terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pergunta da Semana # 8 - Os homens e as mulheres podem mesmo ser amigos?


Dermot Mulroney e Julia Roberts em "My Best Friend's Wedding"

Eu acho que sim, acredito mesmo na amizade entre um homem e uma mulher, desde que não haja atracção física entre eles. É que se existir, há um dia em que, com os copos ou sem eles, a coisa descamba e, ups, lá se foi a amizade. Quem nunca teve uma experiência dessas que atire a primeira pedra.

42 comentários:

EU SOU EU disse...

Concordo contigo...podem e devem...mesmo os casais antes de serem namorados\maridos é fundamental que sejam AMIGOS...
Apenas discordo na parte de não puder existir atração... e falo por experiência própria... um dos meus melhores amigos é uma amiga... e já fui super "apanhado" por ela..já tive á muito anos...um flirt engraçado com ela...e no entanto hoje em dia somos melhores amigos...sou padrinho de casamento dela...e da filha dela...somos amigos como nunca...nunca deixamos a atracção fisica atrapalhar a nossa amizade...apenas vimos que nunca podiamos ser mais que melhores amigos...de verdade...quero apenas o melhor para ela...e sei que ela quer o melhor para mim...

Paulinha disse...

Ah sim... é daquelas verdades universais..

Ins disse...

concordo:D e sim um homem e uma mulher podem mm ser amigos

Clara disse...

já me aconteceu e é um dos meus melhores amigos, ainda.

Brandie disse...

Concordo contigo. Se não sentirem nadinha de nada um pelo outro a coisa pode funcionar às mil maravilhas. Mas só mesmo assim.

Andorinha disse...

Sim. Tenho grandes amigos homens, mas nunca tive por eles qq tipo de atracção física, e até são homens bonitos, mas a atracção pra mim é um conjunto. No seu conjunto, pra meus homens, não servem. Mas são os meus melhores amigos.
Um homem por quem sintas atracção jamais será SÓ teu amigo. Mulher que se preze vai tentar sempre ver qq coisa nos olhos deles pra dizer sim à vontade dela, vai dar os conselhos todos trocados sobre as mulheres com quem ele anda, pq pode ser que "chova" pra ela, e vai acabar apaixonada, e sem amigo. Bom ano ;)

oh,me! disse...

Sim, sem dúvida!
Mesmo com copos ou sem copos pelo meio...

GATA disse...

EU! e agora toma lá com um calhau na testa!

GATA disse...

ADENDA: sempre tive mais amigos que amigas e, com algumas excepções, dou-me muito melhor com os homens que com as mulheres, elas são muitooo complicadas!

Anônimo disse...

Casei com o meu melhor amigo..... o resultado de uma excelente amizade DE MUITOOOOOS anos e de uma noite de festa e de copos... mas que correu bem, pois!

SofiaB.

Silk disse...

Acredito na amizade entre mulher e homem. O meu melhor amigo é amigo do peito. Lol! Literalmente, porque há inerente uma atracção. E acho que por isso é que continuamos amigos desde os tempos que eram outros. E gosto desse jogo dúbio. Odeio sempre as namoradas dele, rejubilo quando termina o namoro e vem pedir-me colinho... mas também me conformo quando acerta no amor e fico feliz com a felicidade dele. Mas há sempre uma troca de olhares, um gesto, que me faz sentir como é bom tê-lo como amigo, como é bom ter alguém que me conhece tão bem e me faz sentir sempre tão especial. A atracção está lá, mas os limites também. Bem delineados e esclarecidos...

Rita Maria disse...

Se houver atracçao e o sexo for muito mau, também podem ser amigos :)

Anônimo disse...

Podem sim...se ele for gay e ela feia como um trovão, desculpa mas é a realidade. Santos

Bluebluesky disse...

Eu estou na situação mais dúbia q pode haver quanto a este assunto.. Não posso de modo algum atirar a mais mínima pedrinha... :-)

Unknown disse...

acho que o textinho desta imagem que retirei do site "i can read" resume bem o que eu penso sobre a questão: http://2.bp.blogspot.com/_crejbzaqNSU/SoHeZeGBiuI/AAAAAAAACJg/CqJiYh6h8vA/s1600-h/UU8sftjMcq8mwgaxSgeUN5K9o1_400.jpg . ou, pelo menos, o que tem acontecido comigo.

