sexta-feira, 31 de julho de 2009

Tudo tem limites, digo eu

Mas alguém acha piada a esta criatura? Sou só eu que acho que isto é a coisa mais xenófoba de todos os tempos? Ainda por cima pagam-lhe para isto?

Eu já andava chocada com este programa da Sic Radical, mas mais chocada fiquei quando o ouvi dizer num programa qualquer da 2 que não precisávamos de mais chineses no nosso país, porque de homens pequeninos e amarelos já nos chegavam as crianças do IPO. Mas que piada é esta? Não há ninguém que ponha esta criatura no lugar?

27 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

É, já se brinca com tudo, qualquer dia queixam-se!

Miss G. disse...

Há quem diga que se pode brincar com tudo. Eu sou da opinião que quem brinca com este tipo de coisas é porque nunca as sentiu na pele. Felizmente, claro, que não desejo isso a ninguém. Mas também acho que são pessoas demasiado insensíveis, sem noção das coisas, crueís, até.

Cortes disse...

A SIC Radical sempre teve uma queda para a estupidez e ignorancia. Acho que este programa e' o culminar da ma' qualidade desse canal, pelo menos do que me lembro...

Duxa disse...

essa das crianças não é um nojo, é um trojo...

Shizuka disse...

Bom...nao sei bem cm me fazer entender... Mas ja comentei o teu blog no outro dia, pois nestes ultimos meses tornei-me numa leitora assidua, mas continuando...
Como ja tinha dito no comment aterior, mudei-me ha cerca d 1 ano para o Canada (Vancouver) e esse tipo de comentarios aqui eh o prato de cada dia... Ha mais chineses/asiaticos aqui do que Canadianos propriamente ditos. E os mesmos, que vivem em gande maioria da area de Richmond, ate pagam o seguro automovel com uma percentagem bastante mais elevada, pois, em niveis estatisticos tem uma media de acidentes mais elevada que o resto da populacao.

Nao sei s conheces o comediante Canadiano, de Toronto Russel Peters, que faz piadas do Genero todos os dias... E toda a gente, incluindo chineses, coreanos, Indianos... o Adoram e riem-s imenso c as piadas dele.

Bom, tudo isto para dizer que hoje em dia tudo serve para fazer dinheiro. E, tambem penso que seja uma questao de aculturacao, pois so agora portugal esta a atingir um numero elevado de populacao asiatica. Aqui, ja eh pratica comum...e eles proprios riem-se. Com isto n quero dizer que o mm seja aceitavel, entendes? Penso q seja equiparavel ao racismo... cada um escolhe a sua posicao, s o e ou nao, e com o tempo as vezes parece que ja nem se distingue bem s uma piada e/ou comentario e ou nao racista...
Bom... Ve um video do Russel Peter, ele tb goza c os Portugueses. As vezes mais vale cair em graca, do que ser engracado, ja diz o ditado

Bom Fim-de-semana.

Anônimo disse...

UMA 'COISA' PRESTES A SER DESMANTELADA...

---> Kosovo... uma pergunta para os Sérvios (e não só): vocês não têm vergonha de ser tão parvos?
-> É óbvio que ao perderem o controlo demográfico... a 'coisa' iria ser (mais tarde ou mais cedo) desmantelada...

---> O Daniel Oliveira tem toda a razão quando disse: "...imigrantes... que venham muitos e façam disto um país."

---> De facto, um sítio aonde não se procede à renovação demográfica - leia-se uma SOCIEDADE SUSTENTÁVEL - não é um país... é (mais tarde ou mais cedo) UMA 'COISA' PRESTES A SER DESMANTELADA.

Anônimo disse...

Não acho que o actor seja um cómico exímio, longe disso. Todavia, o texto não deve ser levado ao pé da letra. O objectivo é exactamente o contrário: é de satirizar o preconceito (e os preconceituosos) que grasna e grassa pelo país. Não somos um país de tolerância, ao contrário do que muitos acreditam. O humor subversivo, como o caso deste texto, põe a nu essa evidência. O personagem "chato" dos Contemporâneos funciona da mesma forma. E quanto aos programas da Sic Radical, considero que muito têm feito para mexer com as mentalidades retrógradas deste pequeno país.

Miss T disse...

Kitty Fane, não me conheces mas asseguro-te que não sou uma pessoa violenta (muito pelo contrário) mas sinceramente penso que deveria haver alguém (podia ser um qualquer visado por este pequeno vídeo) que o abanasse até lhe cairem os dentes, um a um... O gajo é estúpido até dizer "chega", ignorante todos os dias... Irra que é muito!

Joana disse...

Tou chocada!

Mário disse...

Concordo plenamente...Mas também como agora o papa canta e a maya aparece na FHM toda descascada não me admira que este tipo de coisas sejam permitidas no nosso, cada vez mais ridiculo, "paízeco"

Mnemósine disse...

