terça-feira, 24 de março de 2009

Breve reflexão acerca dos foleiros



Sendo eu uma mulher tolerante e de espírito aberto, sempre achei que todo o estilo de homem podia ter o seu encanto. Podem ter um estilo clássico, surfista, enfim... desde que tenham maturidade, carácter, sentido de humor, educação, inteligência, charme, podem sempre ser interessantes, independentemente de tudo o resto.

No entanto, há um género que nunca explorei verdadeiramente. E, confesso, não tenho a mínima vontade. São os foleiros - bimbalhões, pirosos, mitras e afins.

Não digo que não sejam boas pessoas. Com certeza que são. Mas não, definitivamente não. Contudo, é um género muito assediado, tendo em conta a existência de um Tony Carreira que enche estádios e pavilhões e mais o que houvesse, de mulheres completamente esganiçadas.

E os foleiros podem ser de vários tipos.

Podem ser os amantes do tuning. Que eu chamo carinhosamente de mitras. E que, ao contrário do que eu pensava, até nem são todos maus rapazes. Sim, porque há um ano um grupinho deles bateu no meu carro e até que foram bem queridos e gentis. Nestes há dois acessórios que nunca podem faltar: o boné e o brinquinho brilhante. Em geral, vestem-se como os 50 cents e afins. Estragam os carros de uma maneira que dá dó. Ailerons e outras coisas que eu nem sei o nome. A música no carro quer-se sempre bem alta, até porque eles investem muito no material de som.

Podem ser os-da-night, como eu lhes costumo chamar. Em geral, frequentam discotecas do género do W ou do Docks. Usam t-shirts coleantes de marcas como Dolce e Gabbana ou Emporio Armani. Mas, atenção - estas têm de ter letras bem grandes à frente. Para que todos saibam de que marca é. Sem isso, nada feito. É importante referir que esta espécie passa a semana a exercitar-se em ginásios, para no fim-de-semana exibir a sua musculatura, perante as moçoilas que se bamboleiam até ao chão, por essas discotecas fora. Sim, são sempre moços musculados. E usam sempre sunga na praia, daquelas bem justas para se notar bem a piloca (que, em geral, parece pequenina) e o resto. Assim bem caídinhas. Para mostrar bem o corpo. Por isso andam sempre a depilá-lo.

Podem ser do estilo-da-província. São aqueles que ouvem Tony Carreira. Em geral, passeiam-se em carros cheios de bonecos pendurados no espelho retrovisor. Esta espécie não sai à noite, a não ser para o café do bairro ou para as festas da aldeia no Verão. Casam cedo e casam sempre com as tais que enchem os pavilhões para ver o seu ídolo - Tony Carreira. O domingo é o dia obrigatório para o célebre passeio no Centro Comercial.

Podem ter estilo-de-foleiro-rico. Que em muito se parecem com os-da-night. As grandes referências desse estilo são o Cristiano Ronaldo e o Quaresma. São pessoas com muito dinheiro. Que gastam imenso dinheiro em roupa. Mas que ficam eternamente com aquele estilo tão... tão foleiro. Vibram com mulheres de aspecto ordinário, de preferência com mamas grandes e longos cabelos loiros.

Lembram-se de mais alguns?

(Parte deste post foi publicado no antigo blogue .)

46 comentários:

Anônimo disse...

Ri-me mesmo a bom rir com este Post. Então aquela da sunga bem justa para se notar a piloca e afins, está o máximo. Do que tu lembras menina.

Boa semana.

Maria:)

Clementine Tangerina disse...

Não, por acaso não, acho que estes realmente são o tipo de homens do qual uma mulher deve fugir a sete pés! Foleiros foleiros, pior pior são os seus carros, mas são o espelho dos donos!!

Anônimo disse...

A tua descrição está tão fiel à realidade que até assusta.
Muito bom mesmo! :)

Gira e "Voa"

Neil disse...

Ora bolas... uma amiga minha chegou do Brasil e ofereceu-me uma sunga (preta e verde). Juro que andava a tentar ganhar coragem para usar aquela coisa, mas depois de ler este post... bye bye sunga.