Anna disse...

Eu também acredito que sim... Se bem que os momentos em que a linha entre a amizade e algo mais se tornam demasiado ténues, mais vezes do que gostariamos...

Muitas vezes o que nos salva de cruzar a barreira (e estragar tudo) são os factores que impossibilitam o encontro...

Anônimo disse...

ahah...isto é tão verdade...

so_risoIncógnito disse...

Sim , é uma grande verdade!
Já tive essa experiência... mas a amizade não se foi... aliás continuamos a ser os melhores amigos...

Anônimo disse...

O meu grande amigo homem é gay. O único grande amigo que tive na Faculdade, acabámos os 2 enrolados e éramos só amigos... Pois... A partir daí nunca mais acreditei nessa treta de amizades entre homens e mulheres... Dava-me mesmo bem com ele, falávamos de tudo e no fim... Pumba... Continuámos amigos, cada um seguiu a sua vida mas na altura fiquei devastada porque se ele quisesse podíamos ter sido muito mais. Ele não quis e preferiu outras. Sofri em silêncio, ficámos amigos mas perdemos o contacto naturalmente...

Catarina disse...

Em tudo é necessário equilíbrio...

Anônimo disse...

um homem e uma mulher podem ser amigos, sim. e a coisa funciona melhor se houver atracção física, na minha opinião. os meus melhores amigos homens são homens com os quais já me envolvi. e correu muito bem. tão bem que tivémos vontade de ficar amigos. e somos, felizmente. amigos com sal e pimenta, que é muito mais divertido! :)

sónia

Atena disse...

Hi...

Acredito piamente que sim!!!

Tenho alguns amigos Homens e nunca se passou nada a nao ser a amizade que nos une!!!
Nunca houve nenhum tipo de sentimento alem da amizade...para mim são como irmaos, e nem consigo vê-los de outra forma que nao essa!!!

Bj*

Just a guy disse...

Namoro com a minha melhor amiga depois de uma noite de copos...

É verdade que a amizade era verdadeira e que os limites sempre foram respeitados.
É verdade também, que com todas as condições reunidas num determinado momento, aconteceu... ainda bem :)

Acredito que a amizade, independentemente da sua forma, é a base para qualquer relacionamento e se ela acaba por uma noite de copos ou sem eles, então provavelmente não existia amizade.

Acho eu…

Salvador d'Almeida disse...

quase...o chato é que a mulher é que manda e enquanto ela quiser é só amizade, qd quiser mais tem mais, nós homens cedemos sempre

siceramente disse...

oh que visão tão estranha :P claro que podem ser amigos e mesmo com os copos e com as atracções todas, basta que percebam que fomes do momento não podem ser superiores à amizade.

PJ disse...

Os homens e as mulheres podem e devem ser amigos e ficarem amigos mm depois de um envolvimento sexual. Infelizmente, não percebo pq os homens(2) por quem já me apaixonei, não quiseram ficar meus amigos! inclusivé, este último, com quem não se passou nada, apenas um beijo, disse para eu o esquecer e apagar o n.º...mas, neste caso, quem perdeu foi ele! temos pena....

prada disse...

Não acredito nisso !

Meg disse...

Concordo, concordo,concordo!

E que bom ter amigOs a sério. Às vezes é bem melhor do que ter algumas amigas :)

Sem copos e sem descambações (acho que esta palavra tb não existe:)

Confessions of a Shopaholic disse...

Também acredito e concordo contigo não pode haver atracção física nem nada que se parece que um dia lá se vai a amizade e tudo fica assim um bocadinho para o estranho!

Anônimo disse...

Tenho um saco escondido com tres/quatro "pedras"...
with or without copos, là vem o dia que estàs super-carente,triste, o Mundo odeia-te e...
( duas dessas "pedrinhas" escondidas ainda sao amigos top, as outras.. nem por isso!!)

Ultima Thule disse...

so true

Precis Almana disse...

Que giro que os últimos episódios do Friends que vi andam à volta disso...
Mas ser amiga "picante" também é giro ;-)

Anônimo disse...

