quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pergunta da Semana # 10 - Afinal quem é que tem razão - o Mário Crespo, o director do JN ou o Sócrates?



Obviamente que o director de um jornal não poderia publicar uma crónica, ainda que pessoal, baseada num diz-que-disse de um assunto que nem se sabe muito bem se aconteceu ou como aconteceu. Mas isto sou eu que acho.

24 comentários:

Mi disse...

Quando vi a notícia, pensei cá para mim que uma crónica unicamente a relatar uma conversa não era bem um crónica... Mas depois fui lê-la, e sim, ele relata parte da conversa no início mas depois o resto da crónica é a mandar os seus bitaites sobre o assunto. E mandar bitaites é o que é suposto fazer-se numa crónica, right?
Acho que o JN devia ter publicado a crónica, depois o Sócrates que pusesse os processos que quisesse no Mário Crespo.
Mas o que é certo é que o Sócrates tem conseguido calar quem quer... Neste caso não com tanta eficiência, pois a crónica saiu na mesma.
kiss

Atena disse...

Quem tem razão não sei.. mas dá que pensar..
1º a Manuela Moura Guedes agora o Mario Crespo...

Minimamente estranho que ninguem possa opinar sobre o Sócrates, digo eu!!

Bj*

Sérgio Mak disse...

Uma crónica é um espaço de opinião. Quando convidas um cronista, cedes-lhe um espaço, que é dele, enquanto a colaboração durar.

Ou cessas a colaboração de uma forma legítima ou se censuras alguns assuntos (ainda que possas ter alguma justificação para isso), cais no paradoxo de convidares alguém para dar opiniões e depois te recusares a publicá-las.

Raquel A. disse...

Eu também concordo com o que dizes. Sendo ele um jornalista tão conceituado, não sei como foi cair nesse erro, por mais que tenha razão.

BJS*

Anônimo disse...

Infelizmente neste país cada vez se pode menos ter uma opinião, ainda que seja disso que vivem as crónicas, que vá contra o poder vigente.
E é triste que um 'Hugo Chaves wannabe' como o PM censure jornais e canais de televisão e ainda saia de cena como o coitadinho contra o qual se movem forças ocultas. É a famosa tese da cabala que serve para justificar o que normalmente seria injustificável.
Mas reelegemo-lo, agora é aguentar... como se costuma dizer 'cada povo tem o Governo que merece'.

Cate disse...

No fundo a crónica é um artigo de opinião e o Mário Crespo era pago para a fazer. Não é novidade nenhuma que o senhor não é propriamente fã deste Governo e quem o contrata para escrever crónicas (nas quais ele muitas vezes fala de política), sabe com o que contar. Se fosse um artigo ou uma notícia, até percebo as razões para não ser publicado, pois têm que obedecer a certos padrões de veracidade, terem confirmações, testemunhas credíveis, etc. Neste caso, tratando-se de um artigo de opinião, penso que o JN deveria ter publicado, deixando as consequências à responsabilidade do jornalista. Assim, só gerou uma polémica ainda maior, perderam o jornalista e a crónica veio a público por outras vias.
Eu que até gostava do Sócrates, neste momento começo a sentir uma certa desconfiança dele. Já começam a ser histórias e coincidências a mais. Mas posso estar enganada.

Anônimo disse...

A crónica é do cronista, jamais de um director de jornal...por isso o cronista foi convidado...

Esta gente continua a querer fazer desaparecer todos que lhe são incomodos...

prada disse...

O JN , não iria publicar algo que mostrasse a consporcação que grassa por aí!
A verdade é que a conversa nunca devia ter existido, não é propria de um 1º ministro e portanto para mim ser publicada ou não é irrelevante.Senti ontem a falta de Mario Crespo na SIC e não gosto do que se está a passar.

Anônimo disse...

Eu concordo com a atitude do director do JN. O Mário Crespo devia ter lidado com o assunto de outra maneira. Não duvido que a tal conversa tenha acontecido, mas vir a público tomar uma atitude daquelas sem provas não me parece bem. Quanto ao PM, já não pachorra! Daqui a pouco voltamos ao tempo da censura...

art.soul disse...

estou contigo.
este país vive demais de frases do tipo "vocês sabem do que eu estou a falar..."

Pintas disse...

A primeira regra do jornalismo é "Jornalista não é notícia". Agora até parecia o Fight Club. Lol. Por isso perdi um pouco o respeito que tinha pelo Mário Crespo.

Catarina disse...

