sábado, 26 de abril de 2008
Há rituais que não se compreendem
Um ritual que nunca compreendi foi o de "dar os pêsames" nos funerais. Não compreendo a sua função. Não compreendo porque temos de levar com beijos, abraços e apertos de mão, de pessoas que não conhecemos de lado nenhum, e que, na maior parte das vezes, não mantinham qualquer relação de afectividade com o falecido. Dei conta disso, hoje, no funeral do meu tio M.. O meu tio M. não tinha mais ninguém para além dos irmãos e dos sobrinhos (eu e os meus irmãos). Por isso, era a nós que vinham dar os pêsames, os sentimentos. Como se a sua morte fosse a maior desgraça. Esquecendo-se que a maior desgraça foi mesmo a vida de quase morte que ele viveu nos últimos meses. Meses e meses de sofrimento. Dele e de todos os que estavam à sua volta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Também não percebo. Pessoas que nunca se chegaram quando os que sofriam precisavam... E depois vêm dar beijos e abraços.
Podia ser pior e como no USA, fazer uma "festa" com salgadinhos, sandes e bebidas para quem quiser...
Lamento
(não conhecia o teu tio, nem pessoalmente a ti, mas o virtual tem destas coisas e mando-te um beijnho e se tivesse aí dava-te um xi-coração)
Eu não gosto de dar os pêsames.
kitty, compreendo-te e concordo ctg, mas é daquelas coisas que as pessoas fazem porque é "sociologicamente" correcto...
Não acredito que façam por mal, mas tbm na maioria dos casos estão pouco se lixando para o falecido e para a familia. Enfim!
Eu acho que é o tipo de situação em que queremos é estar sozinhos ou então não falarem muito connosco.
tbm acho que a fazer alguma coisa pelos outros devemos fazer enquanto têm vida.
bjs
Um beijo para ti.
Eu não entendo isso, não entendo o vestir escuro num funeral, não entendo porque é tão dramático alguém morrer, etc. A única garantia que temos nesta vida é mesmo a morte. O desconhecimento e o mistério dessa faz com que as pessoas tenham atitudes interessantes e se refugiem no social e religiosamente correcto.
Desculpem, mas as que não entendem só podem não ter tido laços com quem morreu...
ana raquela, obrigada. :-)
aespuma dosdias, nem eu. :-S
anónimo, ora nem mais. :-)
menino bonito, não percebi. :-S
vanita, outro para a menina. :-)
anónimo eu acho que é sempre dramático alguém morrer. Pois custa-nos ver partir quem gostamos. Mas já a maior parte dos rituais como o "vestir preto" não concordo com eles.
anónimo depende do que não se entende. :-)
anonimo que disse "Desculpem, mas as que não entendem só podem não ter tido laços com quem morreu...":
Desculpa contradizer a tua especulacao, mas bem pelo contrario. Desde a familiares, familiares directos (Pai), amigos, amigos a morrerem esfaqueados e baleados nos bracos... por isso nao me parece que seja por ai' :)
Subescrevo na integra.
Não gosto de dar os pesâmes.
Não gosto de receber pesâmes.
é isso e na missa o padre fazer um belo discurso, muito elogioso e ter de, a meio, ir ver o nome da pessoa a um papel porque não se lembra. Já vi isto acontecer!
Postar um comentário