Serena disse...

Rebolei a rir! Agora vou trabalhar um bocadinho...

Inês disse...

LOLada total! Estava eu a ler isto e a imaginar o relato de um documentário da BBC "Esta espécie pode encontrar-se em..." :) Muito bom! Como sempre, um bom post para começar bem o dia e animar a malta. Obrigada por escreveres sempre qualquer coisinha todos os dias e já se tornou um hábito vir "ler-te". Beijinhos!

Unknown disse...

aqui em Braga esses indivíduos são chamados de "azeiteiros".

The New Black disse...

O que não faltam são tipologias de homens horriveis... Abre um inquérito aqui no teu blog e vais ver quantas respostas te caem.

Anônimo disse...

ola, comecei a ler-te a algum tempo, mas nunca te tinha comentado. hoje nao consegui resistir! Adorei este post, é que eu tambem penso assim. ainda nao consegui para de rir, gosto muito da tua maneira de escrever! continua assim
****
joana silva

Hanokh disse...

Realmente é impressionante como podemos ser tão preconceituosos tendo como base a aparência (minha culpa, minha tão grande culpa!). E depois ser, como eu fui, surpreendida...Um dia destes ia eu no comboio. Na carruagem onde estava, encontravam-se também um invisual e um desses, a que tu chamas mitras...Saímos os três na última estação e quando eu estava já a preparar-me para ajudar o invisual a descer do comboio, vejo o "mitra" todo apressado a ajudar o invisual. O meu queixinho caiu estatelado no chão e o meu preconceito também.

Guilhim disse...

Perfeito! Assim é que é começar o dia logo com um sorriso!

Mas acho que te esqueceste de um ou outro detalhe, a saber:
- o cheiro a perfume que vai daqui à China: não porque tenham desembolsado uns euros valentes na compra do dito, mas porque a cabeleireira da mãe tem uma amiga que arranja uns que são iguaizinhos...
- falando em cabeleireiros: os das madeixas... e sobre isso não me ocorre nada porque prefiro não pensar no assunto...
- e os tais que usam as t-shirts com as marcas bem visiveis, normalmente fazem-se acompanhar de acessórios que não sendo originais, são tal e qual e ninguem nota!

mas a verdade, é que apesar de tudo há bons rapazinhos a corresponder às descrições!

(eis a minha contribuição)

Anônimo disse...

A minha opinião é que foleiras foleiras são todas as pessoas que categorizam e discriminam as outras.

Ana

Madalena disse...

lolollollll Este post ainda me fez rir mais que os outros que tu fazes lololll....Está perfeita a descrição, não podia ser mais fiel ao tipo "foleiros, bimbalhões, pirosos, mitras e afins" lollolll Não falta nadinha mesmo :P

pó de arroz disse...

Fantástico...aqui na minha terrinha também há o estilo "estive na Suiça", que se identifica pelas madeixas oxigenadas e o belo fiozinho de ouro!

Anônimo disse...

Kitty no seu melhor.
Este post é o espelho desse tipo de gente eheheh.

Boa semana :)

Just Me

Anônimo disse...

Adoro estas tuas descrições...e fazes-me sentir "acompanhada"!
É que eu também costumo reparar nos pormenores todos das criaturas que me passam pelo campo de visão mas lá em casa acham muito estranho, tipo "esta não tem mais que fazer"...o que não é de todo verdade!
Eva

Jibóia Cega disse...

Muito fixe. No norte a esta gente chamam-lhes azeiteiros! :o)

Quanto aos frequentadores abusivos de centros comerciais, são os chamados "fatreinos" e fiz uma descrição no meu blog acerca deles.

Vera Dias António disse...

E aqueles que, apesar de trabalhar de fatinho e gravata têm um cabelo que é lambido e ar de predadores e se acham muito bons mas são uma bela porcaria. Nojo.

Anônimo disse...

Adoreio o post!

Miss Sales disse...

