sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Judite de Sousa
Sim, a Judite de Sousa não esteve propriamente bem na entrevista de ontem e foi notória a sua falta de atenção à profundidade das palavras do António Lobo Antunes. Aquela gafe de perguntar como era a gravata quando na realidade não existia nenhuma gravata, foi imperdoável. Confrangedora, até.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
34 comentários:
Também eu vi a entrevista e fiquei fascinada. Pensei para mim, que é vergonhoso não ter lido nada escrito por aquele homem e hoje mesmo vou à FNAC comprar um livro dele (shame on me!).
E até o meu marido que, infelizmente, não gosta muito de ler e não se interessa muito por este tipo de entrevistas (leia-se: a escitores) estava completamente embevecido a ouvir Lobo Antunes. No final, estavamos ambos emocionados por tudo o que ele disse, com a sua sensibilidade, a sua franqueza também. Sinceramente achámos constrangedor a "falta de tacto", de abertura de espírito ou de atenção (não sei o que se passou ali!) da Judite de Sousa...A história da gravata, então...imperdoável!
Raquel
Um homem fascinante, embora a sua leitura não seja fácil. Gosto sempre de o ouvir nas entrevistas, ler nas entrelinhas das suas palavras, pena a Judite não ter estado à altura.
Maria:)
A história da gravata foi mesmo muita má. Ela parecia distraída, ausente.
A.
Ela estava muito distraída... cansada, seria?
Susana
Kitty pensei o mesmo " mas ela estava a onde que nao percebeu o que ele disse?" foi um grande erro da parte dela...e depois cortou-lhe o pensamento...mas do mal ao menos deixou-o falar!
Também achei constrangedor.
Ele é inteligentemente tocante. Ela perdeu-se numa futilidade gratuita e pouco concentrada naquelas palavras dele.
E também já estive a rever a entrevista... Ele é fantástico.
só para dizer que a jornalista se chama JUDITE SOUSA e não Judite DE Sousa. :-)
Pensei o mesmo (quanto à idiotice da Judite de Sousa).
E esta entrevista fez-me fazer as pazes com o senhor, que parece sempre tão embirrante nas entrevistas que leio dele. Se calhar devia dar entrevistas só assim, na televisão, e de preferência em directo.
Também reparei nessa falta de atenção da Judite Sousa, e cortou o discurso dele. Mas de qualquer forma gostei bastante da entrevista que deu....comoveu-me.
O LObo Antunes será sempre o meu escritor preferido, venha quem vier.
Por acaso nao concordo, todos temos falhas e acho que em geral a Judite esteve bem. Ok, houve o pormenor da gravata, sim, mas pode acontecer.
E tu? Onde andas com a cabeça para dizeres que ela se chama Judite de Sousa?
Beijo
Se não frequentasse este blog diariamente nao teria ouvido esta entrevista. Para mim foi muito bom mudei quase em 360º a minha opiniao sobre o Lobo Antunes aliás muito sinceramente acho que foi ele mesmo que mudou ou entao mudaram as circunstâncias e ele revelou-se. Fiquei contente com o que ouvi obrigada kittizinha (sim porque tb acho importante manifestar ternura.
Eu não pude ver mas agora fiquei curiosa...
BJS*
Parabéns pelo blogue. :-)
http://jovemparasempre.pt.vu/
Vou já ver :)
Sim, a Judite de Sousa esteve muito aquém do que eu pensava dela como entrevistadora... A sensação que me deu, do princípio ao fim, foi que enquanto ela estava cá em baixo, "em terra", ele estava a planar muito alto, com os seus pensamentos, e ela não conseguia acompanhar. É a melhor maneira pela qual consigo expressar o que senti... :P
Jinhos!
Marta
Já exprimi a minha opinião em relação à Judite Sousa, no teu primeiro post. Mas não posso deixar de o fazer novamente!! Não penso ter sido cansaço ou distracção...porque se uma pessoa se distrai num momento, noutro não comete o mesmo erro, ainda por cima sendo ela uma das entrevistadoras, senão "a" entrevistadora dos grandes nomes do nosso país!!! Até porque quando Lobo Antunes lhe disse que gostava dela e do marido, teve a tirada do benfica (vêem como estava atenta!!) em vez de ficar calada e reconhecer o elogio!!! Enfim, a audição selectiva é uma coisa que acontece muito!! É pena que lhe tenha cortado o pensamento com perguntas feitas e é pena que o tempo de entrevista tenha parecido tão curto. Mas a profundidade do que foi dito trespassou e quem quiser mais basta deliciar-se com os seus livros, que embora dificeis, fazem-nos crescer!!!
Não é fácil estar num directo com ordens pelo auricular...Não foi o melhor momento da senhora, mas também não é motivo para a crucificar...
O ALA é espectacular!
A Judite Sousa escusava de o ter tratado por António do princípio ao fim numa intimidade forçada e qu se sentia vazia.
"...estive nove meses dentro do ventre de uma mulher...", a propósito da compreensão do universo feminino. Brutal!
A Judite Sousa esteve mesmo muito mal...
A minha opinião acerca do Lobo Antunes mudou para melhor...
