo o papel que é constantemente atribuído às mulheres solteiras, um papel de coitadinhas que ninguém pega, quando na verdade e na maioria das vezes, elas é que se contentam com qualquer um.

V. disse...

Como moçoila (rapariga? mulher? credo, nem sei como me referir a mim mesma) que sofreu a primeira desilusão antes dos 20 e casada aos vinte e poucos (e que portanto não encaixa minimamente aqui no teu post) costumo dizer exactamente o mesmo que escreves a duas amigas: uma que pelo que li encaixa aqui que nem uma luva e outra que não passa sem namorado mas não dispensa namoros longos, daqueles que acabam por nunca dar em nada a não ser em muita lágrima.

Não podendo dizer que experimentei o que dizes posso dizer que sinto que isto que descreves era o que me teria acontecido caso não tivesse casado. E do que me conheço acho que a dada altura me ia saber muito melhor estar sozinha no meu esaço de conforto criado por mim e para mim onde seria difícil ancaixar alguém.

Bjs

Anônimo disse...

Kitty,

mais uma vez fantástico. Eu casei com o meu namorado dos 18 e já lá vão alguns anos de namoro ao que juntámos o casamento. No entanto, também digo que as exigências dos outros são sempre intrusas. Ou seja, qd namoravamos há 5 anos :" Então qd é que se casam? Credo!". Qd casamos: " Então nunca mais têm filhos?". Qd temos o primeiro filho: " e o segundo????" QUE RAIO ESTAS PESSOAS! BOLAS!:)
Susie

aka pink disse...

Desde que sejas feliz isso é que importa, quanto às exigências espero que vá para além do exterior ;)

I. disse...

Casei com um namorado dos 20's e acabou mal, muito mal. Hoje, já avançadota nos 30's, tenho a certeza que uma pessoa como ele nunca me atrairia. Não chegava lá, não cumpria os mínimos. Aos 20 estava disposta a deixar passar muita coisa que agora, nem pensar!

A partir dos 30 temos mais consciência de nós, mais estabilidade emocional e financeira, achamos que não vale a pena se não for mesmo o tal "tchan". E depois? Melhor assim que casar ou juntar só para cumprir calendário e acabar num vale de lágrimas.

(eu tive a sorte de me aparecer esse tal tchan ;) e acredita, por menos não valia a pena)

Jonhy Cuidado disse...

Permite-me uma pergunta, face ao estatuto que visas viver:

- caso não surja o tachram boy, há a possibilidade de o homem ver-se encurralado pelo desespero da escolha feminina?

Ou seja, hoje estás calma e serena no teu canto, mas amanha podes viver uma situação de carência, capaz de fazer esquecer muitos dos requisitos que preenchem o teu caderninho de 221 páginas, nessa altura... é melhor o homem, pois nunca saberá se o sentimento é real, fugir ou deixar-se enganar pela carência da mulher?

PS: questão sem qualquer intuito desprezível ou provocador, apenas tenho um caso destes no seio de amigos, de alguém que via as coisas como tu… até que, puff caçou um rapazinho domesticamente falando: todo pimpão!

Pepita Chocolate disse...

O que acontece é que aos 30 temos escolhas mais refinadas.

Mnemósine disse...

Pois, concordo.
Nem é só não conhecer alguém com quem queiramos partilhar a nossa vida, é sermos o suficiente para ser feliz e um namorado ser apenas um bónus e não uma peça-chave.
São manias.

Trintão disse...

Fazes bem! Há que desejar o melhor para nós.

O que interessa é que te sintas bem e não viveres a vida como a maioria faz só por "pressão" social!

Teresa Gaudêncio Santos disse...

A questão é que depois dos trinta, "Os homens são como os lugares de estacionamento: os bons estão ocupados, os livres são uma bela mer*a"

Eu casei com o meu namorado da vida inteira (dos 16 aos 35) e o facto é que acabou! E sei que, se o ponto de partida, em vez de ser aos 16 anos, fosse hoje, nunca olharia para ele. Estou como a "l." no comentário aqui em cima. Ele não preencheria os mínimos.

Porque com 16 anos temos tudo por "moldar". A tal lista de requisitos é uma incógnita.

Com 36, somos práticas, realistas, independentes. Não deixamos de ser românticas e sonhadoras, mas temos consciência do que somos e do que queremos... E queremos muito mais!

Eu quero tudo a que tenho direito. Quero o "Tchan" - leia-se um homem inteligente, independente, intenso... Ahhh, pois é!!! E é por isso que acho que vou continuar sozinha!!!

