Cara Kitty Fane, É simples. Não cumpre/atinge o objectivo. Acho que é importante definir claramente os critérios de êxito e as condições de realização. Só assim se podem ter objectivos bem definidos e saber se os mesmos são atingidos ou não.
Leva nega, obviamente. Que raio de pergunta =S E se as frases tiverem muita pontuação? É a ler aquilo em corridinho, claro! O importante é palavras/tempo e mais nada!
O número de palavras isoladas lidas pela criança num minuto é um dos indicadores mais fiáveis de avaliação da leitura. Estamos a falar de listas de palavras e não de textos. E claro que não podem ser quaisquer palavras. Têm de ser palavras controladas em inúmeras variáveis psicolinguísticas, desde a extensão à frequência de uso. Não sei se o ministério vai fornecer alguma prova, mas há listas de palavras aferidas para o 1º Ciclo do Ensino Básico no relatório de avaliação do PNL de Sim-Sim e Viana (2010).
O Ministério da Educação cada vez dita mais objectivos ridículos... é que em vez de se preocuparem com a qualidade do ensino, preocupam-se com inúmeras burocracias e com objectivos deste tipo. A minha mãe é professora há cerca de 29 anos e cada vez tem menos vontade de o ser devido a estas medidas simplesmente ridículas que o Ministério se lembra de implementar. Já conhecia e espreitava blog há imenso tempo, mas só hoje me lembrei que não o seguia através do google, agora já sigo! :)
10 comentários:
Chumbado claro!!
Enfim... que parvoíce.
Cara Kitty Fane,
É simples. Não cumpre/atinge o objectivo.
Acho que é importante definir claramente os critérios de êxito e as condições de realização. Só assim se podem ter objectivos bem definidos e saber se os mesmos são atingidos ou não.
Leva nega, obviamente.
Que raio de pergunta =S
E se as frases tiverem muita pontuação? É a ler aquilo em corridinho, claro! O importante é palavras/tempo e mais nada!
O que pedirão para o 4º ano? O que será que exigiram ao Relvas? Estou boquiaberta com a educação em Portugal...
Pensei que só no Brasil tivéssemos objetivos inatingíveis.
:(
ainda bem q já fiz o 1º ano à muito tempo, isto hoje em dia :o
O número de palavras isoladas lidas pela criança num minuto é um dos indicadores mais fiáveis de avaliação da leitura. Estamos a falar de listas de palavras e não de textos. E claro que não podem ser quaisquer palavras. Têm de ser palavras controladas em inúmeras variáveis psicolinguísticas, desde a extensão à frequência de uso. Não sei se o ministério vai fornecer alguma prova, mas há listas de palavras aferidas para o 1º Ciclo do Ensino Básico no relatório de avaliação do PNL de Sim-Sim e Viana (2010).
O Ministério da Educação cada vez dita mais objectivos ridículos... é que em vez de se preocuparem com a qualidade do ensino, preocupam-se com inúmeras burocracias e com objectivos deste tipo. A minha mãe é professora há cerca de 29 anos e cada vez tem menos vontade de o ser devido a estas medidas simplesmente ridículas que o Ministério se lembra de implementar. Já conhecia e espreitava blog há imenso tempo, mas só hoje me lembrei que não o seguia através do google, agora já sigo! :)
Beijinho*
Têm de conseguir as 55, senão no futuro serão como o Miguel Relvas :)
É o que dá meter ASNOS a delinear as metas da nação!
Ide todos para a Suécia para ver o que é um país a sério!
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