Quando foram os Portugueses a emigrar toda a gente achava muito mal a forma como eram recebidos em algum país.
Se os serviços de imigração funcionassem melhor talvez houvesse menos xenofobia por se sentir menos "abuso".
O comentário de que falas é pior do que xenofobia, revela também falta de respeito pelo sofrimento e pela luta de muitas pessoas. É triste que se ache que isso é radical.

M. disse...

Em relação ao post de cima, fizeste bem em publicá-lo!

Anônimo disse...

Que coisa mais estúpida, como quase todas as da Sic Radical.

Precis Almana disse...

É o humor subversivo. Não acho piada, mas há quem goste muito e muito. Ele passa a pente fina todas as formas de se ser preconceituoso e isso é inteligente. Por outro lado, arrisca-se a ser mal interpretado. Só que acho que é por isso que está numa tv alternativa. Ainda assim, arrisca-se a não ter audiência...
Quanto ao resto: nunca disseste mas acho que bastava ler nas entrelinhas. Atitude positiva é meio caminho andado e deves saber isso melhor do que eu.

Vanita disse...

Ainda bem que publicaste o post seguinte. Acho que por mais que se grite ao mundo o que é essa sensação do "medo" que fica, só a entende verdadeiramente quem passa por ela. És uma sobrevivente, és uma menina-mulher super positiva mas realmente o cancro é um flagelo e cada notícia destas mata-nos sempre mais um bocadinho. A nós, que vivemos esse medo. Mas o caminho é sempre para a frente, de cabeça erguida.

Beijos muito grandes ;)

Miss Doctress disse...

Vou ser sincera, apesar do humor negro, gosto do rapaz.

Anônimo disse...

Por acaso também vi essa saída dele, sobre as crianças do IPO e escrevi sobre isso, só que nem cheguei a publicar.

A vontade que me deu foi a de escrever ao Provedor da RTP.

Que desilusão ver isto na RTP2 (que desilusão ver isto de um ser-humano).

Bia Alegria disse...

Também já tinha escrito sobre isso. E concordo contigo! Acho que, como diz aquele anónimo dali de cima, o programa realmente satiriza os preconceitos dos portugueses...mas... acho que há melhores maneiras! O "chato" dos Contemporâneos, que é o exemplo que dá, acho que funciona melhor. Pelo menos tem mais piada!
Este da Sic Radical além de mauzinho, quanlquer dia aparece espancado numa esquina!
(Quanto ao post acima, fizeste bem em partilhar!)

prada disse...

O mau gosto devia ter limites e hoje fechaste a caixa de comentários, com o que concordo plenamente, mas o teu desabafo é positivo.Todos que têm uma doença crónica, que é o teu caso actualmente vivem, com uma certa tensão.Eu por exemplo ando preocupada com a gripe A e
sei porquê!
Parabens por tudo,és uma vencedora!

Sabina disse...

Este para mim é o pior....

http://www.youtube.com/watch?v=q7uQIK2nJ74&feature=related

Miss Kin disse...

Olha gosto muito desse programa, mas acredito que o humor negro não tenha piada para toda a gente, há gente mais impressionável do que outra. Quanto a mim, sou mesmo fã do humor negro e acho que quem não se sente bem com este tipo de humor, só deve procurar não vê-lo.

MC disse...

Hoje não há limites.
Tudo é permitido. Tudo é normal. Vivemos num país livre, ou não tinhas percebido?
A estupidez tem tanto direito a existir como a inteligência. Tal como tem tanto direito um ladrão, especialmente se usar fato e gravata, como uma pessoa honesta.
Se não tinhas percebido isto... andas distraida, de certeza!

O Vencente disse...

Pasmo com as opiniões de pessoas da minha geração (nascida nos 80's). A tal que era rasca e que ia quebrar tabu mas que,pelos vistos,tudo muda menos a mentalidade de um país pequeno.Nem com uma geração instruída e mais informada.

xaninha disse...

Acho que o objectivo dele é mesmo chocar para chamar a atenção e conseguiu. So vai fazer com que mais gente veja o programa.

Unknown disse...

Compreendo o post, a opinião, os comentários. Mas é apenas humor.

E o humor é isto mesmo. Não é para levar a sério. Desligar da realidade, rir, voltar à realidade.

Sim, para mim não há assuntos tabus no que toca ao humor.

Nwanda disse...

Ou então fazíamos uma lista de assuntos aceitáveis para o Humor.
E podíamos ter um governo que só permitisse certas coisas e uma polícia com informadores que andasse por aí a escutar e quem dissesse o que não deve era levado sem que ninguém soubesse pra onde...
Já aqui foi dito, demonstra inteligência. Porque é que tem que haver assuntos tabu? Porque é que quem brinca com determinado assunto é porque nunca sofreu nada na pele? Nem sempre é assim.
Mas é um dos preços da liberdade...há países onde se pode viver sem estas agruras...ao menos cá podes trocar de canal.

Anônimo disse...

Este fenómeno passou-me ao lado... estas fantochadas não chegam a Madrid e ainda bem. Não consegui fechar a boca durante todo o tempo. Isto nem num mundo paralelo podia ter piada! É um tipo feio, que tem problemas de dicção e deve ser extúpido nas horas...