Claudia
Eui tb me reconciliei com o senhor e finalmente vou iniciar-me no seu mundo literário (embora eu goste de historias e ele não gosta de contar historias...). Na última entrevista que tinha visto na TV, a jornalista penava para lhe arrancar alguma frase completa, ele respondia com poucas palavras, com longos silencios... desta vez estava bem disposto, sorridente, afável, sintonizado.
Quanto à Judite, é mais fogo de vista, está muito aquem de ser uma excelente jornalista!
Já alguém viu as entrevistas do programa Bairro Alto na TV2? Bem melhores!
Toda a gente reparou no deslize da Judite Sousa, por isso estão todos convocados para dirigir as próximas entrevistas a escritores na RTP.
Talvez possam fazer peguntas como: Lobo Antunes, projectos para o futuro?
Só uma observação ao comentário do Francisco.
Chico, se a tua opinião mudou 360 graus, então quer dizer que ela continua na mesma, não mudou.
Para ficares com uma opinião totalmente diferente, a opinião teria de dar uma semivolta (de 180 graus).
360 grans, quer dizer que ela andou à roda, mas ficou na mesma.
Tanta coisa que o nome é Judite Sousa e não Judite de Sousa, e eu olho para todo o lado e vejo sempre escrito com o DE.
ola , vou comentar pela primeira vez :p
só para te dizer que a tua custa fikei viciado na entervista. gosto da parte em que ele diz que as pessoas sao como um arco-iris. e os casamentos tb, nao nos podemos tentar entender nas 7 cores, se nos entender-mos em 4 ou 5 já é mt mt bom :)
beijos adoro o blog
É fascinante mesmo, embora ache a sua escrita um pouco difícil. Trabalhosa...
A Judite de Sousa esteve mal, eu senti vergonha alheia.´
B.Ju
Em relação ao nome da entrevistadora parece-me que será Judite de Sousa. Assim indica a Wikipédia, o site da RTP e mais alguns resultados da pesquisa de confirmação que fiz na net. Parece-me, portanto, que esse assunto está arrumado e não é o mais importante em relação ao post publicado. Assim, tirando as ervas do Caminho, passo para o importante. Existirá com toda a certeza várias justificações para o comportamento de Judite de Sousa nesta entrevista. Agora, não me parece que se possa dizer que ela manteve o nível a que nos habituou. Talvez estivesse nervosa pelo convidado que tinha à sua frente, ou embevecida com ele. A realidade é que estava ausente e pouco orientadora da entrevista. Para além do episódio da gravata, destaco também ela dizer, pelo menos, três vezes: "Vamos regressar ao seu livro..:" No final, tudo está bem e no lugar certo. Talvez se ela estivesse muito presente e orientadora da entrevista, Lobo Antunes não estivesse tão expressivo e apaixonante.
Tens toda a razão Kitty. Cá em casa, eu a minha mãe também discutimos isso. Parecia que a Judite ou estava a milhas dali ou não estava com paciência para perceber o significado das respostas.
Para a Ana Filipa Oliveira: a jornalista chama-se Judite Sousa.Aliás, há dias no programa "5 para a meia noite" ela era convidada e fez questão de clarificar isso. Se for pesquisar o seu livro A Vida é um Minuto, verá na capa o nome Judite Sousa (http://www.wook.pt/authors/detail/id/20950). A Wikipedia refere o seu nome completo, e não Judite de Sousa.
Agora sim, o assunto está arrumado. Pode ser?
Ela, a Judite Sousa, já disse em várias ocasiões que o nome não leva o DE. O que acontece é que alguém julgou que o DE faria lá falta e a coisa foi-se disseminando, mas a verdade é que o nome dela, segundo a própria, não tem DE.
Aliás, o nome profissional da senhora é Judite Sousa, sem DE. Mas isso não é muito importante.
Quanto ao Lobo Antunes, creio que peca pela falta de espontaneidade, é tudo muito preparado, muito pensado, basta ver ou ler várias entrevistas dele para verificar que ele diz sempre as mesmas coisas, as mesmas metáforas, as mesmas frases. Pelo menos aquelas entrevistas que acontecem mais ou menos naquela altura.
Acabei de ver agora.. fabuloso, tremendo.. esta entrevista é uma autentica lição de vida.. para quem já perdeu a "virgindade do olhar.." (perdemos todos..). Comparações com Saramago, acho que nem vale a pena falar sobre isso. Quanto á Judite.. foi como o Maradona falhar um penalti.. mas entrevistar esta pessoa não é seguramente igual a entrevistar a nossa classe politica..
Quanto ao nome, apenas referi (apesar de nao encontrar o meu comentario, que assinei), porque é, de facto, a ideia que toda a gente tem. Eu própria tinha essa ideia até a ouvir dizer, ha um mes, numa entrevista, que não se chama judite de sousa, que o nome dela não tem "de", que não sabe de onde veio essa "confusão".
A verdade é que toda a gente diz assim, sim, mas penso (posso estar completamente errada!) que pode ter sido alguma coisinha a ver com o facto de "Judite Sousa" e "Judit'de Sousa" estarem próximos foneticamente, ao ponto de se generalizar.
E, pronto, um "de" fica sempre bem. Ou não. :p
Babs
Peço desculpa, o comentario que eu tinha feito anteriormente (assinado) estava noutro post. ;)
Babs
Não fui só eu que reparei nessa da gravata, ufff... pensei que estava ou maluquinha ou com um ataque de mau-feitio.
Postar um comentário