Fantástica Miss Kitty fane.. estás lá defenitivamente*
Hve fun shopping*

Amora disse...

Esqueceste-te de um tipo: o que tem uma mãe chamada Dolores Aveiro!!!

Beijinhos

Anônimo disse...

falta o pato bravo/novo rico que nao segue o exemplo do cristi ronaldo, ele sabe que ele é fuleiro, e tenta ter o aspecto de "pessoas normais", mas depois vai em conversas e diz - este relogio custou x, o meu carro foi y, etc, como se fosse o maior do mundo!

Rorscharc disse...

costumo ler o teu blog, pq é engraçado ver o teu lado de viver. mas este post é ligeiramente "esteriotipado". e cmo todos caimos num esteriotipo, qual o teu? passas a vida a falar em moda, gajos e de regras de etiqueta, só pra te dar uma ideia :) e n te estou a tentar ofender, estou apenas a tentar mostrar que esteriotipar é feio.

beijos.

BG disse...

o estilo do ronaldo e do quaresma é o mesmo estilo da maioria dos jogadores da bola... é velos nas grandes marcas a sair cheios de sacos, mas com pouco bom gosto. Mas enfim, eu quando vejo estes estilos a primeira reacção é de gozar, mas depois penso, se são felizes assim, qual é o mal? para além de que para eles a mal vestida sou eu...

Unknown disse...

Muito bom mesmo!É cada espécime, isso para mim nem cai na categoria Homem (é uma sub-espécie)! E as babes?!?! è vê-las na rua, nos centros comerciais como se fossem...não sei para onde. Vivi toda a minha vida em Cascais e há um ano vivo no Porto...criticam as tias e betas da linha...mas por favor isto aqui Às vezes... voltem tias, estão perdoadas!!!

PS-Mas aqui a comidinha é bem melhor!

Anônimo disse...

Podes crer, essa do boné, do brinquinho brilhante, as tais t-shirts, etc etc. não podia estar mais de acordo...eu chamo-lhes os azeiteiros:)

Ana C. disse...

Pois acho que esqueceste um detalhe. O homem pode até não parecer bimbo, estar todo bem disfarçado, mas quando o teu olhar cai sobre o sapato dele o disco risca-se.
Os sapatos para mim dizem muito, mas muito acerca de um homem.
Um homem com os sapatos errados já me entornou muitos baldes de água fria.

Anônimo disse...

ola
Lembrei-me também daqueles bimbos que se vestem aos fins de semana de Fato de Treino eles e a rica da familia toda, e vão passear ou para o parque das nações ou também para o shopping.ehehe

Miss Kin disse...

Conheço todos esses tipos, aos primeiros chamo de Chunnings, aos segundos Marshmellows, aos terceiros são só Bimbos, os quartos são os Ronaldos (Novos Ricos, quando mais velhos). Nestes géneros de "foleiros", faltam-te os Betos, os verdadeiros, com sapatos de vela de sola branca, sem meia, polo e camisola aos ombros (os originais, antes de haver os Betos Radicais, que só muda a farpela), calça que não chega a bater no sapato, provavelmente para se ver que não há meia...

Anônimo disse...

No minho chamam-lhe torgueiros :P

Miss Kin disse...

Atenção Walter Fane, não ponhas de parte a sunga se ao olhares para o espelho vires um corpito sarado, seco, sem haver inchaços de ginásio a mais!

Adão disse...

llllllloooooollllllllll GENIAL! Acho que melhor descrição é impossível... mas fica a pergunta... não gostam as mulheres deste tipo de homens? E não andam sempre quase à porrada por um deles? Cof cof cof... conheço muito boa gente, que assim é :P

Ps. Adorei a maneira como foi tratado o assunto ;)

Anônimo disse...

Que mal tem? São simplesmente gostos diferentes dos seus, não?!

Ana

Neni disse...

Gosto tanto dos "foleiros" como dos preconceituosos.

Anônimo disse...