Acho que podem ser amigos sim.
Um dos meus melhores amigos, começou por ser só amigo, depois a atracção física falou mais alto e acabámos por nos envolver, não durou mto tempo e quando tudo acabou ficou a amizade intacta, a qual tem vindo a ficar cada vez mais forte com o passar dos anos.
Mas também acho que depende muito das pessoas e das circunstâncias.

Xana

Anônimo disse...

(...)

Anônimo disse...

Amigos meus e eu já nos comemos e não deixámos de ser amigos. Aliás, os laços de amizade ficaram fortalecidos. Discordo desta sua teoria. Pelo menos a minha prática não demonstra isso.

Sara

Xana'Maria :) disse...

Claro que sim :)! Aliás os meus grandes amigos, aqueles que sei que vão ficar para toda a vida são homens... E mesmo existindo atracção fisica, a amizade pode permanecer, mesmo que se envolvam em alguma altura da vida, mesmo que por vezes a atracção fale mais alto e os corpos nao resistam um ao outro, mesmo assim a amizade pode permanecer. Porque à parte de toda essa "quimica" de corpos, existe algo maior, muito maior que nunca será abalado.


Beijinhos*

Xana'Maria :)

j disse...

Eu acredito e nem é uma questão de fé! Eu vi e vivi para crer. Tenho amigas, sim, e sou homem. Não somos só sacos de hormonas, temos capacidade para ter sentimentos para além de atracções. É certo que há por aí homens que não conhecem o valor de uma mulher e apenas vêem nela um meio para obter alguma coisa. No entanto, prefiro medir os homens no geral por outro tipo de pessoas que não esse e sim, acredito, valorizo e comprovo que um homem e uma mulher podem ser amigos.

Para as senhoras que não acreditam, lamento tanto que tenham razões para pensarem dessa forma e espero sinceramente que apareça alguém que vos faça mudar de ideias.

Anônimo disse...

Acredito no valor da amizade verdadeira, não importa o sexo da pessoa e sim que seja amigo pra todas as horas!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Santo&Pecador disse...

Friedrich Wilhelm Nietzsche escreveu "Uma mulher pode muito bem ser amiga de um homem, mas para a amizade durar é preciso que haja um pouco de aversão física."

Tem o seu quê de verdade, mas... tenho a certeza que nem sempre é assim, se acontecer uma noite "daquelas" e se realmente a amizade for verdadeira, não se perde, nem tão pouco diminui.

Relativamente a esta "minha" teoria eu atiro a primeira pedra.

É simplesmente a minha melhor amiga, somos amigos á cerca de 12 anos, aconteceu no 1º ano de amizade, e é com grande satisfação que esta grande amizade dura e tem crescido ao longo de todos estes anos.

Fui o 1º a saber quando ela começou a namorar o actual marido, assim como foi com grande alegria que me ligou a dizer que ia ser mãe, entre outras coisas...enfim somos verdadeiros amigos, independentemente de tudo o que tenha passado entre nós!(que nenhum dos dois se arrependeu que tivesse acontecido)

Por isso não sei se a tua teoria se poderá encaixar a todos os casos, mas não duvido que os haja!

Felicidades!

Clementine disse...

O meu melhor amigo é homem. Um amigo que me conhece melhor do que qualquer outra pessoa à face da Terra, e com quem posso fazer as maiores parvoíces sem me sentir deslocada. Que se for preciso me faz festinhas na cabeça quando eu me sinto em baixo, e me ajuda a pensar como se fosse eu própria.

Na minha opinião, encontrarmos uma amizade deste tipo é um dos maiores tesouros que podemos encontrar na vida. E não é sinónimo que venha obrigatoriamente a acontecer algo mais entre as duas pessoas envolvidas - um coração é suficientemente grande para que nele caibam amizades deste tamanho e relações amorosas estáveis!

Jinhos,

Marta

Mariana Espiga disse...

Claro que podem....o meu melhor amigo....é o meu ex-namorado. É possivel e não existe melhor....Ter o meu ex como melhor amigo é fabuloso, não é possivel encontrar alguem n mundo que saiba melhor todas as minhas facetas e estados d espirito :)