Bjs
T

Estamos sozinhas

Anônimo disse...

Não podia concordar mais ctg!
Será assim tão inconcebível uma pessoa ser feliz....sozinha!
Mas o pior é q acho q algumas das pessoas q me dizem isso, "pseudo-amigas" têm mtas vezes inveja da vida de liberdade e diversão que vivemos, sem termos de aturar maridos chatos e filhos chorões!

(gosto de te ler)

Bjs
Celuska

Unknown disse...

Escreveste o que muitas de nós (nos trinta) sentem. Subscrevo-o na integra :)

Sofia disse...

Sempre detestei perguntinhas do géneo "então e namorado?". Agora que tenho namorado "então e o casamento?"... Vão-se lixar!
Cada um sabe da sua vida. Temos todo o direito de estar sozinhas ou acompanhadas quando queremos e om quem queremos. Quando for a altura (se axarmos que tem de ser) damos os passos em frente. Se não, não interessa. Nã temos de obedecer a convenções, sobretudo porque não é isso que nos faz felizes!

Precis Almana disse...

Se por Mr. Big entendes a pessoa que tu achas que tinha tudo para dar certo, e deu, mas que por alguma razão acabou um dia, mas ainda ficas a pensar que era "o tal", assino por baixo em tudo o que dizes. Mesmo tudo, que é a exigência, o não ter namorado, o etc. A diferença é só 1, acho: tenho (já) 40 anos.
Portanto, se queres um conselho, não leves a exigência demasiado a sério :-)
Não é que eu esteja mal, só que penso que assim... nunca mais! E não gostaria de envelhecer nesta condição... Embora agora esteja bem!
Gostei da tua visita lá ao meu cantinho!
B&jux

Melancia disse...

Opa adorei este post. Ainda faço parte da estatística dos 20 mas compreendo tão bem o que descreveste. Sinto mesmo que a pouco e pouco, em cada aumento de exigência caminho para o quadro que pintaste. Muito bem. Assino por baixo :)

Melancia disse...

Não sei se me consideram um extraterrestre por dizer isto mas quando se tem os amig@s mais brutais do mundo sinto que o amor fica de certo modo posto de lado. Eu sei que não é o mesmo e uma coisa não substitui a outra, só digo que quando ando ocupadíssima com amig@s não sinto a mínima falta de ter namorado, para ser sincera por vezes até tenho medo de me apaixonar e deixar de ter tempo para mim e para as minhas coisas com amig@s. Claro que é uma questão de organização, há tempo para tudo e sim, aquela sensação inicial de amor infantil é linda e dá vontade de atirar tudo ao ar para estar só com ele o tempo todo do mundo, eu sei disso tudo e sinto-o mas gostava só de deixar um tributo aos amig@s que para mim são mesmo o melhor do mundo :)

Rubi disse...

Kitty

A verdade e que nao existem homens perfeitos, ou mulheres perfeitas. Mas acredita que quando o tal "tchan" aparecer, se for o teu "tchan" nao vai ser comparavel com a concorrencia. Tudo se encaixa. Vais ver... ;)

Vanity disse...

Ri-me tanto com o teu post. Acho que podiamos formar um clube. somos tantas a querer as mesmas coisas e a pensar da mesma maneira.Contudo acho que qd aparecer o special one tudo vai bater certo assim do nada, qd menos se espera...

Usa as chaves para entrar disse...

Como eu te compreendo!
Assino por baixo!!

**

Firehawk disse...

Escr isto em outro lugar: isto dos gajpos dizerem isto fica mal mas eu digo. É a vida: eu também acho o mesmo que tu.

Anônimo disse...

Só venho comentar para dizer que ADORO ADORO ADORO esta foto. Acho-a espectacular! Parabéns pela escolha!

ANGIE

Anônimo disse...

Como eu te entendo Kitty. Também tive namoros longos aos 20 que depois terminaram e a partir dos 28 não encontrava ninguém "digno". Já sou trintona à ano meio. Mas apesar da exigência que vem com a idade, por outro lado fiquei mais tolerante e deixei de esperar pelo príncipe encantado, não existem homens nem mulheres perfeitas. Facto é que quando menos esperava conheci o homem com quem estou de momento e que me faz muito feliz. Agora que há pressão nesta sociedade há. A minha irmã mais nova já casou e tem uma menina linda. Eu a mais velha NADA :) nem casada nem filhos.. sinto a pressão de todos família, colegas e afins...
É o mundo em que vivemos :)

Just Me

LurdesMartins disse...

Como te entendo... :))))

Beijinhos