A tua veia de escritora a saltar. Podes vir a ganhar bom dinheiro para as tuas belas ferias e malas Prada.
Agora a sério gostei mesmo deste post, uma delicia de descrição da fauna que por aí anda.No ginasio que eu frequento aparece disso tudo e com cada carrão...

AnaCCatarino disse...

ehheheh Ora aqui está o retrato do Portugal real! pelo menos o que sevê fora de lisboa...

Danny disse...

mas o pior de tudo, é que esses indivíduos se acham extremamente charmosos e irresistíveis.
É caso para dizer "cuidado senhoras com bom gosto, eles andam aí"

Anônimo disse...

ao que os mitras fazem não chamo tuning, costumo chamar chuning (que vem de chunga... vai dar ao mesmo, portanto...)!
e concordo... ontem ia a passar na rua ao lado da minha e estava um senhor (camisa aberta à frente, fio de ouro com uma cruz, etc por aí fora...) a arranjar o seu carrinho e a ouvir um parente qqr do tonysinho, mas com um volume a modos que um bocadinho alto (duas ruas depois ainda se ouvia)! foi uma cena um bocadinho deprimente foi sim sr...

este post não podia ser mais verdadeiro! ;)

beijinhos

maiSa =)

Pietra disse...

Fartei-me de rir...
Bjs

Anônimo disse...

tens de fazer um post sobre as raparigas que os acompanham!! se quiseres ideias é so dizer, lol!
adoro o cabelo lambido por uma vaca, a sombrancelha desenhada ou entao mto fina, so um tracinho mesmo, usam muito azul ou cor-de-rosa bebé, muito ouro, fio dental a sair das calças, malinha minima de preferência nike ou adidas.. dessas sim eu tenho medo!

sol disse...

Geralmente englobo-os todos numa só categoria: azeiteiros!=)
*

JL disse...

Pessoalmente, acho que são uma fauna absolutamente encantadora.

Ajudam as pessoas normais a sentirem-se melhor com elas, e só por isso, creio que merecem o nosso "obrigado".

Shame on you Kitty, a gozar com quem nasceu com síndroma de deficiência estética...

Juanna disse...

Ui, havias de ver aqui em Madrid.. quando sao chungas, sao mesmo muito chungas. Porque para alem dessas t-shirts justas, brinco, madeixas, etc, ha a acrescentar os dentes nao lavados, as unhas porcas e os tenis sujissimos.

Ha uma qualquer especie de orgulho espanhol em parecer porco, sobretudo a nivel dos dentes.

Aqui ha tempos, a mae de uma colega da minha filha (ambas tem 6 anos) gabava a sua menina porque a dita "agora ate lavava os dentes depois do pequeno-almoço". Claro que nao lhe disse que a minha os lava desde que os tem.

Alexandra disse...

Walter Fane, a Miss Kin tem razão!

No Brasil TODOS os homens usam sungas e ficam lindos e vestidos com bom gosto.

Basta não estar demasiado insuflado e não fazer depilação nas pernas.

Ai, Kitty, tens razão. Mas depois até conhecemos algumas alminhas que são um amor, o principe encantado personificado. Só precisam de umas lições de moda.

Para mim, o pior é mesmo o fanfarrão que está sempre a falar de marcas, carros e afins e quanto gastou nas coisas. Esse, sim, não o suporto!

Trintão disse...

Este post dá mesmo vontade de rir :)

Eu enquanto 'gajo' só posso dizer que, embora numa perspectiva completamente diferente, também acho esses tipos uns palhaços! :)

Quanto à roupa com letras: Não gosto muito mas de vez em quando não à volta a dar. Por acaso tento evitar ter uma marca estampada mas tenho algumas assim. Gostei das camisolas e infelizmente têm a marca estampada. Mas o estilo é completamente diferente daquele a que te referes...

Os designers das marcas já podiam ter ideias mais originais :|

CinemaParaíso disse...

:O

E eu que pensava que era uma bruxaaaa por pensar EXACTAMENTE como tu!

Sim, quem os quer? Como é que há mulheres que os queeeeer?

Célia :)