Kitty Fane, seria útil incluíres no teu blog um botão rss feed (http://www.noticiaeblog.com/2010/01/botao-de-rssfeed-flutuante.html), que permitirá aos leitores receberem uma notificação de novos posts, novos comentários, etc... se assim o desejarem.

Unknown disse...

O sr. Mário Crespo tem sido referido ultimamente como O JORNALISTA INDEPENDENTE. Por acaso, ou não, são publicadas crónicas do senhor num órgão do PSD.
Existe uma coisa que se chama respeito, às vezes esquecemos um pouco que isso existe. E, ainda que possamos não concordar com José Sócrates acho que o devemos respeitar e não andar por aí a fazer acusações infundadas... Liberdade de expressão, sim, mas há que reconhecer limites!

Quem tem razão? Fica a questão...

Unknown disse...

Atena: estás-te a esquecer do Marcelo Rebelo de Sousa que também foi calado!!

Nuno disse...

Eu faço a mesma pergunta. E também acho que Sócrates é culpado de tudo o que de mal acontece. Pelo menos, a ver o que se escreve por aí! Já não tenho paciência para ler estas teorias de conspiração.

Beijitos,
Nuno.

Anônimo disse...

O Mário Crespo não é isento, e aí, na minha opinião, tem falhado como jornalista. Ele, tal como a MMG, são CDS e, como à primeira vista será normal, puxam a brasa à sua sardinha. Mas, lá está, como jornalistas, deveriam criticar qualquer partido, qualquer político, e nãoé isso que fazem. Roça a perseguição e torna-se enfadonho. Isto digo eu, que sou apolítica.

Fuschia disse...

Foi o que eu achei. Ok,era uma crónica, uma opinião pessoal como diz o Mak em cima, mas acima de tudo é um jornalista, e armar um circo porque alguém lhe veio fazer queixinhas, faz com quem perca toda a razão que provavelmente até tinha.

Afonso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Uma crónica baseada no diz que disse, através de um email de uma senhora que lhe escreveu e que estava ao lado da mesa do Sócrates e que depois é publicada num orgão afecto ao CDS e é discutida no CDS, não é jornalismo.
E se estamos em teorias de conspiração, o Mário Crespo é amigo da MMGuedes. E já veio a amiga em defesa.
Não defendo o Socrates,e gosto muito do Mário Crespo. Eu respeitava-o, agora nem por isso.
Joana F

Unknown disse...

Estão todos mal. O director do JN,como disse a menina e muito bem, não deve publicar algo tão mal fundamentado. Esteve mal o Crespo pois veio lavar roupa suja numa crónica( confesso que de há uns tempos para cá ando muito desiludida com ele como jornalista, tal como o Sócrates fala e age como quer). O Sócrates esteve e está mal pois é a pior coisa que aconteceu a este país desde o Salazar.

Rinoceronte Anoré(c)tico disse...

Vamos a cenas concretas:

1. um espaço de opinião é por natureza um espaço livre, mas não quer dizer que se possa por lá escrever tudo o que se quer. O limite é a Lei.

2. o director do jornal tem a prerrogativa de não permitir a publicação;

3. o director do jornal pode ser responsabilizado criminalmente se não tiver evitado a comissão de um crime através de imprensa.

Alexandra disse...

Estou saturada desta gente que vive na teoria da conspiração do disse que disse, eu ouvi dizer. Isto constitui crime de difamação!

Lamento que a justiça não seja célere ao ponto de ser possível pôr os pontos nos "i's" atempadamente, neste tipo de situações.

Acresce que, Sócrates não me parece assim tão burro para fomentar "mais" uma destas. Estes jornalistas dão-se a muita importância.

Além do mais, MMG, Mário Crespo, etc, etc, que se auto-rotulam de isentos, são-no tanto como eu sou aclubística. Viva o Benfica.

Anônimo disse...

Querida Kitty, então alguém acredita que o PM estava com mais 2 figuras tão conhecidas, num local publico a falar em tom audível nas mesas vizinhas??
Enfim!! Depois ninguém gostava do jornal apresentado pela MMG, mas foi só alguém (com juízo e muita sabedoria) acabar com o mesmo, para todos virem defender esta grande enterteiner! Como diria o ouro, assim vai este nosso mundo. Beijinhos.

Anônimo disse...

Querida Kitty, então alguém acredita que o PM estava com mais 2 figuras tão conhecidas, num local publico a falar em tom audível nas mesas vizinhas??
Enfim!! Depois ninguém gostava do jornal apresentado pela MMG, mas foi só alguém (com juízo e muita sabedoria) acabar com o mesmo, para todos virem defender esta grande enterteiner! Como diria o ouro, assim vai este nosso mundo. Beijinhos.